Pir?metro full temp by odg
-
aspirados rendendo o que tem que render frente ao equipamento que se tem, desde 1.6 com mini progressivo, até 1.8 todo feito e com weber.
como eu disse, muita gente usa assim e não reclama ou nota qualquer problema, relatei só oq vi em alguns carros, incluindo o meu.
e em turbo se usa mistura mais gorda e isso encobre o problema?? desde quando??
não afirmei que encobre, nem nunca usei esse esquema (sem os pinos) com turbo, só disse pq imaginei q seus motores na epoca fossem turbo, como não eram, vira-se a pagina
turbo não trabalha mais gordo, o aumento de combustivel na mistura é feito pq tem um compressor mandando mais ar pra dentro. só o que se faz é re-equilibrar a mistura. e isso não é deixar gordo .
[snapback]506901[/snapback]
sim, me expressei mal seria com dizer que um opala 6 bocas trabalha mais gordo que um gol hehehe…
-
enquanto ng fzr o que citei ja duas vzs ai em cima, não passa de ilusão isso que pode ser equalizado.
ja disse: piorar é facil o exemplo do tamão foi hipot?tico vc consegue facilmente estragar, quero ver é equalizar.
comigo é assim, só falo o que eu provo, e não o que eu sonho.
[snapback]506902[/snapback]
piorar é facil mesmo, mas mesmo q seja mais dificil, com boa contade e inteligencia se melhora tanta coisa…
e quando a falar somente o provado, tudo bem mas não vejo problemas em debater possiveis soluções, ate pq sem a ideia se chega ao mão na massa nunca né? o bom é sempre que os users deixem claro oq é fato comprovado e oq é especulação.
-
não afirmei que encobre
[snapback]506904[/snapback]
vc disse: ? que com turbo pelo fato da mistura ter necessariamente que ser mais gorda, o problema pode nem aparecer.
da na mesma do que encobrir, mascarar, ja q o problema (pelo q vc disse) pode não aparecer.
sim, me expressei mal seria com dizer que um opala 6 bocas trabalha mais gordo que um gol hehehe…
[snapback]506904[/snapback]
por falar em opala 6 cilindros, ta ai motor ao qual seu coletor nasceu morto, aquilo é uma bomba sem igual. os dois cilindros do centro recebem bem mais combustivel que os das pontas.
entende agora sobre coletor com defeito e coletor normal ?
o com defeito poderia ser esse de opala 6c, ja o normal seria o de ap.
não é o de ap q é bom, e sim o de opala q é péssimo. o mesmo caso com seu coletor de weber, que tinha algum defeito.
-
piorar é facil mesmo, mas mesmo q seja mais dificil, com boa contade e inteligencia se melhora tanta coisa…
e quando a falar somente o provado, tudo bem mas não vejo problemas em debater possiveis soluções, ate pq sem a ideia se chega ao mão na massa nunca né? o bom é sempre que os users deixem claro oq é fato comprovado e oq é especulação.
[snapback]506905[/snapback]
sim, desde que se diga como que tal coisa possa ser possivel, blz, ai é um debate produtivo.
agora, apenas dizer que acha que da pq tudo da não leva a nada concreto, infelizmente só gera pol?micas.
-
eu nem gosto de polir dutos de admissão. alargar sim, mas depois basta brunir, não gosto de pulir, acho que isso atrapalha bastante na emulsificação do combustivel (principalmente os mais frios). mas esse é meu gosto pessoal.
[snapback]506896[/snapback]
bom, queria ver mais em relção ao quanto que melhora polindo e brunindo, tipo testar em banca e talz…
pq tem todo aquele lance das zonas de turbilhonamento superficial e talz, tipo aqueles das bolas de golf e talz....
queria ter uma banca de fluxo pra testar todos esses lances ai hehehe
-
sim, desde que se diga como que tal coisa possa ser possivel, blz, ai é um debate produtivo.
minha dica para o problema da mistura (que vi em um livro bem conceituado de preparação de motores) foi dada, está na pogina anterior desse post
-
hernani, falar algo tipo: coloca kryptonita no tanque do carro e ai ele vai andar mais não nos ajuda, a não ser que vc tb diga a formula da kryptonita + como fazer + mostre o antes e o depois do uso dela.
o que vc disse na outra pagina tem lágica, mas isso não significa que é possivel ser feito em qualquer modelo de coletor.
obs: ainda tenho dúvidas (? um direito meu por mais conceituado que seja o livro) se esse esquema é ou não 100%, ja que a mistura (e não só o ar) vai ser desviado pra outro cilindro.
-
esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.
e já vem com a sonda wideband.
[snapback]506681[/snapback]
esse mesmo, ele é wideband, e já vem completinho mesmo o outro q vc flaou é apenas hallmeter, custa 70 oletas rsrs. no site da autometer dizem q terá novidades em breve, veremos né.
entao ai q tá, essa sonda wideband q vem nesse da autometer, eu usaria ela no lugar da minha lambda atual? ou usaria as 2? mas ai daria diferença de leitura, tipo, a original pra ie e a wideband pro aparelho.
bem, ele é lindo mesmo, mas é muita grana num simples manometro.
-
voltando ao tópico, acho que um pir?metro de termopares m?ltiplos de boa qualidade é útil sim, não só pra ver diferença de mistura, se houver (tem bico arrombado que dá 50% de diferença, tenho aqui te mostro na m?quina de teste, e são novos haha)…
se você por outro lado tem a mistura e admissão comprovadamente equilibradas, temperaturas diferentes em um ou mais cilindros podem indicar diversos problemas como de ignição, ou de vedação seja em anéis, válvulas, juntas, naquele cilindro... aí é só sair fu?ando, um testezinho com um centelhador, um de compressão, outro de vedação, e assim vai até achar o probleminha antes que vire uma desgra?a...
eu acho muito útil em motor preparado com muita potência específica ... pena que custa um bom dinheiro e a realidade sempre faz o dinheiro ir embora com outras coisas que são necessárias pra montar um motorz?o...
se fosse um mundo perfeito com or?amento ilimitado, eu teria pir?metros m?ltiplos (tudo autometer cobalt ou carbon heheheh) em todos os motores fortes que eu monto...
-
esse aí não é o hall p/ sonda widebandá porque o para narrowband não custa nem 100 dolares.
e já vem com a sonda wideband.
[snapback]506681[/snapback]
com esse dinheiro eu compraria uma innovate sem nem pensar 2 vezes…..
e no opala tem espaço pra fzr aquele coletor que bolei aqui, aquele te tinha te falado antes.
esse problema nunca mais iria existir se usar meu coletor
[snapback]506825[/snapback]
que coletor é esse, ka ? ?
quanto aos pininhos, nenhum dos carros que tive com motor ap tinha esses pininhos e nem por isso os cilindros das pontas tinham velas mais claras. e não andavam com carburação gorda não, andavam sempre afiados.
[snapback]506881[/snapback]
nos seus testes os pininhos atrapalharam, ka ? ? eu gosto tanto deles…....
veja bem: num carro turbo, a turbina vai aquecendo aquela região de baixo da admissão e os pinos ajudam a levar esse calor pra dentro do coletor.....ajudando a melhor emulsificação da mistura (alcool) e consequentemente uma melhor alimentação do motor. esse é meu ponto de vista.
agora falando sobre testes práticos:
tive uma paratizinha 1.6+2e+49g+kit b?sico.
a admissão era originalzinha e nunca vê um carro carburado com velas tão bonitas.
no gol de arrancada, era um turbo-b, usamos uma admissão reaberta e sem os pinos. o carro dava engasgos quando frio e as velas nunca ficavam equalizadas.
sei que podem questionar a qualidade do serviço, mas eu não gostei...
depois troquei essa admissão por uma nova reaberta e qualizada em banco de fluxo, com uma turbo flange e os tais pininhos, só que incurtados em - 1cm.
sentá uma melhora enorme em toda a faixa de utilização do carro....até seus 8.500 rpm........ penso eu que, devido ao alongamento do coletor e melhora da emulsificação da mistura desde a marcha lenta ate final de giro.
ta? meus 2?
minha dica para o problema da mistura (que vi em um livro bem conceituado de preparação de motores) foi dada, está na pogina anterior desse post
[snapback]507034[/snapback]
como podemos conseguir esse livro???
-
que coletor é esse, ka ? ?
nos seus testes os pininhos atrapalharam, ka ? ? eu gosto tanto deles…....
veja bem: num carro turbo, a turbina vai aquecendo aquela região de baixo da admissão e os pinos ajudam a levar esse calor pra dentro do coletor.....ajudando a melhor emulsificação da mistura (alcool) e consequentemente uma melhor alimentação do motor. esse é meu ponto de vista.
agora falando sobre testes práticos:
tive uma paratizinha 1.6+2e+49g+kit b?sico.
a admissão era originalzinha e nunca vê um carro carburado com velas tão bonitas.
no gol de arrancada, era um turbo-b, usamos uma admissão reaberta e sem os pinos. o carro dava engasgos quando frio e as velas nunca ficavam equalizadas.
sei que podem questionar a qualidade do serviço, mas eu não gostei...
depois troquei essa admissão por uma nova reaberta e qualizada em banco de fluxo, com uma turbo flange e os tais pininhos, só que incurtados em - 1cm.
sentá uma melhora enorme em toda a faixa de utilização do carro....até seus 8.500 rpm........ penso eu que, devido ao alongamento do coletor e melhora da emulsificação da mistura desde a marcha lenta ate final de giro.
ta? meus 2?
como podemos conseguir esse livro???
[snapback]507068[/snapback]
? um coletor que tenho em mente. se um dia conseguir $ pra passar a saveiro pra ie ai faão esse coletor.
thiago, tive um monte de carros antes da saveiro, todos eram aspirados e todos sem os pininhos.
qto a seu carro ter ficado engasgando e ter tido problemas com as velas, lamento dizer mas isso é falta de acerto de quem fez teu motor.
o que ser turbo-flange ? tem fotos?
o livro eu tb queria saber qual ?, ver fotos do esquema e tal. quero ver como o livro ensina a abrir (e fechar varias vzs até conseguir o resultado esperado) um coletor de admissão na horizontal de forma a ter acesso aos 4 dutos e poder trabalhar, queria ver nesse livro como ele ensina a enxergar atraves do coletor pra saber que em tal lugar de tal duto tem a sobra de combustivel, queria ver como o livro ensina a saber onde colocar o desvio, queria saber como o livro ensina a separar ar e combustivel de forma a mandar só combustivel pro outro cilindro, e mais algumas duvidas que tenho sobre esse assunto…
-
? um coletor que tenho em mente. se um dia conseguir $ pra passar a saveiro pra ie ai faão esse coletor.
fiquei curioso: poderia descrever como seria esse coletor ???
thiago, tive um monte de carros antes da saveiro, todos eram aspirados e todos sem os pininhos.
qto a seu carro ter ficado engasgando e ter tido problemas com as velas, lamento dizer mas isso é falta de acerto de quem fez teu motor.
nem foi falta de acerto do motor em só….....ele até rompia bem.....mas tinha o funcionamento irregular, que eu atribuo ao coletor que foi usado.
mas claro que o coletor foi mal feito, sim........tanto é que quando trocado, veio uma melhora significante sem nem mecher no carburador........
o que ser turbo-flange ? tem fotosó
? aquele po de aluminio pra carburador 2e e 3e com uns 3 dedos de altura que vendia na maff race. pelo menos isso era bom al?........
vc já deve ter visto anuncio dele nessas revistas power da vida...hehehee.....
o livro eu tb queria saber qual ?, ver fotos do esquema e tal. quero ver como o livro ensina a abrir (e fechar varias vzs até conseguir o resultado esperado) um coletor de admissão na horizontal de forma a ter acesso aos 4 dutos e poder trabalhar, queria ver nesse livro como ele ensina a enxergar atraves do coletor pra saber que em tal lugar de tal duto tem a sobra de combustivel, queria ver como o livro ensina a saber onde colocar o desvio, queria saber como o livro ensina a separar ar e combustivel de forma a mandar só combustivel pro outro cilindro, e mais algumas duvidas que tenho sobre esse assunto...
vc tá sendo irúnica aqui............
[snapback]507069[/snapback]
abraão e desculpem o caps lock.
-
não tem ironia alguma, apenas gosto de saber do que se trata. se eu não entendi, eu pergunto mesmo e espero respostas para todas minhas perguntas, que alias, estão apenas começando.
vc tem respostas pra minhas perguntas feita ai em cima? sabe como resolver todos esses detalhes ? pois se não tiver explicações e soluções pro que perguntei, me diga: como sera possivel por essa ideia em prática?
qto ao turbo-flange não conhecia por esse nome, ja vi sim mas era apenas base de aluminio p/ brosol .
sobre o coletor que tenho em mente, qdo ele se tornar realidade eu falo mais sobre.
-
o livro que citei é esse aqui:
four-stroke performance tuning (hardcover)
by a. bell
book description
this fully revised and updated edition is one of the most comprehensive references available to engine tuners and race engine builders. bell covers all areas of engine operation, from air and fuel, through carburation, ignition, cylinders, camshafts and valves, exhaust systems and drive trains, to cooling and lubrication. filled with new material on electronic fuel injection and computerised engine management systems. every aspect of an engine s operation is explained and analyzed.
– ------------------------------------------------------------------------------
product details
hardcover: 336 pages
publisher: haynes publishing; 2nd edition (january 28, 1999)
language: english
isbn: 1859604358
http://www.amazon.com/gp/product/185960435…6565567?ie=utf8
depois dou um jeito de enviar pra c? o trecho que fala da alteração no coletor.
-
não tem ironia alguma, apenas gosto de saber do que se trata. se eu não entendi, eu pergunto mesmo e espero respostas para todas minhas perguntas, que alias, estão apenas começando.
vc tem respostas pra minhas perguntas feita ai em cima? sabe como resolver todos esses detalhes ? pois se não tiver explicações e soluções pro que perguntei, me diga: como sera possivel por essa ideia em prática?
qto ao turbo-flange não conhecia por esse nome, ja vi sim mas era apenas base de aluminio p/ brosol .
sobre o coletor que tenho em mente, qdo ele se tornar realidade eu falo mais sobre.
[snapback]507076[/snapback]
kazinha querida…
eu não sei de nada, não tenho resposta pra nada, sou apenas um ogro burro............. mas de qualquer forma acho que vc não vai encontrar nesse livro as respostas pro que vc perguntou. não desse jeito..........
quanto é base de alumínio pra 3e, é uma coisa...........já a turbo flange tem esse nome pois foi o proprio criador quem botou............ ......... e ela é beeeeemmm mais grossa (alta) que a base de alumínio comum.
abraço.
-
o livro que citei é esse aqui:
four-stroke performance tuning (hardcover)
by a. bell
book description
this fully revised and updated edition is one of the most comprehensive references available to engine tuners and race engine builders. bell covers all areas of engine operation, from air and fuel, through carburation, ignition, cylinders, camshafts and valves, exhaust systems and drive trains, to cooling and lubrication. filled with new material on electronic fuel injection and computerised engine management systems. every aspect of an engine s operation is explained and analyzed.
–------------------------------------------------------------------------------
product details
hardcover: 336 pages
publisher: haynes publishing; 2nd edition (january 28, 1999)
language: english
isbn: 1859604358
http://www.amazon.com/gp/product/185960435…6565567?ie=utf8
depois dou um jeito de enviar pra c? o trecho que fala da alteração no coletor.
[snapback]507123[/snapback]
te agradeão enormemente por isso. e se possivel mostre tb ilustrações desse procedimento =)
-
kazinha querida…
eu não sei de nada, não tenho resposta pra nada, sou apenas um ogro burro............. mas de qualquer forma acho que vc não vai encontrar nesse livro as respostas pro que vc perguntou. não desse jeito..........
quanto é base de alumínio pra 3e, é uma coisa...........já a turbo flange tem esse nome pois foi o proprio criador quem botou............ ......... e ela é beeeeemmm mais grossa (alta) que a base de alumínio comum.
abraço.
[snapback]507124[/snapback]
thiago, vc tendo as respostas é o q vale. só me interesso por algo desde que eu veja que é possivel fzr com o equipamento que dispomos.
vamos esperar as ilustrações de como fzr o esquema.
ah, era essa flange mesmo thiago, mais altinha q a original de borracha e feita de aluminio.
acho que o criador criou algo que ja tinha sido criado =p
vendia no lafitte (sp) antes de 1996/7.
-
thiago, vc tendo as respostas é o q vale. só me interesso por algo desde que eu veja que é possivel fzr com o equipamento que dispomos.
vamos esperar as ilustrações de como fzr o esquema.
ah, era essa flange mesmo thiago, mais altinha q a original de borracha e feita de aluminio.
acho que o criador criou algo que ja tinha sido criado =p
vendia no lafitte (sp) antes de 1996/7.
[snapback]507137[/snapback]
ok…....vamos esperar as ilustrações, hehehehee........
ah........em 1996 meu conhecimento técnico sobre motores e turbos se limitava em chegar no autódromo e identificar que os carros com espirro eram os turbos e os barulhentões eram os aspirados..................
abraço.
-
que acham de 4 sondas + 1 pirometro tirando a media de tempo assim vc equaliza a mistura, e mantem uma temp media aceitavel.
o fogo eh que a temp nao é totalmente casada com a sonda se vc tiver deficiencia mecanica, como valvula presa ou tucho travado ou coisas assim…
mas assim acho que sai mais barato e da pra acertar a mistura né nao?