Radiador de oleo
-
bom, como todos aki ja devem ter visto un radiador de oleo, ele tem as duas entradas do mesmo lado, então, essas deven ficar pra cima ou pra baixo? pois si ficar pra cima, cuando trocar o oleo, este q está dentro do radiador não vai sair e si deixar pra baixo, cada vez que parar ele vai esvaziar né, e dai num demoraria muito pra ter presão de oleo no resto do motor????
então ele tem q ficar assim
ou assim
-
de lado…
e na troca vc nao consegue secar todo o siatema nao...
-
mais si montar de lado ou com a entrada e saida pra baixo, cada vez q apagar o motor ele não vai esvaziar tudo deixando o motor sem oleo por un certo tempo??
e si deixar ele com a entrada e saida pra cima, cuando for trocar o oleo vai ter q soltar ele pra tirar todo o oleo, e si for alguem como eu que troca a cada 60 dias pois não ando nem 500km neste tempo, vai ser foda rsrs.
o pessoal que usa radiador de oleo tem como??????
-
marcio voce troca o oleo a cada 60 dias / 500 km
eu acho assim, se voce deixar ele de lateral, entrada do oleo em cima e a saida p/ carter em baixo não vejo o porque não sair o oleo na hora da troca.
agora o caso de deixar o motor sem óleo não acho que tenha problema, só na partida pode ser que ainda esteja seco o que não acredito, mas se voce pensar o motor qdo vc desliga e deixa um tempo o cabeçote escorre o óleo p/ o carter. tb estaria seco, por alguns segundos.
-
só que o percurso que o oleo corre até encher o os dutos e lubrificar o cabeçote é bem menor do que encher os 350ml que tme esses radiadores. por isso que tá aki grilado com isso
e tem o lance tambein, si o oleo tiver a saida en cima, ele não vai funcionar muito bem eu acho.
ps: jf, troco a cada 60 dias o oleo do carro, e neste periudo não rodo acho q nem 500km, só que uso oleo mineral, e troco mais pra garantir mesmo, sei lá, tenho muito medo de dar alguma zica e fuder com meu bloco, por que aki é un saco pra trocar de motor, por causa do documento
un pouco pode ser por que tive muito problema com turbina esses tempos, talvez cuando montar uma novinha e tal, eu pare de trocar assim
-
pode até ser que fique, mais si não ficar, a longo prazo vai dar zica.
vamos esperar pra ver si alguem ai manja sobre isso e diz pra nois si dá u não problema e cual seria a posição correta do radiador.
eu troco a cada 500km por que estava usando uma turbina não confiavel e com problemas, então fazia isso, mais agora que tá con outra turbina e logo vou montar a nova, vou trocar a cada 1000 a 1500km e usar militec1
-
o óleo que é utilizado na librificação do motor é o do carter, não é naum? que eu saiba ?…
então nao tem com o que se preocupar do motor fikar sem lubrificação durante os instantes iniciais depois da partida...
pouco ou nada influencia a posição, pq a viscosidade do óleo nao muda muito em se tratando de temperatura normal pro que ele foi projetado...... a não ser que o carro esteja super aquecendo...
creio que a viscosidade em um recipiente grande como a tubulação que leva até o radiador não vê mudar muito...
nada que a bomba nao consiga suprir...
acho que deixaria o radiador de lado... com a entrada em cima e a sa?da por baixo...
mas ae tem que ver ponto de fixação...
hehehehe
-
sobre o radiador, vou dar uma olhada na fiat strada a diesel do meu pai, ela tem, vamos ver como a fabrica coloca e tiramos nossas concluções, só que agora ele saiu com ela, assim q voltar eu olho.
sobre a troca, antes no meu corsa original eu trocava a cada 5000km usava havoline 20w50.
sempre tive mania de trocar oleo com pouca km, o oleo que eu usava no corsa era sintetico, segundo o fabricante pra 10.000km.
sou assim mesmo, sempre troco as coisas antes do limite delas, mania mesmo.
-
o óleo que é utilizado na librificação do motor é o do carter, não é naum? que eu saiba ?…
então nao tem com o que se preocupar do motor fikar sem lubrificação durante os instantes iniciais depois da partida...
pouco ou nada influencia a posição, pq a viscosidade do óleo nao muda muito em se tratando de temperatura normal pro que ele foi projetado...... a não ser que o carro esteja super aquecendo...
creio que a viscosidade em um recipiente grande como a tubulação que leva até o radiador não vê mudar muito...
nada que a bomba nao consiga suprir...
acho que deixaria o radiador de lado... com a entrada em cima e a sa?da por baixo...
mas ae tem que ver ponto de fixação...
hehehehe
[snapback]375500[/snapback]
amigo, vc sabe como é instalado o radiador de oleo? é colocado uma flange no lugar onde o filtro de oleo é rosqueado e o filtro é rosquesdo nesta flange, ai o oleo sai do carter sugado pela bomba, vem pela tubulação e entra no suporte do filtro entra nesta flange e vai pro radiador, passa por ele e volta pra esta flange que manda pra dentro do filtro, limpa ele e manda por fim pro motor. por tanto, cuanto maior o percurso que ele percorer, mais vai demorar pra chegar no destino, pois ele não sai direto do carter e vai pros pontos de lubrificação, ele vai primeiro pro filtro para ser filtrado.
pra vc entender melhor, olha a flange ai.
-
-
posso estar enganado, mais pelo que eu saiba o oleo passa primeiro no filtro pra depois lubrificar o motor.
deixa alguem explicar isso pra nois então. pois pela logica teria q ser assim
carter>bomba>filtro>partes a serem lubrificadas.
si for assim
carter>bomba>partes a serem lubrificadas>filtro
ele só serviria pra não entrar sugeira no carter, mais não é o carter q queremos protejer e sim o motor. sei que vão falar que ele vem limpro pra proxima vez, mais ai quero que me expliquem o porque q tem limalhas dentro do carter en algums motores mal feitos e tal.
eu acho q sai do carter, entra na bomba, passa pelo filtro e depois vai pro motor. e si usar essa flange ai, dá pra ver bem q antes de entrar no filtro vai ir pro radiador.
-
marcio achei esse link aqui
http://jfjaa.no.sapo.pt/radiador.htm
da uma olhada..
[snapback]375534[/snapback]
olhei mais não diz nada sobre o posicionamento nem sobre si a ou não risco de faltar lubrificação por algums segundos oque pode causar folgas e desgastes en determinados pontos.
-
? interessante tb saber se o óleo q vai pra turbina já passou pelo radiador de óleo ou naum, pelo menos no link q o jaime passou cita o fato do óleo mucho quente zoar a turbina…