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Ball bearing a prova

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  • F Offline
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    fel1979
    escreveu em última edição por
    #1

    bom pessoal, tive a oportunidade de mexer em uma alfa turbo de competição com injeção dta stand alone. alias fenomenal por sinal.

    fui com o mecânico chefe para aprender mais uns truques sobre as stand alones, e fazer comparativo das turbinas, ball bearing para journal bearings.

    as duas turbinas tem a mesma configuração de rotores e carca?as a ambas foram testadas com 1kg de pressão.

    infelizmente potência final não era o intu?to, se fosse eu já estaria entortando a porca :p , mas para provas de longa duração a durabilidade vem em primeiro lugar, e não podem ter muito mais potência.

    o mais interessante é ver como esse spool em um circuito fechado vai dar uma vantagem fenomenal para os pilotos.

    achei legal compartilhar com a turma as informações e os gr?ficos, para acabar com mitos e lendas.

    potência em hp nas rodas (dino mustang)

    • roxo ball bearing

    • azul journal bearing

    • pink ball bearing

    • azul journal bearing

    torque em hp nas rodas (dino mustang)

    abraço

    felipe

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      pegada bem mais rapida…

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Anderson Torres
        escreveu em última edição por
        #3

        desculpe a pergunta boba, mas oq é uma injeção dta stand alone???

        seria algo como um controlador de bicos e ponto somente para fase turbo??? acho q não né??? :p

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          Danilo Alves
          escreveu em última edição por
          #4

          qual a diferença entre ball bearing journal bearing ? ?

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            mephisto
            escreveu em última edição por
            #5

            desculpe a pergunta boba, mas oq é uma  injeção dta stand alone???

            seria algo como um controlador de bicos e ponto somente para fase turbo???    acho q não né???        :p

            [snapback]443275[/snapback]

            injecao programavel, tem de varios fabricantes, um deles eh a dta

            carro desse naipe nao aceita caixa suplementar =)

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              mephisto
              escreveu em última edição por
              #6

              qual a diferença entre ball bearing journal bearing ? ?

              [snapback]443281[/snapback]

              um usa rolamento e o outro mancal

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                fel1979
                escreveu em última edição por
                #7

                pegada bem mais rapida…

                [snapback]443265[/snapback]

                e tbm é um belo ganho de torque.

                abraço

                felipe

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SemControle
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  mais uma vez eu e minhas perguntas bestas

                  mas essa com rolamento muda a lubrificacao? me parece q essas de mancal a lubrificacao gera akela parede de oleo entre as partes moveis, nessa de rolamento isso é feito pelo rolamento propriamente dito, nao precisando da tomada de oleo e o retorno ao carter?

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    fel1979
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    mais uma vez eu e minhas perguntas bestas

                    mas essa com rolamento muda a lubrificacao? me parece q essas de mancal a lubrificacao gera akela parede de oleo entre as partes moveis, nessa de rolamento isso é feito pelo rolamento propriamente dito, nao precisando da tomada de oleo e o retorno ao carter?

                    [snapback]443489[/snapback]

                    bom muda a lubricação, mas em volume, vc precisa só restringir um pouco a passagem de oleo.

                    da onde vc vai retirar a lubricação vai depender da aplicação, só volume que precisa sem bem inferior.

                    abraço

                    felipe

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      AP_Turbo
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      legal o seu comparativooooooo

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        Tiagones
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        ae fel, excelente tópico

                        a turbina nova roletada rendeu bem mais área no gr?fico hein como o turbo acendeu mais cedo, mas não perdeu nada em alta, a potência média aumentou muito isso pra circuito (e rua, arrancada, etc) é o que importa, não o pico…

                        muito obrigado por dividir a info... posso copiar esses gr?ficos e usar como exemplo no meu curso é tem mais specs do b?lido aí ?

                        valeu

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
                          L Offline
                          Lucas Schneider
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          hum…acho que uma jornal com boost eletronico naum fica tão longe de uma ballbearing com wastgate hein.....vai saber.....

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            fel1979
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            ae fel, excelente tópico

                            a turbina nova roletada rendeu bem mais área no gr?fico hein   como o turbo acendeu mais cedo, mas não perdeu nada em alta, a potência média aumentou muito isso pra circuito (e rua, arrancada, etc) é o que importa, não o pico…

                            muito obrigado por dividir a info... posso copiar esses gr?ficos e usar como exemplo no meu curso é tem mais specs do b?lido aí ?

                            valeu

                            [snapback]443510[/snapback]

                            opa, sem dúvida, a informação pode ser usada do jeito que bem entender.

                            bom o carro é um bolha com motor alfa 155 twin spark 2.0 16v, carter seco, intercooler frontal. nada muito fora do comum, tirando a injeção dta.

                            se precisar de mais informação me avisa.

                            abraço

                            felipe

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              fel1979
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              hum…acho que uma jornal com boost eletronico naum fica tão longe de uma ballbearing com wastgate hein.....vai saber.....

                              [snapback]443543[/snapback]

                              lucas,

                              lembrando as duas turbinas testadas são iguais, se for começar a variar fatores a comparação não pode ser feita de igual para igual, mas a ball bearing sempre terá está vantegem sobre uma de mancal.

                              abraço

                              felipe

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                Lucas Schneider
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                lucas,

                                lembrando as duas turbinas testadas são iguais, se for começar a variar fatores a comparação não pode ser feita de igual para igual, mas a ball bearing sempre terá está vantegem sobre uma de mancal.

                                abraço

                                felipe

                                [snapback]443587[/snapback]

                                naum sei se vc entendeu minha colocação….

                                bom, eu achava que a diferença era até maior....

                                to achando que pra essa pressão, uma de mancal com boost eletronico naum fique tão longe de uma roletada com wastgate....só que nem se compara o csutoxbeneficio....

                                só que tipo, são só suposições....hehehe

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  fel1979
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  bom vai depender o que vc avalia como custo benefício, para eles ganhar a corrida é uma benefício muito maior do que o custo.

                                  por ser uma turbina pequena acho q não deu muita diferença, mas quanto maior a turbina maior fica a diferença.

                                  abraço

                                  felipe

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    *Felipe*
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    pega mtooooooooo mais rápido

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • L Offline
                                      L Offline
                                      Lucas Schneider
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      bom vai depender o que vc avalia como custo benefício, para eles ganhar a corrida é uma benefício muito maior do que o custo.

                                      por ser uma turbina pequena acho q não deu muita diferença, mas quanto maior a turbina maior fica a diferença.

                                      abraço

                                      felipe

                                      [snapback]443617[/snapback]

                                      pra eles sim, com toda certeza né….hehehe

                                      eu tava falando pra rua e talz, pra usuários com or?amento mais limitado como eu...hehehehe

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
                                        C Offline
                                        Cleber T.
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        hum…acho que uma jornal com boost eletronico naum fica tão longe de uma ballbearing com wastgate hein.....vai saber.....

                                        [snapback]443543[/snapback]

                                        e a turbina com mancal nao tem wastegate por acaso :teteto:

                                        e ainda acha q nao vale a pena, a roller adianta 1000rpm a pegada alem de gerar um pouco + de hp e torque, precisa + o que fiao

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
                                          L Offline
                                          Lucas Schneider
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          e a turbina com mancal nao tem wastegate por acaso  :teteto:

                                          e ainda acha q nao vale a pena, a roller adianta 1000rpm a pegada alem de gerar um pouco + de hp e torque, precisa + o que fiao

                                          [snapback]443637[/snapback]

                                          o problema é que uma roletada custa o que, mais de 5x que uma de mancal…

                                          eu achao que pra usuário comun ainda naum vale a pena........

                                          e sai bem mais barato uma de mancal com boost eletronico do que uma ballbearing....custo benefio eu acho que é melhor....cada um cada um né....hehehe

                                          1 Resposta Última resposta

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