Saveiro 1,6 flex + turbo
-
não entendi o q vc quer dizer. acho q vc ta confundindo mistura seria ideal, com mistura estequimetrica.
mistura ideal seria aquela q vc coloca pro motor render mais. tipo, trava o motor numa rotação no dinamometro e varia a mistura, pra mais e menos, chegando a um ponto máximo, essa seria a mistura ideal.
mistura estequimetrica seria aquela q menos polui, bora relação torque consumo. a quantidade de comb q vc injeta serve exatamente pra queimar a quantidade de ar q está sendo admitido.
esse lambda meter, banda larga ae, funciona convetendo o sinal do sensor em fator lambda. já foi falado acima como q seria a leitura dos mv de uma sonda comum comparada com a sonda banda larga q responde em fator lambda.
[snapback]280707[/snapback]
não, não confundi, talvez tenha me expressado mal.
quero saber se tem alguma forma de comparar o fator lambda com alguma leitura de sonda narrow e qual a tolerancia pra mais ou pra menos na hora de ler uma sonda narrow.
no site da haltech tem um grafico fazendo exatamente isso, para dar uma noção de leitura do halmeter q eles fabricam.
-
bem lembrado, tem ainda a dispersão de produção das sondas, mesmo na faixa estequiom?trica existem variações…
em marão acompanhei uns ensaios de velas de ignição no institudo mau? em são caetano do sul, e por curiosidade anotei alguns valores de lambda e tensão na sonda:
0,905 - 907mv
0,917 - 897mv
0,934 - 868mv
0,916 - 858mv
0,904 - 849mv
0,936 - 819mv
0,929 - 810mv
0,945 - 780mv
0,953 - 761mv
0,954 - 751mv
0,946 - 790mv
0,930 - 849mv
0,910 - 849mv
0,935 - 820mv
0,933 - 810mv
0,940 - 790mv
0,950 - 751mv
o combustável era gasolina sem álcool.. (e0)
[]s
[snapback]280713[/snapback]
seria uma tabela de equivalencias entre wide e narrow?
-
o over já explicou…
-
corsa, valeu pela info. fiz um grafico no excel com os dados, mas os numeros tão meio confusos, nao saiu um grafico legal nao.
celtat, fator lambda é um numero q foi inventado pra expressar o quanto uma mistura está rica ou pobre. mais nada. pra quantificar a coisa. o pessoal fala, meu carro tá gordo, o q isso quer dizer? teria como dizer o quanto está gordo sem o fator lambda?
-
o pessoal fala, meu carro tá gordo, o q isso quer dizer? teria como dizer o quanto está gordo sem o fator lambda?
[snapback]280827[/snapback]
mesmo quando nem se imaginava em ter um instrumento de auxilio ao ajuste de mistura, ja se sabia q um motor estava gordo ou não.
bastava (e ainda basta) um preparador experiente empenhado na regulagem.
conhecimento de motores + sensibilidade do motorista ja são de grande ajuda na regulagem de um motor. somando-se isso a um instrumento auxliar, se tem um ajuste ainda mais rapido do motor. não q seja impossivel chegar num ajuste fino sem o instrumento, mas pode demorar mais.
-
antes de se definir fator lambda não se mensurava qto estava rico ou pobre…apenas se atendia ao que o projeto pedia em termos de potência e consumo...
com a injeção eletrúnica e o controle de emissões é que começou a se pensar em medir pra sabre qto de combustivel poderia ser colocado sem interferir em emissão, consumo, etc... de empirico (tentativa e erro) passou a ter um componente te?rico pra se ter idéia do que acontecia na pratica...
sabemos que ambas correm juntas uma dá base a outra, afinal os valores tidos como teoricos são os que o empirismo disse serem certos...
-
naum zoa ele naum hehehehe preparação não se aprende em faculdade de engenharia
[snapback]281772[/snapback]
isso eh verdade, temos exemplo de 2 preparadores engenheiros q fazem carros mtooooo ruins.. soh nao vou citar os nomes isso tem q se aprender na pratica msm
-
isso eh verdade, temos exemplo de 2 preparadores engenheiros q fazem carros mtooooo ruins.. soh nao vou citar os nomes isso tem q se aprender na pratica msm
[snapback]281788[/snapback]
isso entra naquela velha história do engenheiro x tecnico, engenheiro x mestre de obras.
um pode ser muito bom para fazer calculos mas o outro da de 10x0 quando entra o fator experiencia de meter a mão e fazer.
-
naum zoa ele naum hehehehe preparação não se aprende em faculdade de engenharia
[snapback]281772[/snapback]
com certeza, caio
se vc nao quiser vc nao aprende direito nem o que eh um motor a combustao interna numa faculdade de engenharia mecanica…
tem mto engenheiro q faz merda por aih, com certeza.. mas existem engenheiros e engenheiros, nao generalize, senao estara cometendo um grande erro
[]s
-
so pq eu nun tenho nenhuma materia q meche realmente com motores… puc-rio...mas quem quer aprender aprende... mas nun culpo a faculdade... pq so 0.000001% faz mecanica pra dedicar a vida a preparação...
-
não se ensina preparação em nenhuma faculdade. é ensinado uma infinidade de coisas. cabe a pessoa coletar pequenos ensinamentos em cada cadeira e guarda-los para utiliza-los na área onde deseja atuar. as áreas são vêrias, projeto de motores a combustão interna seria apenas 0,1% do q vc pode se especializar. como toda a área, essa não deixa de ser fácil, como qualquer outro ramo o profissional tem q se dedicar muito, ganhar experiencia e ralar bastante pra ser bom.
-
com certeza, caio
se vc nao quiser vc nao aprende direito nem o que eh um motor a combustao interna numa faculdade de engenharia mecanica…
tem mto engenheiro q faz merda por aih, com certeza..? mas existem engenheiros e engenheiros, nao generalize, senao estara cometendo um grande erro
[]s
[snapback]281897[/snapback]
rodrigo, engenheiro tem muito valor em mecânica sim hehehe não to dizendo q não tem. mas não em preparação geral.
o cara estuda e se forma pra saber mais sobre o funcionamento do que ja existe pronto, do que ja foi feito e tb aprende a construir algumas coisas.
e o preparador é o cara que tb ja sabe como as coisas funcionam, mas ele é o cara que melhora e tira o suco das tais coisas. o cara sabe na ra?a onde ir pra melhorar um conjunto. pra ser preparador não basta alguns anos de faculdade e um diploma na parede, o cara tem que antes de tudo ter no sangue o gosto pela coisa (alguns engs. tb tem, pois nem todo mundo q faz tal faculdade é pq o pai quer q o filho faça por orgulho na familia mesmo q o filho seja um tapado), o cara tem que ser um excelente mecânico, perfeccionista, saber tudo de tudo de todo canto de um veículo (sim, desde mobilete até um scania, preparador mesmo conhece de qualquer tipo de motor e não só de carro) e ai sim pode partir para a otimização dos componentes.
um engenheiro pode vir a ser um bom preparador? claro que sim, mas desde que tenha capacidade, desde que tenha mente aberta para novos horizontes, desde que saiba escutar, desde que saiba ouvir quem tem mais conhecimento q ele, desde que tenha interesse em ver o q o vizinho esta fazendo…se o cara não tiver ao menos isso em mente, desculpe, mas nunca passar? de um mecânico metido a besta, bem longe de ser um preparador.
ve só, a diferença entre um mal engenheiro e um bom preparador:
o preparador ta la, alterando um motor pra render mais, ai chega o engenheiro com o diploma debaixo do braão dizendo que ele aprendeu na faculdade que aquilo q o preparador ta fazendo é errado, que o motor vai quebrar assim q por pra andar.
mas o motor fica pronto, rende mais e não quebra.
me diz: o preparador é g?nio? não, ele não ?. o engenheiro que é fraco, ele que errou em alguma formula, aplicou mal alguma teoria e falou bobagem pro preparador, que muito antes do engenheiro entrar na faculdade, ele (o preparador) ja fazia o tal servião de olhos fechados e sabe que não da problema algum.
vejo o q o celtat escreveu. ele ja viu dois engenheiros q são tapados em preparação. eu tb ja vi alguns do g?nero, q se acham os bam bam bans e na hora de por um carro pra andar só fazem tranqueira, carro q se arrasta mesmo tendo um equipamento de primeira.
-
so pq eu nun tenho nenhuma materia q meche realmente com motores… puc-rio...mas quem quer aprender aprende... mas nun culpo a faculdade... pq so 0.000001% faz mecanica pra dedicar a vida a preparação...
[snapback]281917[/snapback]
nem pode culpar a faculdade, ali não foi feito pra ensinar preparação. e de fato não ensina.
o pessoal insiste em confundir engenheiro mecânico com preparador de motores…