Powertech 85mm ou iasa 84,8mm
-
galera como alguns sabem eu tenho um jogo de pistões powertech 85mm e estou vendendo eles para trocar num jogo de iasa 84,8mm
o motivo de querer trocar são os anéis.
os pistões 84,8 possuem anéis fáceis de serem encontrados ( monza 1.8 fase 2 )
porém os 85mm eu não sei qual an?l que vou achar a não ser os total seal que custam uma fazenda.
alguém sabe que anéis na medida original tem 85mm? ouvi dizer que dá para usar o de tempra que é 85mm ou o de monza 1.8 0,50 ( 85,3mm ) mais dai tem que ajustar o entrepontas.
e outra coisa, fica bom? ou fica gambiarra?
vlwww abraços
-
ouvi dizer que dá para usar o de tempra que é 85mm ou o de monza 1.8 0,50 ( 85,3mm ) mais dai tem que ajustar o entrepontas.
e outra coisa, fica bom? ou fica gambiarra?
vlwww abraços
[snapback]501895[/snapback]
gambiarra? pelo contrário, isso é algo fundamental numa preparação refinada.
-
gambiarra? pelo contrário, isso é algo fundamental numa preparação refinada.
[snapback]501981[/snapback]
ajustas o comprimento do anel eu nunca vi. como é feito, ou melhor, como se corta o anel ?
-
ajustas o comprimento do anel eu nunca vi. como é feito, ou melhor, como se corta o anel ?
[snapback]501988[/snapback]
em preparação de verdade isso é mais velho do q andar pra frente. não é atoa que tem carro feito por tiozinho ansi?o que sooome na frente de carro feito por meninão metido a malandro só pq fez faculdade de engenharia mecânica hehehehe
o trabalho nas pontas dos aneis é feito com micro-lima de relojoeiro. sempre trabalhei os anéis desde qdo tinha mobilete aos 16 anos.
alias, existem anéis de competição q vem em uma só medida praquele kit, ai o preparador é que o ajusta de acordo com o di?metro exato do cilindro.
-
em preparação de verdade isso é mais velho do q andar pra frente. não é atoa que tem carro feito por tiozinho ansi?o que sooome na frente de carro feito por meninão metido a malandro só pq fez faculdade de engenharia mecânica hehehehe
o trabalho nas pontas dos aneis é feito com micro-lima de relojoeiro. sempre trabalhei os anéis desde qdo tinha mobilete aos 16 anos.
alias, existem anéis de competição q vem em uma só medida praquele kit, ai o preparador é que o ajusta de acordo com o di?metro exato do cilindro.
[snapback]501991[/snapback]
aproveitando o assunto, qual a folga de anel(sei lá como q se chama isso, hhe) ideal a ser usada. tenho uma apostila de curso de preparação e recomendan usar entre 0.15 e 0.25 oq me diz? uso isso mesmo?
to me referindo a abertura, sei lá, aquela folga entre as duas pontas.
outra coisa, a grossura dos anel, isso é padrão ou tamben tem diferença?
-
hummm legal, estou quase ficando com meus powertech mesmo pois como meu bloco já é aberto para 84,8 tenho medo de que montando os iasa a folga do cilindro esteja um pouco grande já prejudicando o perfeito encaixe dos anéis.
perguntei sobre o ajuste de entrepontas dos anéis pois já ouvi muito idiota falar q isso n se faz, mais já ouvi mt cara ponta firme falar que é imprecindável.
outra dúvida, este ajuste é feito apenas nos anéis de compressão ou também é feito nos anéis raspadores de óleo?
abraçosss
-
quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...
o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.
os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?
-
ah esqueci de perguntar, alguém ainda tem aquela apostila doutor em motores ou alguma sobre montagem e ajustagem de motores?
gostaria de ter ela em minhas mãos pois as vezes surgem algumas dúvidas.
tentei puxar no link que a galera postou uma vez aqui mais parece que ele não está mais funcionando.
abraços
-
aqui num livro li algo sobre medida do anel raspador que diz que ela deve ficar entre 0,25 a 0,45mm, mas nunca vi ninguem mexer neles.
no meu carro uso pistao do monza faze 2 com um pouco de folga nos cilindros, ai tive de usar os raspadores de medida std e os de compressao do 0,50 ajustados.
-
quanto a grossura do anel, pelo que sei ( em motores diesel, mas acho q é o mesmo esquema) quando vai se reaproveitar um pistao depois de jateado poe o anel e se mede a folga na canaleta com uma lamina…ai cada pistao tem uma folga...
o entre-pontas pode ser de 0,30 a 0,45 mm nos aneis de compressao. quando se for para um uso quase q sempre em alto giro fique nos 0,45 ou um pouquinho mais. quando o uso em baixo giro o blow-bi e razoalvel com folgas grandes.
os aneis raspadores de oleo alguem ja mexeu neles?
[snapback]502000[/snapback]
ou seja, no anel de compresão, seria ideal usar uns 0.40mm então pra un carro de rua né, seria cuase um meio termo, mais como ajustar isso? na hora de comprar o anel procura-se a medida certa, ou gasta-se o mesmo até ajustar?
-
gasta-se, tem q experimentar… cilindro com mais folga geralmente pede anel 1? retifica...
[snapback]502010[/snapback]
un anel sobre medida, alem de vir num diametor maior ele vem mais grosso tamben? ou será que manten a mesma grossura apenas aumenta o comprimento?
-
no meu caso foi a msm grossura, mas acho que sao todos assim. so muda o comprimento.
[snapback]502047[/snapback]
e me diz uma coisa, como afinar o anel, pois isso é muito delicado né, pra deixar o anel todo com o mesmo diametro, ou seria melhor abrir mais a folga da canaleta no torno hehe.
-
acho q vc entendeu errado nao se afina anel na grossura se ajusta o comprimento (folga entre pontas)
[snapback]502368[/snapback]
sim, isso eu entendi, a folga entre as duas ponta do anel apos fazr circulo por volta do pistão, mais minha outra duvida é si existe uma folga na grossura do anel, tipo, ele vai dentro da canaleta, si ali tem q ter uma folga ou não, pois aquela vala onde ele vai dentro tem uma determinada largura e o anel tem a grossura dele, tem uma folta entre isso? tem q ser ajustada?
-
folga existe sim, de acordo com cada pistao….nunca mexi nisso, vc teria de fazer isso se fosse adaptar outro anel... a unica vez que vi isso foi quando retificamos um motor mercedes 355/5 (diesel), tipo a gente conferiu a medida da saia do pistao, tava dentro do aceitavel, ai com os aneis novos medimos a folga na canaleta e tb deu ok... acho q era 0.1 mm mas nao lembro direito.
se for pra usar outro anel é legal que seje mais fino (menor atrito), mais ai muita folga na canaleta...