Balanceamento de vb
-
bom, acredito que aki todos ja sabem que isso é fundamental en cualquer motor, desde originaba até o preparado, mais, como é analizado isso, tem que se chegar a un nivel zero de vibrações, ou isso é cuase imposivel??
nem eu entendi direito a pergunta, seria, cuando for mandar fazer esse serviso, devo verificar o que? si atingiu tanto de vibrações ou como??
e pra fazer esse serviso, o correto seria, balancear un a un né? pois, digamos que eles fasam o balanceamento do conjunto todo, e depois de uns meses eu tenha q trocar o platé, ja ir? perder o balaceamento certo?
-
junto com o virabrequim, o plato tb é balanceado. o ideal é por um conjunto todo novo na embreagem e ai sim mandar balancear tudo.
[snapback]336044[/snapback]
isso seria pra que fique tudo ok né só que digamos que por algum motivo depois eu tenha que trocar apenas o plato, num compensa tirar o vb fora só pra balancear né então pergunto si num seria melhor balancear tudo a parte depois montar e verificar e fazer pequenas correções caso seja necesario. estou certo???
outra coisa, meu motor tem 103 mir kilometros rodados, vou tirar o vb pra balancear, seria bom pasar ele pra 0.25 ou num tem necesidade? o motor não apresenta nem uma imperfeição, tudo ok mesmo, isso é pro que vou montar pistão e biala forjado então queria saber isso si monto std mesmo ou si passo pra primeira medida de retifica
-
vamos por partes:
quanto ao balanceamento vc deve fazer o balanceamento de todas as peças em separado, são elas: vira, volante e plato. (obs: disco de embreagem não precisa de balanceamento extra)
se teu carro não for de competição, o que é seu caso, não faça o balanceamento do conjunto montado
no seu caso não perca tempo e faça a retífica do vira antes de fazer o balanceamento
classe de balanceamento para rua no máximo g6.3, melhor que isso é sofrer e não perceber os resultados é só falar pro cara abaixo onde vc vai usar que ele já esta careca de fazer
o cara pra fazer balanceamento: wischral (41)3332-4747 ele não entende de motores, a especialidade dele é balanceamento e ele é muito bom tenho feito balanceamento de motores de pista com ele e tenho ficado muito satisfeito com o serviço
qualquer dúvida posta aí que a gente conversa
abraço,
-
antes que eu esque?a é preciso mandar junto pro balanceamento as polias
abraço,
-
como o platé e disco principalmente de carros turbos se troca a toda hora, o melhor é fazer o balanceamento do conjunto vira, volante e polia e parafusos do volante. se quiser melhor faz o platé junto.
em separado faz das bielas e pistões, mas esses afim de deixar todos com o mesmo peso.
-
vamos por partes:
quanto ao balanceamento vc deve fazer o balanceamento de todas as peças em separado, são elas: vira, volante e plato. (obs: disco de embreagem não precisa de balanceamento extra)
se teu carro não for de competição, o que é seu caso, não faça o balanceamento do conjunto montado
no seu caso não perca tempo e faça a retífica do vira antes de fazer o balanceamento
classe de balanceamento para rua no máximo g6.3, melhor que isso é sofrer e não perceber os resultados é só falar pro cara abaixo onde vc vai usar que ele já esta careca de fazer
o cara pra fazer balanceamento: wischral (41)3332-4747 ele não entende de motores, a especialidade dele é balanceamento e ele é muito bom tenho feito balanceamento de motores de pista com ele e tenho ficado muito satisfeito com o serviço
qualquer dúvida posta aí que a gente conversa
abraço,
[snapback]336234[/snapback]
esse valor g 6.3 seria un indice de vibrações ou algo assim? cuanto maior esse valor menor a vibração, e cuanto menor o valor maior a vibração? ou ao contrario???
sobre as polias, é só as q fican no vb né???
-
como o platé e disco principalmente de carros turbos se troca a toda hora, o melhor é fazer o balanceamento do conjunto vira, volante e polia e parafusos do volante. se quiser melhor faz o platé junto.
em separado faz das bielas e pistões, mas esses afim de deixar todos com o mesmo peso.
[snapback]336272[/snapback]
acho q não entendi bem, vc recomenda balancear todo o conjunto de uma só vez, ou fazer tudo separado.
eu acredito que seria melhor fazer tudo separado, pois assim cuando precisar trocar uma determinada pessa(plator por ej) não preciso tirar o vb e balancear tudo outra vez.
-
esse valor g 6.3 seria un indice de vibrações ou algo assim? cuanto maior esse valor menor a vibração, e cuanto menor o valor maior a vibração? ou ao contrario???
sobre as polias, é só as q fican no vb né???
[snapback]336395[/snapback]
sim ele é um indice, quanto menor mais preciso o balanceamento, mas fique tranquilo que g6.3 já é pedrera
o nome deste indice é desbalanceamento específico permissável
polias, só as que ficam no vira, não esque?a de mandar todos os parafusos no lugar, do volante e do vira
abraço,
-
marcio…
o balanceamento eh feito por partes... mas na mesma maquina, com o conjunto sendo montado aos poucos...
ex:
primeiro o virabrequim (depois de retificado, polido e limpo), depois acrescenta o volante (depois de aliviado, se for o caso) ao virabrequim, depois acrescenta o plato e pronto...
raramente se altera alguma coisa com o plato... no meu caso, em ambas as vezes em que balanceei o vira, ao chegar na hora em que se acrescenta o plato, a maquina nao acusava quase nenhuma mudanca... a mesma coisa aconteceu na hora de colocar a polia do vira e a roda fonica... nada mudou... mesmo pq quanto mais proximo ao centro do eixo, menos influi no balanceamento... e a polia do tempra eh minuscula...
importante tambem eh marcar a posicao do plato e os parafusos, pra colocar-los na mesma ordem usada na hora do balanceamento...
-
antes de mais nada, colega por favor me diga onde conseguiu esta foto?
esta é uma m?quina de balanceamento, desde que tenha cabeçotes bons (sensores) e a parte eletronica da maquina seja precisa da pra fazer na boa. (tem umas mais antigas que tem o leitor anal?gico e é uma merda)
o ideal é que vc pegue uma pessoa com experiencia em balancear vira pra fazer o primeiro, pois uma das coisas importante é rodar em todos os mancais do vira pra garantir o balanceamento em vêrios planos
se for pra fazer somente uma peça as vezes não vale a pena, pois vc tem que fazer dos dispositivos para prender o volante e outro pra prender o plato
abraço,
-
marcio…
o balanceamento eh feito por partes... mas na mesma maquina, com o conjunto sendo montado aos poucos...
ex:
primeiro o virabrequim (depois de retificado, polido e limpo), depois acrescenta o volante (depois de aliviado, se for o caso) ao virabrequim, depois acrescenta o plato e pronto...
raramente se altera alguma coisa com o plato... no meu caso, em ambas as vezes em que balanceei o vira, ao chegar na hora em que se acrescenta o plato, a maquina nao acusava quase nenhuma mudanca... a mesma coisa aconteceu na hora de colocar a polia do vira e a roda fonica... nada mudou... mesmo pq quanto mais proximo ao centro do eixo, menos influi no balanceamento... e a polia do tempra eh minuscula...
importante tambem eh marcar a posicao do plato e os parafusos, pra colocar-los na mesma ordem usada na hora do balanceamento...
[snapback]336844[/snapback]
o que vc citou é o procedimento normal quando não tem dispositivos para balancear o volante e o plato em separado, normalmente o cara não tem pra todos o modelos de carro
por isso que ele vai acrescentando as peças no vira pois ele usa o vira como adaptador
prefiro não fazer isto, quando possível, pois os apoios da m?quina as vezes obrigam a passar o vira novamente no feltro (polir) pra voltar ao acabamento inicial (por isso rodo o mínimo possível o vira na m?quina de balanceamento)
balancear em vêrios planos é necessário pra conseguir chegar neste g6.3
abraço,
-
pessoal, os parafusos que vcs estão falando, é os parafusos que prender, plator e volante no motor certo? tem mais algum
ps. o pistão e a biela do ap tem lado?? tipo, pra colocar no cilindro, pois ele é redondo, e é igualzinho dos dois lados. ou seja, tem frente e traz ou é tanto faz, pois pelo que lembro, certa vez, cuando un amigo e eu montamos o motor da tl (vw ar) e depois de un tempo tivemos que abrir pois ferveu, ai chamamos un mecanico pra dar uma forcinha, e cuando abrimos ele falou que nos tinhas montados os pistões virados. isso procede?? nos apes tambein??
-
antes de mais nada, colega por favor me diga onde conseguiu esta foto?
esta é uma m?quina de balanceamento, desde que tenha cabeçotes bons (sensores) e a parte eletronica da maquina seja precisa da pra fazer na boa. (tem umas mais antigas que tem o leitor anal?gico e é uma merda)
o ideal é que vc pegue uma pessoa com experiencia em balancear vira pra fazer o primeiro, pois uma das coisas importante é rodar em todos os mancais do vira pra garantir o balanceamento em vêrios planos
se for pra fazer somente uma peça as vezes não vale a pena, pois vc tem que fazer dos dispositivos para prender o volante e outro pra prender o plato
abraço,
[snapback]336848[/snapback]
essa maquina é a q temos aqui na oficina….
dispositivo é tranquilo....
quanto ao balanceamento usamos mais p/ rotores e raramente eixos, pra ser sincero nunca vi um vb sendo balanceado nela...
quanto ao g, normalmente deixamos os rotores com g0.2 a g0.7. vou ver se tiro outra foto ali da balanceadora inteira...
-
pessoal, os parafusos que vcs estão falando, é os parafusos que prender, plator e volante no motor certo? tem mais algum
ps. o pistão e a biela do ap tem lado?? tipo, pra colocar no cilindro, pois ele é redondo, e é igualzinho dos dois lados. ou seja, tem frente e traz ou é tanto faz, pois pelo que lembro, certa vez, cuando un amigo e eu montamos o motor da tl (vw ar) e depois de un tempo tivemos que abrir pois ferveu, ai chamamos un mecanico pra dar uma forcinha, e cuando abrimos ele falou que nos tinhas montados os pistões virados. isso procede?? nos apes tambein??
[snapback]336866[/snapback]
sim eles tem lado em cima do pistão vc vai ver uma seta, todas devem estar alinhadas.
na cabeça do pistão vc tambem vai ver alguns numeros gravados ex.: 81,48 este é o diametro efetivo do pistão e tambem uma marcação tipo: sp0,03 esta é a folga recomendada pelo fabricante que no seu caso aconscelho a utilizar um valor maior, mas isso é assunto pra outro tópico
abraço,
-
sim eles tem lado em cima do pistão vc vai ver uma seta, todas devem estar alinhadas.
na cabeça do pistão vc tambem vai ver alguns numeros gravados ex.: 81,48 este é o diametro efetivo do pistão e tambem uma marcação tipo: sp0,03 esta é a folga recomendada pelo fabricante que no seu caso aconscelho a utilizar um valor maior, mas isso é assunto pra outro tópico
abraço,
[snapback]336877[/snapback]
mais eles apenas tem q estár todos pro mesmo lado, ou tem q estár pra un lado determinado? tipo, pro lado do distribuidor ou lado do arranque q tem q estar as escrituras??
-
o que vc citou é o procedimento normal quando não tem dispositivos para balancear o volante e o plato em separado, normalmente o cara não tem pra todos o modelos de carro
por isso que ele vai acrescentando as peças no vira pois ele usa o vira como adaptador
prefiro não fazer isto, quando possível, pois os apoios da m?quina as vezes obrigam a passar o vira novamente no feltro (polir) pra voltar ao acabamento inicial (por isso rodo o mínimo possível o vira na m?quina de balanceamento)
balancear em vêrios planos é necessário pra conseguir chegar neste g6.3
abraço,
[snapback]336860[/snapback]
isso… mas como eu ia ter que montar o conjunto todo mesmo... e o resultado fazendo assim eh mais preciso... optei por esse metodo... a unica ressalva eh repetir a ordem de montagem de parafuso e plato... o que nao eh problema nenhum ja que nao deixo meu carro na mao de mexanico sem estar do lado...
a proposito... a maquina de balancear era igualzinha a essa da foto... tem tb o monitor onde se le as medidas... geralmente eh um painel grande onde se le o rpm e a fase, parecido com maquina de balancear pneu, so que mais sofisticada...
-
uma pergunta un tanto tola, por ej, digamos que eu mando um vb pra ser retificado, mais a retifica é muito ruim, alem de deixar com diferença na medida de digamos ai 0.02mm mais alem disso, no colo da biela do 1? cil ele tire muito dentro e pouco fora, tipo, aumentando o curso, isso pode acontecerá
vou esplicar melhor, por ej, ele vai fazer a retifica, concecuentemente vai tirar material do colo da biela, mais, sim ou sim, sempre é tirado a cuantia certa, ou pode acontecer de tirar mais en un ponto e menor en outro??
por que isso seria altamente destrutivo pro motor certo? pois en 1 cilindro o pistão subiria mais e deseria menos ja nos outros aconteceria o contrario e vice versa