Motor md
-
para falar a verdade eu não sei.
-
vamos ao caso da lavadora: essas máquinas possuem uma espécie de regulagem que muda o perfil de saída da água. ou sai um jato forte e que é capaz de alcanças distâncias consideráveis e jato que parece muito mais um spray. ao escolhermos o comando e o tamanho da válvula, nós estaremos escolhendo uma destas regulagens. uma privilegia a velocidade de admissão, a outra privilegia a turbulência e consequente super atomização da mistura.
vai depender do uso para o qual o motor estará destinado. discutiremos isso amanhã, porque o sono me tomou.
boa noite a todos.
-
quando se escolhe o comando e a válvula, a maioria desavisada busca a esportividade do motor apenas pela duração(permanência) do comando e imagina a maior válvula possível seno que, muitas vezes, a mesma maioria esquece de outros atributos do comando que, se não bem casados com com o restante do cabeçote, faz um motor violentíssimo em alta e uma verdadeira carroça em baixa. É neste momento que o bom preparador, em uma conversa honesta com o dono com veículo, escolhe qual o comando e válvula serão usado, pois esta escolha representa a "regulagem" do jato da mistura ao entrar no cilindro, "o jato ou o spray".
essa escolha vai ajudar a dar a "cara" do motor, pois altera a respota em todas as faixas e situações tanto em acelerações e desacelarações como em retomadas. neste caso, a opção está relacionada com dois critérios: velocidade de admissão e turbulência. depois do cálculo entrarei em detalhes, pois vamos cálcular a relação lift(levante do comando)/diâmetro da válvula.
-
busquei meu bloco na retifica deu tudo certo o pistao tem 79.5mm
amanha vou o esquema das valvulas.
alguem tem alguma dica sobre qual carburador usar?
use 2e 22/26…... tem um menor 21/25 acho....... dizem que 3e fica bem melhor mas nunca tive a experiencia de testar
-
a informação que obtive é que o levante do 49g é 9,8 mm.
no caso do fernando ao usarmos válvulas de 40 mm fazemos:
levante(lift) 9,8 mm dividido pelo diâmetro de válvula 40mm= 0,245
no caso do junior 85 ao usarmos válvulas de 38 mm fazemos:
levante(lift) 9,8 mm dividido pelo diâmetro de válvula 38 mm= 0,257
temos dois resultados diferente usando o mesmo comando, apenas mudando o diâmetro da válvula. e o que isso influencia no funcionamento de um motor? a resposta é: muita coisa.
-
casantosef esse calculo lift / valvula tem que chegar mais perto de 0.25????
e mais uma duvida no calculo de velocidade media do pistão 80 mm(curso) x 6.000rpm= 480.000
depois divide-se por 30.000
48.000/30.000= 16m/s esse 30.000 é um valor fixo?se a rotação fosse 7500 rpm ficaria 20m/s?? e esse ms significa mile segundo?? desculpe só curiosidade!!!!! -
ainda tem o meu caso da valvula original retrabalhada né rs. que deve ser igual a 39….. ja que o cara falou que é como se fosse 1mm a mais de valvula.
a original é 38 correto?
correto,o meu cabeçote era original com as 39 eu tirei e coloquei as 40.se soubesse desses calculos antes hem!!!kkkk
-
milan, o ângulo usinado na válvula pode ser interpretado como uma constante e eu explico já já.
fernando, o 30.000 é parte fixa do cálculo porque é um resumo da conversão das unidades.
repare que a velocidade do pistão é m/s (metros por segundo) e a rotação está em rpm(rotações por minuto), assim preciso converter minutos em segundos. então fica 60(minutos em segundo) vezes 1000(transformando milÍmetros em metros) e dividindo por 2, pois deve-se levar em consideração apenas um sentido do pistão e não a ida e a volta juntas. então fica 60x1000=60.000 e divide por 2 que fica 60.000/2=30.000
o coeficiente de escoamento tem uma faixa que se estende entre 0,25 a 0,35 que o motor apresenta um funcionamento satisfatório. abaixo da 0,25 a turbulência é tão grande que existe risco do arco voltaico da vela não conseguir inflamar a chama. acima de 0,35 a velocidade de admissão é insatisfatória a ponto de não permitir ao motor fazer retomadas em alta e o motor ficaria meio xôxo.
-
por causa disso recomendo uma relação próxima dos 0,3. o que fazer para alcançar estes valoresó depende do tipo de motor com o qual você está trabalhando. por isso é sempre necessário que o mecânico conheça e estude o projeto estrutural do motor para que se possa intervir de forma eficaz. por exemplo: essa relação em um motor como o do fusca é bastante simples de re alterar apenas mudando os balancins. os balancins, dependendo de como são construídos, possuem uma das características mais importantes para melhoria do desempenho. É o efeito multiplicativo. significa que usando um comando de 10 mm de lift(levante) com um balancins de original do fusca(1.1 de efeito multiplicativo) passa a ter 11 mm. com isso, a válvula vai descer 1 mm a mais que o comum e alterará a relação lift/válvula.
-
fernando, desculpe, mas não tinha respondido sua pergunta. sim usando o mesmo comando com uma rotação de 7500 terá uma vmp de 20 m/s. uma velocidade limite para um motor de rua e mesmo sendo limite o risco quebra é enorme, mesmo usando tudo forjado. se até mesmo um pistão de f1 que me falaram que é feito de titânio e aguenta cacete pra caramba não aguenta 3 corridas, imagine um motor de rua com esta velocidade.
-
ficou claro essas explicaçõesó posso ir para constante de escoamento? acredito fernando que esta parte vai te ajudar e muito já que a relação lift/válvula no seu caso está levemente abaixo do recomendado.
-
simsim as explicacoes tao muito claras…..... no final quero ver que numero maluco vai dar meu motor.
casantosef... os pistons de f1 se nao me engano giram em torno de 28m/s... e há rumoeres que a renault acho tava tentando ou conseguindo desenvolver um que aguentava 34m/s mas por pouquissimo tempo tipo ultrapassagem.
fernando só ver meu exemplo..... eu girei uns 9000rpm....... nao foi o pistao nem biela nem nada que quebrou..... eu torrei os aneis e subiu oleo pra todo lugar na hora
-
é verdade,na cede por potencia só queremos que o trosso gire mais sem se importar se realmente vale a pena,mas vamo aprende mais um pouco!!!!!
-
vamos à constante de escoamento.
essa constante é determinada pelo formato criado depois da usinagem em um torne mecânico ou cnc(numericamente controlado). estes ângulos servem como "multiplicadores de fluxo de escoamento". estas constantes são determinadas com auxílio de uma banco de fluxo. mas para quem não dispõe desta ferramenta posso simplesmente sugerir que se trabalhe com 3 valores fixos comumente obtidos depois de muito apanhar com minha bancada(eu montei meu banco de fluxo por diversão).
são os seguintes:
para um ângulo de 45º padrão temos uma constante de 1,45
para dois ângulos, um de 45º e outro de 40º ou 44º usa-se 1,50
para três ou mais ângulos diferentes o coeficiente não passa de 1,55
esses valores não são tão precisos, mas são os mais comuns.
-
fernando, como no seu caso a relação válvula/lift ficou "quase nada" você pode melhorar esta parte mandando usinar dois ângulos nas válvulas.
com o que nós já temos, já dá para concluir os cálculos.