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Colocando pistao no lugar

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • G Offline
    G Offline
    GTi-T
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    #1

    fala galera, nunca fechei um motor na vida.

    bom, da? que acontece. eu já to ligado como que colocar vira, bielas, torques, tudo isso…

    só sei abrir por baixo. agora quero saber como que faz pra abrir por cima.

    assim, quero saber qual os esquemas de colocar o pistao no lugar, que ferramenta precisa, como que coloca os aneis nos pistoes, ajusta ele no bloco, como que coloca o pino e a biela.

    essas paradas ai ...

    tipo um tutorial mesmo. eu to comprando um torquimetro da gedore aqui, e vêrias outras ferramentas, pra eu brincar de professor pardal :^^:

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    • G Offline
      G Offline
      GTi-T
      escreveu em última edição por
      #2

      ah, claro, e como que coloca o cabecote, a forma de apertar, se eh cruzado, comeca por qual, enfim…

      aquelas dicas bem :^^:

      1 Resposta Última resposta
      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #3

        rapaz, essas coisas não são bem assim de chegar e te escrever como faz pra vc fzr num motor q vai pro carro rodar.

        vc ta no rj ainda?

        1 Resposta Última resposta
        • Z Offline
          Z Offline
          ZOEGA
          escreveu em última edição por
          #4

          monta tudo na limpeza, lava com gasolina, passa óleo antes de montar…

          coloca os anéis nos pistões e deixa as emendas opostas umas ?s outras.

          torque do cabeçote ?:

          -4kg

          -6kg

          -180?

          cruzado de dentro pra fora.

          pra colocar o pistão tem que ter a cinta de anéis.

          o torque das bielas é 3kg + 90?.

          pra ilustrar:

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #5

            olha o lucas pondo lenha hehehehe

            vamos la jogar um pouco mais =p

            • coloque os aneis com o alicate de aneis, deixe as pontas distantes 120? entre si.

            • coloque o pistão (ja com a biela pendurada) na cinta especial pra montar pistão no cilindro

            • cuidado: respeite a posição dos pistões ao montar no bloco, eles tem uma seta indicando o lado certo da montagem.

            sabe colocar o comando no zero (pela polia mesmo)? sabe zerar o ponto do distribuidor?

            1 Resposta Última resposta
            • Z Offline
              Z Offline
              ZOEGA
              escreveu em última edição por
              #6

              olha o lucas pondo lenha hehehehe

              vamos la jogar um pouco mais =p

              [snapback]386688[/snapback]

              :^^:

              até que num é táaao dificil…

              minha namorada já tá sabendo bastante de montagem tb...

              mas pelo menos da 1a vez é bom ter alguem com pratica que já fez do lado, pra corrigir alguma coisa...pode custar um motor novo...

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                GTi-T
                escreveu em última edição por
                #7

                ka, acho que sei sim…

                bom zoega, pelo que falou eu naum consigo montar sem essas ferramentas ai ...sei lah .. cinta e talz...

                1 Resposta Última resposta
                • Z Offline
                  Z Offline
                  ZOEGA
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  bom pelo menos as ferramentas basicas pra desmontar e montar um ap, que eu me lembro:

                  -cinta de aneis.

                  -torquêmetro

                  -chave estriada pra soltar o cabeçote

                  -chave allen pra esgotar o oleo

                  -pito 19 pra soltar o agregado

                  -pito 10 com extensão pra tirar o c?rter e soltar a tampa de valvulas

                  -chave de 1/2 pra soltar a flange do escape da tubina

                  -esticador da correia dentada

                  -chave 15 pra apertar o esticador da correia dentada e soltar o alternador.

                  -fenda pra soltar as abra?adeiras das mangueiras d agua

                  -chave 13 pra soltar o distribuidor e o alternador.

                  -pistola de ponto

                  que eu me lembre é só, isso fora peças, gasolina, oleo, panos, filtros, etc…

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GTi-T
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    opa agora sim hein …

                    vou ver a listinha auhuaha

                    acho que vou as compras

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      AkUbA
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      nunca deixe a abertura dos pistões viradas pros pinos…

                      atenção com os casquilhos, nenhuma sujeira é aceitavel, o maximo de limpeza possivel e imaginavel...

                      torque do cabeçote vê aos poucos até chegar em 8, é a mesma coisa q o zoega falou, mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc... então vê até 8 kg no cabeçote e 5 nas bielas...

                      ? sempre bom ter alguém pra te ajudar, te lembrar do q vc pode esquecer e tal… ferramenta nunca é demais, arrume mais do q precisa... lixas tb são bem vindas e querosene, redutor e tal, é o lance da limpeza em excesso, importantissimo...

                      tudo q for entrar no motor deve entrar oleadissimo, inclusive pistões, anéis, pinos e principalmente, muito oleo nos casquilhos, mancais, capas das bielas, munhões, etc....

                      se eu lembrar de mais coisa, posto aki depois... se vc tivesse no rio eu te ajudava mais com certeza....

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
                        * Offline
                        *Felipe*
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        só um lembrete..

                        respeita a marca do pistão em relação a montagem

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          ANDRE RUAS
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          tem que ver a folga de cada cilindro,brunir….

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            GTi-T
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            legal, e como ve as folgas?

                            e que eh brunir uahuahuahhua

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              ANDRE RUAS
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              existe uma ferramenta que voce coloca no cilindro e ve amedida dele,todo carro tem uma medida max de desgaste se passar dessa medida voce e obrig. a retificar o bloco(estand,0.25,0.50,1.00)e trocar o pistao para a medida do bloco que foi retificado.

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                GTi-T
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…

                                quando tem lah, 30nm + 90 graus

                                isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?

                                tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?

                                como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?

                                1 Resposta Última resposta
                                • Z Offline
                                  Z Offline
                                  ZOEGA
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…

                                  quando tem lah, 30nm + 90 graus

                                  isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?

                                  tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?

                                  como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?

                                  [snapback]386857[/snapback]

                                  isso, 30nm mais 90 graus de virada, normal mesmo…

                                  sendo que 10nm = 1kg

                                  mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc…

                                  não entendá la em cima qdo o akuba comentou isso… :teteto:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Gustavo
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    como nao? meia volta = 180 graus, 1/4 de volta = 90 graus.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • Z Offline
                                      Z Offline
                                      ZOEGA
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      como nao? meia volta = 180 graus, 1/4 de volta = 90 graus.

                                      [snapback]386880[/snapback]

                                      eu sei disso…

                                      quero dizer o comentário que ele fez em relação é chave pra medir graus, que sem ela, não daria pra apertar 180? por exemplo.

                                      por que pra mim eu sempre faão no angulo mesmo, normal...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Gustavo
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        eh sim zoega, foi oq eu kiz dizer, foi em relacao ao comentario dele.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • E Offline
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                                          ernest
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                                          #20

                                          legal zoega e akuba.

                                          isso sim é sinal de companheirismo, nada fica dificil se tem alguem para dar umas dicas.

                                          ha alguem tem ai uma tabela de torque para o cambio dos ap, pois desmontei um e agora to sem parametro para reapertar.

                                          abraços e parabens a voces

                                          1 Resposta Última resposta

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