Colocando pistao no lugar
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existe uma ferramenta q vc usa pra medir grau, não confio nessa medição de 1/4 de volta, meia volta, por exemplo… tendo a ferramenta, melhor usa-la, não tendo, ao inves de dar 3 kg nas bielas + 90 graus no olho, dá se logo 5 kg... isso q eu quis dizer...
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existe uma ferramenta q vc usa pra medir grau, não confio nessa medição de 1/4 de volta, meia volta, por exemplo… tendo a ferramenta, melhor usa-la, não tendo, ao inves de dar 3 kg nas bielas + 90 graus no olho, dá se logo 5 kg... isso q eu quis dizer...
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ahm, entend?…
nunca vê essa ferramenta, sempre apertei no z?io mesmo, hehehe
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pra tirar o cambio precisa:
-chave torque pra soltar os bolachões.
-pito 19 pra soltar o coxim do cambio e os parafusos que prendem o cambio no motor ( não lembro se é 19 ou 17)
-chave 10 pra soltar a latinha quevai em baixo, entre o motor e o cambio.
-soltar o cabo do veloc?metro e o terra.
-chave 13 pra soltar o trambulador
-pedaão do eixo piloto pra servir de guia se for mexer na embreagem.
que eu lembre é só.
agora, pra desmontar o cambio, é soda…eu nem me atrevo,hehehe
cambio é facil de tirar, mas pra colocar que é o foda pacas.
ah e tb é bom sempre ter um macaco e pelo menos 2 cavaletes pra subir e segurar o carro. agora se tiver um elevador ou box, é bem mais sussa...
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o mo?ada… só complementando os nomes de ferramenas que foi comentado, a paradinha que mede graus é transferidor mesmo (chamado goni?metro), ou vc tem um torquêmetro angular. e a paradinha de verificar o é do bloco é relógio comparador, onde é montado o sistema de sóbito, com precisão de 0,01mm. se eu coloquei alguma besteira, me corrijam, por favor.
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alguem com photoshop faz o desenho da posicao dos aneis pra ele… eh muito importante isso dai...
como o ka falou, com as extremidades 120graus diferentes... e como outro ai falou, nennuma delas em cima do pino...
a ferramenta chama goniometro... e pra angulos faceis de medir tipo 90 graus (reto) 180 (meia volta) nao precisa dela nao... nao eh possivel que a pessoa nao consiga fazer um angulo reto com uma chave de torque existe tb o escorregamento do parafuso, que o goniometro mede e no olho nao da... mas eh desprezivel... nao chega a 1 grau num aperto de 180...
outra coisa importante... cada etapa do aperto deve ser separada... tipo, aperta 2kg, relaxa a mao e depois continua... nao eh pra fazer duma vez...
mais detalhes:
de preferencia parafusos novos... os parafusos deformam com o torque, entao o ideal eh usar novos... se bem que eu so troquei uma vez os meus... o resto usei os usados mesmo...
se for usar junta metalica, importantissimo o reaperto do cabecote... normalmente assim que vc ligar o carro que ele esquentar um pouco, ja espere esfriar... e faca o reaperto... varia de carro pra carro.. no meu folga um tanto e depois da os torques/graus apropriados novamente..
aperto dos parafusos do volante sao criticos, use um travante quimico tipo loctite na ponta dos parafusos pra colar os parafusos...
bom... eh isso...
ja disseram, mas nao custa... limpeza limpeza... se tiver algum mexanico rindo de vc devido aso seus cuidados excessivos, ignore... vc esta certo e ele nao... ja vi essa cena vezes demais pra me importar, mas inibe quem eh pego de surpresa sendo malhado pelos peoes da oficina
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alguem com photoshop faz o desenho da posicao dos aneis pra ele… eh muito importante isso dai...
como o ka falou, com as extremidades 120graus diferentes... e como outro ai falou, nennuma delas em cima do pino...
a ferramenta chama goniometro... e pra angulos faceis de medir tipo 90 graus (reto) 180 (meia volta) nao precisa dela nao... nao eh possivel que a pessoa nao consiga fazer um angulo reto com uma chave de torque existe tb o escorregamento do parafuso, que o goniometro mede e no olho nao da... mas eh desprezivel... nao chega a 1 grau num aperto de 180...
outra coisa importante... cada etapa do aperto deve ser separada... tipo, aperta 2kg, relaxa a mao e depois continua... nao eh pra fazer duma vez...
mais detalhes:
de preferencia parafusos novos... os parafusos deformam com o torque, entao o ideal eh usar novos... se bem que eu so troquei uma vez os meus... o resto usei os usados mesmo...
se for usar junta metalica, importantissimo o reaperto do cabecote... normalmente assim que vc ligar o carro que ele esquentar um pouco, ja espere esfriar... e faca o reaperto... varia de carro pra carro.. no meu folga um tanto e depois da os torques/graus apropriados novamente..
aperto dos parafusos do volante sao criticos, use um travante quimico tipo loctite na ponta dos parafusos pra colar os parafusos...
bom... eh isso...
ja disseram, mas nao custa... limpeza limpeza... se tiver algum mexanico rindo de vc devido aso seus cuidados excessivos, ignore... vc esta certo e ele nao... ja vi essa cena vezes demais pra me importar, mas inibe quem eh pego de surpresa sendo malhado pelos peoes da oficina
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a?, fahrell, é vc que foi citado na ultima superspeedá eita
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?timo tópico …
aprendi só de ler e ver meu preparador fazendo
ele faz este esquema mesmo ... 6kg - 7kg - 8kg ... depois uma 90? ...
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sobre parafusos e porcas: http://www.noticiasdaoficina.com.br/imagens/71-pdf.pdf
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fiz um or?amento de peças na loja de ferramentas aqui:
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torquimetro gedore (com relogio)
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guinho pra tirar o motor (500kg)
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jogo de pito gedore
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cinta pra pistão
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deu uns 1400 pau… achei barato...
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torquêmetro tem desde r$50,00 até de mais de r$500,00 (modelos de estalo, etc).
jogo de pito to meio por fora, mas penso em algo em torno de r$150,00 um bom.
cinta de anéis eu vê esses dias por r$45,00.
guincho girafa eu não sei…qquer coisa, desmonta o motor antes, e depois tira o bloco e o vira no bra?o, hehehe
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ou tira o capo e usa uma talha pendurada no telhado
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motor ap depois de todo desmontado sai facil no bra?o, duas pessoas conseguem tira-lo por cima e uma sozinha consegue tira-lo por baixo…
colocou o vira, de o primeiro torque e gire ele, de o segundo torque e gire ele, e assim sucessivamente...
monta um pistão e gira o motor, depois monta outro e gira o motor, e assim sucessivamente...
vc não precisa ficar virando o motor pra encher de oleo os dutos, até pq não vai conseguir... hehehe... coloque bastante, bastante mesmo, oleo nas bronzinas, munhões, cilindros, anéis, pistões, cabeçote, juntas, comandos, etc.... e vire o motor já pra pegar mesmo, sem medo...
depois de ligado não fique acelerando, deixe ele funcionando durante mmmuuuiiiitttooo tempo, muito tempo mesmo, coisa de 1 a 2 horas, quem sabe até mais... sempre de olho, principalmente no inicio....
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bom eu jah penso em deixar 1 hora funcionando em lenta. depois desliga, espera esfriar um pouco, jah ve o olho pra ver se rola alguma fagulha de metal…
claro, usando uma lupa neh .. pq nosso olho naum eh muito preciso pra isso..
se tiver tudo ok, ai sim .. rola de dar um voltinha hehehehe