Ponto…
-
sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
[snapback]513548[/snapback]
kra, o barulhinho é o som da explosao descontrolada que é transmitido pelo motor. se fosse saia, o motor estaria batendo saia direto se nao bate saia, nao vai ser a explosao que vai fazer bater, a nao ser que o pistao se flexionasse e desencostasse um lado do bloco… mas isso nao acontece senao quebraria a saia.
da uma pesquisada que vc vai ver que essa explicacao esta em muitos lugares, mesma coisa escrita de maneiras diferentes, por pessoas diferentes, nao é copy-paste.
o barulho só acontece quando a queima é irregular, partindo da vela e de outro ponto em seguida. no funcionamento normal de um motor, a explosao tem um sentido, por isso nao existe o barulho. quando bate pino, o sentido nao esta certo pq a queima nao parte nem da vela nem no momento certo.
nao lembro onde eu vi, mas tinha os graficos de pressao na camara quando acontece batida de pino... era o seguinte, vc via claramente a explosao normal acontecendo, pois forma uma curva com a parabola grande, e depois de acabada a primeira explosao, acontecia outa explosao com um pico, quase sem parabola, fazia só um risquinho na vertical no grafico. dai o barulho agudo da batida de pino, e nao existir barulho no funcionamento normal. no funcionamento normal, a explosao é macia , e na batida de pino ela é muito rapida, o que causa o som. nesse exemplo, o kra falava claramente que acontecia uma segunda explosao descontrolada, e que essa era a batida de pino. esse texto que eu passei aqui nao diz dessa maneira, da a entender que acontecem 2 explosoes mais ou menos ao mesmo tempo porem partindo de pontos diferentes. dai o porque de quanto mais se avancar o ponto, mais chance de bater pino pq alem do calor e tal, vc tem mais tempo pra acontecer essa segunda explosao na camara.
dai o kra dizia que um grante fator pra se diminuir a chance de batida de pino é a construcao da camara. dai a chamada camara de combustao rapida . quanto mais rapida a combustao, menos avanco de poto é usado, e menos risco de bater pino tb. ele dava um exemplo dum motor acho que da ford que é o mais lento do mundo, e por isso o mais complicado com relacao a batida de pino.
essa explicacao era em ingles, acho que é daquele livro que todo mundo aqui leu ou deveria ler.
ah, o twin spark da alfa acho que serve pra diminuir a poluicao, e pra controlar essa segunda explosao, forcando ela a acontecer de forma ordenada, diminuindo a chance de bater pino.
-
melhor, é uma implosão mesmo….huahauhauah
-
apeasar das folgas de saia /pistao serem bem cr?ticas, ainda se tem flexibilidade no conjunto…
repito que tem muito mais fundamento o som em só vir das saias batendo nas camisas por causa da explosão desordenada de frentes de chama diferentes da detonação (ou batida de pino)
vejam o caso de um motor a diesel... a explosao lá é praticamente uma batida de pino proposital, com altissimos valores de compressao e nem por isso a gente escuta som de batida de pino...
-
po, barulho do diesel é diferente… batida de pino eh agudo, o barulho do diesel nao eh agudo...
aeeee achei alguma coisa
se vc imaginar o som, a partir dessas 2 ondas , da pra perceber que o som é bem diferente...
http://www.eric-gorr.com/images/fuel_b1.jpg
http://www.eric-gorr.com/images/fuel_b2.jpg
tiradas desta pagina, agora a mesma explicacao em ingles acho que da mais credibilidade pra se dizer que o barulhinho nao eh saia do pistao batendo nao…
-
-
o nome correto é detonação (porque detona antes do tempo), os apelidos são batida de pino e grilando
detonação a grosso modo ocorre porque a mistura explode em duas frenbtes de chama, qdo as duas se chocam promove o barulho…
[snapback]512704[/snapback]
ignição sem ação da vela de ignição se chama auto-ignição .
o resto é apelido popular como grilar, bater pino, detonação…todos se referem ao mesmo indesejável acontecimento.
o termo detonação se inclui nos apelidos mesmo não sendo totalmente correto, pois pode ser com ou sem a faisca da vela. mesmo com tudo certinho no motor, qdo a vela solta a faisca a mistura explode, detona. num jeito mais nerd, explosão é o resultado de uma detonação. e o detonador pode ser a centelha da vela, pode ser um ponto quente ou mesmo mais taxa do que o poder anti-detonante do combustivel suporta.
se for querer arrumar um termo ao po da letra, vai recair em auto-ignição, onde se tem uma explosão mesmo sem o acionamento do mecanismo de ignição.
-
kra, o barulhinho é o som da explosao descontrolada que é transmitido pelo motor.
tenho certeza que não é …
se fosse saia, o motor estaria batendo saia direto se nao bate saia, nao vai ser a explosao que vai fazer bater, a nao ser que o pistao se flexionasse e desencostasse um lado do bloco…
só vai bater se a detonação da mistura acontecer adiantada , e a explosão na hora errada gera muita pressão(absurda mesmo) , e batendo de frente com o pistão comprimindo torna isso uma guerra de forças …
por isso existe ponto de ignição certo , e não aquela história de ponto é potência , porque se o ponto estiver avan?ado além do certo , tende a freiar o pistão , certo ???
lembre-se de visualizar bem a posição da biela no in?cio da compressão … folga no pistão pra isso existe ... tanto que piora bem nos forjados que tem mais folga e ficam batendo até em lenta ... rs
e por coincid?ncia o barulho é na mesma frequencia da batida de pino , por volta de 5 khz e costuma matar o sensor de detonação
mas isso nao acontece senao quebraria a saia.
o maior problema é a pressão gerada … por isso constuma furar o pistão , quebrar canaleta e etc ... tanto que em carros turbo com ponto e alimentação corretos , pistão é o que menos sofre , pois antes de ter problemas com ele , as bielas já eram a muito tempo . dá pra imaginar a pressão que a batida de pino gera ?
da uma pesquisada que vc vai ver que essa explicacao esta em muitos lugares, mesma coisa escrita de maneiras diferentes, por pessoas diferentes, nao é copy-paste.
em alguns anos atrás existia muitos textos mostrando como ganhar facilmente 20% de potência usando chip , filtro esportivo e corpo de borboleta retrabalhado…
desculpe , ainda existem esses textos ... aqui no fórum a grande maioria já aceitou e confirmou que isso não dá nenhum ganho , mas os textos continuam na net até chegar alguem e corrigir . internet é igual papel , aceita tudo , infelizmente .
o barulho só acontece quando a queima é irregular, partindo da vela e de outro ponto em seguida.
e não é exatamente isso que acontece nos motores com duas velas por cilindro ???
no funcionamento normal de um motor, a explosao tem um sentido, por isso nao existe o barulho. quando bate pino, o sentido nao esta certo pq a queima nao parte nem da vela nem no momento certo.
isso se chama pré-ignição , quando a mistura inicia a queima antes da centelha , e também gera batida de pino com os mesmos problemas … mas não é a unica causa da batida de pino .
nao lembro onde eu vi, mas tinha os graficos de pressao na camara quando acontece batida de pino…
ia ser ?timo se achasse , eu já procurei e não achei … é bastante interessante . se alguem tiver , poste aqui .
era o seguinte, vc via claramente a explosao normal acontecendo, pois forma uma curva com a parabola grande, e depois de acabada a primeira explosao, acontecia outa explosao com um pico, quase sem parabola, fazia só um risquinho na vertical no grafico.
esse pico significa que a pressão era bem mais alta , certo ?
dai o barulho agudo da batida de pino, e nao existir barulho no funcionamento normal. no funcionamento normal, a explosao é macia , e na batida de pino ela é muito rapida, o que causa o som.
o problema não é a velocidade dela , e sim o momento (errado) que ela acontece , porque quanto mais rápido a propagação da chama melhor
nesse exemplo, o kra falava claramente que acontecia uma segunda explosao descontrolada, e que essa era a batida de pino. esse texto que eu passei aqui nao diz dessa maneira, da a entender que acontecem 2 explosoes mais ou menos ao mesmo tempo porem partindo de pontos diferentes. dai o porque de quanto mais se avancar o ponto, mais chance de bater pino pq alem do calor e tal, vc tem mais tempo pra acontecer essa segunda explosao na camara.
esse cara errou feio . ja viu como carros com ponto atrasado ou travado chegam até a ferver no transito ??? uma ignição forte como a cm racing eleva a temperatura dentro da camara e ainda acaba com a batida de pino pela teoria dele isso não seria possível …
obvio que o motivo dela acabar com a batida de pino não é a temperatura maior na camara .
-
? gustavo, vê aí o que é que acontece com o seu quote pq fica dificil de ler assim…
[snapback]514243[/snapback]
dividi o post dele p/ tirar o bug de muitos quotes. a parte final esta abaixo:
dai o kra dizia que um grante fator pra se diminuir a chance de batida de pino é a construcao da camara. dai a chamada camara de combustao rapida . quanto mais rapida a combustao, menos avanco de poto é usado, e menos risco de bater pino tb. ele dava um exemplo dum motor acho que da ford que é o mais lento do mundo, e por isso o mais complicado com relacao a batida de pino.
assunto muito interessante … camaras de alta turbulencia realmente são ótimas . hemisf?ricas também são ...
essa explicacao era em ingles, acho que é daquele livro que todo mundo aqui leu ou deveria ler.
? do taylor ?
ah, o twin spark da alfa acho que serve pra diminuir a poluicao,e pra controlar essa segunda explosao, forcando ela a acontecer de forma ordenada, diminuindo a chance de bater pino.
o twin spark das alfas só serve pra limpeza de camara e nada mais . a porsche usa duas velas por cilindro pra melhor eficiencia(ganho de potência , e se ganhou potência ganhou economia e melhora as emissões ) e se não me engano motores de avião também .
sds
gustavo
-
valeu ka , não sei o que acontece … me ensina a fazer a coisa certa e usar o quote direito .
obrigado.
sds
gustavo
[snapback]514254[/snapback]
vou procurar pra ver se tem alguma variável na configuração do sistema q limita o numero de quotes por post. pra seu post ficar sem erros, tive que ir testando quote por quote até descobrir o limite, onde começava a dar erro, e ai dividi em duas partes.
-
sem contar q do meio pro final da reta ja nem tem mais eletrodo nas velas.
[snapback]513542[/snapback]
pois é….....as velas em só se transformam num posto incandecente que inflama a mistura.........
1-sendo assim vc acredita en qual versão, que batida de pino é o barulho do choque das ondas ou da saia do pistão batendo na camisa?
2-por que si choque das ondas causase esse barulho, esse motor ai ficaria grilando até na lenta, por que cada vela iniciaria a queima de un lugar diferente e en un momento dado as duas se encontrarian causando esse barulho. concorda?
ps: usei teu post mais a pergunta é pra todos.
[snapback]513548[/snapback]
1-acho que 80% é barulho do choque das ondas….......mas acredito também que em alguns casos a batida de saia de pistão também possa ocorrer.
2-não concordo pois acho que nesta disposição de c?maras hemisf?ricas isso não aconte?a. mas posso estar errado.
abraços.
-
preguiça de clicar nos links hein quauad
o twinspark das alfa é pra limpesa sim, pra terminar de queimar o resto de mistura que nao queimou… foi o que eu falei... e na alfa a faisca das 2 velas nao acontece ao mesmo tempo, mas sim em sequencia...
nos motores com 2 velas de acionamento simultaneo, a explosao tambem acontece no sentido correto, nao sendo batida de pino.
uma ignicao mais potente usando mais gap diminui a chance de batida de pino. se usa menos avanco por ter a combustao mais rapida do que com menos gap(isso ajuda a diminuir o knock) e quanto menos mistura nao queimada sobrar, menor a chance de se ter batida de pino.
se acham que as explicacoes sobre o que é batida de pino ou seja la como quiserem chamar é comparavel com explicacoes de como se comseguir 20cv independente do motor, beleza. tentei ajudar, pq pelo visto tem muita gente que nao sabe o que é o fenomeno discutido.
nao acredito que o barulho possa ser saia batendo. pq se fosse, bateria constantemente. ou o motor tem folga pra bater saia ou nao tem. acredito que as forcas laterais normais do motor sejam mais fortes pra se fazer bater saia do que uma explosao muito adiantadao (que seria pre-ignicao e nao batida de pino)
acho que muitos só conhecem a pre-ignicao, mas é normal, como se sabe, pre-ignicao e batida de pino andam juntos.
-
e essa dicussao aqui? parou por aqui? vamos fazer uma enquete pra ver o que o povo ta achando?
o que é o barulhinho da batida de pino?
1- saia do pistao batendo contra o bloco
2- som da propria explosao desordenada resonando atraves do motor
po, nao gosto de fechar topico… vire e mexe uma resposta minha é a ultima do topico
-
knocking (also called pinking or pinging)?technically detonation?in internal combustion engines occurs when fuel/air mixture in the cylinder has been ignited by the spark plug and the smooth burning is interrupted by the unburned mixture in the combustion chamber exploding before the flame front can reach it. combusting stops suddenly, because of the explosion, before the optimum moment of the four-stroke cycle. the resulting shockwave reverberates in the combustion chamber and pressures increase catastrophically, creating a characteristic metallic pinging sound.
-
knocking (also called pinking or pinging)?technically detonation?in internal combustion engines occurs when fuel/air mixture in the cylinder has been ignited by the spark plug and the smooth burning is interrupted by the unburned mixture in the combustion chamber exploding before the flame front can reach it. combusting stops suddenly, because of the explosion, before the optimum moment of the four-stroke cycle. the resulting shockwave reverberates in the combustion chamber and pressures increase catastrophically, creating a characteristic metallic pinging sound.
http://en.wikipedia.org/wiki/engine_knocking
[snapback]516092[/snapback]
pois é, ja postei a mesma opiniao de mais de 1 lugar diferente, exatamente o mesmo que vc, inclusive com graficos…
mas os kras ainda tao achando que é saia batendo e que todas essas explicacoes sao como as que existem na internet sobre ganhar 20cv com um filtro de ar esportivo.
acho que quem mudou de opiniao nao ta querendo assumir
-
pois é, ja postei a mesma opiniao de mais de 1 lugar diferente, exatamente o mesmo que vc, inclusive com graficos…
mas os kras ainda tao achando que é saia batendo e que todas essas explicacoes sao como as que existem na internet sobre ganhar 20cv com um filtro de ar esportivo.
[snapback]516120[/snapback]
fazer graficos e escrever materias na internet é mole.
eu continuo sem acreditar(não duvidando de vc nem dos outros user, pois pelo q vc falou vc só ta repasando o que leu) que seja das saias do pistão batendo e não das frentes de chama se chocando.
agora, si aparecer alguem aqui que prova que não é assim eu mudo de opinião, caso contrario, que fique batendo saia heeh.
só que tem q ser com testes realizados e não com livros e link de internet.
-
fazer graficos e escrever materias na internet é mole.
eu continuo sem acreditar(não duvidando de vc nem dos outros user, pois pelo q vc falou vc só ta repasando o que leu) que seja das saias do pistão batendo e não das frentes de chama se chocando.
agora, si aparecer alguem aqui que prova que não é assim eu mudo de opinião, caso contrario, que fique batendo saia heeh.
só que tem q ser com testes realizados e não com livros e link de internet.
[snapback]516183[/snapback]
mas marcio, pelo que eu entendi, você e o lost tám a mesma opinião que não é saia batendo… os gr?ficos e matérias que ele postou vão de acordo com isso, e não contra... ?
-
[snapback]516120[/snapback]
eu ainda não mudei de opinião… sou cabeça dura e conheão o taylor mas não acredito nessa explicação acad?mica... ele mesmo não usa o termo afirmando em todas as vezes, tem muito supoe-se , acredita-se , tende a etc... vou ver se consigo achar umas frases e posto...
p.s. por exemplo... quando estudava maquinas eletricas rotativas, a gente penou muito um período com o kosov, livro conceituad?ssimo, pq a tradução estava péssima, um artigo fora do lugar, e embananava tudo...