[em progresso] corsa econoflex
-
o que daria diferença??
a qualidade do material utilizado para fazer a válvula.
o projeto da válvula, em si.
o perfeito casamento da válvula utilizada com o restante do kit.
…
...
...
...
...
...
...
sim isso eu sei, por isso tem valvula de 60,00 e tem valvula de 500,00.....
mas digo no funcionamento do motor.
tipo a valvula de alivio, a diferneca é o quanto vou apertar ou afrouxar o parafuso para botar a pressao pretendida, mas muda alguma coisa o funcionamento do motor?
o mesmo pra prioridade por exemplo tb.
-
o ganho de abertura em relação à pressão no coletor de escape e na admissão.
se a mola / válvula está mal dimensionada para a vazão do motor e pressão desejada, a pegada pode ficar bem tardia, ou não não ter aquela sensação de pegada.
isso acontece quando a válvula começa a abrir o by-pass muito antes da pressão desejada…e quase todas as válvulas puramente mecânicas fazem isso.
o boost controller minimiza ou elimina esse efeito enviando pressão para a parte de cima da membrana até o momento em que realmente a válvula deve abrir. a pegada muda e vem pressão mais cedo.
carros turbo de fábrica usam esse sistema, que além disso tem controle ativo da pressão por alvo em função de um monte de variáveis / estratégias.
-
eita cassete…..
mas isso sao controles eletronicos????? nao conheco nada disso.
tipo meu exemplo......tenho a valvula que veio no meu kit padaria e a valvula da beep turbo.
se eu botar uma tanto a outra tem essa dif de mola que é bem minimo certo?
po meu turbo ja entra cedao rs.
a valvula de prioridade entao sinceramente..... nao senti diferenca nenhuma nela com parafuso quase todo apertado pra quase todo solto........ só que ele aliviava a pressao um pouco mais rapidou ou mais lento, mas fora o 'barulho' senti nada sinceramente..
-
amigos só uma duvida…alem de diminuir a durabilidade da turbina,quais seriam as restrições de se montar um kit turbo sem valvula de alivio?
-
amigos só uma duvida…alem de diminuir a durabilidade da turbina,quais seriam as restrições de se montar um kit turbo sem valvula de alivio?
nao da pra montar um turbo sem valvula de alivio po.....senao vc nao controla a pressao do turbo (tipo a minha que travou e foi la pra 3bar e só parou pq soltei o pé).
vc ta dizendo prioridade nao?¿. po tem que ter pois imagina,,,,, vc ta pressurizando 1bar...... ai solta o pé..... fecha a borboleta... o turbo ainda empurrando...... praonde vai a pressao?¿.....
-
nao da pra montar um turbo sem valvula de alivio po.....senao vc nao controla a pressao do turbo (tipo a minha que travou e foi la pra 3bar e só parou pq soltei o pé).
vc ta dizendo prioridade nao?¿. po tem que ter pois imagina,,,,, vc ta pressurizando 1bar...... ai solta o pé..... fecha a borboleta... o turbo ainda empurrando...... praonde vai a pressao?¿.....
então... vai pra boca da turbina.. e faz um barulho que eu acho bem legal.
só não sei se faz mal pra turbina.
essa saveiro mesmo ta sem:
https://www.youtube.com/watch?v=gtgwqo-tys8
Álguem sabe se reduz muito a vida da turbina?
-
eu não usava com a k16 (até usei por um tempo mas tirei), e não estou usando agora de novo com a r474.
a k16 estava perfeita tanto é que vendi por um bom valor…e esta até o momento está ok. ando com 1.5 bar.
-
então... vai pra boca da turbina.. e faz um barulho que eu acho bem legal.
só não sei se faz mal pra turbina.
essa saveiro mesmo ta sem:
https://www.youtube.com/watch?v=gtgwqo-tys8
Álguem sabe se reduz muito a vida da turbina?
entao eu quero dizer a valvua da caixa quente q alivia antes da turbina...http://www.bravinhos.com/img-produtos/valvulas/valvula-de-alivio/valvula-de-alivio3-g.jpg e nao valvula de prioridade.....http://mlb-s2-p.mlstatic.com/valvula-de-prioridade-turbo-montado-espirro-14313-mlb2878095875_072012-o.jpg
-
-
a unica forma de não utilizar wastegate (válvula de alívio) é utilizando uma pop-off, que realmente diminiu a vida da turbina.
-
coloquei a wide no lugar, preciso fazer o suporte certinho. o gustavo vai usinar para mim em poliamida e depois faço o acabamento.
http://www.youtube.com/watch?v=4oty6htwse4
o problema é que depois de 4 dias o controlador queimou. sabe como é né. se pode dar errado, vai dar.
está indo para a odg na garantia.
cara, eu ía te perguntar mais acima sobre como estava sendo tua experiência com o controlador da odg mas a resposta veio logo a seguir…
eu queimei duas sondas wide band com esse controlador. resultado, primeiramente eu coloquei fogo nele e fiquei curtindo todo o processo de queima, logo a seguir comprei e instalei um wide band da fueltech e nunca mais me incomodei...
espero que com você a sorte seja maior que comigo!
parabéns pelo projeto, muito capricho, os resultados virão ao natural!!!
abraço!
e o chicote do piggyback parcialmente pronto. testei ontem a noite e está tudo certo!
-
a unica forma de não utilizar wastegate (válvula de alívio) é utilizando uma pop-off, que realmente diminiu a vida da turbina.
exato…... pq ela vai girar sem parar e a pressao vai sair pela pop-off.
no caso da valvula de alivio ela desvia os gases pra fazer a turbina girar só o necessario.
agora sem uma nem outra a pressao vai subir infinitamente pq o escape ta empurrando o turbo e o turbo ta jogando pressao (tipo como falei do meu defeito que travou a valvula de alivio e a pressao que era 1bar foi pra 3 e só parou pq soltei o pé pq notei o tilt)
-
gilson,
após o problema com o controlador em 2013, não tive mais do que reclamar da odg…e uso o carro todos os dias.
obrigado pelos elogios :) o carro já está muito diferente do que estava na época deste post que você citou!
abraço.
-
rapha sera que ficaria bom uma preparação dessas num cobalt 1.4 ?
não gosto do carro, mas tem uma dinâmica razoavelmente boa.
hoje, se fosse começar um motor do zero, gm, montaria um família 2. nesses família 1 o valor do cavalo é muito alto depois que se passa dos 300cvs…acaba sendo necessário investir bastante para chegar aos 400 por exemplo.
estou mais perto dos 400 dos que dos 300 hoje...mas com o que já gastei nesse motor, se fosse um família 2 já estaria na casa dos 500cvs.
edit: tudo o que citei é para ter potência que dure. montar um carro de 500cvs para acelerar uma vez por semana durante 1km na marginal pinheiros qualquer um monta.
-
dae raphael, blza?
cara, o que achou de andar com o piggyback? quais os prós e contras?
tava pensando em montar da aem tbm, mas vi alguns comentários e vi que você trocou pela fuelbox (não conheço essa). qual o motivo?
parabéns pelo projeto, li muitas páginas do tópico!
ah, meu carro é um astra 2.0 8v (por enquanto) turbo.
abrss
-
dae raphael, blza?
cara, o que achou de andar com o piggyback? quais os prós e contras?
tava pensando em montar da aem tbm, mas vi alguns comentários e vi que você trocou pela fuelbox (não conheço essa). qual o motivo?
parabéns pelo projeto, li muitas páginas do tópico!
ah, meu carro é um astra 2.0 8v (por enquanto) turbo.
abrss
tudo certo?
utilizar o piggyback tem algumas vantagens como só alterar o mapa de combustível e avanço onde é necessário para suprir o que o motor vai precisar nessa nova configuração.
toda a parte chata e difícil de acertar como partida, partida a frio, enriquecimentos, aceleração rápida, pids de controle de alvos de marcha lenta, lambda e tantos outras centenas de parâmetros já estarão acertados e muito melhor do que qualquer injeção programável um dia fará.
o problema que encontrei é que as injeções hoje em dia são muito "inteligentes" e percebem rapidamente que a mistura ar/comb não está dentro do desejado e já muda de mapa.
no motor aspirado por e exemplo com 50% de tps a 5000 rpm ainda está funcionando em lambda 1.00 em malha fechada. se você quiser enriquecer nessa fase após a instalação do turbo, a ecu vai tirar qualquer combustível que você colocar, e de quebra vai trocar de mapa de combustível, alterando tudo, inclusive mapa de avanço.
a forma de evitar isso é desligando a sonda da injeção original do carro para que ela não tenha o feedback do que está queimando no motor e não tome nenhuma providência indesejada.
a fuelbox é um módulo de injecão, para substituir o que vem no carro.
a aem fi/c é um piggyback, que trabalha enganando a injeção original do carro para tentar força-la a fazer o que você deseja.
são usos diferentes, e pelo menos para o meu caso, o resultado foi bem melhor com uma stand alone (como a fuelbox).
-
tudo certo?
utilizar o piggyback tem algumas vantagens como só alterar o mapa de combustível e avanço onde é necessário para suprir o que o motor vai precisar nessa nova configuração.
toda a parte chata e difícil de acertar como partida, partida a frio, enriquecimentos, aceleração rápida, pids de controle de alvos de marcha lenta, lambda e tantos outras centenas de parâmetros já estarão acertados e muito melhor do que qualquer injeção programável um dia fará.
o problema que encontrei é que as injeções hoje em dia são muito "inteligentes" e percebem rapidamente que a mistura ar/comb não está dentro do desejado e já muda de mapa.
no motor aspirado por e exemplo com 50% de tps a 5000 rpm ainda está funcionando em lambda 1.00 em malha fechada. se você quiser enriquecer nessa fase após a instalação do turbo, a ecu vai tirar qualquer combustível que você colocar, e de quebra vai trocar de mapa de combustível, alterando tudo, inclusive mapa de avanço.
a forma de evitar isso é desligando a sonda da injeção original do carro para que ela não tenha o feedback do que está queimando no motor e não tome nenhuma providência indesejada.
a fuelbox é um módulo de injecão, para substituir o que vem no carro.
a aem fi/c é um piggyback, que trabalha enganando a injeção original do carro para tentar força-la a fazer o que você deseja.
são usos diferentes, e pelo menos para o meu caso, o resultado foi bem melhor com uma stand alone (como a fuelbox).
entendi!
tem um conhecido aqui em curitiba que instalou o piggyback his em um astra turbo tbm, mas não consegui extrair muitas informações dele.
acho que vou tentar a sorte com a aem fi/c 1910 então.
hoje eu ando com bicos retrabalhados e hpi, com miolo e injeção originais e 0,6kg sem grandes problemas mas falta um acerto mais fino e quero fazer uns ups como intercooler e miolo forjado.
a aem faz auto-acerto de mapa com sonda wide? não sei se to falando besteira, eu achava que entendia bastante de preparação antes de começar a ver os tópicos por aí! hahahaha
queria mesmo é uma megasquirt mas por aqui pouca gente mexe com isso.
valeu pelas dicas!