Qual suporta mais taxa
-
avgas seria gnv ?
[snapback]505010[/snapback]
avgas é gasolina p/ aviação…..
-
octana nada mais é que sequencia de 8 hidrocarbonetos
gasolina era rejeito da fabricação de querosene pra lamparina de iluminação poblica nos eua em mil oitocentos e guaran? com rolha
não existiam refinarias…se destilava o combustável...
literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação
1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos....gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...
ia-se fervendo e o que ficava que interessava
o querosone era a sequencia de snme 12 hidrocarbonetos....a gasolna que era de 6 a 9 era literalmente lixo...jogava nos rios
depois do querosena vinha a sequencia de diesel, o último dos láquidos e aí ficavam os sólidos que eram os óleos minerais e por fim a graxa
depois q o automóvel pegou , se precisou da gasolina e se deu valor é gasola....
só q um barril rendia x de gasolina, y de querosene e z de diesel....não tinha como mudar isso...
e a demanda por gasolina era cada vez maior...e de querosene cada vez menor
na dácada de 10 tinha destilaria a dar com pau no tio sam..e a gasolina era porca, sequencias de 20 hidrocarbonetos...uma gasolina de octanagem 20
na dácada de 30 algum americano doido inventou o processo de refino....em vez de ferver numa destilaria praticamente caseira, colocavam em torres que faziam este mesmo processo de uma forma otimizada....ganho master ultra de escala e não lembro bem a razão do pq conseguiram mudar o quanto se extraia de gasolina do barril, sacrificando a qtdade finald e querosene
vc deve conhecer uma refinaria....aquelas portinholas laterais são exatamente pra ir retirando o que ficou no nível mais baixo do refino...o material sólido e pesado que é justamente as sequencias de + hidrocarbonetos..a graxa...no nível acima vc tem os óleos ...pode ver q é literalmente uma escadinha....
e a gasolina começou a ter maior qtdade de sequencias de 8 hidrocarbonetos..no processo de refino se chegava a quase 50, enquanto no de destilarias maus passava de 20....
ganho de escala, gasolina de melhor octanagem....as destilarias iriam pro saco
qual a solução pra dar sobrevida ?s destilariam? chumbo pq ele forçava uma reação que obriga a ter mais sequencias de 8 hidrocarbonetos...
d?cada de 40, agrade?a ?s grandes guerras.....alguém inventou o processo de craqueamento...
sequencias maiores de por exemplo 16 hidrocarbonetos era desfeitas pra que vc obrigasse-as a se unir a sequencias menores de 5 ou 6 hidrocarbonetos e vc forçava mais sequencias de 7 e 8 hidrocarbonetos..que é justamente o que importa na gasolina...heptanas e octana
mudou de vez a produção de gasolina....os x litros de gasolina geradas pelo barril, agora eram x multiplicado por z.....e gera-se menor qtdade de graxas, diesel, querosene, o q for
gero + gasolina e agora graças ao craqueamento, tenho maior qtdade de sequencias de hidrocarbonetos...mais octanas...
a gasolina produzida no processo de refino combinado com o craqueamento gera 70 cadeis de hidrocarbonetos...a gasolina pura tem 70 octanas
acrescenta-se os anti-detonantes, o chumbo, o alcool, a m?e de deus e vc tem a gasolina comercial de 90 octanas...
força-se a barra com p&d e vc melhora ainda mais a coisa com a podium, a esso maxxi-gold e as outras premiuns...
mas...mesmo assim....já viu q desde a dácada de 70 não se ganha muita coisa na resist?ncia é detonação....não no ritmo que se teve ganho da destilaria de 1920 pra refinaria de 1930 e pro craqueamento da dácada de 40
procure na web algo sobre história da gasolina...
o history channel passou um programa rápido sobre isso h? um bom tempo atrás....mas se limitou é evolução da destilaria ao refino
-
literalmente se fervia o barril de diesel e com o calor, ia ficando alguma coisa e outras indo embora por evaporação
1o iam as sequencias de poucos hidrocarbonetos….gases como o propano que são cadeia de 4 ou 3 hidrocarbonetos...
[snapback]505019[/snapback]
ops..barril depetróleo…não de diesel
-
ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….
[snapback]505023[/snapback]
bão, eu tenho um astra flex
não posso te dizer no álcool, pois só rodei no álcool enquanto o motor ainda estava amaciando e eu tava conhecendo o carro ainda e depois o preão disparou pra 2,30 reais o litro e passei a usar gasolina
mas na gasolina o carro é estranho, o giro sobe dando uns buracos, parece que o carro tem 3 estágios. esses buracos ficam bem nétidos arrancando bem na boa em 1? e socando a bota em 2? @ 1500rpm… até uns 2500 rpm o carro é lerdo, a partir de 2500rpm abre o 2? estágio e o carro começa a desenvolver mas não empolga, em 4000rpm abre o 3? estágio e o carro começa a ficar divertido... as vezes sobe liso até uns 5500rpm que é quando troco de marcha, mas as vezes abre o 4? estágio em 5000rpm...
resumo, em termos de desempenho, o carro é pavaroso, talvez minha parte eletrúnica esteja bichada (tive que troca a ecu com 1700km) mas não vou me estressar com isso, pois assim que puder vou mudar tudo (motor, caixa e injeção)
tá ai meu 1 cents
-
ja ouvi depoimentos de donos de carros flex com mais taxa dizerem que com gasolina o carro parece que fica mais manco….
[snapback]505023[/snapback]
e fica mesmo… a curva de ponto na gasolina é menor do que qdo vc usa alcool... além claro do alcool ter uns 4 a 5% a mais de energia se vc fizer um balanão energ?tico com misturas ditas estequiom?tricas...
qto a pergunta inicial...
podium x alcool
num dá nem pra comparar... alcool com certeza aguenta mais taxa/ponto ...se vai voltar na questão de equivalente de octanagem eu prefiro só dizer que dizem que o alcool tem equivalente de 110 contra 98 da podium...
mas aí ainda tem que falar que método se é rom, mom, média...
-
nao… com alcool fica mais esperto mesmo....
e os soquinhos sao o sensor de detonacao trabalhando, e viva o carro frex e mais viva ainda a esse preco absurdo do alcool…
[snapback]505207[/snapback]
viva o flex que por sinal é o culpado desse preão do alcool.
-
tem q cuidar o seguinte: motores iguais com mesma taxa mas pressões de cilindro diferentes, reagem diferente.
prefiro trabalhar em cima de qto de pressão cada combustável suporta, já q por exemplo um aspirado com comando alto derruba a pressão violentamente.
motores com até 180, 190 libras vão de gasola; até 250, vai de álcool; avgas suporta bem até 220 libras.
um motor q vc consiga 13 de taxa, mas q com o comando, mais a regulagem de valvulas e tal, a pressão já des?a pra menos de 200 (não é difácil), é melhor ir de gasolina mesmo.
as vezes vejo gente se espantar de ouvir falar em 15, 16 de taxa, mas se for montado com um comando alto (310 pra cima), vc vai ter pouca coisa a mais de pressão q um bom motor da safra carburada a alcool, q tem na casa das 210~220 libras.
dependendo do q vc procura tb, por exemplo, pode-se optar por outro combustável mesmo q a pressão não seja a mais indicada. ex: um motor de 210 libras, vc pode andar no alcool, mas se optar de usar avgas, terá uma queima mais completa.
pergunto agora pra aproveitar: é sabido q as gasolinas de posto não usam mais chumbo como elevador de octanagem, mas sim mtbe (metil-terci butil eter).
a avgas usava chumbo até pouquissimo tempo atrás (não sei agora pq a dois anos não vou na base conversar e comprar), por isso sua venda controlada. ainda usa ou tem outro método?
-
aqui no abc em sp
a média do alcool é 1,30 e gasosa 2,40
confiram ai:
http://www.anp.gov.br/i_preco/
gas: média 2,416
alc: média 1,307
-
tem q cuidar o seguinte: motores iguais com mesma taxa mas pressões de cilindro diferentes, reagem diferente.
prefiro trabalhar em cima de qto de pressão cada combustável suporta, já q por exemplo um aspirado com comando alto derruba a pressão violentamente.
motores com até 180, 190 libras vão de gasola; até 250, vai de álcool; avgas suporta bem até 220 libras.
um motor q vc consiga 13 de taxa, mas q com o comando, mais a regulagem de valvulas e tal, a pressão já des?a pra menos de 200 (não é difácil), é melhor ir de gasolina mesmo.
as vezes vejo gente se espantar de ouvir falar em 15, 16 de taxa, mas se for montado com um comando alto (310 pra cima), vc vai ter pouca coisa a mais de pressão q um bom motor da safra carburada a alcool, q tem na casa das 210~220 libras.
dependendo do q vc procura tb, por exemplo, pode-se optar por outro combustável mesmo q a pressão não seja a mais indicada. ex: um motor de 210 libras, vc pode andar no alcool, mas se optar de usar avgas, terá uma queima mais completa.
pergunto agora pra aproveitar: é sabido q as gasolinas de posto não usam mais chumbo como elevador de octanagem, mas sim mtbe (metil-terci butil eter).
a avgas usava chumbo até pouquissimo tempo atrás (não sei agora pq a dois anos não vou na base conversar e comprar), por isso sua venda controlada. ainda usa ou tem outro método?
[snapback]505973[/snapback]
esses dias medi a do meu celta vhc e a trosoba tem 295 libras
mas tipo, esse lance todo de pressão do cilindro, fica complicado de analizar pq dificielmente vc sabe a ev do motor, e alterando comando/cabeçote e afins muda tudo isso tmb…..