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Taxa de aspirado vs turbo

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  • F Offline
    F Offline
    Fabio
    escreveu em última edição por
    #1

    independente de termos como taxa real, taxa estática, taxa dinâmica, etc, é fato que se um motor aspirado tem uma taxa de, por exemplo, 10:1, se ele for turbinado além que ter mais massa de mistura, essa maior quantidade de mistura será também submetida a uma taxa maior do que era quando aspirado.

    a dúvida: por que o motor turbo suporta essa taxa que será mais alta se quando aspirado nao aguentaria?

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #2

      na realidade ele não suportaria se os componentes mecânicos não fossem feitos com uma tolerância de quase 100%.

      num determinado motor fiat por exemplo, as bielas aguentam quase 250hp enquanto de fábrica o mesmo motor só alcança 100hp.

      idem, idem para o virabrequim.

      quanto se precisa ultrapassar tais valores a necessidade de usar componentes forjados é imperiosa.

      primariamente forçar ar num motor (turbina ou compressor mecânico) não implica em aumentar a compressão nos cilindros e sim aumentar a eficiência volumétrica (eficiência do motor de aspirar ar).

      num aspirado moderno, esta eficiência fica em torno do 60% devido a inúmeros obstáculos que o ar deve ultrapassar até chegar nos cilindros.

      os aspirados tunados (alterações nos dutos de cabeçote, nos comandos de válvulas, coletores de admissão e congêneres) chegam a 85% de eficiência.

      já os turbinados alcançam de 110% a 150%.

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        CHT POWER
        escreveu em última edição por
        #3

        e quanto mais otimizado for esse caminho (fluxo) da mistura, maior a eficiência…

        no aspirado, favorece o enchimento do cilindro.

        no turboalimentado, uma menor pressão necessária para se obter um certo rendimento.

        pessoal, aproveitando o tópico, me tira uma dúvida, por favor...

        claro que devemos admitir a mistura numa temperatura mais baixa quanto possível...e que não existam fontes de calor no caminho...

        então como fica o calor que passa da caixa quente para a fria?

        essas turbinas refrigeradas a agua (tipo a do gol turbo/passat) valem a pena é não sei até hoje se isso foi criado pela durabilidade do conjunto ou baixar mais a temperatura do ar admitido...

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #4

          .

          primariamente forçar ar num motor (turbina ou compressor mecânico) não implica em aumentar a compressão nos cilindros e sim aumentar a eficiência volumétrica (eficiência do motor de aspirar ar).

          .

          falou tudo

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #5

            acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              menegotto
              escreveu em última edição por
              #6

              quem disse que aspirado não aguenta 14:1 de taxa???/

              aguenta dando risada, o que não aguenta é virar 8k rpm com essa taxa… 99% dos problemas em motores com preparação aspirada está ligado ao limite máximo de rotação e não taxa de compressão

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #7

                quem disse que aspirado não aguenta 14:1 de taxa???/

                aguenta dando risada, o que não aguenta é virar 8k rpm com essa taxa… 99% dos problemas em motores com preparação aspirada está ligado ao limite máximo de rotação e não taxa de compressão

                os q nasceram p girar, vão girar c taxa ou sem taxa., c turbo ou sem.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  menegotto
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  motores projetados para tal aplicação resistem sim. não é o caso de nenhum motor vw nacional, gm, alguns ford e alguns fiat.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    svcglobal
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

                    flávio, o processo é exatamente o mesmo só que para chegar a 5 bar os 2.4 v8 atuais (ou 1.6 v6 turbo em 2014) estarão a 18.000 rpm, impensável nos nossos motores.

                    1 Resposta Última resposta
                    • B Offline
                      B Offline
                      biriba
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

                      eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

                      um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

                      não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fabio
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

                        eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

                        um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

                        não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

                        exatamente isso, não sei porque viajaram na resposta.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          menegotto
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pq se vc tiver 20:1 de taxa vai queimar diesel e não gasolina hahahahhaa

                          tirando a zueira, na gasolina com 20:1 de taxa há detonação instantânea assim como no ciclo diesel, sem necessidade da faísca… ou seja é impossível vc controlar a queima de gasolina nessa taxa, logo o motor não irá render nada se escapar da morte que é bem possível

                          na minha opnião empirica, o máximo de taxa que a gasolina suporta é de algo próximo a 14:1, usando cabeçotes especificos com camaras e pistão com formato projetado para evitar detonação, um gerenciamento perfeito da ignição, combustível de otima qualidade e acima de tudo trabalhar no limiar da detonação, tolerando ela em algumas faixas do motor.

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            concordo, mas um motor turbo de 1 bar e taxa de 10:1 não resultaria numa mistura comprimida que seria equivalente a maior do que 14:1?

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              menegotto
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              um motor 10:1 aspirado com rendimento de 80% (motor bem moderno) tem uma taxa dinâmica próxima a 8:1, com turbo a 1 bar, a taxa dinâmica vai próximo a 15:1, isso considerando um bom turbo e um bom cabeçote com alto rendimento volumétrico.

                              é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
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                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                fico imaginando a taxa de um motor pra comprimir 5 bar de turbo… pqp ...

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  menegotto
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Gaucho
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                    ajudei a montar 1 citroen turbo mortadela parecido c o meu, mas usando uma turbina pequena

                                    afundava o pé vinha 1 kg, depois de 5k giros ía abaixando e no corte tava c 0,5

                                    o motor sugava a pressão da turbina ahahahahahahah

                                    parecia q tinha uma válvula n75

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      menegotto
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      o turbo deveria estar trabalhando em choke não deve durar muito nessa condição

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Flavio Cruz
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                                        australian gp, for example… as a result, qualifying manifold pressure rose to over 5.0 bar (up to 5.5 bar has been reported) and outputs were generously in excess of 1100hp - some sources say approximately 1300hp. it came as no surprise, therefore, when gerhard berger s ferrari v6 twin-turbo was clocked at a milestone 218 mph (351 km/h). and, remember, we are still talking about little 1.5-litre engines...

                                        taxa de 6.5 e até 5.5 bar de turbo (qualificação)

                                        santa ignorancia...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
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                                          jonas_102
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                                          pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                                          posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                                          1 Resposta Última resposta

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