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Projeto gt turbo

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    #16

    bom o gt e seu bloco estão em casa, vcs poderiam me passar os telefones de retificas para eu fazer o check-up completo do bloco (de preferen?a uma retifica bom e barata  :humpft: )

    [snapback]514463[/snapback]

    esqueci, retificas em são paulo - capital.

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      #17

      em apareceu a oportunidade de pegar uns pistões iapel usados, vcs saberiam me dizer qual a folga recomendavel pros iapel.

      meu bloco ta com 0.09 de folga, sera q eles iriam bater muito?

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      • M Offline
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        marcioap
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        #18

        iapel pede 0.06 de folga

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          #19

          iapel pede 0.06 de folga

          [snapback]515192[/snapback]

          será q esses 0.03 vao fazer diferença?

          pq os 0.09 tão dentro da tolerancia da vw e iapel sempre me disseram q usa folga igual a da vw

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          • F Offline
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            Flavio Cruz
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            #20

            em apareceu a oportunidade de pegar uns pistões iapel usados, vcs saberiam me dizer qual a folga recomendavel pros iapel.

            meu bloco ta com 0.09 de folga, sera q eles iriam bater muito?

            [snapback]515190[/snapback]

            ? esse mesmo da foto?

            ele nao é cavado entao sobra bloco em cima para taxar pra turbo?

            1 Resposta Última resposta
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              #21

              ? esse mesmo da foto?

              ele nao é cavado entao sobra bloco em cima para taxar pra turbo?

              [snapback]515214[/snapback]

              pretendo usar bielas de kombi diesel com esses pistões, então sobraria sim alguns mm de bloco

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              • K Offline
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                kleber Londrina
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                #22

                toma cuidado na compra desse iapel, explico

                a questão é que dependendo o pistão que era usado, poderia ter 83,00 e mais a folga de 0.09..

                porem os iapel a folga é dada no proprio pistão, ai ja era, ou vc compra um novo bloco ou um novo jogo de pistão

                kleber

                1 Resposta Última resposta
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                  escreveu em última edição por
                  #23

                  toma cuidado na compra desse iapel, explico

                  a questão é que dependendo o pistão que era usado, poderia ter 83,00 e mais a folga de 0.09..

                  porem os iapel a folga é dada no proprio pistão, ai ja era, ou vc compra um novo bloco ou um novo jogo de pistão

                  kleber

                  [snapback]515927[/snapback]

                  ? essa informação eu não tenho.

                  eu sei que este bloco foi aberto pra pistões powertech de 83, agora não sei se o os pistões tinha 82,9…. ou os 83 mesmo. pela marca (powertech) tem como saber isso?

                  1 Resposta Última resposta
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                    #24

                    ? essa informação eu não tenho.

                    eu sei que este bloco foi aberto pra pistões powertech de 83, agora não sei se o os pistões tinha 82,9…. ou os 83 mesmo. pela marca (powertech) tem como saber isso?

                    [snapback]516010[/snapback]

                    amigo,

                    peque seus pistões e seu bloco e leve numa retifica boa pra serem medidos.

                    só assim vc vai saber realmente a folga nesse conjunto. e sim….......os iapel aceitam bem mais do que 0,6mm de folga.

                    e outra: mede a altura do pino do pistão pra ter uma ideia da taxa..........geralmente nos iapel pra turbo fica por volta de 9,0:1 e se for colocar fielas de kd pode ser que fique muito destaxado..........dependendo do uso dod seu carro, claro.

                    ps: na caixa não tem as especificações desse pistão ? ?

                    abraço.

                    1 Resposta Última resposta
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                      #25

                      bom, as peças que eu estava pensando em pegar para montar o 2.0 acabaram não dando negocio. agora estou negociando um bloco 1.8 aberto para 92,5 com vira de 1.8 e um cabeçote 1.8 com 1mm rebaixado + uma 3e.

                      gostaria de saber se é possivel com esse cabeçote roda com um 1.9 com a taxa entre 7 e 8 e qual pistão seria necessario para essa taxa entre 7 e 8. (com pistão de 2.0 a alcool a taxa ficaria na casa dos 9 certo?)

                      1 Resposta Última resposta
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                        #26

                        bom, as peças que eu estava pensando em pegar para montar o 2.0 acabaram não dando negocio. agora estou negociando um bloco 1.8 aberto para 92,5 com vira de 1.8  e um cabeçote 1.8 com 1mm rebaixado + uma 3e.

                        gostaria de saber se é possivel com esse cabeçote roda com um 1.9 com a taxa entre 7 e 8 e qual pistão seria necessario para essa taxa entre 7 e 8. (com pistão de 2.0 a alcool a taxa ficaria na casa dos 9 certo?)

                        [snapback]529491[/snapback]

                        pistão de 2.0a com vb de 1.8 + bloco sem rebaixar? duvido q chegue sequer a 8 de taxa.

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                          #27

                          pistão de 2.0a com vb de 1.8 + bloco sem rebaixar? duvido q chegue sequer a 8 de taxa.

                          [snapback]529535[/snapback]

                          isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..

                          tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..

                          1 Resposta Última resposta
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                            #28

                            isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..

                            tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..

                            [snapback]529557[/snapback]

                            pode me passar o link desse tópico?

                            1 Resposta Última resposta
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                              #29

                              pode me passar o link desse tópico?

                              [snapback]529561[/snapback]

                              ta ai http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=360732

                              1 Resposta Última resposta
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                                #30

                                o pistão de 2.0 alcool não tem cabeça plana, então não da pra aplicar f?rmula de cálculo de área nesse caso.

                                tenta conversar com o vences sobre isso, quem sabe ele te de uma luz mais específica.

                                pra mim, em casos assim (pistão com superf?cie irregular e ainda por cima com degrau na borda) só da pra saber a taxa real cubicando.

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
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                                  #31

                                  vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                                  –--------------------------------------------------------------------------------------------

                                  ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                                  primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                                  ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                                  imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                                  na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ? pense bem.


                                  veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                                  ap 2.0 álcool:

                                  12,5:1 de taxa

                                  82,5 de di?metro

                                  92,8 de curso

                                  1984,297392 cm^3

                                  cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                                  cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                                  porque 11,5 ?

                                  taxa ?: (v1 + v2) / v2

                                  se taxa é 12,5, então:

                                  12,5 = (v1 + v2) / v2

                                  12,5 v2 = (v1 + v2)

                                  12,5 v2 - v2 = v1

                                  11,5 v2 = v1

                                  v2 = v1 / 11,5


                                  ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                                  volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                  43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                                  esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                                  nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                  nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                  nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                                  tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                                  leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                                  mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                                  [] s

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                                    #32

                                    vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                                    –--------------------------------------------------------------------------------------------

                                    ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                                    primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                                    ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                                    imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                                    na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ?   pense bem.


                                    veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                                    ap 2.0 álcool:

                                    12,5:1 de taxa

                                    82,5 de di?metro

                                    92,8 de curso

                                    1984,297392 cm^3

                                    cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                                    cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                                    porque 11,5 ?

                                    taxa ?: (v1 + v2) / v2

                                    se taxa é 12,5, então:

                                    12,5 = (v1 + v2) / v2

                                    12,5 v2 =  (v1 + v2)

                                    12,5 v2 - v2 = v1

                                    11,5 v2 = v1

                                    v2 = v1 / 11,5


                                    ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                                    volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                    43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                                    esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                                    nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                    nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                    nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                                    tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                                    leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                                    mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                                    [] s

                                    [snapback]529588[/snapback]

                                    mesmo sendo uma teoria, ja deu uma boooa clareada com essa explicação detalhada :olhos:

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #33

                                      vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                                      –--------------------------------------------------------------------------------------------

                                      ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                                      primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                                      ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                                      imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                                      na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ?   pense bem.


                                      veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                                      ap 2.0 álcool:

                                      12,5:1 de taxa

                                      82,5 de di?metro

                                      92,8 de curso

                                      1984,297392 cm^3

                                      cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                                      cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                                      porque 11,5 ?

                                      taxa ?: (v1 + v2) / v2

                                      se taxa é 12,5, então:

                                      12,5 = (v1 + v2) / v2

                                      12,5 v2 =  (v1 + v2)

                                      12,5 v2 - v2 = v1

                                      11,5 v2 = v1

                                      v2 = v1 / 11,5


                                      ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                                      volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                      43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                                      esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                                      nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                      nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                      nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                                      tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                                      leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                                      mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                                      [] s

                                      [snapback]529588[/snapback]

                                      muito legal.. fico bem claro agora.

                                      mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                                      obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #34

                                        muito legal.. fico bem claro agora.

                                        mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                                        obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                                        [snapback]529615[/snapback]

                                        da uma olhada no topico q tem as medidas entre pino e topo dos pistões vw, ai da pra ter uma ideia e talvez ajudar mais ainda.

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #35

                                          muito legal.. fico bem claro agora.

                                          mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                                          obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                                          [snapback]529615[/snapback]

                                          eu confio nos meus números.

                                          essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...

                                          diferença/versões de pistões 2.0 álcool...

                                          um monte de coisa.

                                          pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.

                                          bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco. nem é pau né ? só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.

                                          vamos lá:

                                          volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                          43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3

                                          nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                          nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                          nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1

                                          aumentou 0,5 de taxa.

                                          mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.

                                          0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.

                                          então:

                                          43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3

                                          ( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1

                                          aumentou 0,3 de taxa

                                          []?s

                                          1 Resposta Última resposta

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