Radiador de oleo
-
? interessante tb saber se o óleo q vai pra turbina já passou pelo radiador de óleo ou naum, pelo menos no link q o jaime passou cita o fato do óleo mucho quente zoar a turbina…
[snapback]375573[/snapback]
zoa pq ele afina demais quando tah mucho queeeente…
hehehe
vou fu?ar nas minhas revistas aki e ver em que posição geralmente os caras prendem o radiador de óleo... hehehe
se bem que a massa é burra ...
-
pessoal, analizen comigo por favor..
o oleo está dentro do carter certo, a bomba puxa ele e manda pro filtro certo, de maneira a filtrar ele, e colocando a flange q postei, ela vai desviar o oleo que iria pro filtro e vai mandar primeiro pro radiador e depois retornar pra flange e jogar no filtro que depois de ser filtrado ir? para o motor e para a turbina, eu tenho cuase certeza disso, tá nos 99%.
pois si não for assim, si digamos que primeiro o oleo passa pelo motor e depois é filtrado, como fica nos blocos como o meu que tem un esguichador de oleo embaixo dos pistão que apos pegar no pistão escore devolta pro carter
por isso tenho certeza que sai do carte, vai pra bomba e depois passa pelo filtro para ser filtrado e apos isso vai pro motor e lubrifica os pontos necessarios. só resta analizar aquela flange para saber si ele pega o oleo antes ou depois de ser filtrado.
-
olha, tem uma coisa simples que vc esta desconsideranto… manter pressao no sistema...
a bomba nao passa oleo para o radiador e este volta para o carter... vc tem que ter pressao no sistema, e para ter pressao, vc precisa de uma resistencia a passagem do oleo... que pode ser a turbina e/ou ocircuito original de passagem de oleo
vamos lá, vc pode usar o radiador para refrigerar apenas o oleo que vai para a turbina, montando o radiador entre a tomada de oleo e a turbina... isso faz muito bem a turbina porem pouco bem ao resto do conjunto...
ou entao, montar com essa flange que vc postou la em cima, como vai ficará a bomba vai retirar do carter, jogar o sistema, mais a flange desvia para o radiador e volta pra a flange que manda para o sistema original do carro... isso faz muito bem ao conjunto...
-
por isso tenho certeza que sai do carte, vai pra bomba e depois passa pelo filtro para ser filtrado e apos isso vai pro motor e lubrifica os pontos necessarios. só resta analizar aquela flange para saber si ele pega o oleo antes ou depois de ser filtrado.
vc vai retirar o filtro, instalar a flange, depois o filtro.. entao todo o processo de resfriamento vai ser feito antes de filtrar, após isso, o oleo é filtrado e mandado para tudo quanto é buraco …
so pra lhe encucar um pouco... existe dissipadores de aluminio/cobre que eh fixado no filtro viando resfriar também o oleo..
ah, na troca vc normalmente deve sangrar o radiador... mais essa tatica dificilmente é feita e se troca com 300ml de oleo antigo no sistema
-
mais é isso q tá falando flavio, que a bomba vai mandar o oleo pro filtro, mais com a flange vai desviar pro radiador e voltar pro filtro e filtrar o oleo e depois vai pra tudo q é canto dentro do motor só que tem un porem, ele não vai esvaziar si montar com o radiador com as entradas pra baixo? e si montar pra cima não vai manter sempre o mesmo oleo lá dentro? por mais que tenha presão ele vai ficar lá no fundo?
-
e não tem problema tambein de ficar oleo dentro do sistema? pois o radiador até q dá pra encher de oleo, mais as mangueiras e tal? e cuando for trocar o oleo tambein não pode acontecer de entrar ar?
no radiador até que dá pra fazer un sistema pra esgotar ele.
-
e não tem problema tambein de ficar oleo dentro do sistema? pois o radiador até q dá pra encher de oleo, mais as mangueiras e tal? e cuando for trocar o oleo tambein não pode acontecer de entrar ar?
no radiador até que dá pra fazer un sistema pra esgotar ele.
[snapback]375649[/snapback]
na verdade, vc ta ficando paranoico tipo dakelas pessoas que lavam a mao 10 vezes por dia pra poder passar a mao no rosto
veja alguns parametros: a validade do óleo é indeterminada, o problema que pode acontecer com ele é oxidação, leva em media 6 meses… vc ta trocando a cada 60 dias rodando apenas 500 km..
desencana rapo...
vc nao precisa se preocupar se ficar 250ml de oleo no radiador... muito menos de ficar 10ml nas mangueiras.
-
nao
-
sou teimoso, ainda não estou convencido de como montar o sistema.
alguem ai q usa, poderia dizer si é com mangueira de entrada e saida pra cima, de lado, as duas pra baixo.
e o por que de montar assim????
a bomba de oleo apos o motor parar, ela não deixa o oleo retornar por ela? ela mantein os dutos cheiosó si for assim blz, dá pra montar de cualquer maneira o radiador, de preferencia até de lado pra esgotar tudo.
sobre o ar que tá falei flavio, é o seguinte, tipo, vc liga tudo e si não encher de oleo é claro q vai ter ar lá dentro certo? esse ar vai sair cuando o oleo vir e ele vai pro respiro? ou vai ficar dentro do sistema??????
-
os nossos estao pra baixo
[snapback]376171[/snapback]
pra baixo que vc diz seria com a entrada e saida de oleo pra baixo certo? vc tem manometro de presão de oleo? ele tá no cabeçote ou na flange do filtro? apos dar a primeira partida, depois de ficar un tempo o carro parado, ele demora muito pra subir (esse muito que falo é questão de segundos)
manda alguma foto dele instaldo.
pessoal o da fiat strada a diesel tem as entradas e saidas no meio dele, ou seja, na lateral, un de cada lado, só que no meio da lateral, ele deve ficar pela metade
-
se a tua neura marcio é bolha no sistema, na troca, seria facil sangrar o sistema…
quanto a pressão de óleo subir, e o motor fikar sem lubrificação por muito tempo, lembre-se de que todo motor sofre com isso...
não é dar na partida que o carro tá todo lubrificado...
o problema dos segundos cr?ticos vai continuar... isso não tem como matar...
o interessante é tu ter a bomba de óleo em plenas condições ou, usar uma melhor.
quanto a sobras dentro do compartimento... lembre-se de que o radiador é uma cerpentina ou algo parecido com barras paralelas onde o óleo flui por elas pra chegar até o outro lado, ele não é um aquêrio onde a maior parte do movimento está na superf?cie (se bem que, pensar isso eh um erro em se tratando de láquidos) o óleo nao vai sair do radiador sem passar pelas aletas de arrefecimento.
pensando assim, pra comodidade, vc monta ele com os dutos pra baixo, por onde vc pode esgotar todo o óleo caso queira...
só que vai ter que preencher ele completamente com óleo antes de instalar...
ou seja... dá na mesma... o desconforto de sangrar e desconforto pra encher tu vai ter...
só num entendi ainda pq taaanto medo da tua parte... hehe....
-
marcioap…..... desencana meu
bolhas no sistema sempre h? elas sao queridas no sistema, tanto que vc nao deve encher o carter de oleo (ex 5 litros) vc ai as bolhas realmente vai sumir e vai estourar todos os seus retentores...
vc ta comecando a confundir as coisas com carter seco...
olha, o filme de oleo das camisas não se acaba assim, em 3 segundos (que é tempo suficiente para reaver todo ar das mangueiras)
relaxe meu velho, vc ta emvelhecendo com isso...
monta logo esse trem ai