C20xe (gm 2.0 16v) - comparativo de turbos
-
ol? a todos,
achei esse link numa lista discussão que participo e achei interessante compartilhar com todos aqui …
tem bastante info no tópico, pra quem se interessar por c20xes turbinados ...
sim meus queridos…. nova safra de dados.
amanha vou passar os dados para formato digital e posto, mas de preview deixo o q foi feito
-> motor forjado pistao/bielas
-> pressao : 1,8kg
-> nitro
-> teste de eficiencia de ic
-> teste de eficiencia de turbinas (isso custou unm tempo do kct) com os seguintes modelos :
a) k16
k04
c) gt25
d) master power 0,42/0,48 e 0,50/0,63
to morto t+
obs: antes de perguntarem.. sim quebrou obviamente, mas uma coisa eu digo... cuidem do cabeçote pqp... q projeto cavalo.
estive viajando e nao tive tempo de postar maaaaaassss...
vou detalhar por turbina pra nao termos problemas.
o teste com as diferentes turbinas foi feito com pressao de 1kg, sendo todas com sistema de librificação a oleo.
- teste das turbinas :
a) k16 (me surpreendeu).
pressurizou mt bem em baixa (2k ~ 2.5k), ja apresentando pressao de 0,4.
pot = 287,5 cv
torque = 201 ft.-lbs
gt25
turbina mt boa, realmente cumpre com o prometido, pressurizou mais rapido q a k16, apresentando 0,6 nos 2.5k.
pot = 295 cv
torque = 200 ft.-lbs
c)master power 42/48 e 50/63
mais uma vez torndo a tirar meu chapeu pra mp, resultados otimos comparados com os custos das turbinas anteriores. pressurizou 0,6 a 2.7k.
42/48 (pegou legal nos 2.8k)
pot = 299,8 cv
torque = 214 ft.-lbs
50/63 (pegou legal nos 4k)
pot = 315,4 cv
torque = 216 ft.-lbs
- teste com o ic :
se vc possuir grana compre um ic legal, o usado aki foi um da hks, os resultados são indiscutiveis, ao retirar o ic com as master as potencias cairam pra 280 e 287 pra 42/48 e 50/63 respectivamente, dai voces podem tirar suas conclusões. pq escolhi usar pressao de 1kg é pra mostrar q nem sempre a maxima de q com 1kg a potencia dobra, depende mt de varias conjunturas como turbina, pressuriza?ao legal, alimenta?ao boa e etc.
no tangente é alimenta?ao :
3 bombas de gti
4 bicos de tempra turbo em vazao limite
1 bico monoponto de kadett
o bico nao foi usado, o hpi segurou legal os 1kg, somente acima dos 1,6 q o bico mono foi necessario.
nitro é nao foi usado por falta de 1 peça : embreagem (patinou bonito no fim dos testes).
vamos ao q interessa :
pressão : 1,8kg
potência : 482,8 cv.
torque : 345 ft.-lbs
quebramos a flange q liga o motor ao dino 2x e o coletor soltou do cilindro 4a por uma solda mal feita.
pq de pedir pra cuidarem do cabeçote é não sei como mas gostaria mt de conhecer os projetistas da cosworth por terem feito uma obra de arte. durante a ultima puxada (1,8) a correia rasgou (era nova e da dayco) logo vc ja tem ideia do efeito q tive de assitir e ficar quieto. o cabeçote esteve original ao longo de todo o projeto e soprou muuuuuuuito bem mostrando uma flexibilidade com temperaturas maravilhosa, rendimentos estupidos entre outras qualidades q ja sabemos.
mas ... com a correia indo pras cucuias tive um dos pistoes cabeceado por 2 valvulas de escape q nao empenaram e o cabeçote saiu 100%, sem danos.
? isso ai meus amigos, a ideia agora é trabalhar o cambio, relação de marchas e quem sabe um diferencial legal ai, existe a vontade de jogar o nitro na brincadeira mas creio q por hora o trabalho deva ser focado em jogar esse haras para o chao, coisa q faremos no inicio de marão ja no meu vgsi.
assim q tiver com meu scaner novo em maos posto o grafico dos 1,8.
retirado de : http://www.clubecalibra.com.br/forum/index…indpost&p=75750
o que notei foi um pequeno ganho usando uma .63 x .50 usando 1k de pressão na ordem de 15 cv … o torque ficou praticamente inalterado, então, provalvemente os 15 cv extras vieram de um escape mais livre que permitiu ao motor render mais em alta ... eu, ao menos aposto nisso ...
um abraço
-
o que eu gostei (muito) foi que o setup de bicos dele é exatamente igual ao meu
4 bicos de tempra turbo em vazao limite
1 bico monoponto de kadett
mas eu uso apenas uma bomba elétrica… e estou aposentando o hpi... uso 3 bar com regulador original agora...
quanto aos diversos dados com diversas turbinas, em bancada, com o mesmo motor e mesma preoparação, show ilustra excatamente na pratica o que muita gente aqui (inclusive eu) ficava so imaginando
muito bom...
-
interessante. mas pq não testaram nenhuma bipulsativa? não acredito q o problema seja espaço, afinal, ocupa o mesmo espaço que uma .48 mono (testada segundo o texto). com certeza tb iria surpreender tanto em pegada em baixa quanto em potência final.
-
um dos meus motores q foi para sp.
infelizmente o motor(bloco) ja era.
mas… valeu ao menos pra saber onde chegou.
-
-
0.60/0.63 , usei essa turbina em uma ranger v6.
a questão de apl empurrar mais em final se deve a construção dos rotores, k16 e gt25 sao turbinas pra fluxos otimos até 1kg, passando disso elas ja nao atendem bem.
cabeçote original.
-