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    Mecânica e Preparação
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    • V
      victorjf última edição por

      ai vai uma grande duvida minha, alguem sabe me responder com precisão qual dos combustives suporta mais taxa ?? a gasolina podium ou o alccol ??

      um carro com 15 pra 1 de taxa ficaria melhor com podium ou alcool ??

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • F
        Fiasa Power última edição por

        álcool …

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • ?
          Visitante última edição por

          se colocar um carro com 15,0:1 de taxa pra rodar com podium vc terá grandes chances de ver seu pistões com algum buraco a mais do que o do pino…..... :semata:

          abraço............. :semata:

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • F
            Fiasa Power última edição por

            podium = 98 octanas …

            álcool = 130 oct ...

            abraços ...

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • D
              daniel_fabricio última edição por

              álcool = 130 oct …

              equivalente a 110octanas…

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • W
                wsuturbo última edição por

                alcool tem 130octá achoq nao heim

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • K
                  Konig última edição por

                  nao alcool nao tem 130 octanas nem 110. se tiver mto tem 95 e falo isso com certeza.

                  se vcs pegarem as regras da astm pra teste de gasolina, tem uns limites interessantes, no qual o alcool nao se encaixa.

                  para teste de alcool foi feita pequenas altera?oes no motor de teste, mais a titulo de pesquisa do q de teste rotineiro. essas altera?oes impossibilitam a compara?ao direta entre os dois combustiveis. esse numero q dizem de 130 nao tem se quer razao, pq o metodo só adimite valores até 120.

                  no brasil se usa mais o alcool, ainda mais pq é mais seguro seu uso. mas para gasolina tambem existe tecnologia e capacidade pra isso, nem todos os paises do mundo tem alcool em abundancia como o brasil.

                  tambem comprar gasolina com alcool é dificil, alcool tem aproximadamente 7% de agua, é de uma classe organica diferente, tem propriedades quimica e fisica diferentes.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • F
                    Fiasa Power última edição por

                    ok , só postei porque tive essa informação . mas não conheão nada a respeito disso , tá de papagaio nessa .

                    o importante é que a informação real foi dada …

                    abraão .

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • D
                      DecioBenevides última edição por

                      alcool, na verdade nem possui octanas, o q existe é um comparativo de como se o alcool tivesse x octanas.

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • L
                        Lee última edição por

                        sem contar que o alcool possui um pode de refrigeração no motor, em comparação com a gasosa.

                        olha usar taxa alta, ou é alcool ou é avg?s.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • E
                          ernest última edição por

                          taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                          exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                          octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                          facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                          não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                          caso extremo avgaz e diesel.

                          avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                          diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • K
                            Konig última edição por

                            taxa nao esta ligada diretamente a quantidade de octanas e sim quanto ao poder de autodetonacao.

                            exemplo disso é o diesel que pode-se usar 23 de taxa, e nem por isso a octanagem é mais alta.

                            octanagem determina a quantidade de energia que vai ser gerada ao se queimar o combustivel.

                            facil de se comprovar, pegue 4 recipientes e ponha neles alcool, gas podium, avgaz e diesel, ponha fogo em cada um deles e veja qual explode mais rápido e com maior eficiencia.

                            não confundir octanagem com poder de pré-detonação, que é o qual determina a taxa que pode ser usada.

                            caso extremo avgaz e diesel.

                            avgaz = maior octanagem e por consequencia maior energia liberada na queima, claro que ela tem um grande poder de pré-detonação.

                            diesel = menor octanagem e por consequencia menor energia liberada na queima, mas um lato poder de pré-detonação.

                            [snapback]504909[/snapback]

                            discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                            nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                            existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                            mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • A
                              amarchetti última edição por

                              octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                              gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                              o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                              o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                              na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                              alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • ?
                                Visitante última edição por

                                discordo. octanagem é o nome dado, em rela?ao ao um numero obtido pelo combustivel testado com sua resistencia a detona?ao, em rela?ao ao iso-octano.

                                nao se pode comparar diesel e avgas. vc nao pode comparar duas misturas de hidrocarbonetos tao diferentes e tambem motores com ciclos diferentes.

                                existe um teste de resistencia a detona?ao do diesel, como existe a gasolina e avgas. que tambem é diferente, só o motor para mon em gasolina q é compartilhado com a avgas, pois ela tambem sofre testes em um motor com controle de pressao atmosferica.

                                mais energia liberada é caracteristica da molecula, quanto mais liga?oes tiver para se quebrar, mais energia se tem para liberar. isso tambem envolve a força de liga?ao, mas diante de uma compara?ao de hidrocarbonetos, c-h , a força pode ser considerada a mesma.

                                [snapback]504935[/snapback]

                                ixi, to aqui só lendo.

                                não da pra discutir com o filho de um dos criadores da gasolina podium :semata:

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • K
                                  Konig última edição por

                                  octanagem ao po da letra seria a quantidade se sequencias de 8 hidrocarbonetos q vc tem na gasolina….

                                  gasolina é as sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos misturado (teoricamente de 6 e 9 também, mas estas são desprezadas)

                                  o diesel nesse caso não teria octanagem pq é formado por sequencias de 18 a 20 hidrocarbonetos

                                  o alcool então não poderia ter octanagem...não h? sequencias de hidrocarbonetos

                                  na prática interessa quanto de taxa estática o combustável suporta sem detonar..neste caso gasolinas premiun aguentaria até 11,5:1, enquanto o alcool 14:1

                                  alcool aguenta muito mais e virou o senso comum em motores turbos não pq agguenta muito mais pancada sem chiar e vc ganha na questão proteção do motor

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                                  juro, fiquei intrigado com isso, quem foi q passou essa defini?ao pra vc é nao estou discordando,mas achei interessante isso.

                                  mas nao vejo dessa forma, se fosse assim existem tecnicas analiticas mto mais simples para tal.

                                  eu continuo a repitir, octanagem leva o iso-octano e o n-heptano como padrao para as analises.

                                  iso-octano recebeu o valor de 100 e n-heptano de 0.

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • L
                                    Lee última edição por

                                    viixi só lendo tbm rsrs, quimica sou pessimo

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • R
                                      realz última edição por

                                      avgas seria gnv ?

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • R
                                        RodrigoLóke última edição por

                                        avgas seria gnv ?

                                        [snapback]505010[/snapback]

                                        avgas é gasolina p/ aviação…..

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • R
                                          realz última edição por

                                          avgas é gasolina p/ aviação…..

                                          [snapback]505017[/snapback]

                                          valeu..duvida sanada..hehehee

                                          edit: gnv tambem suporta bastante taxa, certo?

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • A
                                            amarchetti última edição por

                                            octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos

                                            gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha

                                            não existiam refinarias…se destilava o combustável...

                                            literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação

                                            1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...

                                            ia-se fervendo e o que ficava que interessava

                                            o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios

                                            depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa

                                            depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....

                                            só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...

                                            e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor

                                            na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20

                                            na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene

                                            vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....

                                            e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....

                                            ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco

                                            qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...

                                            d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...

                                            sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana

                                            mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for

                                            gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...

                                            a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas

                                            acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...

                                            força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...

                                            mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40

                                            procure na web algo sobre história da gasolina...

                                            o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino

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