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1? turbinho…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio Lima
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    #1

    fala galera do mal…

    entao, k, akela config q vc me passou vai ficar pra depois... por agora, comprei uma aplzinha e tou montando aki... a parte quente e o escape já estao no carro ( mew, mudando do 4x1 pra turbo como segura o motor )

    entao... vou manter a taxa atual ( 1,5mm de cabeçote + junta de aão + pistão do alcool ), manter o comando 288 de aspro, atrsar o ponto final e andar com meio quilo. será que vou ter dor de cabeça?

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      Anderson Torres
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      #2

      isso é muita taxa, melhor trocar esses pistões para não ter dores de cabeça.

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        Fabio Lima
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        #3

        entao mas sei bem dos calos q tem no bloco… qdo montei o aspro já tinha...

        qdo for fzer, ai sim vou baixar bem a taxa... ou se gostar, andar no alcool/alcool mesmo...

        alias, vou ter q fazer um ponto final bem personalizado presse caso...

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          Fabio Lima
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          #4

          tava fazendo as contas aki…

          com 15 de taxa ( se tiver isso, acredito q nao tenha ) vou ter 22,5 de taxa dinamica. usando tipo: 18-21 de ponto creio q nao tenha problemas...

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            #5

            fabio, ta mto taxado esse motor pra rodar com turbo :(

            22,5 de taxa dinamica com qto de pressão?

            cuidado qto ao ponto, mesmo com 21? vc tem q ficar muito ligado em detonação e precisa de velas muito frias, tipo as b11egv.

            usamos (ao nivel do mar) até 31? de ponto @ 1 bar em motores a alcool, mas com 8,5 ou menos de taxa. se tiver mais pressão (+ taxa din?mica) esse ponto vai caindo na medida q se deseja mais pressão.

            vc esta quase como se tivesse turbinado um motor gasolina/gasolina , q consegue ser mais fragil do q um a/a. lembre-se que em motores a turbinados (sem ser os de fabrica) carburados na gasolina, o ponto final dificilmente chega nos 18?, os alcool/alcool (12:1 de taxa) até vão nos 21? no máximo. o seu tem estimados 15:1. complica muito…

            lembro que só não turbinei meu passat pq o cabeçote era muito taxado, e as peças de motores não eram de facil acesso como é hj em dia.

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              Fabio Lima
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              #6

              fabio, ta mto taxado esse motor pra rodar com turbo :(

              22,5 de taxa dinamica com qto de pressão?

              cuidado qto ao ponto, mesmo com 21? vc tem q ficar muito ligado em detonação e precisa de velas muito frias, tipo as b11egv.

              usamos (ao nivel do mar) até 31? de ponto @ 1 bar em motores a alcool, mas com 8,5 ou menos de taxa. se tiver mais pressão (+ taxa din?mica) esse ponto vai caindo na medida q se deseja mais pressão.

              vc esta quase como se tivesse turbinado um motor gasolina/gasolina , q consegue ser mais fragil do q um a/a. lembre-se que em motores a turbinados (sem ser os de fabrica) carburados na gasolina, o ponto final dificilmente chega nos 18?, os alcool/alcool (12:1 de taxa) até vão nos 21? no máximo. o seu tem estimados 15:1. complica muito…

              lembro que só não turbinei meu passat pq o cabeçote era muito taxado, e as peças de motores não eram de facil acesso como é hj em dia.

              [snapback]423075[/snapback]

              22,5 vai dar se usar 0,5 de pressão… isso se tiver 15 de taxa.

              se usam 21 no maximo em alcool/alcool, to vendo q a solução pra min, vai ser travar em 18? mesmo. ah, não tirei o 288 exatamente pra evitar mta taxa dinamica em baixa.

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                #7

                22,5 vai dar se usar 0,5 de pressão… isso se tiver 15 de taxa.

                se usam 21 no maximo em alcool/alcool, to vendo q a solução pra min, vai ser travar em 18? mesmo. ah, não tirei o 288 exatamente pra evitar mta taxa dinamica em baixa.

                [snapback]423087[/snapback]

                entendi fabio, não trave o avanço, deixe com uns 14/15 de inicial e q pare nos 18? de final. pode forçar mto o motor de arranque girar o motor frio com 15 de taxa + 18? de ponto.

                de fato, com o comando de aspirado a pressão em baixa é menor. não esquece que em alta o trabalho do comando é meio diferente e o enchimento das c?maras volta a ser alto (como num comando original seria na baixa), só q numa faixa de giros maior.

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                  Fabio Lima
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                  #8

                  bom…. tava fazendo umas contas aki...

                  considerando a pior das hipoteses, que o cabeçote fosse um cilindro de mesmo diametro do bloco ( 81 mm, situação onde se mais ganharia taxa ), sem contar a junta de aão ( que deve ser mais grossa ) e partindo que um ap 1.8 alc/alc tem 12,3 de taxa, com 1,5 mm de rebaixamento estou chegando a exatos 15,057:1 de taxa...

                  por isso acho q nao chega a 15...

                  e mesmo que estivesse chegando, com 0,4 a 0,5 estarei com 21 de taxa dinamica, coisa que se alcança com 1.5 kg num carburado e tem um monte de gente que anda assim....

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                    #9

                    bom…. tava fazendo umas contas aki...

                    considerando a pior das hipoteses, que o cabeçote fosse um cilindro de mesmo diametro do bloco ( 81 mm, situação onde se mais ganharia taxa ), sem contar a junta de aão ( que deve ser mais grossa ) e partindo que um ap 1.8 alc/alc tem 12,3 de taxa, com 1,5 mm de rebaixamento estou chegando a exatos 15,057:1 de taxa...

                    por isso acho q nao chega a 15...

                    e mesmo que estivesse chegando, com 0,4 a 0,5 estarei com 21 de taxa dinamica, coisa que se alcança com 1.5 kg num carburado e tem um monte de gente que anda assim....

                    [snapback]423107[/snapback]

                    com 0,5 vc teria 22,65 de taxa din?mica, equivalente a 1,66 bar num motor de 8,5:1 de taxa estática.

                    o rendimento volum?trico (com 8,5:1 de taxa) seria ~5140 cc, ja com 15:1 de taxa @ 0,5 bar = 2753 cc.

                    isso ja prevó uma grande diferença em rendimento entre as duas situações.

                    qto ao ponto, tome cuidado, com 15:1 de taxa é como se vc ja tivesse 0,76 bar (15:1 de taxa = 0,76 bar num motor de 8,5:1 de taxa) logo qdo liga o carro.

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                      Fabio Lima
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                      #10

                      por tempo, enquanto não arrumo outro kbãote, vou manter o ponto inicial e final proximo de 15 e pressão proxima a 0,4.

                      bom, aspirado ele dava 200, 205… creio q posso esperar acelerações mais rápidas e final um pouco maior com essa config nao é

                      ps: mais pra frente, qdo tiver grana e já tiver arrumado a porta do mew carro ai sim vou destaxar ele, mas por enquanto, to na ca?a de um kbãote e se não achar, vou ter q andar assim mesmo. creio q posso esperar algo em torno de 170 a 180 cv nao? com comando e td.

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                        Fabio Lima
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                        #11

                        entao… amanha tou instaldno outro kbe?ote no cl... 0,5 de taxa ( mais destaxado q achei ) e comando zba... ai vai dar pra agilizar td...

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                          #12

                          pq zba fabio?

                          1 Resposta Última resposta
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                            Fabio Lima
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            pq zba fabio?

                            [snapback]424911[/snapback]

                            k,

                            estou um pouco :( com comando…

                            imagine vc com um ap com 288... dirigindo todo santo dia 20-25km por dia, na cidade na estrada, etc... não me incomodasse tanto com isso, mas já q tenho a chance... depois, mais pra frente, qdo fizer os cilindros, o vira, boto um g ali, ou mesmo um de turbo...

                            to quase decidido a virar com 0,5 de pressão... turbina 42/48 eixo 49...

                            ah, por falar nisso qto o pessoal usa de taxa dinamica com os pistoes do 1.8 a, posso ir ate 24 como se faz com os mahrle 2.0a ?

                            1 Resposta Última resposta
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                              #14

                              k,

                              estou um pouco  :( com comando…

                              imagine vc com um ap com 288... dirigindo todo santo dia 20-25km por dia, na cidade na estrada, etc... não me incomodasse tanto com isso, mas já q tenho a chance... depois, mais pra frente, qdo fizer os cilindros, o vira, boto um g ali, ou mesmo um de turbo...

                              to quase decidido a virar com 0,5 de pressão... turbina 42/48 eixo 49...

                              ah, por falar nisso qto o pessoal usa de taxa dinamica com os pistoes do 1.8 a, posso ir ate 24 como se faz com os mahrle 2.0a ?

                              [snapback]424929[/snapback]

                              entendi. só cuidado com o zba, pois no seu caso ele facilita (se comparado ao 288) o aparecimento de detonação.

                              o pessoal usa até 25/26 de taxa din?mica nos mahle (81/83mm), desde que bem alimentadinho, mas nada a ponto de andar pipocando de excesso.

                              não esque?a das velas super-frias.

                              1 Resposta Última resposta
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                                Fabio Lima
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                                #15

                                entao… montei o kbe?ote novo, prisioneiros novos, td limpinho mas a mesma junta de aão de 3 montagens atras... e surpresa???

                                tá passando compressão de agua pra cilindro... :(

                                mais ,1mm subindo pra lua e 96 conto na junta...

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #16

                                  ah, caso seja util pra alguem:

                                  a chave do kbe?ote é uma estriada 12mm. o código raven dela é raven 111024 ou raven 024.

                                  demorei pra achar essa info…

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #17

                                    entao… montei o kbe?ote novo, prisioneiros novos, td limpinho mas a mesma junta de aão de 3 montagens atras... e surpresa???

                                    tá passando compressão de agua pra cilindro...  :(

                                    mais ,1mm subindo pra lua e 96 conto na junta...

                                    [snapback]425553[/snapback]

                                    fabio, não sei se o preão das peças é tabelado, paguei (com descontinho a vista) 98 reais na junta de 2.0, q é beeem mais cara q a de 1.8.

                                    não rola de falar isso na concession?ria q vc pediu a junta?

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #18

                                      junta usada?

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #19

                                        junta usada?

                                        [snapback]425586[/snapback]

                                        já comprei usada…

                                        ai montei o motor com 288 + pistao gasolina, desmontei e montei a alcool, isso em outubro 2004 e td ok ate ontem, qdo coloquei outro kbe?ote...

                                        ps: achei po r$ 85,40 agora...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          compri a minha por 77…

                                          1 Resposta Última resposta

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