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Ap turbo de corrida

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    *Felipe*
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    #15

    longa duração não é rua…

    tem gente fazendo confusão..

    booster, pressão alta, e etc, não se usa...

    todos os anos, acompanho as mil milhas, e ja cansei de ver, carro de 500cv turbinado e talz, ficando mto pra traz de carro com cerca de 300cv...

    endurence, é estratégia...

    ter um tempo maior na pista faz a diferença..

    ter q parar pra abastecer, trocar pneus e etc, a cada 1 hora, ou 90 minutos igual teve no ano passado, com um golf, não é bom..

    os caras escolheram andar forte, sim, andaram mto forte... mas ficavam bastante tempo parado em boxes...

    já nesse ano, resolveram abaixar a potencia, usar gasolina e pneus pouco mais duro... cada abastecimento/troca de pneus, era feita de 2 horas pra frente...

    to falando disso, pq são os meus preparadores, conheão o trabalho, e acompanhei de perto...:fiu:

    =

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      *Felipe*
      escreveu em última edição por
      #16

      eles ai….

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      • C Offline
        C Offline
        caferninha
        escreveu em última edição por
        #17

        ponto nao eh problema, existem controladores para isso.

        quanto as paradas. nao eh so pneu e combustivel, eh pinca, pastilha, geometria, alinhamento.

        todos esses itens sofrem desgastes e precisam ser reparados.

        quanto a deixar o carro confiavel o uso de pistoes e bielas forjadas, intercooler, radiador de oleo e carter seco e ate mesmo o uso de bomba de oleo com resfriamento externo para a caixa de marchas sao necessarios.

        agora para questao de potencia turbina etc, tem q estudar o circuito. se for muito travado nao adianta nada ter uma turbina grande e anda com muita presao, tem q ter pegada em baixa. agora um circuito de retas ter uma turbina grande com uma presao maior eh bom, mas tem q saber utilizar o equipamento.

        1 Resposta Última resposta
        • C Offline
          C Offline
          caferninha
          escreveu em última edição por
          #18

          o tanque, tem limite de capaciadade? senao so joga um tanque gigante de alcool. q o problema de autonomia por combustivel fai ser superado. um calculo para determinar o reabastecimento praticamente junto com a troca de pneus e ou de pilotos colobora consideravelmente.

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
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            *Felipe*
            escreveu em última edição por
            #19

            ponto nao eh problema,  existem controladores para isso.

            quanto as paradas. nao eh so pneu e combustivel, eh pinca, pastilha, geometria, alinhamento.

            todos esses itens sofrem desgastes e precisam ser reparados.

            quanto a deixar o carro confiavel o uso de pistoes e bielas forjadas, intercooler, radiador de oleo e carter seco e ate mesmo o uso de bomba de oleo com resfriamento externo para a caixa de marchas sao necessarios.

            agora para questao de potencia turbina etc, tem q estudar o circuito.  se for muito travado nao adianta nada ter uma turbina grande e anda com muita presao, tem q ter pegada em baixa. agora um circuito de retas ter uma turbina grande com uma presao maior eh bom, mas tem q saber utilizar o equipamento.

            [snapback]364761[/snapback]

            exato…

            transmição, arrefecimento...

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Lee
              escreveu em última edição por
              #20

              eu faria como se fosse um aspirado, cabeçote bemt rabalhado, taxinha alta no alcool só q com turbo, nisso vc coloca menos pressão, algo de 0.4kg a 0.7 no maximo e seja feliz.

              mas faria ele taxado, como se fosse um aspro :fiu:s

              1 Resposta Última resposta
              • Q Offline
                Q Offline
                quarteto
                escreveu em última edição por
                #21

                eu faria como se fosse um aspirado, cabeçote bemt rabalhado, taxinha alta no alcool só q com turbo, nisso vc coloca menos pressão, algo de 0.4kg a 0.7 no maximo e seja feliz.

                mas faria ele taxado, como se fosse um aspro :fiu:s

                [snapback]364781[/snapback]

                a? quebra tb…

                as c?maras vão superaquecer...

                o lance é andar com taxa baixa mesmo...

                ah, qto a freios e alinhamento, nunca vi carro de endurance perder alinhamento desse jeito, de numa parada de box precisar reacertar tudo, nem trocar freios...

                essas coisas o pessoal já coloca uma ou faz um acerto q não precisa mudar durante toda a corrida...senão perde tempo...

                1 Resposta Última resposta
                • X Offline
                  X Offline
                  Xucrute
                  escreveu em última edição por
                  #22

                  galera,

                  nao eh um turbo de rua … taxinha e 0.5 no alcool pode representar um motor quebrado no final...

                  tudo tem que ser pensado com uma larga margem de seguranca

                  a taxa tem que ser muito menor, a pressao idem, intercooler gigantesco e muito combustivel tambem, assim como turbo grande

                  abracos

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    m4c4c0
                    escreveu em última edição por
                    #23

                    longa dura?ao com turbo, acho que funcionam apenas os motores projetados pra isso (porsche e cia).

                    nao serve um belo aspro com weber e escape livre?

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
                      L Offline
                      Lee
                      escreveu em última edição por
                      #24

                      pois é quarteto, eu olhei por esse lado, pq se for mmuito destaxado, pode ocorrer aquele lance de numa curva, ou numa pisada mais forte a pressão vir de uma vez e o carro ficar descontrolado.

                      o motor com mais taxa seria ideia, ao meu ver, pq ele teria uma boa resposta em toda a faixa e circuito.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        ChimbicaCorsa
                        escreveu em última edição por
                        #25

                        na verdade o mais importante é o acerto da suspensão e pneus. far? ganhar um tempo absurdo na volta e com isso poder? (e dever? se quiser chegar) andar com o motor com menor pressão.

                        agora, o que é longa duração para você ???

                        30 voltas ?

                        100 voltas ?

                        1000 km ?

                        pois existe muita diferença entre preparação dos carros para provas de longa dist?ncia.

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          Dinas
                          escreveu em última edição por
                          #26

                          se o lance for endurance

                          a? acho bobagem turbo

                          pra andar forte vc tem que ter um freio compatével e durável, além de um acerto de suspensão que naum prejudique a durabilidade dos pneus.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            gabriel bps
                            escreveu em última edição por
                            #27

                            bom nao sei nada sobre preparacao….nada msm(so oq eu li)

                            mas e um turbo com um anti lag pra manter sempre a turbina cheia e evitar dela encher de uma vez na curva ou numa acelerada + forte nao rola nao...

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              caferninha
                              escreveu em última edição por
                              #28

                              eu imagino ser mil milhas em interlagos.

                              pelo menos aqui em ctba quando tinha 12h era comum ver equipe desmontar o carro dos integrantes para manter o carro na pista. e isso vai desde rotor do distribuidor ate a tanque de combustivel.

                              nao preciso citar caixa de marchas, suspensao e freios…

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Anderson Torres
                                escreveu em última edição por
                                #29

                                olha q tem muito aldee com ap turbo correndo 1000 milha e chegando bem pra caramba

                                vi no speed rj (procurei pra por aqui nas nao to achando) um aldee turbo q andou em 2004 nas 1000 milhas e chegou em 6 lugar na geral o carro era ap 1.9 injetado (nao sei q injecao) e parecia ser bem basicao. acho q com um bom intercooler e pressao baixa somada a um acerto perfeito, deve ficar muito legal.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Frighetto
                                  escreveu em última edição por
                                  #30

                                  bom nao sei nada sobre preparacao….nada msm(so oq eu li)

                                  mas e um turbo com um anti lag pra manter sempre a turbina cheia e evitar dela encher de uma vez na curva ou numa acelerada + forte nao rola nao...

                                  [snapback]365276[/snapback]

                                  anti-lag só para arrancada, uma turbina não resistiria a uma prova de longa duração com esse dispositivo acionando o tempo todo. nem para rua acredito que seja aconselhavel.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Z Offline
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                                    Zungalele
                                    escreveu em última edição por
                                    #31

                                    antes de tudo eu diria que tem que dimensionar a potência do carro com o chão que ele tem. não adianta um gol ter mais de 200cv se a suspensão não estiver dimensionada para tal.

                                    te dou um exemplo prático, coloquei meu carro de rua (turbo > 200cv) na pista de tarumã. eu faão a curva a uns 120km/h e tenho que esperar até sair dela para acelerar novamente, se eu acelerar no meio da curva os pneus ficam patinando. o resultado é que sempre sobra potência e o desgaste dos pneus é absurdo

                                    no mesmo dia peguei um corsinha de corrida com motor original (92cv), suspensão toda trabalhada e peso aliviado (900kg). na prática eu fazia as curvas a mais de 140km/h (os pilotos fazem a 165km/h) e os pneus não se gastam nunca

                                    numa prova de longa duração eu diria que um carro leve, com boa suspensão, econômico e durável valem mais que outro com muita potência.

                                    e tem mais, se é pela diversão, é muito mais legal chegar em último lugar do que um carro quebrado no meio da corrida. não tem a menor gra?a

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      Cleber T.
                                      escreveu em última edição por
                                      #32

                                      slogan da pirelli…potencia nao é nada sem controle

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        caferninha
                                        escreveu em última edição por
                                        #33

                                        anos 80 era normal ver carros de rally soltando fogo pelo escapamento e andando com a turbina cheia a qualquer hora.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Frighetto
                                          escreveu em última edição por
                                          #34

                                          anos 80 era normal ver carros de rally soltando fogo pelo escapamento e andando com a turbina cheia a qualquer hora.

                                          [snapback]365482[/snapback]

                                          mas será que as mp da vida aguentam isso o tempo todo de uma corrida de longa duração??? :fiu:

                                          se sim, com certeza será uma turbina por prova.

                                          apesar que o dono do tópico nem apareceu para falar qual a duração da prova e nem outros detalhes.

                                          1 Resposta Última resposta

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