6500 rpm de quinta
-
fui para itaipava - rj nesse domingo e deu para dar umas esticadinhas boas
registrei 6500 rpm de quinta marcha 0,80 - 4,11 195/50/15, qual é velocidade real levando em conta todas as probabilidades, como aerodinamica, deformação do pneu e tudo mas ?
– --------------->>>>>>foto<<<<<<--------------------
no momento da foto, já estava a caminho dos 190 do painel do passat, um gti 93 turbo de um amigo estava atrás me acompanhando registrou 220 e logo me passou, por isso fiquei curioso em saber a velo mais provóvel que o passat atingiu
valeu
-
desconsiderando todas as probabilidades, com essa relação vc chega a 215km/h, então se levar em conta todos os fatores q vc citou deve ser um pouco menos…
calculei atravṍs deste site http://www.customspeedparts.de/content/en/…berechnung3.php
-
fui para itaipava - rj nesse domingo e deu para dar umas esticadinhas boas
registrei 6500 rpm de quinta marcha 0,80 - 4,11 195/50/15, qual é velocidade real levando em conta todas as probabilidades, como aerodinamica, deformação do pneu e tudo mas ?
–--------------->>>>>>foto<<<<<<--------------------
no momento da foto, já estava a caminho dos 190 do painel do passat, um gti 93 turbo de um amigo estava atrás me acompanhando registrou 220 e logo me passou, por isso fiquei curioso em saber a velo mais provóvel que o passat atingiu
valeu
[snapback]428252[/snapback]
a cada volta da roda o carro vai andar 1,5 metro
6500 rpm no motor, considerando 4,11:1 de diferencial e 0,8:1 a 5a marcha, resultam em 32 voltas por segundo na roda.
portanto, 321,53,6 = 49,504 metros por segundo ou 178,1 km/h
se considerar fatores da vida real, 170 km/h +-
o que é bastante razoavel
abs..
martin
abs..
martin
-
desconsiderando todas as probabilidades, com essa relação vc chega a 215km/h, então se levar em conta todos os fatores q vc citou deve ser um pouco menos…
calculei atravṍs deste site http://www.customspeedparts.de/content/en/…berechnung3.php
[snapback]428254[/snapback]
maneiro esse site
mas será que pelo menos 200 real estava ?
já ficaria feliz com essa marca de velocidade, levando qem conta o câmbio curto
-
a cada volta da roda o carro vai andar 1,5 metro
6500 rpm no motor, considerando 4,11:1 de diferencial e 0,8:1 a 5a marcha, resultam em 32 voltas por segundo na roda.
portanto, 321,53,6 = 49,504 metros por segundo ou 178,1 km/h
se considerar fatores da vida real, 170 km/h +-
o que é bastante razoavel
abs..
martin
abs..
martin
[snapback]428257[/snapback]
martin, gostei muito dessa linha de racioc?nio, se em uma oportunidade puder me ensinar agrade?o, mas vc não acha que ficou muito alta a margem de erro é
26 %
abraços
-
martin, gostei muito dessa linha de racioc?nio, se em uma oportunidade puder me ensinar agrade?o, mas vc não acha que ficou muito alta a margem de erro é
26 %
abraços
[snapback]428260[/snapback]
entaoo cara, pra falar a verdade eu nem prestei aten?ao no fator de corre?ao..
vi 178 e xutei +- 170 real..
realmente, 26% eh mto.. deve dar entao 175 na real.
entao, a linha de raciocinio eh a seguinte:
1o passo vc calcula o diametro do pneu+roda.
um pneu 195/50 significa que ele tem 195mm de largura e 50% desses 195mm de altura. portanto 19,5cm * 0,50 = 9,75 cm de altura.
roda de 15 polegadas = 15 polegadas vezes 2,54 (1 pol=2,54cm) = 38,1 cm
portanto, pneu + roda tem 38,1 + 9,75 = 47,85 cm de diametro
2o passo vc calcula qto o carro anda a cada volta completa do pneu.
formula de perimetro da sexta serie: 2pi vezes raio
2pi = 6,14
6,14 x (47.85 / 2) = 146,8995 cm
3o passo vc calcula qtos rpm vc tem no eixo.
6500 rpm no motor dividido por 0,8 (5a marcha) depois dividido por 4,11 (cambio) = 1976,88 rpm
4o e ultimo passo, converter tudo pra metro e segundo e multiplicar:
1976,88 / 60 = 32,94 voltas por segundo
146,8995 = 1,46 metros
32,94 * 1,46 = 48,10 metros por segundo de velocidade.
convertendo pra km/h: 48,1 * 3,6 = 173,1
feito.
(no post de cima devo ter feito alguma decimal errada, por isso deu 178.. esse aqui ta certo)
abs.
martin
-
tem certeza?????
mas tem certeza, mesmo???
entaoo cara, pra falar a verdade eu nem prestei aten?ao no fator de corre?ao..
vi 178 e xutei +- 170 real..
realmente, 26% eh mto.. deve dar entao 175 na real.
entao, a linha de raciocinio eh a seguinte:
1o passo vc calcula o diametro do pneu+roda.
**um pneu 195/50 significa que ele tem 195mm de largura e 50% desses 195mm de altura. portanto 19,5cm * 0,50 = 9,75 cm de altura.
roda de 15 polegadas = 15 polegadas vezes 2,54 (1 pol=2,54cm) = 38,1 cm
portanto, pneu + roda tem 38,1 + 9,75 = 47,85 cm de diametro**
2o passo vc calcula qto o carro anda a cada volta completa do pneu.
formula de perimetro da sexta serie: 2pi vezes raio
2pi = 6,14
6,14 x (47.85 / 2) = 146,8995 cm
3o passo vc calcula qtos rpm vc tem no eixo.
6500 rpm no motor dividido por 0,8 (5a marcha) depois dividido por 4,11 (cambio) = 1976,88 rpm
4o e ultimo passo, converter tudo pra metro e segundo e multiplicar:
1976,88 / 60 = 32,94 voltas por segundo
146,8995 = 1,46 metros
32,94 * 1,46 = 48,10 metros por segundo de velocidade.
convertendo pra km/h: 48,1 * 3,6 = 173,1
feito.
(no post de cima devo ter feito alguma decimal errada, por isso deu 178.. esse aqui ta certo)
abs.
martin
[snapback]428267[/snapback]
tenta fazer com o diametro = 57,6cm…
-
maneiro esse site
mas será que pelo menos 200 real estava ?
já ficaria feliz com essa marca de velocidade, levando qem conta o câmbio curto
[snapback]428258[/snapback]
tira 5% dos 215 calculados e vc tem uma estimativa bem conservadora
entao 205 pelo menos devia tar…
-
tira 5% dos 215 calculados e vc tem uma estimativa bem conservadora
entao 205 pelo menos devia tar…
[snapback]428287[/snapback]
a sensação de velocidade era muito alta, 200 pelo deveria estar
realmente 5% é uma boa margem de erro
mas mesmo assim achei plausivól a explicação do nosso amigo martin
mas 170, 175 eu já estava de quarta marcha
-
dados do problema:
pneu: 195/50 r15
quinta marcha: 0,80
diferencial: 4,11
rpm: 6500
–---------------------------------------------------------------------------------
resolução:
19,50,52=19,5cm (2 pq o diametro do conjunto roda+pneu é perfil-roda-perfil, portanto, perfil2)
r15: 15 * 2,54=38,1cm
19,5+38,1= 57,6cm de diametro
circuferencia do pneu: 57,6 * 3,1416 (pi) = 180,9561cm = 1,809m
formula para calculo da velocidade:
(circunferencia do pneu * rpm * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade
entao temos:
(1,809 * 6500 * 0,06)/(4,11 * 0,80)= 214,5711
ou seja, teoricamente vc estaria a quase 215km/h, desconsiderando a aerodinamica e o fato do pneu que traciona sempre girar um pouco em falso…
-
-
calculo correto, na pratica temos 2 efeitos antagúnicos, um é a deformação do pneu devido ao peso do carro o que diminui consideravelmente o raio e a outra é que com a velocidade o pneu se expande (força centr?peda) aumentando o raio, ainda, dependendo do arrasto aerodin?mico o peso do carro aumenta ou diminui o que altera a deformação (que falei no inicio)… ao aumentar a velocidade o atrito aumenta a temperatura do pneu, com isso aumenta a pressão interna e o raio aumenta (teoricamente)
na teoria 185/60 significa 60% de 18,5mm ...só que alguns fabricantes levam em consideração o pneu novo, outros em fim de vida útil, outros o ombro do pneu, outro a seção de menor di?metro... uma salada... qualquer dia que passarem num supermercado que venda pneus compare pneus de 2 ou 3 fabricantes e percebam que as vezes varia bastante a altura final (bota um do lado do outro)
na pratica esses 5% são uma boa margem porque acabam sendo tantas vari?veis uma mexendo com a outra que ia ter nego ficando louco... como a engenharia tá aí pra simplificar as coisas nego já mediu e descobriu que a ordem de grandeza dessas variações fica na ordem de uns 2 a 5% pra mais ou pra menos...
-
ta veloz o carro heim show.
[snapback]428391[/snapback]
ainda estou terminando de acertar ele, pois quiz manter a bomba mecânica ao invós da elétrica
ka me dá uma ajuda aí, o carro estica bem todas as marchas até 7000 rpm, é claro que a quinta ainda não consegui essa façanha, mas de dia com o sol lascando o carro as vezes depois dos 6 mil rpm dá uma amarrada na subida do giro, para?endo gordo, mas de noite isso não aconte?e de dia no calor não dá sintoma de falta, mas pare?e ser excesso de combustável
pq ?
será quem alguém poderia dar uma luz, trocar uma idéia
agradeão a todos que postaram aqui para ajudar
-
ainda estou terminando de acertar ele, pois quiz manter a bomba mecânica ao invós da elétrica
ka me dá uma ajuda aí, o carro estica bem todas as marchas até 7000 rpm, é claro que a quinta ainda não consegui essa façanha, mas de dia com o sol lascando o carro as vezes depois dos 6 mil rpm dá uma amarrada na subida do giro, para?endo gordo, mas de noite isso não aconte?e de dia no calor não dá sintoma de falta, mas pare?e ser excesso de combustável
pq ?
[snapback]428479[/snapback]
talvez vc tenha que trabalhar o carburador na parte da mistura do ar/combustável, aumentando a mistura para entrada de mais ar, essa conclusão eu tive porque já que de noite o ar é mais ?mido e de dia estaria entrando mais combustável do que ar e pra ficar bom precisa equalizar essa entrada mais ar para a quantidade de combustável…...? só uma idéia
-
pq ?
lembra q qdo o motor aspira ar mais quente, ou seja menos denso, aspira menos o2 mas aspira a mesa qtidade de alcool… resultado? excesso de combustivel...
essa é a razão de injeção ter sensor de temp de ar admitido...
lembro bem do mew carro, indo trabalhar cedo, ar frio, um canh?o...
a tarde já estava bem mais manco...
-
pq ?
isso me lembra meu antigo passat, onde usava uma giglagem diferente pra cada periodo do dia e assim mantinha o rendimento uniforme, sempre no pico.
em dias quentes vc precisa reduzir um pouco a giglagem ou então (até prefiro) aumentar os corretores de ar das canetas, assim a mistura afina de forma mais sutil e com menos risco de problemas com falta.
-
ta loko… se eu fizer 6500 de quinta no pg... o carro desmonta