Ponto…
-
1 - a faisca é antes do pms. qdo se diz ponto inicial 18? é que a centelha vai vir a 18? antes do pistão chegar em pms.
2 - o pessoal inventa um monte de nomes pro mesmo problema, varia muito de região (localização geogr?fica).
dizem: q ta grilando , batendo pino , detonando …
[snapback]512635[/snapback]
o lance do ponto eu sei que é sempre antes do pms, a faisca é jogada no ponto certo pra que a explição ocora no momento certo.
agora entendi, ou seja, grilando, batida de pino, detonação, pre-ignição é tudo a mesma coisa, tudo isso gera aquele som estranho né?
tem foto de alguma vela de un motor grilando pra min ver como
-
o nome correto é detonação (porque detona antes do tempo), os apelidos são batida de pino e grilando
detonação a grosso modo ocorre porque a mistura explode em duas frenbtes de chama, qdo as duas se chocam promove o barulho…
pode ocorrer por diversos fatores, por exemplo muita taxa, qdo a fa?sca explode existe aumento da pressão na c?mara então algum outro ponto da c?mara explode sozinho porque chegou a um estado de energia em que ele se auto inflama (como no diesel guardadas as proporções de que lá o processo é feito pra ser explodido sem uso de fa?sca).
outras causas são pontos quentes (carbonização), ponto em excesso, mistura pobre (mistura rica diminuir a tend?ncia a detonação) e mais alguns outros como temperatura excessiva do motor ( motor quente demais) temperatura do ar excessiva (aliado a baixa umidade por exemplo) e assim por diante... por isso nenhum motor trabalha sequer perto do limiar de detonação na curva de ponto deixando sempre uma boa margem antes do knock funcionar
-
o nome correto é detonação (porque detona antes do tempo), os apelidos são batida de pino e grilando
detonação a grosso modo ocorre porque a mistura explode em duas frenbtes de chama, qdo as duas se chocam promove o barulho…
pode ocorrer por diversos fatores, por exemplo muita taxa, qdo a fa?sca explode existe aumento da pressão na c?mara então algum outro ponto da c?mara explode sozinho porque chegou a um estado de energia em que ele se auto inflama (como no diesel guardadas as proporções de que lá o processo é feito pra ser explodido sem uso de fa?sca).
outras causas são pontos quentes (carbonização), ponto em excesso, mistura pobre (mistura rica diminuir a tend?ncia a detonação) e mais alguns outros como temperatura excessiva do motor ( motor quente demais) temperatura do ar excessiva (aliado a baixa umidade por exemplo) e assim por diante... por isso nenhum motor trabalha sequer perto do limiar de detonação na curva de ponto deixando sempre uma boa margem antes do knock funcionar
[snapback]512704[/snapback]
acho q entendi over, achei un material tamben sobre isso, vou ler si pintar duvidas eu posto aqui. vlw.
-
[snapback]512704[/snapback]
? isso aí… so uma importante ressalva... apesar de já ter lido em alguns livros de teoria de motores de combustao interna essa afirmação, é muito mais plausável acreditar numa outra afirmação que diz que o barulho propriamente dito é causado pela vibração da saia do pistao na camisa do cilindro... vibracao essa causada pela detonacao... mas diretamente o choque das detonacoes nao causa o barulho... digamos que seja o in?cio do processo....
se assim fosse, o twin spark da alfa seria uma barulheira so, pelo choque das explosoes das duas frentes de chama das duas velas...
lembrando que no twinspark, as centelhas ocorrem em momentos precisos pra nao fazer o pistao vibrar...
-
até onde eu sei pré ignição e detonação são duas coisas distintas . sendo a detonação a famosa batida de pino causada pelo ponto de ignição estar fora do ideal seja adiantado demais ou atrasado demais e a pré ignição o fen?meno causado por pontos quentes , res?duos de carvão e etc , etc . onde h? uma ignição espontanea e não simplesmente um ponto de ignição fora de fase … é aquele caso do carro que vc desliga a ignição e ele continua em funcionamento , já aconteceu comigo . a causa : carvão em abund?ncia na c?mara .
-
até onde eu sei pré ignição e detonação são duas coisas distintas . sendo a detonação a famosa batida de pino causada pelo ponto de ignição estar fora do ideal seja adiantado demais ou atrasado demais e a pré ignição o fen?meno causado por pontos quentes , res?duos de carvão e etc , etc .
to com tigo.
o que tao chamando de detonacao ou batida de pino na verdade é a pre-ignicao.
detonacao é uma explosao descontrolada, que nao segue o sentido da vela pro pistao, iniciando as vezes em mais de um ponto.
bom, pelo menos foi isso que eu entendi, nao lembro onde postaram essa explicacao dizendo eliminar de vez os mitos… heheheh
achei essa aqui, ve se ajuda...
-
esta explicacao é bem legal tb
detonação: a detonação pode ser definida com uma combustão proveniente da reação rápida e espont?nea de uma parte da mistura ar/combustável, quando esta é submetida a pressões e temperaturas crescentes originadas da combustão normal. a mistura é ignizada pela centelha da vela e a combustão se processa normalmente até que a frente de chama avan?ando super-aquece - por compressão e radiação - os gases ainda não queimados. surge então uma chama não controlada, que pode provocar algo semlhante a uma explosão na c?mara. esta frente de chama secund?ria, avan?a com velocidade supersúnica até colidir com a frente original, criando o ru?do característico de batida e que ressoa sobre as paredes e a superf?cie da c?mara. a detonação cria uma explosão com pressão e velocidades violentas dentro da c?mara, como o motor não pode efetivamente utilizar esta energia, ela é dissipada na forma de calor e vibrações de alta frequência, que podem exercer esfor?os sobre os pistões e anéis além dos seus limites de resist?ncia mecânica. os topos dos pistões são perfurados, as cabeças sofrem erosão, regiões dos anéis são fraturadas e os próprios anéis quebrados, tudo isto devido a esta energia não utilizada.
-
bom , se bem que tanto um ponto fora de fase quanto uma pré ignição causada por pontos quentes teoricamente causem a batida de pino .
mas independentemente do nome que se dá , são duas coisas diferentes . o importante é eliminar tanto uma quanto outra .
abraços .
-
? isso aí… so uma importante ressalva... apesar de já ter lido em alguns livros de teoria de motores de combustao interna essa afirmação, é muito mais plausável acreditar numa outra afirmação que diz que o barulho propriamente dito é causado pela vibração da saia do pistao na camisa do cilindro... vibracao essa causada pela detonacao... mas diretamente o choque das detonacoes nao causa o barulho... digamos que seja o in?cio do processo....
se assim fosse, o twin spark da alfa seria uma barulheira so, pelo choque das explosoes das duas frentes de chama das duas velas...
lembrando que no twinspark, as centelhas ocorrem em momentos precisos pra nao fazer o pistao vibrar...
[snapback]512797[/snapback]
só pra constar: twin spark é só propaganda….ahuahuaha
naum existe duas frentes de chama
esse lance ai é só pra normas de poluição e talz, na real o sistema funciona como se fosse um wastspark normal....
-
twin spark é um troão esquisito mesmo… vc olhando de frente pro motor snme é assim
bobina 1 pulsa a vela principal do cilindro 1 e 4
bobina 2 pulsa a vela principal do cilindro 2 e 3
(ou seja wasted spark até aqui)
bobina 3 pulsa a vela secund?ria do cilindro 3 e 2
bobina 4 pulsa a vela secund?ria do cilindro 4 e 1
(ou seja novamente wasted spark)
? um sistema esquisito mesmo... nunca achei nenhuma literatura técnica boa a respeito disso...
-
twin spark é um troão esquisito mesmo… vc olhando de frente pro motor snme é assim
bobina 1 pulsa a vela principal do cilindro 1 e 4
bobina 2 pulsa a vela principal do cilindro 2 e 3
(ou seja wasted spark até aqui)
bobina 3 pulsa a vela secund?ria do cilindro 3 e 2
bobina 4 pulsa a vela secund?ria do cilindro 4 e 1
(ou seja novamente wasted spark)
? um sistema esquisito mesmo... nunca achei nenhuma literatura técnica boa a respeito disso...
[snapback]513025[/snapback]
bom, sistema todo voltado a economia e bla bla bla
eu só naum entendo pq fizeram deste jeito se poderiam ter usado relamente as duas velas por cilindro, vai entender…
unico relato de uso original disso é dos porches, mas dai nem vi muito a respeito e quem fala mais disso é o cm.....hehehehe
-
que eu saiba, posso ta enganado, o lance do twin spark eh para uma bobina pulsar um cilindro a cada 2 voltas, ou seja, mais tempo para a recarga dela…
cd tem 8 velas mais so pulsa uma a cada cilco...
-
que eu saiba o twin spark da faisca na vela principal dos cilindros 1 e 4, 2 e 3, normal wasted spark, entao 32 graus do vira depois da faisca principal normal, da faisca na velinha secundaria, que é pequenininha…
resumindo é wasted spark normal nas 2 velas, soh que da na primeira e 32 graus depois na segunda, pra queimar o restinho de mistura...
-
que eu saiba o twin spark da faisca na vela principal dos cilindros 1 e 4, 2 e 3, normal wasted spark, entao 32 graus do vira depois da faisca principal normal, da faisca na velinha secundaria, que é pequenininha…
resumindo é wasted spark normal nas 2 velas, soh que da na primeira e 32 graus depois na segunda, pra queimar o restinho de mistura...
[snapback]513150[/snapback]
32 graus??
-
32 graus??
[snapback]513164[/snapback]
sim, 32 graus do vira, uma faisca atras da outra, primeiro na vela grande depois na pequena… foi o que o x?x? disse
nao sei se sao 32 ou 36, que eu me lembre ele disse 32 graus do vira depois vem a segunda faisca...
-
sim, iniciar a queima em 2 pontos tera uma queima mais rapida que em 1 ponto, assim como aumentar o gap das velas e etc… mas na alfa nao é assim. pode ver que sao bobinas separadas, e é uma vela normal e uma pequenininha por cilindro... barato sinistro mesmo...
-
nos motores de dragster se usam twin spark…..............com as duas velas disparando ao mesmo tempo..................
pq só uma não dá conta de inflamar a mistura
ps: dáem uma olhada no hemi-tfx-ogro da assinatura do jesus
abraço.
[snapback]513353[/snapback]
sem contar q do meio pro final da reta ja nem tem mais eletrodo nas velas.
-
nos motores de dragster se usam twin spark…..............com as duas velas disparando ao mesmo tempo..................
pq só uma não dá conta de inflamar a mistura
ps: dáem uma olhada no hemi-tfx-ogro da assinatura do jesus
abraço.
[snapback]513353[/snapback]
sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
-
marcio, se detonação fosse a batida a saia iria ficar marcada e num fica…pelo menos eu nunca vê ...
e num bate em qualquer situação porque depende da pressão dentro da c?mara que varia de acordo com o enchimento (rendimento volum?trico) se vc tivesse um motor te?rico onde o ponto fosse fixo e fosse aumentando a taxa ou o valor do ponto a tend?ncia seria ocorrer detonação primeiro onde fosse o regime de máximo enchimento entendeu ?