C20xe (gm 2.0 16v) - comparativo de turbos
-
mas é 52mm mesmo. e olha o qto tem de parede na turbina pra abrir e por rotor maior.
ah, que tal essa aqui, ai é covardia, comparando com a holset de uma saveiro de um amigo meu daqui:
e isso sim é grande :
meu po sumiu ali do lado
[snapback]211671[/snapback]
teu po esta no chao e a turbina esta do lado dele?????
-
essas pequenas crianças devem fazer um estrago, com destaque pra holset q sumiu com o po do caio, rotor frio com 8 pos e tudo
haja motor pra fazer isso acordar
-
flavio: blz, calão 38…mesmo assim essa holset é um monstro.
e a foto com as duas turbinas, é isso mesmo, a maiorzinha era da summer verde.
bruno: sim. não consegui levantar ela do chão com uma mão só. somente com as duas.
[snapback]211676[/snapback]
estou simplesmete…assustado com o tamanho...
-
realmente fluff, eu sempre achei q tanto a gt25 qto k16 virava + potencia final que as aplzinhas da vida.
[snapback]210853[/snapback]
depende do mapa… ou seja rendeu menos pra 1,8bar e tantos cfm...
mas reparem como da k16 que pega entre 2 e 2,5k pra .42/.48 a diferne?a de potência máxima é baixa, mas o carro deve ser muito melhor de intermediária o que as vezes é capaz de fazer o motor mais fraco acelerar na frente do mais forte... lembrem o que conta é potência média na roda ao longo do arco de rotações usadas...
se fosse pra usar menos pressão certamente eu usaria a k16...se for pra usar mais, bem...estou com um calibra aqui do qual não posso dar detalhes maiores... depois que estiver pronto posto resultados...
-
se fosse pra usar menos pressão certamente eu usaria a k16
exatamente. pena não dispormos dos gr?ficos para as 3 turbinas, mas com certeza a k16 me pareceu a primeira vista muito eficiente. e provavelmente a que melhor responde em baixas e médias rotações.
-
pra ter ideia, ao lado de uma .58 com rotor 52mm:
e potência mesmo em motor ap não vem com .58 com esse rotor 52mm, somente aparece com .82 pra cima mesmo em motor 1.6 (como ja foi mostrado e provado em dino aqui mesmo no mecanica pelo dono do carro, num 1.6 ie simples de tudo, com 1,2 bar e mais de 300 cavalos).
se o motor (com miolo original) aguentar 1,8 bar…vem cavalaria brava no dino tb.
[snapback]211650[/snapback]
eu concordo com o ka, potencia em ap soh vem com caixa quente grande eu tinha uma apl 240 com caixa quente .36 da mp e andava com 1.7bar de pressao e o carro era bem mais fraco do q agora com a k24 e caixa quente .82
-
mas reparem como da k16 que pega entre 2 e 2,5k pra .42/.48 a diferne?a de potência máxima é baixa, mas o carro deve ser muito melhor de intermediária o que as vezes é capaz de fazer o motor mais fraco acelerar na frente do mais forte... lembrem o que conta é potência média na roda ao longo do arco de rotações usadas...
se fosse pra usar menos pressão certamente eu usaria a k16...se for pra usar mais, bem...estou com um calibra aqui do qual não posso dar detalhes maiores... depois que estiver pronto posto resultados...
[snapback]211775[/snapback]
concordo plenamente a grande maioria quer saber só da potencia final, mas garanto que na cidade ou em circuito travado esse carro com a k16 ou a gt25 vai andar muito mais e vai ser muito mais agradável de dirigir….a diferença da turbina pegando em 2,5k pra 4k é gigante
-
a grande vantagem do c20xe quando turbinados , são quando vem com cabeçotes ks , (muito raros no brasil) , os cabeçotes do x20xev ( vectra, astra ecotec i ) tem um angulo de escape mais favoravel para um turbo, .
no caso do c20xe, vale a pena partir para ele turbo somente com cabeçotes ks , que aguentam uma barbaridade de presão ( acima de 2.5 bar e 600 hp ) devida a liga ser de primeira resistindo a temperaturas insanas , em fluxo a diferença são 2 cfm a mais de admissão e 1cfm de escape . sem modificações insanas , ambos os cabeçotes não conseguem mais que 10 e 6 cfm de incremento com extenso trabalho de dutos e valvulas, ja os cabeçotes ecotec ii vendidos nos usa ( identicos em dutos e angulos ao ecotec i ( vectra ) , são vendidos cnc ported com 190 cfm de admissão e 170 de escape
as bielas do c20xe aguentam muita potencia , a quebra a 330 hp se deu provavelmente por estar usando parafusos originais , essas bielas com parafusos arp aguentam la pelos seus 400- 450hp ( receita basica na europa….)
com um x20xev com bielas do c20xe com parafusos arp , consegui 278hp/ 338 libras de torque roda a 1 bar , 356 hp roda / 396libras de torque a 1.4 bar
esses dados com ponto t0 acima de 5000 rpm
neste motor x20xev mencionado acima , que uso na rua pro dia a dia , mandei fazer , na hzl com o haroldo ( por indicação do over mais uma eim over..... ) uma hibrida , turbonetics garret 48 60 watercooled obiviamente monofluxo , pega a 2600 e ja ta virando 1.4 bar a 3300 rpm , até 6800 rpm , o maximo que girei , sem estrangular escape . escapo é generoso, canos de 2, 34 e dois abafadores de baixa restrição.
turbina realmente espetacular.......
quanto as minhas experiencias com c20xe de competição , pouco posso falar , a não ser comentar o que pesquisei e projetei ou projetaram , quanto a turbina que mandei dimencionar na turbobonetics para ele , a turbonetics , diante da potencia requerida (700 hp) e mais uma muntueira de dados que passei, me recomendou uma 60.1 hf com rolamentos ceramicos e rotores e eixo especiais , é uma 63 60 do mal , o preão tambem infelismente ( 1900 doletas nos usa ) a que uso no dia a o haroldo conseguiu fazer uma turbina superior ao que eu desejava , o que pedi a ele foi o seguinte , pressão maxima de uso 1.5 bar , rota?ao maxima do motor dia custou 1400 reais na hzl heheheh , mas estremamente bem dimencionada , 7200 rpm , turbina para 400 hp , com a pegada mais baixa possivel e sem obstruir escape em alta , e ficou bem superior a isso como podem ver.....
a pegada da turbina é tão brutal, que tenho que atenuar a curva de subida de pressão com o apexi, mesmo com a westgate spa race sem o parafuso hehehehe
no mais , parabens pelo projeto amigo, precisando de algo e so chamar, e bem vindo ao mundo dos motores born to by wild
passa mais dados por favor de seu motor , se usa cabeçotes ks ou gm , qual a taxa de compressão, o ponto etc........
abração
ivo
-
[snapback]211775[/snapback]
calibra do nagy creio eu. esse vai ser curioso pra ver como se sai com a taxa nova.
aguardo resultados.
-
a grande vantagem do c20xe quando turbinados , são quando vem com cabeçotes ks , (muito raros no brasil) , os cabeçotes do x20xev ( vectra, astra ecotec i ) tem um angulo de escape mais favoravel para um turbo, [snapback]212072[/snapback]
o que seria um ?ngulo de escape mais favorável pra turbo?