V-10….2.0l
-
isso é o tipo da coisa feita mais pra chamar atenção do que pra ser uma resposta viável.
a começar por ser v10, depois por apresentar in?meras peças m?veis, o que o torna mais propenso a dar problemas e de manutenção incrivelmente mais cara.
? realmente o tipo do carro que o sujeito tem na coleção por ser mais ex?tico do que funcional.
-
isso é o tipo da coisa feita mais pra chamar atenção do que pra ser uma resposta viável.
a começar por ser v10, depois por apresentar in?meras peças m?veis, o que o torna mais propenso a dar problemas e de manutenção incrivelmente mais cara.
? realmente o tipo do carro que o sujeito tem na coleção por ser mais ex?tico do que funcional.
[snapback]438036[/snapback]
do mesmo naipe daquele kit turbo onde inventaram de por a turbina na traseira do carro…q tem motor dianteiro.
-
[snapback]438036[/snapback]
do mesmo naipe daquele kit turbo onde inventaram de por a turbina na traseira do carro…q tem motor dianteiro.
[snapback]438128[/snapback]
discordo.
pensando desta maneira, os porsches 944/951/968 teriam os motores mais simples do mundo: 4 cilindros, curso de 87.8mm e di?metro de 104mm, resultando em 3000cc.
cilindrada unit?ria de 750cm3, exigindo o uso de ?rvores contra-rotantes para poder suavizar o funcionamento do motor.
e ?rvores contra-rotantes roubam potência. são parasitas mecânicos.
perguntem a qualquer um aqui quem já montou 3000cc no motor do opala 4 cilindros e perguntem a maravilha que fica o motor…
não precisa chegar ao extremo de fazer um v10. aquele v6 2.0 da suzuki é um dos melhores motores que eu já vi e eles usam num simples vitara.
-
para se conseguir um bom balanceamento em motores v6, v10 e l5 geralmente se usam eixos contra-rotantes.
além do mais, tirar 300hp de um motor 2 litros sobrealimentado não é nada de mais. se for argumentar pelo lado do centro de massa, nada melhor que um motor boxer.
vi que serão construidos apenas 100 unidades do carro. então penso que esse motor é muito mais para fazer propaganda da empresa do que como sendo uma solução state of art .
-
se daria pra conseguir resultados melhores usando menos peças m?veis, considero isso sim como um desperd?cio.
[snapback]438177[/snapback]
a? é que entra a questão da inercia.
peças m?veis com menor peso são submetidas a menor esfor?o.
quanto menor o curso, menor a velocidade média do pistão.
e quanto maior o número de pistões, menor a pressão média específica.
por isso digo que é um motor de competição e não de rua. muitas pessoas criticam a bmw por fazer um seis cilindros em linha de 2200cc ou mesmo 2000cc, só que o funcionamento é muito superior aos bmw evo de 4 cilindros e 2500cc.
tem coisas que só a cilindrada unit?ria pequena faz por você.
do ponto de vista técnico, é irrepreensável. pena que custe caro para a produção em massa.
-
muitas pessoas criticam a bmw por fazer um seis cilindros em linha de 2200cc ou mesmo 2000cc, só que o funcionamento é muito superior aos bmw evo de 4 cilindros e 2500cc.
tem coisas que só a cilindrada unit?ria pequena faz por você.
do ponto de vista técnico, é irrepreensável. pena que custe caro para a produção em massa.
[snapback]438364[/snapback]
eu não critico, sou fã de bmw desde os 8 anos de idade.
mas tem uma grande diferença entre 6 cilindros 2.2 e 10 cilindros 2.0.
-
para se conseguir um bom balanceamento em motores v6, v10 e l5 geralmente se usam eixos contra-rotantes.
[snapback]438304[/snapback]
nem sempre.
o balanceamento perfeito está relacionado ao ?ngulo das bancadas e ao esquema de contrapesos do virabrequim.
os bons livros de engenharia e construção de motores recomendam que o ?ngulo entre as bancadas seja sempre igual a 720? (um ciclo completo) dividido pelo número de cilindros.
? por isso que um v8 tem 90? entre as bancadas e os motores boxer obrigatoriamente contam com 180? entre elas (deixando, teoricamente, de ser um motor v4 ).
? só analisar o motor 4.3 vortec da linha blazer/s10. o ?ngulo ideal entre as bancadas seria de 120?, mas como ele nada mais é do que um chevy 350 cortado o ?ngulo ficou em 90?, sacrificando o balanceamento do motor, que precisou ser corrigido com aquela enorme e pesada ?rvore entre as bancadas.
outro detalhe que todo mundo esquece: o virabrequim pode ser do tipo cross-plane ou flat plane, o que altera radicalmente o balanceamento do motor. isso é determinado no in?cio do projeto, onde o tipo de virabrequim será determinado tendo em vista a velocidade de funcionamento do motor.
-
eu não critico, sou fã de bmw desde os 8 anos de idade.
mas tem uma grande diferença entre 6 cilindros 2.2 e 10 cilindros 2.0.
[snapback]438368[/snapback]
mas não entre motores de pista.
os ingleses são not?rios por fazer motores deste tipo, como os lotus climax v8 de 1500cc ou mesmo os brm v16 de 1500cc.
custam caro. mas pra competições são a nata da nata dos motores.
-
nesse caso eu acho que ta mal aproveitado…
mas veja os brm v16 1.5l cujo projeto era de 1946 (ou 48) ... giravam 12.000 rpm rendendo 450 cv confirmados e 600 cv estimados mais tarde...
logicamente que empurravam 4 - 5 bar de pressao, e giravam um absurdo pra isso ... e essa doidera era feita em virtude do regulamento que nao permitia motores maiores do que 1.5l caso fosse sobre-alimentado...
no caso desse carro eu concordo com o streit, poderia muito bem ser um v6 de 2.0l ou um boxer 2.0l que com certeza aliaria baixo peso com potencia e giro ...
todavia, ha inumeros meios de se alcancar um mesmo resultado... se montaram v10, com certeza foi por algum motivo, nem que seja chamar a atencao ...
-
mas não entre motores de pista.
os ingleses são not?rios por fazer motores deste tipo, como os lotus climax v8 de 1500cc ou mesmo os brm v16 de 1500cc.
custam caro. mas pra competições são a nata da nata dos motores.
[snapback]438374[/snapback]
exato, motores de pista. aonde alguns detalhes melhorados atravṍs da pequena cilindrada unit?ria compensa os aspectos negativos.
a bmw usa bastante 6 em linha pois essa ainda é uma das melhores alternativas em termos de balanceamento, ideal para a cilindrada que eles pretendem.
e pelo que ja ouvi dizer, não sei ao certo, o brm era um canhão mas carecia de durabilidade. o que não resolve.
de qqr forma, não me agrada a disposição v10, independente da cilindrada.
-
? por isso que eu falo: me agrada mais o honda s2000 turbo do que esse connaught.
só que todos sabem que mais valem duas turbinas pequenas do que uma turbina grande e o mesmo se aplica ao número de cilindros.
isso pq muita gente alega que o s2000 tem uma mecânica complexa, mas nunca nenhum vtec no mundo quebrou.
-
discordo.
pensando desta maneira, os porsches 944/951/968 teriam os motores mais simples do mundo: 4 cilindros, curso de 87.8mm e di?metro de 104mm, resultando em 3000cc.
cilindrada unit?ria de 750cm3, exigindo o uso de ?rvores contra-rotantes para poder suavizar o funcionamento do motor.
e ?rvores contra-rotantes roubam potência. são parasitas mecânicos.
perguntem a qualquer um aqui quem já montou 3000cc no motor do opala 4 cilindros e perguntem a maravilha que fica o motor…
não precisa chegar ao extremo de fazer um v10. aquele v6 2.0 da suzuki é um dos melhores motores que eu já vi e eles usam num simples vitara.
[snapback]438165[/snapback]
minha mae tem um desses… o carrinho bom mesmo.... parece que é bem mais de 2.0l.... nunca deu um problema, e o berro dele em alta rpm é lindo pena ser automatico
ah, se tiver alguem interessado em comprar, ele é 97/97 com 60.000km, 2o dono, carro de mulher.. é azul com a parte de baixo prata...
temos ele desde 99... compramos com 25000km
-
não tenha tanta certeza…
[snapback]438645[/snapback]
eu tenho.
o chrysler neon tem 16 válvulas e um comando simples no cabeçote.
teoricamente tem menos peças m?veis, mas dá mais problema que qualquer 16v com duplo comando.
por outro lado, tempra e alfa romeo utilizaram por anos a fio dois comandos de válvulas para acionar apenas 8 válvulas, com ?timos resultados, com a vantagem de poder mexer no lobe center quando quiser.
honda, toyota e mitsubishi, é o que h? de melhor em mecânica durável nos dias de hoje, parece até que fizeram um pacto com o dem?nio, pq são quase indestrut?veis.
-
eu tenho.
o chrysler neon tem 16 válvulas e um comando simples no cabeçote.
teoricamente tem menos peças m?veis, mas dá mais problema que qualquer 16v com duplo comando.
por outro lado, tempra e alfa romeo utilizaram por anos a fio dois comandos de válvulas para acionar apenas 8 válvulas, com ?timos resultados, com a vantagem de poder mexer no lobe center quando quiser.
honda, toyota e mitsubishi, é o que h? de melhor em mecânica durável nos dias de hoje, parece até que fizeram um pacto com o dem?nio, pq são quase indestrut?veis.
[snapback]439010[/snapback]
?? nunca viu um vtec travar? vc tem certeza que nunca nenhum travou? pois bem, trava.