Gasolina + alcool
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filtro, bicos, valvulas, pistões…
vi um motor no senai (era de um santana taxi daqui do rj) que o carro rodou uns 30.000km com alcool num motor a gasolina, quando o motor foi aberto, parecia que a valvula tinha sido ruida por um rato, um lado tinha um buraco e o outro não, o motor tinha perdido compressão, pistão tava todo ondulado na cabeça, branco e os aneis pareciam que tinham sido comido, os bicos pareciam de carro de arrancada, quase que davam pra passar um dedo e o filtro não filtrava nem pedra.
o senai tava com aquele motor pra mostrar que uma pratica atual não era recomendavel, mesmo pra motores que suportem 25% de alcool na gasolina, o percentual de corrosão é bem menor nesses casos.
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a maioria (praticamente todas as atuais) das bombas de combustivel tem proteção contra corrosão
valvulas de gasolina são iguais as de motor a alcool
bicos idem, só muda a vaz?o
pistões são do mesmo material.
demais peças são de borracha/plastico, q sofrem muito mais com gasolina.
esse desgaste relatado nas valvulas nada mais é do que um motor ja desgastado mesmo, tanto faz se com alcool ou gasolina.
o pessoal (instrutores em geral) do senai são bitolados igual a mecânico de concession?ria.
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? fria.
o cara que poe 100 litros, 50 de alcool e 50 de gasolina está levando…
37,5 litros de gasolina pura.
12,5 de agua pura (que vem no alcool hidratado)
e 50 litros de alcool anidro.
agora eu pergunto em são consciencia vc misturararia mais 10% de agua na gasolina do carro pra economizar?
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04. o que acontece quando misturamos álcool com gasolina para tentar economizar?
r: misturar álcool com gasolina tem sido a alternativa de um número cada vez maior de motoristas para diminuir gastos com combustável. mas a prática, conhecida como ?rabo de galo?, pode causar danos irrevers?veis ao motor.
muitos motoristas desconhecem que a economia moment?nea que essa mistura proporciona não compensa os danos que ela seguramente vai causar ao motor, pois, a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) é gasolina pode ser tão ou mais prejudicial do que o uso de combustável adulterado.
a gasolina comum não cont?m água e possui 20% de álcool anidro, que é um componente fundamental. no entanto, quando o motorista faz o rabo de galo , ele mistura na gasolina álcool hidratado (que cont?m água). **a presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água.
como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. a gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. a retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada ?batida de pino?. esse carro, a m?dio e longo prazo terá sórios problemas mecânicos.**
por conta da grande quantidade de água no álcool, essa prática cria uma espocie de sujeira que altera o funcionamento não só do motor como de todas as peças por onde o combustável passa. no in?cio, os problemas são impercept?veis. normalmente, o veículo anda de 15 a 20 mil quil?metros até que o defeito seja detectado. com o tempo, o motor começa a falhar e a bater pino.
vale destacar ainda que o motor que foi desenvolvido para gasolina comum passa a utilizar um combustável contaminado com água. a presença da água causa danos ao filtro e é bomba de combustável e provoca corrosão nas partes metálicas do sistema de alimentação, principalmente desgaste nos bicos injetores. além disso, o rabo de galo , por ter um poder energ?tico menor do que a gasolina comum, aumenta consideravelmente o consumo de combustável.
como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer h? uma economia. o que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina.
para mostrar que a economia moment?nea com o rabo de galo pode custar caro, veja esta simulação:
um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preão hipot?tico de r$ 2,10, gasta mensalmente r$ 420,00.
fazendo o rabo de galo (misturando meio a meio os dois combust?veis) temos a seguinte situação:
combustável: gasolina c
preço: r$ 2,10
litros: 100
custo: r$ 210,00
combustável: álcool hidratado
preço:r$ 1,30
litros:100
custo:r$ 130,00
custo da mistura: r$ 340,00
devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energ?tico, um carro consome uma quantidade maior de rabo de galo do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. o consumo desta mistura para o mesmo percurso poder? ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de r$ 408,00.
a economia do motorista mensalmente seria de:
r$ 420,00 - r$ 408,00 = r$ 12,00.
doze reais de economia.
confira abaixo os custos de peças como bomba de combustável, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros que podem ser afetados pela mistura:
peça preão (r$)
filtro de combustável 20,00
bicos injetores (limpeza) 100,00
bicos injetores (troca) 800,00
bomba de combustável 500,00
mangueiras 50,00
vólvula reguladora de pressão 200,00
http://www.ficpetroleo.com.br/faq.asp#resposta11
errei ali, nao é tanta agua assim quanto eu pensei, mas mesmo assim é bastante.
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se vc pensar numa ocnversão pra alcool via caixinhas ninja, vc tem q mijar pelo menos 30% mais combustivel do q mijaria na gasolina…sob pena de trabalhar pobre e um belo dia ter seu motor ido pras cucuia....
a caixinha aind até forçando teus bicos a trabalhar com 30% a mais de vazão nos bicos...
tua ie origes não vai dar esta compensação de vaz?o...
por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina...
nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão....
fora a questão de bmba e perda de rendimento....
tá cheio de gente, como o ka disse...muuuuita gente q faz isso...e tá rodando assim a mais de um ano...
qual a média do brasileiro? 12 mkms/ano....
espera + 1 ano pra ver onde este motor vai chegar,...
outro dia chegou um krinha no cpt dizendo q rodava ocm alcool no palio gasola dele h? anos e q já tinha rodado 120mkm assim eo carro era perfeitinho...
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por + q eu não curta a 4 rodas, eles fizeram uma coisa legal com um palio fire: rodaram com alcool num fire gasolina…
nem 10mkm depois abriram o motor....tinha anel q nem segurava mais compressão….
fora a questão de bmba e perda de rendimento….
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qto a reportagem , me desculpe mas não acredito eu uma vêrgula do q foi dito la. isso agride os conhecimentos em mecânica das pessoas, inclusive os meus.
pode ver como eles são omissos: oq tira a potência da bomba não é o uso do alcool em si, e sim. o uso de alcool num carro q tem res?duos de usar gasolina por milhares de quil?metros. eles sabem disso, mas não falam.
pra eles, bom mesmo é trocar seu carro por um flex, zero quil?metro é claro
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ka..eu tambem nao curto a 4 rodas..nem um pouco..
numa eidção eles desmontam um palio fire cheio de borra pq trocaram óleo 2 x em 60mkms, o carro tem um dos cilindros com fuga de compressão e eles condenam o motor..
na outra edição, 1 mês depois , desmontam um focus, o ztece tem 2 cilindros com fuga de compressão e os kras aprvam o motor..dizem que estava em bom estado…
vsf...
mas se vc parar pra analisar o q fizeram com este memso motor rodando 10mkms com alcool..? nisso q vai desembocar..
a ie origes nunca vai forçar um bico a ficar 30% mais tempo aberto ...o kra vai rodar pobre...
quem vai pagar o pato vai ser os anéis...
a bomba deu pra tr?s ou não deu? sei lá...nem se dignificaram em medir a pressão de trabalho dela...? bem possível q tivesse zoada e talz....mas o efeito d amistura pobre apareceu.....
uma bomba zoada por trabalhar com alcool ia ajudar a ferra com tudo? claro q ia....em vez de perder compressão com 30mkms como o motor q citaram, a dor de cabeça veio em menos de 10mkm.
mas o efeito final é exatamente esse....
ah..mas o kra não usa só alcool..tá fazendo mistureba..a compensação no tempo de injeção não será tão grande assim...
ok...mas vamso desembocar na mesma situação...só q em proporções menores...
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depois vem chora q a gasolina brasileira é ruim. que ferra o carro, primeiro q nunk confiei em gasolina do extra, segundo fica fazendo isso e depois reclama.
assim fica facil vim reclamar da gasolina brasileira.
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extra, carrefour… tudo a mesma porcaria.
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tudo direitinho em bancada…um perdeu compressão em 30mkms..
o outro feito nas coxas zoou em 10mkms...
o cuidado que o dono der só vai adiar a hora da verdade ao fazer essa rabo-de-galo
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o carrefour teve um posto de loja interditado por gasolina zoada em sjc
em extra da anchieta também já teve bomba interditada…
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tudo direitinho em bancada…um perdeu compressão em 30mkms..
o outro feito nas coxas zoou? em 10mkms...
o cuidado que o dono der? só vai adiar a hora da verdade ao fazer essa rabo-de-galo
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alexandre, 4patas é pra leigo, pra quem acha q motor é apenas uma peça q vai ali em baixo do capo, então eles falam o q querem pois sabem q ninguem entende tudo mesmo…ah, e qdo alguem reclama (por carta ou email), eles não respondem. sei disso na pele
isso q falaram é conversa fiada, não tem nada a ver o motor perder compressão dessa forma por causa do uso de alcool.
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o carrefour teve um posto de loja interditado por gasolina zoada em sjc
em extra da anchieta também já teve bomba interditada…
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a minha m?e já abasteceu com o álcool do carrefour em são vicelva e o mesmo parou.
tirou o álcool, colocou combustável de outro posto… e pronto, andou.
pelo menos teve o dinheiro devolvido pelo carrefour, mas não serve nem p/ acender a churrasqueira.
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o gol do meu velho ordou 70000km num ano com rabo de galo… 50%-50%.
até pra viajar longas dist?ncias, como sjc-londrina. bombas já foram 6.
e o velho anda com o po na bota. gol ap1600 mi..
hoje o motor tá com 140000kms... o carro num anda direito, o motor não tem compressão, e de quebra bate pino... mas até que é econômico.
o meu, chipado, rodou 50000kms nesse ano, com o chip, tah firme e forte. não perde compressão e ainda anda mais que alguns carros 1.8 por aí...
usa bomba do astra álcool, e tá ok.
quando mandei limpar os bicos, foi feito teste de vazão antes da limpeza, e tavam ok... mesmo assim mandei limpar, pq tava barato...
filtro de combustável uso o do corsa flex...
num tenho do que me queixar....
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tenho um gol ap 1.8 gasolina, aos 97.000km passei pra alcool, botei um bura de alcool, adiantei o ponto e eliminei o retorno de combustivel… só... andei ate os 120.000km assim... resultado: carbonização ( colocando uma luz dentro do cilindro pelo buraco da vela se via )... blz 120.000km abri ele, cabeça de pistão limpa ( alias, tinha uma crosta de carbonização que foi se soltando e ainda restava uns peda?os, devia ter meio milimetro de espessura pelo que vi.... ) dai vieram pistoes de alcool, usados, nem troquei os aneis que vieram nos pistoes e os meus tb estavam bons. montei td, com bastante taxa a mais ( mais de 14 ) e comando... e ando ate hoje na boa, com bomba de gasolina, cabeçote valvulas td originais. detalhe: observe um oleo com 5.000km de um motor a alcool e de um a gasolina...
e depois todos carros turbos que andam assim? motor de gasolina, no alcool.
o que não pode é andar com mistura pobre...
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ah, detalhe: hj, com 162.000km, o velho ap guerreiro continua andando firme e forte no alcool… tanque zerado ( tirei o pescador pra ver ) , mesmo mangueiramento, mesma bomba.
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eu continuo batendo na mesma tecla….a ie origes sem nehum remap, caixinha gerenciadora ou o que for não consegue sozinha compensar uma diferença tão grande no tempo de injeção...
vai queimar o rabo de galo? vai..mas vc sempre estará com uma mistura empobrecida....
cai naquela história....800mv em vez de 840 não te torna um paralitico.....assim como 0mv também não...
mas passe a vida com a c?mara trabalhando com uma temp acima do q seria legal por isso...
meu polo veio desconvertido do alcool pra gasola...pude ver pelas velas frias esbranquicadas e pelos pozinhos de cana no filtro de gasolina q tava no carro....e no inicial em 18o...
claro q a bomba de gasola morreu....
mas medindo a compressão pelo furo das velas, pelo menos eu fiquei tranquilo...
num rabo de galo mais light, os bicos vão mijar numa boa..mas num tanque 100% alcool num motor q os bicos não tem folga pra dar esses 30%( como os palios 16v)...a? a coisa fica feia...
a separação das fases eu não vejo tanto risco....os flex estão aí pra mostar...acho q vc deveria chacoalhar muito mais q um tanque no transito pra chegarmos a essa situação...
qto a 4 patas...eu também já passei pela vê tentativa de mandar algum mail pra eles....
os kras se acham o or?culo-mor da humanidade...
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a caixinha do meu cunhado aqui, eu tava lendo, fala que vc tem que andar com 20% de gasosa e o resto pode ser alcool.
ele usa hj em um peugeot. mas já usou 2 anos em um corsa 1.6 e não teve pro nenhum. hj a tarde vou lá na oficina do cara que instalou pra ele e pater um papo e ouvir algum cliente o que teem a dizer.