Problema aparentemente insolucionavel
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bom gente, venho aqui contar minha saga completa desde o inicio até o momento atual
primeiramente, tenho um xsara 1.8 16v 112cv
modificações:
volante aliviado, dosador aumentado de 3 bar pra 3.5, embreagem de fibra trançada
então assim:
eu tenho esse xsara e sempre andou bem e tal.. ja tive problemas no motor dele, mas todos superados.
quando estava tudo bem nele, eu tirei o abafador final, ja que era improprio pro carro.. só tirei fora.. fiquei andando com o catalizador e o intermediario.
ok…
botei dosador de 3.5 bar...
ok
limpei a tbi com car 80...
ok
um dia, acelerei ele, e ele não foi
começou a ficar fraco fraco fraco fraco, e não passava de 3 mil rpm. imediatamente tirei o catalizador por desconfiar de ele estar entupido... nada mudou. o carro começou a ficar mais e mais fraco. olhei a bomba... nada de errado. reparei que ele estava muito gordo. desliguei a sonda lambda, e o carro milagrosamente passou de 40% de desempenho pra 95% do seu desempenho, e em 3 mil a 4 mil rpm o carro dava algumas morridas, mas depois andava normal...
comprei uma sonda bosh zero km, nova com nota e garantia... instalei e o carro passou de 95% pra 98%... meu problema atual é:
ele acelera normalmente até 3 mil rpm. nesse momento, antigamente ele dava um coice pra frente, como se fosse um vtec realmente vinha a potencia e tu era colado no banco.... agora, ele sobe o giro normal, e quando chega em 3 mil rpm, ele da uma axoxada, e depois toca ficha normal, apartir dos 4 mil
parou de esfumacear, que era o sintoma que tinha, que vi que tava gordo antes de desligar a sonda, parou de trancar a aceleração...
detalhe: ele tem muita dificuldade pra cortar giro
na segunda marcha, ele chega a rotação de digamos 6499rpm, e faltando 1rpm pra cortar, ele fica... por uns 5 segundos até cortar... e de 3ª em diante, ele não corta
não sei mais o que pensar
até 2 semanas atras ele andava normal. dagnostiquei sonda, o carro melhorou, mas aparentemente não o que deveria
o que mais pode ser?
detalhe: tem vezes que ao chegar nos 3k ele trava e tem vezes q passa batido como se não tivesse problema algum
quando o carro ta frio, ele anda bem mais
ah, nesse meio, coloquei velas novas de iridium grau 6 que é o original do carro, e troquei o sensor de temp de agua, que estava problematico
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está parecendo ser tps com problema, você poderia levar o carro em algum lugar para medir a mistura de ar/combustivel no momento que dá problema, se estiver pobre então o problema está relacionado ao sistema de injeção ai começa a eliminar um por um até chegar no problema, de cara confere o tps.
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amigo, eu ja passei em 3 scanners nenhum acusa nada
e outra, desculpe, mas mecanico que faz diagnostico só com scanner, pra mim é qualquer coisa, menos mecanico
vejo o scanner como uma ferramenta de auxilio e apenas isso… ele não auxiliou
ja passei no lexia, que é o scanner da peugeot/citroen...
ele não acusou nem a sonda, quando tava com problema
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por isso eu disse q scanner nem sempre soluciona tudo
por que se o mecanico não souber oq faz, n adianta
o problema de eu levar em qualquer mecanico, é que eles vão me dar uma lista de uns 6 ou 7 sensores pra trocar, limpeza de bicos e filtro de combustivel.
a probabilidade de isso resolver meu problema é de 90%, mas certamente só uma dessas coisas vai resolver
portanto não quero gastar mil e tantos reais trocando tudo, se posso resolver trocando apenas a peça com problema
sei que se eu trocar map, bicos, bobinas, tps, temperatura do ar, filtro de gasolina… vai resolver...
mas qual deles ta com problema?
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com um multimetro analógico você coloca para medir resistência e mede o tps (as duas trilhas), mexe devagar do inicio até o final do tps se o ponteiro do multimetro der uma caida de uma vez seu tps está com defeito e tem que medir a resistência variando a mesma do início até o final sem interrupções.
ps: aumentar a pressão sem um hallmeter não dá, pois você não sabe o quanto a mais está de combustivel, se ficar gordo de mais o carro perde potência.
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cara desculpe desmerecer seu carro, não é essa idéia mas esse é o tipo de carro que já tá bem fuçado então dificilmente uma coisa vai resolver… sempre é um somatório de problemas... começa pelo ponto da correia, pressão de combustível maior etc etc etc... esses carros tem a programação muito sensível, pequenas alterações deixam esses buracos no acerto do carro
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reparei que o aterramento do plug das minhas bobinas estava quebrado… refiz ele corretamente com um capacitor novo (sim tem um capacitor no aterramento original)
agora ele ta meio melhor...
ele ta quase 100%... fui testar o carro, ele deu uma manqueada.. fui filmar, tentei filmar por uns 5 minutos... ele cortou 3ª como se não fosse nada, e passou reto pelos 3 mil só teve um momento do video em que ele travou nos 3 mil
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beuas gente, pra vcs vizualizarem o problema…
http://www.youtube.com/watch?v=hdtstvq79hu&feature=youtu.be
ta aí
ele simplesmente trava em 3krpm... mas como vcs viram, na puxada anterior, ele passou liso por cima dos 3k
alem disso, antes em 3k ele puxava mais.. chegava até a mudar o barulho do carro
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será que o antes em que o carro se apresentava numa condição que o amigo achava bom não seria devido ao fato de ter algum sensor deteriorado e que você na ânsia de retornar ao que era estaria exatamente indo na direção contrária?
e esta travada não estaria correspondendo ao ponto em que a injeção passa de closed para open-loop? o amigo conseguiria perceber isso no hall meter?
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bom, dei uma lida agora sobre o open e o closed loop. não sei em que momento é a transição do carro.. eu realmente teria q ver com o hallmeter
mas com a sonda antiga, problematica, o carro empacava de uma maneira absurda nos 3 mil rpm, e fazia muita fumaça… desliguei a sonda e ele quase normalizou...
se a falha ocorre na transição entre closed pra open, o que pode significará
a falha as vezes ocorria sem a sonda tambem
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amigo, significa que tem alguma coisa muito errada no seu carro, fica difícil de dar um chute e acertar no defeito sem antes acertar a canela…
closed-loop faz com que a central gerencie a injeção de modo que fique o mais próximo possível de lambda, ou seja, o motor é mais gestionado a apresentar baixas emissões.
em open-loop, a injeção não está nem ai para a sonda, praticamente ela é desligada e a gestão da injeção e ignição passa a ser feita por tabelas fixas porém utilizando todos os outros sensores de temperatura, pressão etc...
não saberia te dizer nesse seu carro em que rpm ocorre a transição de closed para open porém é fácil de se ver isso olhando-se um hallmeter.
hallmeter oscilando entre rico e pobre significa closed-loop já ele encostado em rico o tempo todo indica open-loop.
já tentou retornar para 3bar de pressão? só para ver o que ocorre?