Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Ap turbo de corrida

Ap turbo de corrida

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
88 Posts 23 Posters 5.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
    *Felipe*
    escreveu em última edição por

longa duração não é rua…

tem gente fazendo confusão..

booster, pressão alta, e etc, não se usa...

todos os anos, acompanho as mil milhas, e ja cansei de ver, carro de 500cv turbinado e talz, ficando mto pra traz de carro com cerca de 300cv...

endurence, é estratégia...

ter um tempo maior na pista faz a diferença..

ter q parar pra abastecer, trocar pneus e etc, a cada 1 hora, ou 90 minutos igual teve no ano passado, com um golf, não é bom..

os caras escolheram andar forte, sim, andaram mto forte... mas ficavam bastante tempo parado em boxes...

já nesse ano, resolveram abaixar a potencia, usar gasolina e pneus pouco mais duro... cada abastecimento/troca de pneus, era feita de 2 horas pra frente...

to falando disso, pq são os meus preparadores, conheão o trabalho, e acompanhei de perto...:fiu:

=

1 Resposta Última resposta
      *Felipe*

eles ai….

• C Offline
        C Offline
        caferninha

ponto nao eh problema, existem controladores para isso.

quanto as paradas. nao eh so pneu e combustivel, eh pinca, pastilha, geometria, alinhamento.

todos esses itens sofrem desgastes e precisam ser reparados.

quanto a deixar o carro confiavel o uso de pistoes e bielas forjadas, intercooler, radiador de oleo e carter seco e ate mesmo o uso de bomba de oleo com resfriamento externo para a caixa de marchas sao necessarios.

agora para questao de potencia turbina etc, tem q estudar o circuito. se for muito travado nao adianta nada ter uma turbina grande e anda com muita presao, tem q ter pegada em baixa. agora um circuito de retas ter uma turbina grande com uma presao maior eh bom, mas tem q saber utilizar o equipamento.

• C Offline
          C Offline
          caferninha

o tanque, tem limite de capaciadade? senao so joga um tanque gigante de alcool. q o problema de autonomia por combustivel fai ser superado. um calculo para determinar o reabastecimento praticamente junto com a troca de pneus e ou de pilotos colobora consideravelmente.

*Felipe*

ponto nao eh problema,  existem controladores para isso.

quanto as paradas. nao eh so pneu e combustivel, eh pinca, pastilha, geometria, alinhamento.

todos esses itens sofrem desgastes e precisam ser reparados.

quanto a deixar o carro confiavel o uso de pistoes e bielas forjadas, intercooler, radiador de oleo e carter seco e ate mesmo o uso de bomba de oleo com resfriamento externo para a caixa de marchas sao necessarios.

agora para questao de potencia turbina etc, tem q estudar o circuito.  se for muito travado nao adianta nada ter uma turbina grande e anda com muita presao, tem q ter pegada em baixa. agora um circuito de retas ter uma turbina grande com uma presao maior eh bom, mas tem q saber utilizar o equipamento.

[snapback]364761[/snapback]

exato…

transmição, arrefecimento...

• L Offline
              L Offline
              Lee

eu faria como se fosse um aspirado, cabeçote bemt rabalhado, taxinha alta no alcool só q com turbo, nisso vc coloca menos pressão, algo de 0.4kg a 0.7 no maximo e seja feliz.

mas faria ele taxado, como se fosse um aspro :fiu:s

• Q Offline
                Q Offline
                quarteto

eu faria como se fosse um aspirado, cabeçote bemt rabalhado, taxinha alta no alcool só q com turbo, nisso vc coloca menos pressão, algo de 0.4kg a 0.7 no maximo e seja feliz.

mas faria ele taxado, como se fosse um aspro :fiu:s

[snapback]364781[/snapback]

a? quebra tb…

as c?maras vão superaquecer...

o lance é andar com taxa baixa mesmo...

ah, qto a freios e alinhamento, nunca vi carro de endurance perder alinhamento desse jeito, de numa parada de box precisar reacertar tudo, nem trocar freios...

essas coisas o pessoal já coloca uma ou faz um acerto q não precisa mudar durante toda a corrida...senão perde tempo...

• X Offline
                  X Offline
                  Xucrute

galera,

nao eh um turbo de rua … taxinha e 0.5 no alcool pode representar um motor quebrado no final...

tudo tem que ser pensado com uma larga margem de seguranca

a taxa tem que ser muito menor, a pressao idem, intercooler gigantesco e muito combustivel tambem, assim como turbo grande

abracos

• M Offline
                    M Offline
                    m4c4c0

longa dura?ao com turbo, acho que funcionam apenas os motores projetados pra isso (porsche e cia).

nao serve um belo aspro com weber e escape livre?

• L Offline
                      L Offline
                      Lee

pois é quarteto, eu olhei por esse lado, pq se for mmuito destaxado, pode ocorrer aquele lance de numa curva, ou numa pisada mais forte a pressão vir de uma vez e o carro ficar descontrolado.

o motor com mais taxa seria ideia, ao meu ver, pq ele teria uma boa resposta em toda a faixa e circuito.

• C Offline
                        C Offline
                        ChimbicaCorsa

na verdade o mais importante é o acerto da suspensão e pneus. far? ganhar um tempo absurdo na volta e com isso poder? (e dever? se quiser chegar) andar com o motor com menor pressão.

agora, o que é longa duração para você ???

30 voltas ?

100 voltas ?

1000 km ?

pois existe muita diferença entre preparação dos carros para provas de longa dist?ncia.

• D Offline
                          D Offline
                          Dinas

se o lance for endurance

a? acho bobagem turbo

pra andar forte vc tem que ter um freio compatével e durável, além de um acerto de suspensão que naum prejudique a durabilidade dos pneus.

• G Offline
                            G Offline
                            gabriel bps

bom nao sei nada sobre preparacao….nada msm(so oq eu li)

mas e um turbo com um anti lag pra manter sempre a turbina cheia e evitar dela encher de uma vez na curva ou numa acelerada + forte nao rola nao...

• C Offline
                              C Offline
                              caferninha

eu imagino ser mil milhas em interlagos.

pelo menos aqui em ctba quando tinha 12h era comum ver equipe desmontar o carro dos integrantes para manter o carro na pista. e isso vai desde rotor do distribuidor ate a tanque de combustivel.

nao preciso citar caixa de marchas, suspensao e freios…

• A Offline
                                A Offline
                                Anderson Torres

olha q tem muito aldee com ap turbo correndo 1000 milha e chegando bem pra caramba

vi no speed rj (procurei pra por aqui nas nao to achando) um aldee turbo q andou em 2004 nas 1000 milhas e chegou em 6 lugar na geral o carro era ap 1.9 injetado (nao sei q injecao) e parecia ser bem basicao. acho q com um bom intercooler e pressao baixa somada a um acerto perfeito, deve ficar muito legal.

• F Offline
                                  F Offline
                                  Frighetto

bom nao sei nada sobre preparacao….nada msm(so oq eu li)

mas e um turbo com um anti lag pra manter sempre a turbina cheia e evitar dela encher de uma vez na curva ou numa acelerada + forte nao rola nao...

[snapback]365276[/snapback]

anti-lag só para arrancada, uma turbina não resistiria a uma prova de longa duração com esse dispositivo acionando o tempo todo. nem para rua acredito que seja aconselhavel.

• Z Offline
                                    Z Offline
                                    Zungalele

antes de tudo eu diria que tem que dimensionar a potência do carro com o chão que ele tem. não adianta um gol ter mais de 200cv se a suspensão não estiver dimensionada para tal.

te dou um exemplo prático, coloquei meu carro de rua (turbo > 200cv) na pista de tarumã. eu faão a curva a uns 120km/h e tenho que esperar até sair dela para acelerar novamente, se eu acelerar no meio da curva os pneus ficam patinando. o resultado é que sempre sobra potência e o desgaste dos pneus é absurdo

no mesmo dia peguei um corsinha de corrida com motor original (92cv), suspensão toda trabalhada e peso aliviado (900kg). na prática eu fazia as curvas a mais de 140km/h (os pilotos fazem a 165km/h) e os pneus não se gastam nunca

numa prova de longa duração eu diria que um carro leve, com boa suspensão, econômico e durável valem mais que outro com muita potência.

e tem mais, se é pela diversão, é muito mais legal chegar em último lugar do que um carro quebrado no meio da corrida. não tem a menor gra?a

• C Offline
                                      C Offline
                                      Cleber T.

slogan da pirelli…potencia nao é nada sem controle

• C Offline
                                        C Offline
                                        caferninha

anos 80 era normal ver carros de rally soltando fogo pelo escapamento e andando com a turbina cheia a qualquer hora.

• F Offline
                                          F Offline
                                          Frighetto

anos 80 era normal ver carros de rally soltando fogo pelo escapamento e andando com a turbina cheia a qualquer hora.

[snapback]365482[/snapback]

mas será que as mp da vida aguentam isso o tempo todo de uma corrida de longa duração??? :fiu:

se sim, com certeza será uma turbina por prova.

apesar que o dono do tópico nem apareceu para falar qual a duração da prova e nem outros detalhes.

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários