Qual a temperatura de trabalho do óleo???
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pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…
nesse catalogo de bombas de oleo da brosol dá pra ver, que nos vw ap 1600/1800/2000 (88-atual) dá 2,0 bar a 2000rpm, é 80?c ou seja, a 900 rpm, com a turbina esquentando o oleo, depois de uma puxada (o oleo deve estar a uns 110?c) a pressão cai bastante ficando perto de 1,0bar o que é pressão normal que eu mais vejo em carros turbo (varia de 0,9 a 1,5 kg em ml).
http://www.affinia.com.br/teste/brosol/pdf…_press_oleo.pdf
fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??
essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?
valeu abraço.
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pois é, nos ap eu acho que essa pressão é menor mesmo…
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fusca 84, nos vw a ar será que por causa do radiador o oleo não trabalha mais frio do que nos apo??
essa temperatura de 90-95?c que vc comentou é em motor original ou turbo?
valeu abraço.
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a pressao de oleo nos ap s, no meu entendimento, nao deveria ser menor, pois é um motor que tem maior capacidade de refrigeracao.
os a ar nao trabalham mais frios nao. o oleo é responsável por boa parte da refrigeracao do motor. lembre-se que em motores a ar preparados, diminuimos consideravelmente a polia do virabrequim. polia menos no vira, menos rotacao no ventilador que empurra ar para o motor.
os 90~95 graus eu consigo no motor turbo, andando de forma civilizada, como citei anteriormente 110 km/h constantes. se apertar e comecar a andar a 170, 180 a temperatura do oleo chega nos 110 graus e a pressao do oleo cai para uns 2,5 bar quando volta aos 110 km/h.
[]s
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so pra complementar a info do fusca84, no meu a pressao quando frio e em ml fica em 4kg e andando ate esquentar fica nisso.
depois de quente, com a temp na casa dos 80 graus, fica 0,3kg na ml e andando numas 2k rpm fica em 2kg, pisando com vontade fica nos 3,5 kg e temp chega ate as 110 graus.
se eu pisar muito mesmo, por pra torar o motor, a pressao na ml chega a miseros 0,1 kg, depois vai aumentando conforme a temp baixa.
abracos
wagner luis
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mesmo em um motor refrigerado a agua o oleo eh responsavel por 60% da refrigeracao do motor, mas como eu jah procurei eh isso dae mesmo, o bom eh ficar dentro dessa faixa de 85 a 95 graus, podendo ir a extremos como 110 graus em uma rotacao muito elevada, vale ler oq esta escrito na lata de oleo pra saber suas expecificacoes e dae ver qto o carro tah de temp do oleo, pode-se usar uma termopar com um multimetro automotivo tbein pra saber como esta a temp.
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alguém sabe aonde instalar o sensor de temp. de óleo (aquele sensor dos relógios da cronomac) ?
abraço.
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guswrc, qual radiador de óleo vc está usando? algum gen?rico ou específico?
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alguem sabe aonde colocar o sensor de temp do óleo (cronomac) é pleaseeeeeeee
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eu meão a temperatura do oleo no carter. faz um furo, solde uma porca por dentro do carter com a mesma rosca do sensor e é isso.
[]s
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agora sim…....
vai ficar para o futuro então.......não to afim de tirar meu carter fora hehehe
valeu........obrigado.....
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uso akele simples, de parachoque como chamam.
rodrigo, o sensor no meu carro originalmente é colocado no suporte do filtro de óleo.
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eu acredito que no meu caso, vai ser necessário furar o carter, pois é um ford maverick….....acredito que não tenha essa rosca no meu suporte original.
vou verificar, mas é quase certo que não existe.
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no meu uno turbo que tem radiador de oleo, a temperatura dificilmente passa dos 60 graus andando de boa… se espancar muuuuuito mas muuuito mesmo chega a 100... meu sensor de temperatura fica na tomada de oleo do radiador
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antes ou depois do radiador ?
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turbo?
e a pressão de oleo?
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na epoca era aspirado, e não tinha manometro de pressa? de oleo, era só temperatura q vem original nele…... e era depois de um uso mais sovietico.....
edit* desculpa a demora, tava afastado uns dias pq tava viajando...