Efeito ram air para carro
-
ai e pra quem entende de dinamica de fluidos..mas com isso vc faz o ar acelerar ..o efeito do ar induzido vem dai…
so o cano lisao puxado nao consegue este efeito....
logo aparece alguem q manja do assunto e explica como q rola desses rusgos acelerararem a massa de ar
-
principio de aerodin?mica…
historinha:
tu jah ouviu falar de que quando o (jogo) golf estava sendo difundido no mundo, os jogadores mais experi?ntes preferiam usar as bolinhas mais antigas, usadas, toda marcada por conta do uso?
iniciamente as bolas de golf eram como bolinhas de gude... lisas...
depois de um tempo os caras perceberam que quanto mais surrada era a bolinha mais longe ela iria com menos esforão (energia)...
dae criaram as bolinhas rugosas.. cheias de cavidadezinhas conc?ntricas e sim?tricas.
o que causava o maior desempenho da bolinha?
ela simplismente criava uma barreira de ar próximo a superf?cie dela, fazendo com que a resist?ncia próxima a ela diminu?sse drasticamente...
o ar próximo dela, consegue desviar o fluxo de ar ao redor com mais facilidade do que o contato direto do material da bolinha lisa...
se vc conseguir um tubo que faça este tipo de de serviço , show...
como vc conseguiria este tipo de coisa, como vc testaria isso?
(a idéia me veio agora na cabeça)
pega o tubo que vc quer testar, e corta ele ao meio... dividindoo em dois meio-tubo (de extensão)...
prega ele em uma mesa de vidro, e arranja um dakeles aparelhos que criam névoa em balada, (tu precisa de fuma?a pra ver o fluxo de ar passar)
veda tudo direitinho, com excessão da entrada...
coloca um aspirador de po no final do tubo...
começa a fazer a fuma?a passar por dentro do tubo...
e liga o aspirador de po..
bingo...
tu vai ver as zonas de menor velocidade nas bordas do tubo...
funciona com tooodo e quaquer tubo?
naaaao sei... hehehehe nunca fiz isso... foi ideia de momento passável de melhoras...
eu usaria tubo de m?quina de lavar... de ar condicionado... conu?te industrial...
tem uma po de tipo de tubo...
e pode ser que o bom e velho tubo de inox tbm funcione bem...
afinal.. é 0.00000000000000098% a mais de melhora... mas é melhora... hehehe
tem que testar... tem que testar e testar denovo...
eu iria com o tubo de m?quina de lavar pela facilidade de encontrar... pela facilidade de dobrar, por ele poder ser tanto o duto de admissão quanto um heatshield se vc colocar um tubo dentro de outro... sendo que o fluxo de ar passa somente pelo interno...
tava bolando um ram-air aki como o das f250 dos eua, que usam uma caixa gigante no cofre do motor pra literalmente gelar o ar com a tubulação do ar condicionado, compartimento que só tem função quando o carro vai em woot... garantindo assim uns cavalinhos a mais....
eu li algo sobre isso... mas é absolutamente impraticável num carro de rua... hehehe
-
eletroduto corrugado (aqueles flexiveis amarelos ou preto pra passar fio eletrico) qdo vc sopra numa ponta, o ar sai fazendo um barulho estranho na outra ponta….alguma turbulencia eu criei al?...se é ben?fica ou não. ai ja e outro papo..
mas agora q o seal deu a ideia do gelo seco ou qualquer outra fuma?a....
existe uns de diametro mais largo pra caixa prim?ria de força....alias as vezes a gente indica pra galera qdo rasga mangueira de ar de palio 16v q custa uma facada na concessionaria..
quem sabe venha algo simples e barato aí?
se alguem puder testar a um tubo desses comparado a um tubo liso qto a velocidade do ar passar...terçamos uma boa resposta
-
eu tinha uma parada desse no meu carburador, ele pegava o ar lah de baixo do parachoque, do lado do farol de milha, eu tava usando akeles tubos sanfonado q tem pra vender nas autopecas, qdo comprei disseral q era do del rey, sei lah c eh soh desse carro pq tbein jah vi em opala.
-
se muito ou se pouco.. é complicado dizer cris…
pq simplismente não temos par?metros...
pensa assim, tamos num fórum de discussão na internet, com um cara formado em eletrúnica no segundo colegial, duas faculdades trancadas na área de ti e um vasto conhecimento adquirido a base de livros de conhecimentos gerais e discovery channel ... hehe
no mínimo minhas idéias saum, duvidosas...
a idéia funciona...
mas na teoria, placa de energia solar deveria ter ao menos 100% de aproveitamento... e os caras lutam pra conseguir pouco mais de 40% de aproveitamento na prática...
não dá pra gente testar com precisão... afinal... seria no olh?metro que a coisa seria medida, vendo as zonas em que o ar cria um refluxo priorizando assim o centro do tubo...
isso com um aspirador de po...
imagina num motor 2.0 em woot?
hehehhe
complicado dizer...
mas a teoria diz que um tubo rugoso cria uma zona de amortecimento em volta das suas paredes...
e tu pode matar umas 3 ou 4 charadas numa pancada só...
condu?te é barato. absolutamente facil de instalar e retirar.
dah pra criar um heat-shield (protetor de calor) usando o próprio tipo de tubo.
? maleável, dá pra fazer as curvas necessárias sem muitos traumas, usou uma guia de metal entaum, (um arame que guarde a posição que vc o deixa, depois de bem preso no condu?te, deixa o tubo com qq formato que vc queira)
e tu vai ter teu air ram.
tá na pilha de passar numa casa de material eletrico ainda hoje... hehe
comprar uma serrinha pra recortar meu choques tbm...
hehehehehehe
-
quando a correção de combustivel pela injeção.
os mapas de combustivel que possuem map são construidos por pressão no coletor (bar) x rotação.
portanto se voce possuir uma admissão menos restritiva, provavelmente voce estará saltando de coluna (pressão no coletor) e consequentemente o mapa passar? a ler um valor de combustivel superior ao lido anteriormente.
no mapa mostrado abaixo, se voce estava com uma pressão no coletor de 865mbar no coletor e com um ram air voce está conseguindo 923mbar, verificando no mapa ( em uma mesma rotação, por exemplo 5000rpms ) voce está saltando de 498msegundos de fechamento do bico para 529msegundos de fechamento do bico. isto significa que o carro estará injetando mais combustivel sim
-
metade da grade???
huahuahuahuahuahue e o arrefecimento???
hehehehe
sei lá… me diz como ele mediu a pressão?
preza isso... eu quero fazer uma entrada no choques tbm.... mas muuuito grande... hehehe
[snapback]374585[/snapback]
na fueltech mostra isso ai cara
vou ver se tiro uma foto do lance
e por que afetaria tanto assim o arrefecimento? o radiador fica na outra metade da grade
-
a que velocidade ????
[snapback]374606[/snapback]
bah, naum sei exatamente a velocidade, mas é dando vdo né….hehhee
naum cheguei a andar com ele dando vdo
-
vocês poderiam tentar pegar uns relóginhos de pressão de turbo ou vacu?metro e adaptar na entrada do cai para ver se marca alguma diferença esse ram air e em qual velocidade.
outra coisa maneira seria medir com o multimetro a sonda lamba e ver se dá alguma diferença na leitura com o ram air e sem ele. em teoria a mistura dever? ficar um pouquinho mais pobre com o ram air do que sem quando em wot.
-
eu não sei…
a pressão do ar ali dentro do ram air em woot principalmente é tão pequena que seria necessário um man?metro que marcasse tipo 1kg...
e outra... hehehe...
eu conheão man?metro plugado em mufla pra turbo..... hehehe.... nunca vi um eskema que manovacu?metro ou de pressão instalado em um ram air... hehehe...
acho que nem daria pra medir a olho né.... só com algum equipamento eletrúnico...
no meu carro tem o vafc que monitora tbm o sensor map... ae seria facil... mas o equipamento custa por ae seus 1500 reais... =/
afc (air fuel controller) geralmente tem este tipo de funcionalidade... agora resta saber se dá pra adaptar um mult?metro no sensor map do cara que for testar isso...
só consigo enchergar solução pra esta questão assim... apelando pra tecnologia embarcada... custosa...
comprei os tubos ontem... 2 de 3pol e 5 metros e 2 de 2,75 pol...
preciso descolar uma prancha de vidro grande o suficiente pra testar a baga?a... mas a empolgação de ontem baixou hoje... hehehe... nao to tão confiante de que vou conseguir enchergar os pontos de baixa pressão como eu tinha planejado/comentado...
mas de qq forma... se eu o fizer, posto fotos aki do teste... hehe
-
a? eh que tá a dúvida felipe…
teoricamente, rugoso leva vantagem...
que vontade de adaptar um veloc?metro (feito com calculadora digital) numa ventoinha e ver a que velocidade passa o fluxo dentro do tubo rugoso e um liso... hehhe
só assim mesmo pra matar nossas dúvidas...
cada vez que eu leio este tópico eu tenho uma ideia diferente... rrrrrr.. preciso começar a colocar tudo em prática... hahaha
-
não é nehhum método cient?fico..mas achei interessante..
peguei o condu?te eletrico amarelo (corrugado) de 3/4 e soprei…
o barulho do ar correndo é feio mesmo...
depois soprei numa mangueira de jardim q era um pouco mais fina (mas era pouco mesmo)...
pela maior área, era de se esperar q eu precisasse fazer mais força pra soprar...
mas , pelo contrário..pareceu q eu fazia menos esforão pra soprar...
copm os 2 eu não consegu? empurarr com o sopro uma bolinha de borracha...
dai fiz o caminho inverso..tentei sugar uma folha de papel com os 2...
com a mangueira: uxei o papel mais rápido..mas depois q puxei e este tapou a entrada da mangueira, eu precisei fazer força pra segura o papel pra não cair...
com o conduite, eu fiz a mesma força pra sugar..o papel deu uma levantada, hesitou em subir até o tubo..qdo subiu, tapei a entrada...
mas a força que fiz pra segur?-lo sem cair foi bem menor do q com a mangueira...
talvez por isso os tubos de aspiradores de pos sejam corrugados e não lisos..
já os inaladores caseiros e compressores de ar (sopradores) tem uma mangueira reta...
-
acho q é o mesmo princ?pio de polir os dutos…
qnto menos obst?culos, mais velocidade...
[snapback]375882[/snapback]
não se aplicam as mesmas f?rmulas pros dois estados da matéria… gasoso e láquido...
os dutos são polidos pq as micro got?culas de combustável podem aderir a pequenas imperfeições, criando assim cotas maiores, ou mesmo um rio no tudo, por isso do polimento...
o ar aspirado não tem humidade suficiente pra aderir ?s paredes...
só que aí eu pergunto...
se rugoso é tão melhor na teoria...
como é que uma fabricante feito aem, skunk2, toda racing, (todas gringas e com bom capital pra investir em pesquisa) não usam ou possuem um tubo rugoso?
alguma razão deve de se ter...
-
só pra dar uma idéia…
retirado do best cars: a nova( já é velha, a mais atual tem 175cv) yamaha yzf r1 despeja 172cv de potência a 12.500 rpm... com a pressão aerodin?mica no sistema de admissão forçada de ar pode chagar a 180cv
tem que se levar em consideração a velocidade em que se atinge essa potência e sistema de admissão que deve ser perfeito.