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Powertech 85mm ou iasa 84,8mm

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  • I Offline
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    Inssurection
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    #1

    galera como alguns sabem eu tenho um jogo de pistões powertech 85mm e estou vendendo eles para trocar num jogo de iasa 84,8mm

    o motivo de querer trocar são os anéis.

    os pistões 84,8 possuem anéis fáceis de serem encontrados ( monza 1.8 fase 2 )

    porém os 85mm eu não sei qual an?l que vou achar a não ser os total seal que custam uma fazenda.

    alguém sabe que anéis na medida original tem 85mm? ouvi dizer que dá para usar o de tempra que é 85mm ou o de monza 1.8 0,50 ( 85,3mm ) mais dai tem que ajustar o entrepontas.

    e outra coisa, fica bom? ou fica gambiarra?

    vlwww abraços

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      Visitante
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      #2

      ouvi dizer que dá para usar o de tempra que é 85mm ou o de monza 1.8 0,50 ( 85,3mm ) mais dai tem que ajustar o entrepontas.

      e outra coisa, fica bom? ou fica gambiarra?

      vlwww abraços

      [snapback]501895[/snapback]

      gambiarra? pelo contrário, isso é algo fundamental numa preparação refinada.

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      • F Offline
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        Fahrell
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        #3

        diametro do cilindro do tempra nao é 85… é 84mm...

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        • D Offline
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          daniel_fabricio
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          #4

          gambiarra? pelo contrário, isso é algo fundamental numa preparação refinada.

          [snapback]501981[/snapback]

          ajustas o comprimento do anel eu nunca vi. como é feito, ou melhor, como se corta o anel ?

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
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            Visitante
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            #5

            ajustas o comprimento do anel eu nunca vi. como é feito, ou melhor, como se corta o anel ?

            [snapback]501988[/snapback]

            em preparação de verdade isso é mais velho do q andar pra frente. não é atoa que tem carro feito por tiozinho ansi?o que sooome na frente de carro feito por meninão metido a malandro só pq fez faculdade de engenharia mecânica hehehehe

            o trabalho nas pontas dos aneis é feito com micro-lima de relojoeiro. sempre trabalhei os anéis desde qdo tinha mobilete aos 16 anos.

            alias, existem anéis de competição q vem em uma só medida praquele kit, ai o preparador é que o ajusta de acordo com o di?metro exato do cilindro.

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
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              marcioap
              escreveu em última edição por
              #6

              em preparação de verdade isso é mais velho do q andar pra frente. não é atoa que tem carro feito por tiozinho ansi?o que sooome na frente de carro feito por meninão metido a malandro só pq fez faculdade de engenharia mecânica hehehehe

              o trabalho nas pontas dos aneis é feito com micro-lima de relojoeiro. sempre trabalhei os anéis desde qdo tinha mobilete aos 16 anos.

              alias, existem anéis de competição q vem em uma só medida praquele kit, ai o preparador é que o ajusta de acordo com o di?metro exato do cilindro.

              [snapback]501991[/snapback]

              aproveitando o assunto, qual a folga de anel(sei lá como q se chama isso, hhe) ideal a ser usada. tenho uma apostila de curso de preparação e recomendan usar entre 0.15 e 0.25 oq me diz? uso isso mesmo?

              to me referindo a abertura, sei lá, aquela folga entre as duas pontas.

              outra coisa, a grossura dos anel, isso é padrão ou tamben tem diferença?

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              • P Offline
                P Offline
                porva
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                #7

                cuidado com os cantinhos …prenda o anel na morsa com cuidado pra nao morde-lo e lime x vezes uma ponta, depois a outra e experimente no cilindro, quando acertar a medida do gap confira se nao ficou nenhum cantinho...

                1 Resposta Última resposta
                • I Offline
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                  Inssurection
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                  #8

                  hummm legal, estou quase ficando com meus powertech mesmo pois como meu bloco já é aberto para 84,8 tenho medo de que montando os iasa a folga do cilindro esteja um pouco grande já prejudicando o perfeito encaixe dos anéis.

                  perguntei sobre o ajuste de entrepontas dos anéis pois já ouvi muito idiota falar q isso n se faz, mais já ouvi mt cara ponta firme falar que é imprecindável.

                  outra dúvida, este ajuste é feito apenas nos anéis de compressão ou também é feito nos anéis raspadores de óleo?

                  abraçosss

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                  • P Offline
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                    porva
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                    #9

                    quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...

                    o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.

                    os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?

                    1 Resposta Última resposta
                    • I Offline
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                      #10

                      ah esqueci de perguntar, alguém ainda tem aquela apostila doutor em motores ou alguma sobre montagem e ajustagem de motores?

                      gostaria de ter ela em minhas mãos pois as vezes surgem algumas dúvidas.

                      tentei puxar no link que a galera postou uma vez aqui mais parece que ele não está mais funcionando.

                      abraços

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                      • P Offline
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                        #11

                        aqui num livro li algo sobre medida do anel raspador que diz que ela deve ficar entre 0,25 a 0,45mm, mas nunca vi ninguem mexer neles.

                        no meu carro uso pistao do monza faze 2 com um pouco de folga nos cilindros, ai tive de usar os raspadores de medida std e os de compressao do 0,50 ajustados.

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                        • M Offline
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                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...

                          o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.

                          os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?

                          [snapback]502000[/snapback]

                          ou seja, no anel de compresão, seria ideal usar uns 0.40mm então pra un carro de rua né, seria cuase um meio termo, mais como ajustar isso? na hora de comprar o anel procura-se a medida certa, ou gasta-se o mesmo até ajustar?

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            #13

                            gasta-se, tem q experimentar… cilindro com mais folga geralmente pede anel 1? retifica...

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              #14

                              gasta-se, tem q experimentar… cilindro com mais folga geralmente pede anel 1? retifica...

                              [snapback]502010[/snapback]

                              un anel sobre medida, alem de vir num diametor maior ele vem mais grosso tamben? ou será que manten a mesma grossura apenas aumenta o comprimento?

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                #15

                                no meu caso foi a msm grossura, mas acho que sao todos assim. so muda o comprimento.

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
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                                  #16

                                  no meu caso foi a msm grossura, mas acho que sao todos assim. so muda o comprimento.

                                  [snapback]502047[/snapback]

                                  e me diz uma coisa, como afinar o anel, pois isso é muito delicado né, pra deixar o anel todo com o mesmo diametro, ou seria melhor abrir mais a folga da canaleta no torno hehe.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    #17

                                    acho q vc entendeu errado nao se afina anel na grossura se ajusta o comprimento (folga entre pontas)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #18

                                      acho q vc entendeu errado nao se afina anel na grossura se ajusta o comprimento (folga entre pontas)

                                      [snapback]502368[/snapback]

                                      sim, isso eu entendi, a folga entre as duas ponta do anel apos fazr circulo por volta do pistão, mais minha outra duvida é si existe uma folga na grossura do anel, tipo, ele vai dentro da canaleta, si ali tem q ter uma folga ou não, pois aquela vala onde ele vai dentro tem uma determinada largura e o anel tem a grossura dele, tem uma folta entre isso? tem q ser ajustada?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        #19

                                        folga existe sim, de acordo com cada pistao….nunca mexi nisso, vc teria de fazer isso se fosse adaptar outro anel... a unica vez que vi isso foi quando retificamos um motor mercedes 355/5 (diesel), tipo a gente conferiu a medida da saia do pistao, tava dentro do aceitavel, ai com os aneis novos medimos a folga na canaleta e tb deu ok... acho q era 0.1 mm mas nao lembro direito.

                                        se for pra usar outro anel é legal que seje mais fino (menor atrito), mais ai muita folga na canaleta...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          no meu carro nao me preocupei nisso pois usei o anel do pistao, a unica coisa foi que os

                                          aneis eram 0,50 ; a grossura deles era a mesma.

                                          1 Resposta Última resposta

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