Colocando pistao no lugar
-
fala galera, nunca fechei um motor na vida.
bom, da? que acontece. eu já to ligado como que colocar vira, bielas, torques, tudo isso…
só sei abrir por baixo. agora quero saber como que faz pra abrir por cima.
assim, quero saber qual os esquemas de colocar o pistao no lugar, que ferramenta precisa, como que coloca os aneis nos pistoes, ajusta ele no bloco, como que coloca o pino e a biela.
essas paradas ai ...
tipo um tutorial mesmo. eu to comprando um torquimetro da gedore aqui, e vêrias outras ferramentas, pra eu brincar de professor pardal
-
monta tudo na limpeza, lava com gasolina, passa óleo antes de montar…
coloca os anéis nos pistões e deixa as emendas opostas umas ?s outras.
torque do cabeçote ?:
-4kg
-6kg
-180?
cruzado de dentro pra fora.
pra colocar o pistão tem que ter a cinta de anéis.
o torque das bielas é 3kg + 90?.
pra ilustrar:
-
olha o lucas pondo lenha hehehehe
vamos la jogar um pouco mais =p
-
coloque os aneis com o alicate de aneis, deixe as pontas distantes 120? entre si.
-
coloque o pistão (ja com a biela pendurada) na cinta especial pra montar pistão no cilindro
-
cuidado: respeite a posição dos pistões ao montar no bloco, eles tem uma seta indicando o lado certo da montagem.
sabe colocar o comando no zero (pela polia mesmo)? sabe zerar o ponto do distribuidor?
-
-
olha o lucas pondo lenha hehehehe
vamos la jogar um pouco mais =p
[snapback]386688[/snapback]
até que num é táaao dificil…
minha namorada já tá sabendo bastante de montagem tb...
mas pelo menos da 1a vez é bom ter alguem com pratica que já fez do lado, pra corrigir alguma coisa...pode custar um motor novo...
-
bom pelo menos as ferramentas basicas pra desmontar e montar um ap, que eu me lembro:
-cinta de aneis.
-torquêmetro
-chave estriada pra soltar o cabeçote
-chave allen pra esgotar o oleo
-pito 19 pra soltar o agregado
-pito 10 com extensão pra tirar o c?rter e soltar a tampa de valvulas
-chave de 1/2 pra soltar a flange do escape da tubina
-esticador da correia dentada
-chave 15 pra apertar o esticador da correia dentada e soltar o alternador.
-fenda pra soltar as abra?adeiras das mangueiras d agua
-chave 13 pra soltar o distribuidor e o alternador.
-pistola de ponto
que eu me lembre é só, isso fora peças, gasolina, oleo, panos, filtros, etc…
-
nunca deixe a abertura dos pistões viradas pros pinos…
atenção com os casquilhos, nenhuma sujeira é aceitavel, o maximo de limpeza possivel e imaginavel...
torque do cabeçote vê aos poucos até chegar em 8, é a mesma coisa q o zoega falou, mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc... então vê até 8 kg no cabeçote e 5 nas bielas...
? sempre bom ter alguém pra te ajudar, te lembrar do q vc pode esquecer e tal… ferramenta nunca é demais, arrume mais do q precisa... lixas tb são bem vindas e querosene, redutor e tal, é o lance da limpeza em excesso, importantissimo...
tudo q for entrar no motor deve entrar oleadissimo, inclusive pistões, anéis, pinos e principalmente, muito oleo nos casquilhos, mancais, capas das bielas, munhões, etc....
se eu lembrar de mais coisa, posto aki depois... se vc tivesse no rio eu te ajudava mais com certeza....
-
tem que ver a folga de cada cilindro,brunir….
-
existe uma ferramenta que voce coloca no cilindro e ve amedida dele,todo carro tem uma medida max de desgaste se passar dessa medida voce e obrig. a retificar o bloco(estand,0.25,0.50,1.00)e trocar o pistao para a medida do bloco que foi retificado.
-
bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…
quando tem lah, 30nm + 90 graus
isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?
tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?
como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?
-
bom, lah vai mais uma pergunta imbecil…
quando tem lah, 30nm + 90 graus
isso significa que se eu apertar o parafuso com 30nm de torque, assim que chegar e esse torque, eu tenho que pegar e girar o parafuso mais 90 graus?
tipo pode pegar uma chave normal mesmo... e girar ele 90? eh isso?
como eh essa medida de 90 graus pra torque... pelo que sei .. 5 pra biela e 7 pra mancal.. mas eu vi que biela eh 30nm + 90... 90 = 20nm?
[snapback]386857[/snapback]
isso, 30nm mais 90 graus de virada, normal mesmo…
sendo que 10nm = 1kg
mas sem a chave pra medir graus vc não conseguira dar 180 graus, etc…
não entendá la em cima qdo o akuba comentou isso…
-
como nao? meia volta = 180 graus, 1/4 de volta = 90 graus.
[snapback]386880[/snapback]
eu sei disso…
quero dizer o comentário que ele fez em relação é chave pra medir graus, que sem ela, não daria pra apertar 180? por exemplo.
por que pra mim eu sempre faão no angulo mesmo, normal...
-
legal zoega e akuba.
isso sim é sinal de companheirismo, nada fica dificil se tem alguem para dar umas dicas.
ha alguem tem ai uma tabela de torque para o cambio dos ap, pois desmontei um e agora to sem parametro para reapertar.
abraços e parabens a voces