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    Powertech 85mm ou iasa 84,8mm

    Mecânica e Preparação
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    • I
      Inssurection última edição por

      galera como alguns sabem eu tenho um jogo de pistões powertech 85mm e estou vendendo eles para trocar num jogo de iasa 84,8mm

      o motivo de querer trocar são os anéis.

      os pistões 84,8 possuem anéis fáceis de serem encontrados ( monza 1.8 fase 2 )

      porém os 85mm eu não sei qual an?l que vou achar a não ser os total seal que custam uma fazenda.

      alguém sabe que anéis na medida original tem 85mm? ouvi dizer que dá para usar o de tempra que é 85mm ou o de monza 1.8 0,50 ( 85,3mm ) mais dai tem que ajustar o entrepontas.

      e outra coisa, fica bom? ou fica gambiarra?

      vlwww abraços

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • ?
        Visitante última edição por

        ouvi dizer que dá para usar o de tempra que é 85mm ou o de monza 1.8 0,50 ( 85,3mm ) mais dai tem que ajustar o entrepontas.

        e outra coisa, fica bom? ou fica gambiarra?

        vlwww abraços

        [snapback]501895[/snapback]

        gambiarra? pelo contrário, isso é algo fundamental numa preparação refinada.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • F
          Fahrell última edição por

          diametro do cilindro do tempra nao é 85… é 84mm...

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • D
            daniel_fabricio última edição por

            gambiarra? pelo contrário, isso é algo fundamental numa preparação refinada.

            [snapback]501981[/snapback]

            ajustas o comprimento do anel eu nunca vi. como é feito, ou melhor, como se corta o anel ?

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              ajustas o comprimento do anel eu nunca vi. como é feito, ou melhor, como se corta o anel ?

              [snapback]501988[/snapback]

              em preparação de verdade isso é mais velho do q andar pra frente. não é atoa que tem carro feito por tiozinho ansi?o que sooome na frente de carro feito por meninão metido a malandro só pq fez faculdade de engenharia mecânica hehehehe

              o trabalho nas pontas dos aneis é feito com micro-lima de relojoeiro. sempre trabalhei os anéis desde qdo tinha mobilete aos 16 anos.

              alias, existem anéis de competição q vem em uma só medida praquele kit, ai o preparador é que o ajusta de acordo com o di?metro exato do cilindro.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • M
                marcioap última edição por

                em preparação de verdade isso é mais velho do q andar pra frente. não é atoa que tem carro feito por tiozinho ansi?o que sooome na frente de carro feito por meninão metido a malandro só pq fez faculdade de engenharia mecânica hehehehe

                o trabalho nas pontas dos aneis é feito com micro-lima de relojoeiro. sempre trabalhei os anéis desde qdo tinha mobilete aos 16 anos.

                alias, existem anéis de competição q vem em uma só medida praquele kit, ai o preparador é que o ajusta de acordo com o di?metro exato do cilindro.

                [snapback]501991[/snapback]

                aproveitando o assunto, qual a folga de anel(sei lá como q se chama isso, hhe) ideal a ser usada. tenho uma apostila de curso de preparação e recomendan usar entre 0.15 e 0.25 oq me diz? uso isso mesmo?

                to me referindo a abertura, sei lá, aquela folga entre as duas pontas.

                outra coisa, a grossura dos anel, isso é padrão ou tamben tem diferença?

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • P
                  porva última edição por

                  cuidado com os cantinhos …prenda o anel na morsa com cuidado pra nao morde-lo e lime x vezes uma ponta, depois a outra e experimente no cilindro, quando acertar a medida do gap confira se nao ficou nenhum cantinho...

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • I
                    Inssurection última edição por

                    hummm legal, estou quase ficando com meus powertech mesmo pois como meu bloco já é aberto para 84,8 tenho medo de que montando os iasa a folga do cilindro esteja um pouco grande já prejudicando o perfeito encaixe dos anéis.

                    perguntei sobre o ajuste de entrepontas dos anéis pois já ouvi muito idiota falar q isso n se faz, mais já ouvi mt cara ponta firme falar que é imprecindável.

                    outra dúvida, este ajuste é feito apenas nos anéis de compressão ou também é feito nos anéis raspadores de óleo?

                    abraçosss

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • P
                      porva última edição por

                      quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...

                      o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.

                      os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • I
                        Inssurection última edição por

                        ah esqueci de perguntar, alguém ainda tem aquela apostila doutor em motores ou alguma sobre montagem e ajustagem de motores?

                        gostaria de ter ela em minhas mãos pois as vezes surgem algumas dúvidas.

                        tentei puxar no link que a galera postou uma vez aqui mais parece que ele não está mais funcionando.

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • P
                          porva última edição por

                          aqui num livro li algo sobre medida do anel raspador que diz que ela deve ficar entre 0,25 a 0,45mm, mas nunca vi ninguem mexer neles.

                          no meu carro uso pistao do monza faze 2 com um pouco de folga nos cilindros, ai tive de usar os raspadores de medida std e os de compressao do 0,50 ajustados.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • M
                            marcioap última edição por

                            quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...

                            o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.

                            os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?

                            [snapback]502000[/snapback]

                            ou seja, no anel de compresão, seria ideal usar uns 0.40mm então pra un carro de rua né, seria cuase um meio termo, mais como ajustar isso? na hora de comprar o anel procura-se a medida certa, ou gasta-se o mesmo até ajustar?

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • P
                              porva última edição por

                              gasta-se, tem q experimentar… cilindro com mais folga geralmente pede anel 1? retifica...

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • M
                                marcioap última edição por

                                gasta-se, tem q experimentar… cilindro com mais folga geralmente pede anel 1? retifica...

                                [snapback]502010[/snapback]

                                un anel sobre medida, alem de vir num diametor maior ele vem mais grosso tamben? ou será que manten a mesma grossura apenas aumenta o comprimento?

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • P
                                  porva última edição por

                                  no meu caso foi a msm grossura, mas acho que sao todos assim. so muda o comprimento.

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • M
                                    marcioap última edição por

                                    no meu caso foi a msm grossura, mas acho que sao todos assim. so muda o comprimento.

                                    [snapback]502047[/snapback]

                                    e me diz uma coisa, como afinar o anel, pois isso é muito delicado né, pra deixar o anel todo com o mesmo diametro, ou seria melhor abrir mais a folga da canaleta no torno hehe.

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                                    • P
                                      porva última edição por

                                      acho q vc entendeu errado nao se afina anel na grossura se ajusta o comprimento (folga entre pontas)

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • M
                                        marcioap última edição por

                                        acho q vc entendeu errado nao se afina anel na grossura se ajusta o comprimento (folga entre pontas)

                                        [snapback]502368[/snapback]

                                        sim, isso eu entendi, a folga entre as duas ponta do anel apos fazr circulo por volta do pistão, mais minha outra duvida é si existe uma folga na grossura do anel, tipo, ele vai dentro da canaleta, si ali tem q ter uma folga ou não, pois aquela vala onde ele vai dentro tem uma determinada largura e o anel tem a grossura dele, tem uma folta entre isso? tem q ser ajustada?

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • P
                                          porva última edição por

                                          folga existe sim, de acordo com cada pistao….nunca mexi nisso, vc teria de fazer isso se fosse adaptar outro anel... a unica vez que vi isso foi quando retificamos um motor mercedes 355/5 (diesel), tipo a gente conferiu a medida da saia do pistao, tava dentro do aceitavel, ai com os aneis novos medimos a folga na canaleta e tb deu ok... acho q era 0.1 mm mas nao lembro direito.

                                          se for pra usar outro anel é legal que seje mais fino (menor atrito), mais ai muita folga na canaleta...

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • P
                                            porva última edição por

                                            no meu carro nao me preocupei nisso pois usei o anel do pistao, a unica coisa foi que os

                                            aneis eram 0,50 ; a grossura deles era a mesma.

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