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Borboleta maior no ap 1.8

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  • D Offline
    D Offline
    daniel_fabricio
    escreveu em última edição por
    #1

    ap 1.8 mi tem borboleta de 52mm de di?metro.

    ap 2.0 mi tem borboleta de 54mm de di?metro. (já usei do 2.0 no 1.8 e fica bom)

    se colocar uma borboleta de 61mm de di?metro, como vai ficar o motor no sentido de dirigibilidade , rápida e etc ?

    considerando i.e. original.

    1 Resposta Última resposta
    • D Offline
      D Offline
      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #2

      aproveitando, de que maneira é calculada a área da borboleta?

      1 Resposta Última resposta
      • K Offline
        K Offline
        kmon
        escreveu em última edição por
        #3

        gostei dessa será que o coletor tb é mais dimencionado?

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Anderson Torres
          escreveu em última edição por
          #4

          kmon, os coletores são iguais.

          não muda muuuito de 52 para 54 mas acho q se colocar de 61 vai criar um buraco em baixa por conta de muito ar para pouco combustivel. se tiver como meter no acerto, ai sim fica 10 :-)

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marcioap
            escreveu em última edição por
            #5

            kmon, os coletores são iguais.

            não muda muuuito de 52 para 54 mas acho q se colocar de 61 vai criar um buraco em baixa por conta de muito ar para pouco combustivel.  se tiver como meter no acerto, ai sim fica 10 :-)

            [snapback]460774[/snapback]

            será que esse aumento seria mais do que a ie pode alimentar? um simples aumento de presão de combustivel(apenas ej, prefiro abrir bicos) ou abrir os bicos não supriria?

            1 Resposta Última resposta
            • D Offline
              D Offline
              daniel_fabricio
              escreveu em última edição por
              #6

              olha só… eu tava vendo o seguinte:

              a cada ciclo do ap 2.0 ou 4 cilindros 4t que seja, apenas 2 válvulas de admissão estão abertas. e ouvi falar que a área da borboleta tinha que ser no mínimo igual a área das válvulas que estão abertas:

              e no ap 2.0 as válvulas de admissão são de 40mm, calculando a área das duas válvulas:

              cada válvula = 40mm

              área da circunfer?ncia = pi x raio ao quadrado

              então 3,14 x 20 elevado a 2 = 1.256mm2 x 2 (por que são duas válvulas abertas)

              = 2512 mm2 de área de válvulas abertas.

              di?metro da borboleta no ap 2.0 = 54mm

              então 3,14 x 27 elevado a 2 = 2289,06mm2

              a área das válvulas é cerca de 9,7% maior...

              será que tem algo haver é falando em motor aspirado.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marcioap
                escreveu em última edição por
                #7

                olha só… eu tava vendo o seguinte:

                a cada ciclo do ap 2.0 ou 4 cilindros 4t que seja, apenas 2 válvulas de admissão estão abertas. e ouvi falar que a área da borboleta tinha que ser no mínimo igual a área das válvulas que estão abertas:

                e no ap 2.0 as válvulas de admissão são de 40mm, calculando a área das duas válvulas:

                cada válvula = 40mm

                área da circunfer?ncia = pi x raio ao quadrado

                então 3,14 x 20 elevado a 2 = 1.256mm2 x 2 (por que são duas válvulas abertas)

                = 2512 mm2 de área de válvulas abertas.

                di?metro da borboleta no ap 2.0 = 54mm

                então 3,14 x 27 elevado a 2 = 2289,06mm2

                a área das válvulas é cerca de 9,7% maior...

                será que tem algo haver é falando em motor aspirado.

                [snapback]460782[/snapback]

                gostei da formula, mais a valvula do ap 2.0 é menor que isso, acho q é 38.5 ou 39.5 algo assim.

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  em motor original eu acho que a relação nunca fica igual porque com borboleta menor vc provavelmente cria mais efeito de bombeamento da mistura em giros mais baixo…

                  faz algum sentido vc usar uma área constante da admissão ao escape, ams nem sempre sentido é o correto em motor aspro... vai depender do perfil do comando tbm.

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    daniel_fabricio
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    gostei da formula, mais a valvula do ap 2.0 é menor que isso, acho q é 38.5 ou 39.5 algo assim.

                    [snapback]460789[/snapback]

                    as dos mais novos é 39,5 e dos antigos é 40

                    não tenho certeza

                    1 Resposta Última resposta
                    • Z Offline
                      Z Offline
                      ZOEGA
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      borboleta do 1.6 é igual a do 1.8 ou menor?

                      1 Resposta Última resposta
                      • E Offline
                        E Offline
                        el.rafar
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        opa

                        gostei… esperando respostas...

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          daniel_fabricio
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          borboleta do 1.6 é igual a do 1.8 ou menor?

                          [snapback]460901[/snapback]

                          igual

                          1.6 e 1.8 é tudinho igual… só muda cilindrada mesmo (vira e pistão)

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            keep walking
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            igual

                            1.6 e 1.8 é tudinho igual… só muda cilindrada mesmo (vira e pistão)

                            [snapback]461044[/snapback]

                            pistao eh igual

                            soh muda o vira mesmo

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              DRC Racing
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pistao eh igual

                              soh muda o vira mesmo

                              [snapback]461098[/snapback]

                              o di?metro é o mesmo….mas a altura do pino é ? ?....

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                daniel_fabricio
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                o di?metro é o mesmo….mas a altura do pino é ? ?....

                                [snapback]461120[/snapback]

                                exato

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  RAZA
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  exato

                                  [snapback]461352[/snapback]

                                  liga lá na raf-tech que eles manjam muito disso.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
                                    overspeed
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    agora me caiu a ficha… nunca 2 valvulas de admissão ficam abertas ao mesmo tempo (a menos que seja 4vpc) uahuhauhahua eu fiquei olhando o tamanho das valvulas e pensando nisso um tempão pra achar onde tinha algo errado.

                                    então vc precisa comparar o tamanho de uma valvula (nesse caso) com o do corpo de borboletas... e este já é bem maior...

                                    40mm x 54mm (por exemplo que vc deu) justamente porque se não vira restrição...

                                    a? vê se no caminho da admissão num tem restrição...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
                                      D Offline
                                      daniel_fabricio
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      agora me caiu a ficha… nunca 2 valvulas de admissão ficam abertas ao mesmo tempo (a menos que seja 4vpc) uahuhauhahua eu fiquei olhando o tamanho das valvulas e pensando nisso um tempão pra achar onde tinha algo errado.

                                      então vc precisa comparar o tamanho de uma valvula (nesse caso) com o do corpo de borboletas... e este já é bem maior...

                                      40mm x 54mm (por exemplo que vc deu) justamente porque se não vira restrição...

                                      a? vê se no caminho da admissão num tem restrição...

                                      [snapback]461422[/snapback]

                                      over, eu também estive pensando no seguinte… a por exemplo 7.000 rpm, praticamente as válvulas não param fechadas...

                                      então olha só:

                                      área de uma válvula de 41mm = 1.319,59mm2

                                      vezes 4 (quatro válvulas de admissão) = 5278,34mm2

                                      fazendo a conta inversa:

                                      5278,34 = pi x r ao quadrado

                                      r2 = 1681

                                      r = 41mm

                                      di?metro = r x 2 = 82mm de borboleta...

                                      extremamente grande

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        Marc
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        aproveitando o tópico….

                                        estou c/ uma ie encostada aqui... estava andando num passat turbinado.... borboleta maior ( não sei o tamanho ), bicos arrombados e chip remapeado....

                                        se eu colocar esse kit num motor original, vai ter erro ?? o chip tudo bem, vou ter de remapear mesmo... mas o fato da borboleta e os bicos serem maiores... tem problema ???

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
                                          O Offline
                                          overspeed
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          a 7.000rpm não muda o fato de que só uma abre por vez … o que muda apenas é ao efeito de bombeamento do ar, que honestamente não sei como se comporta porque é especifico de uma série de fatores como comprimento dos coletores, perfil do comando, muita coisa...mas certamente não deve pedir uma borboleta de 82mm hehehehe.

                                          uma coisa é certa, com valvulas menores (e borboleta pequena) vc deve emt ese priorizar o torque em baixa rotação...mas simplesmente aumentar o tamanho sem pensar na curva de cfm que o motor vai admitir vai piorar em vez de melhorar o comportamento.

                                          1 Resposta Última resposta

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