Powertech 85mm ou iasa 84,8mm
-
aqui num livro li algo sobre medida do anel raspador que diz que ela deve ficar entre 0,25 a 0,45mm, mas nunca vi ninguem mexer neles.
no meu carro uso pistao do monza faze 2 com um pouco de folga nos cilindros, ai tive de usar os raspadores de medida std e os de compressao do 0,50 ajustados.
-
quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...
o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.
os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?
[snapback]502000[/snapback]
ou seja, no anel de compresão, seria ideal usar uns 0.40mm então pra un carro de rua né, seria cuase um meio termo, mais como ajustar isso? na hora de comprar o anel procura-se a medida certa, ou gasta-se o mesmo até ajustar?
-
gasta-se, tem q experimentar… cilindro com mais folga geralmente pede anel 1? retifica...
[snapback]502010[/snapback]
un anel sobre medida, alem de vir num diametor maior ele vem mais grosso tamben? ou será que manten a mesma grossura apenas aumenta o comprimento?
-
no meu caso foi a msm grossura, mas acho que sao todos assim. so muda o comprimento.
[snapback]502047[/snapback]
e me diz uma coisa, como afinar o anel, pois isso é muito delicado né, pra deixar o anel todo com o mesmo diametro, ou seria melhor abrir mais a folga da canaleta no torno hehe.
-
acho q vc entendeu errado nao se afina anel na grossura se ajusta o comprimento (folga entre pontas)
[snapback]502368[/snapback]
sim, isso eu entendi, a folga entre as duas ponta do anel apos fazr circulo por volta do pistão, mais minha outra duvida é si existe uma folga na grossura do anel, tipo, ele vai dentro da canaleta, si ali tem q ter uma folga ou não, pois aquela vala onde ele vai dentro tem uma determinada largura e o anel tem a grossura dele, tem uma folta entre isso? tem q ser ajustada?
-
folga existe sim, de acordo com cada pistao….nunca mexi nisso, vc teria de fazer isso se fosse adaptar outro anel... a unica vez que vi isso foi quando retificamos um motor mercedes 355/5 (diesel), tipo a gente conferiu a medida da saia do pistao, tava dentro do aceitavel, ai com os aneis novos medimos a folga na canaleta e tb deu ok... acho q era 0.1 mm mas nao lembro direito.
se for pra usar outro anel é legal que seje mais fino (menor atrito), mais ai muita folga na canaleta...
-
segundo o tutorial do senai:
-
segundo o tutorial do senai:
http://i15.photobucket.com/albums/a373/pbuchabqui/58.jpg
[snapback]502543[/snapback]
pqp….como eu queria ter essa apostila completa
excelente tópico....
-
vou tentar compactar e postar a apostila completa.
-
-
http://www.jepistons.com/pdf/piston_instrc4032.pdf
gap de anéis para forjados.
-
primeiramente agradecer ao pedrobuchabqui pelos excelentes materias.
porva, entendi o que explicou, grato,
nova pergunta, fugindo un pouco do tema, embuchar biela, muitos falan de gambiara, poucos saben que toda biela é embuxada pelo que sei, en poucos motores(ah algums por ai) que o pino vai direto na biela né, porem são poucos, mais a duvida é a seguinte, essa bucha é centrada, tipo, é uma roda com un furo no meio digamos assim certo, mais o furo no meio, poderia ser deslocado mais pra cima ou mais pra baixo.
um ej pra ficar mais simples, sabemos que biela de kd é 8mm mais curta que a de ap normal, e tamben que é necesario fazer a bucha pra ajustar o olhal menor en 20mm que é o diametro do pino do ap, neste caso, poderia fazer a bucha, porem com o furo de 20mm bem perto de uma das bordas de maneira a subir mais o pistão, tendo que rebaixar menos o bloco.
agora, si é posivel, minha outra duvida ?, não perigo dessa bucha rodar fazendo o pistão ficar mais pra baixo ou algo assim, ou ela entra muito prensada no olhal da biela?