Bi-turbo
-
semana passada mesmo tinha um tpc desses em discu?
-
esse sistema é o mais cabreiro que existe para nois mortais entendermos…
pois a ideia de bi turbo so serve pra 2 coisas:
- quando se chega no limite de um compressor....
ou
- quando queremos diminuito o lag, montou uma tirnina menor e uma maior com uma especie de wast-gate no escape desviando de uma para a outra...
mais nesse caso ai, todo o ar vai ter que passar pelo compressor 1, que tem o memso tamanho do compressor 2... vai entender...
-
esse sistema é o mais cabreiro que existe para nois mortais entendermos…
pois a ideia de bi turbo so serve pra 2 coisas:
- quando se chega no limite de um compressor....
ou
- quando queremos diminuito o lag, montou uma tirnina menor e uma maior com uma especie de wast-gate no escape desviando de uma para a outra...
mais nesse caso ai, todo o ar vai ter que passar pelo compressor 1, que tem o memso tamanho do compressor 2... vai entender...
[snapback]479491[/snapback]
limite do compressor? explicar melhor.
-
-
limite do compressor? explicar melhor.
[snapback]479497[/snapback]
vc concorda que so temos pressao caso a turbina alimente toda a vazao do motor?
? facil um compressor .50std pressurisar 3paus de turbo num 1.6, ou entao uns 1.5k esquentando menos o ar do que se fosse uma .42std
agora, pegue um sei lá, 2.0 16v girador e veja se esse mesmo compressor vai conseguir demandar 2.5k a sei lá, 7000 rpm, e caso sim, se ele ja nao ta elevando a temp do ar a niveis estratosf?ricos e se não, entrando em overspeed… ja 2 compressores
agora, eles em série du mesmo tamanho, ai me enkuka
-
? facil um compressor .50std pressurisar 3paus de turbo num 1.6, ou entao uns 1.5k esquentando menos o ar do que se fosse uma .42std
agora, pegue um sei lá, 2.0 16v girador e veja se esse mesmo compressor vai conseguir demandar 2.5k a sei lá, 7000 rpm, e caso sim, se ele ja nao ta elevando a temp do ar a niveis estratosf?ricos e se não, entrando em overspeed… ja 2 compressores
[snapback]479506[/snapback]
-
[snapback]479506[/snapback]
tb não entendá o que você quis dizer…
pelo que eu entendá desse sistema do cara...
a diferença pros outros bi-turbos na mesma linha é q nesse..
a primeira turbina (q recebe os gazes pelo coletor de escape do motor) é maior que a segunda turbina q recebe os gases vindos da parte fria da primeira turbina..
entao o coletor de escape soh manda ar pra primeira turbina...
entao a segunda turbina estaria recebendo o ar na mesma temperatura q o motor receberia caso tivesse somente uma turbina...
pelo q lá do texto ficou assim...
turbina 1 (maior)
parte quente ligada no coletor de escape do motor
parte fria ligada na parte quente da segunda
turbina 2 (menor)
parte quente ligada na parte fria da turbina 1
parte fria pressurisa o bura....
a primeira turbina possui dimensões mais reduziadas e tem sua parte quente ligada escapamento da segunda turbina. a parte fria da primeira turbina pressuriza o carburador. já a segunda turbina tem seu caracol quente ligado ao coletor de escape do motor, e o caracol frio pressuriza a primeira turbina.
ao meu ver…
a segunda turbina (menor) q pressurisa o bura entraria em overspeed bem mais rapido e amarraria o carro...
-
detalhe q o texto fala da ligacao das turbinas de uma maneira…
porem na foto..
a primeira turbina pressurisa a boca da segunda...
-
segue o diagrama de um turbo sequencial:
não quer dizer que a foto postada acima segue esse esquema.
[snapback]479616[/snapback]
toh de cara com esse eskema…
queria ver um coletor de escape e uma pressurizacao nesse eskema...
-
mas em rotação alta as 2 estarão funcionando com pressão?
a 1? abre primeiro (menor) com 0,5 de pressão
a 2? abre por segundo (maior) e a 1? continua aberta? com 0,6 de pressão.
1,1kg
isso naum seria como se colocasse um booster?
to confundindo mais ainda
-
-
esse aí utiliza 3 cilindros p/ cada turbina e no final a saida dos 2 compressores se unem em 1 só.
? o comum mas não tem nada a ver com o esquema sequencial.
[snapback]479710[/snapback]
e naum tem como fazer com 2 cilindrosó ou teria q ser 2 turbinas bem pequenas p/ funcionar?