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Sonda lambda 4 fios

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    Milan
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    #1

    po tava olhando aqui o motor, ai vi que o mecanico trocou minha sonda ( q era de corsa 1 fio) para uma de 4 fios.

    sao 2 brancos

    1 cinza

    1 preto

    só que ele cortou 2 fios….. e ligou só dois???? pode isso?¿

    qual é o esquema disso??¿

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      marcotmt
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      #2

      provavel que ele deixou a resistencia desligada, ou seja, sem aquecimento. funciona igual a uma de um fio e dependendo nem funciona, a que distancia ela ta do coletor?

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      • M Offline
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        Mutante
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        #3

        milan, o seu mecanico infelizmente desgraçou a sua sonda, que tinha como principal diferencial a resistencia para aquecimento da mesma, o que gera uma melhor leitura de lambda em temperaturas mais baixas do motor e escape, mas como disse o amigo marcotmt dependendo da distancia que esteja do coletor pode ser possivel reaproveita-la.

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        • M Offline
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          Milan
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          #4

          po é fogo né….. é eu botei um multimetro no fio cinza e ele marca tudo maluco mesmo soh comeca a dar valores consistentes depois de quente.

          po ela ta ligada a uns 30cm da turbina...... logo depois deonde pega o pipe da valvula de alivio.

          eu nem sei pq ele fez isso, pq eu comprei uma de corsa 1fio mesmo ai vejo agora ta essa de 4.

          o negativo ele nem aterrou na lateria, puxou um fio la pro negativo da bateria

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            marcotmt
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            #5

            cara, te sugiro a sacar essa sonda fora e arrumar outra de quatro fios, junta um dos fios brancos com o aterramento e outro liga em um relé acionado no pós chave. o certo é uma wide, mas já que ta de narrow, deixa o mais certo possivel….

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
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              Milan
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              #6

              ué mas pra que rele no pós chave?¿ nao pode ser direto?¿

              nao seria um branco e um preto no aterramento e um branco no opós chave e o cinza sinal?¿

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                Mutante
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                #7

                isso mesmo milan, acredito que nosso amigo marcotmt tenha confundido os fios… rsrs mas ideia está certissima

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                • M Offline
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                  Milan
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                  #8

                  dizem que dá dif aterrar na bateria e na lataria….... deixo o aterramento na bateria mesmo?¿

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
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                    marcotmt
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                    #9

                    isso mesmo milan, acredito que nosso amigo marcotmt tenha confundido os fios… rsrs mas ideia está certissima

                    seria isso mesmo, um dos fios brancos aterrado junto com preto, e o outro ligado em um rele pos chave, se não a sonda vai ficar consumindo bateria, e o fio cinza é o sinal....

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                    • M Offline
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                      Milan
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                      #10

                      ela puxa muito?¿…...que eu tava pensando em por sem rele mesmo

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
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                        #11

                        ela puxa muito?¿…...que eu tava pensando em por sem rele mesmo

                        dessa forma ela ficará quente o tempo topo, o que pode reduzir drasticamente sua vida útil e eficiencia...

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                        • M Offline
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                          Milan
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                          #12

                          ueh mas ela fica quente o tempo todo mesmo….. (enquanto o carro ta ligado certo?)..... po pelo q sei ela tem que funcionar la pra 300 graus

                          1 Resposta Última resposta
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                            #13

                            kkkkkk… desculpe-me, meu caro. eu entendi que vc ligaria diretamente no positivo +12v da bateria, sem utilizar o pós-chave...rs

                            por cautela eu sempre utilizo reles em instalações que seja para acionamento pós-chave, para reduzir a carga de amperagem sobre a fiação do chicote e evitar sobretensão nas demais instalações...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              Milan
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                              #14

                              ah sim…...  po legal,,, é q nao sei ligar esse cassete de rele.

                              po eu tenho um botao pra ligar a bomba eletrica (a paradada aqui parece carro de pista mesmo botao pra tudo rs)..... ai botei ligado no botao da bomba .

                              eu dei uma testada antes liguei direto na bateria efiquei esperando pra ver se esquentava....... esquentou mas tao pouquinho ("por fora") e isso depois de uns 1 minuto 2 seila.

                              ficou apenas 'quentinho' o cano da sonda e ao redor dela. (creio q deva ser assim mesmo e quente la dentro do cano).

                              eu vi a amperagem que ela usa,, é por volta de 1,5 amp (besteirinha)

                              1 Resposta Última resposta
                              • N Offline
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                                Nando Moura
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                milan, é o seguinte, não importa como vc ligue a sonda, no botão ou rele, mas a informação que vc tem do chicote ta equivocada,

                                as cores dos fios é a seguinte.

                                branco positivo.

                                branco negativo.

                                esse é o pré aquecimento da sonda, não tem ordem de ligação, sendo um fio no positivo e outro no negativo ta certo.

                                o cinza é terra.

                                e o preto é o sinal.

                                sei que é estranho mas sei oque estou falado!!!!

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  show instalei do jeito que vc falou funcionou….... é doidera..... quem é o maluco que poe o cassete do sinal preto!!!!!!! podia ter colocado rosa amarelo   e o terra preto q ficaria melhor kkkkkk

                                  funcionou minha mistura ta maluquinha, hr pobre hr rica ta mas continuo com meus testes de glicagem

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
                                    N Offline
                                    Nando Moura
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    pois é quando instalei a primeira sonda também fiquei desconfiado!!!!!kkk

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      marcotmt
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      milan, a leitura na sonda narrow é assim mesmo….ela fica variando entre pobre e rico...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Milan
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        nao mas  umas variacao muito loca….. vou filmar

                                        tipo tem hora que chegou marcar 150 na lenta po rs....... ai du nada ficava 1000 eu andando a 50km/h de 5 encostando dedao.... ai depois de uns anda para na mesma circunstancia ficava 700..... ai du nada a lenta ficava 500 550 400 450..... ai parava no outro sinal era 700 750 800 850......

                                        to esperando as canetas novas pra medir denovo coma j85

                                        1 Resposta Última resposta

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