Efeito ram air para carro
-
to colocando um captador de ar frio no meu carro que se constitui de um tubo direto de 3 entrando direto na tbi para participar de uma prova de arrancada.
como a prova é de 201 metros terei algum efeito ram air até o final da reta, cuja velocidade alcançada deve ficar em torno de 120 km/h num chute modesto ?????
-
vou fazer futuramente, mas é que para semana que vem não vai dar tempo. o captador de tem as 3 do restante do tubo e fica bem atras da grade.
minha grande dúvida ?: tirando a grade fica uma maior area para captação, porém, não sei se a 120 km/h teria uma diferença relevante andando com grade ou sem grade. a velocidades maiores, tipo 200 km/h, sem dúvida, mas a 120 km/h é o que acham ?
-
se possivel, tire tudo o q tiver na frente do captador, grade ou o q tiver, pois nao adianta ter um captador com um obstaculo na frente…...eu tinha pensado em fazer isso no meu carro qdo era aspro.....so de brincadeira, coloca a mao pra fora do carro a 120 e olha a pancada q da na mao....eu acho q a diferença e relevante sim, pois o ar vai entrar a 120 km/h direto no tbi....e sendo pra pista, acho que qualquer 0,5 cv q possa ser ganho, deve ser ganho (embora o ganho seja maior)...
just do it
-
acho q a maior vantagem é a captação de ar frio…
eu tinha um tubo q jogava ar frio do parachoke na cara do filtro...
e fiz uns testes antes de instalar ele... pela janela do carro... a partir dos 40 km/h vc jah sente o ar vindo com velocidade pelo tubo...
hj em dia tenho 2 tubos q puxam ar do parachoke pra cara do filtro....
mas com intuito de puxar ar frio...
pq essa força q o vento faz, da velocidade, não significa nada, haja visto q em giro alto o motor suga com bem mais força do q isso...
-
não espera um efeito nija gaiden a 120km/h…
mas q vc vai ter alguma melhora só por eliminar as restrições e desacelerações do ar pelas n curvas e q vai admiitr mais ar, isso vai..
tudo bem q ram air não é só u cano, tem q ter aqueles esqueminhas tipo unmas rugas de forçar o ar a acelerar lá dentro...mas q uma dfiferen?a vai te trazer eu não duvido...mesmo pq vc não vai mais captar ar aquecido dentro do cofre, como rola na maioria dos carros
mas é aquela história..a 120km/, vc tem o fefeito de 0,0001bar....a 200km/h quem sabe venha seus 0,15.
só toma cuidado pra não rola calão hidr?ulico...uma valeta em dia de chuva pode virar uma boa dor de cabe
-
ahhh….se eu não tivesse a frente toda fechada pelo radiador...
-
ram air funciona quando tem entrada de ar forçada
ou seja… uma beeela duma corneta sarobuda, pegando ar frio, de cara pro gol, com cano de interior rugoso e de preferência sem curvas, ou, curvas muuuuuuuuuuuito leves...
quanto mais ar frio vc socar, melhor... mas num vai ter akeeeeela melhora por conta do que o pessoal jah disse... o motor puxa muito ar em woot...
se tu tapar o tubo da tbi com a mão, vai perceber que eh pior que aspirador de po... isso eh marcha lenta imagina em woot?
? o que o marchetti disse, num vai ter 1bar de pressão nem a 200km/h...
a injeção corrige sim... pouco, e ela leva tempo pq mede a coisa pela sonda lambda... ou seja... se ela corrigir a tempo, tu provavelmente vai estar cruzando a linha de chegada... hehehe
mas eu acho vêlido...
baix?ssimo custo pra ganhar o que? 2cvó e olhe lá...
-
ram air funciona quando tem entrada de ar forçada
ou seja… uma beeela duma corneta sarobuda, pegando ar frio, de cara pro gol, com cano de interior rugoso e de preferência sem curvas, ou, curvas muuuuuuuuuuuito leves...
quanto mais ar frio vc socar, melhor... mas num vai ter akeeeeela melhora por conta do que o pessoal jah disse... o motor puxa muito ar em woot...
se tu tapar o tubo da tbi com a mão, vai perceber que eh pior que aspirador de po... isso eh marcha lenta imagina em woot?
? o que o marchetti disse, num vai ter 1bar de pressão nem a 200km/h...
a injeção corrige sim... pouco, e ela leva tempo pq mede a coisa pela sonda lambda... ou seja... se ela corrigir a tempo, tu provavelmente vai estar cruzando a linha de chegada... hehehe
mas eu acho vêlido...
baix?ssimo custo pra ganhar o que? 2cvó e olhe lá...
[snapback]374577[/snapback]
tenho um amigo que tem um gts com fueltech com um lance tipo uma corneta…cobre toda a metade da grade...chega a dar 0,2bar positivo...heheheh
-
ai e pra quem entende de dinamica de fluidos..mas com isso vc faz o ar acelerar ..o efeito do ar induzido vem dai…
so o cano lisao puxado nao consegue este efeito....
logo aparece alguem q manja do assunto e explica como q rola desses rusgos acelerararem a massa de ar
-
principio de aerodin?mica…
historinha:
tu jah ouviu falar de que quando o (jogo) golf estava sendo difundido no mundo, os jogadores mais experi?ntes preferiam usar as bolinhas mais antigas, usadas, toda marcada por conta do uso?
iniciamente as bolas de golf eram como bolinhas de gude... lisas...
depois de um tempo os caras perceberam que quanto mais surrada era a bolinha mais longe ela iria com menos esforão (energia)...
dae criaram as bolinhas rugosas.. cheias de cavidadezinhas conc?ntricas e sim?tricas.
o que causava o maior desempenho da bolinha?
ela simplismente criava uma barreira de ar próximo a superf?cie dela, fazendo com que a resist?ncia próxima a ela diminu?sse drasticamente...
o ar próximo dela, consegue desviar o fluxo de ar ao redor com mais facilidade do que o contato direto do material da bolinha lisa...
se vc conseguir um tubo que faça este tipo de de serviço , show...
como vc conseguiria este tipo de coisa, como vc testaria isso?
(a idéia me veio agora na cabeça)
pega o tubo que vc quer testar, e corta ele ao meio... dividindoo em dois meio-tubo (de extensão)...
prega ele em uma mesa de vidro, e arranja um dakeles aparelhos que criam névoa em balada, (tu precisa de fuma?a pra ver o fluxo de ar passar)
veda tudo direitinho, com excessão da entrada...
coloca um aspirador de po no final do tubo...
começa a fazer a fuma?a passar por dentro do tubo...
e liga o aspirador de po..
bingo...
tu vai ver as zonas de menor velocidade nas bordas do tubo...
funciona com tooodo e quaquer tubo?
naaaao sei... hehehehe nunca fiz isso... foi ideia de momento passável de melhoras...
eu usaria tubo de m?quina de lavar... de ar condicionado... conu?te industrial...
tem uma po de tipo de tubo...
e pode ser que o bom e velho tubo de inox tbm funcione bem...
afinal.. é 0.00000000000000098% a mais de melhora... mas é melhora... hehehe
tem que testar... tem que testar e testar denovo...
eu iria com o tubo de m?quina de lavar pela facilidade de encontrar... pela facilidade de dobrar, por ele poder ser tanto o duto de admissão quanto um heatshield se vc colocar um tubo dentro de outro... sendo que o fluxo de ar passa somente pelo interno...
tava bolando um ram-air aki como o das f250 dos eua, que usam uma caixa gigante no cofre do motor pra literalmente gelar o ar com a tubulação do ar condicionado, compartimento que só tem função quando o carro vai em woot... garantindo assim uns cavalinhos a mais....
eu li algo sobre isso... mas é absolutamente impraticável num carro de rua... hehehe