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Projeto gt turbo

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    #19

    iapel pede 0.06 de folga

    [snapback]515192[/snapback]

    será q esses 0.03 vao fazer diferença?

    pq os 0.09 tão dentro da tolerancia da vw e iapel sempre me disseram q usa folga igual a da vw

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      Flavio Cruz
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      #20

      em apareceu a oportunidade de pegar uns pistões iapel usados, vcs saberiam me dizer qual a folga recomendavel pros iapel.

      meu bloco ta com 0.09 de folga, sera q eles iriam bater muito?

      [snapback]515190[/snapback]

      ? esse mesmo da foto?

      ele nao é cavado entao sobra bloco em cima para taxar pra turbo?

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        #21

        ? esse mesmo da foto?

        ele nao é cavado entao sobra bloco em cima para taxar pra turbo?

        [snapback]515214[/snapback]

        pretendo usar bielas de kombi diesel com esses pistões, então sobraria sim alguns mm de bloco

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        • K Offline
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          kleber Londrina
          escreveu em última edição por
          #22

          toma cuidado na compra desse iapel, explico

          a questão é que dependendo o pistão que era usado, poderia ter 83,00 e mais a folga de 0.09..

          porem os iapel a folga é dada no proprio pistão, ai ja era, ou vc compra um novo bloco ou um novo jogo de pistão

          kleber

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            #23

            toma cuidado na compra desse iapel, explico

            a questão é que dependendo o pistão que era usado, poderia ter 83,00 e mais a folga de 0.09..

            porem os iapel a folga é dada no proprio pistão, ai ja era, ou vc compra um novo bloco ou um novo jogo de pistão

            kleber

            [snapback]515927[/snapback]

            ? essa informação eu não tenho.

            eu sei que este bloco foi aberto pra pistões powertech de 83, agora não sei se o os pistões tinha 82,9…. ou os 83 mesmo. pela marca (powertech) tem como saber isso?

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              #24

              ? essa informação eu não tenho.

              eu sei que este bloco foi aberto pra pistões powertech de 83, agora não sei se o os pistões tinha 82,9…. ou os 83 mesmo. pela marca (powertech) tem como saber isso?

              [snapback]516010[/snapback]

              amigo,

              peque seus pistões e seu bloco e leve numa retifica boa pra serem medidos.

              só assim vc vai saber realmente a folga nesse conjunto. e sim….......os iapel aceitam bem mais do que 0,6mm de folga.

              e outra: mede a altura do pino do pistão pra ter uma ideia da taxa..........geralmente nos iapel pra turbo fica por volta de 9,0:1 e se for colocar fielas de kd pode ser que fique muito destaxado..........dependendo do uso dod seu carro, claro.

              ps: na caixa não tem as especificações desse pistão ? ?

              abraço.

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                #25

                bom, as peças que eu estava pensando em pegar para montar o 2.0 acabaram não dando negocio. agora estou negociando um bloco 1.8 aberto para 92,5 com vira de 1.8 e um cabeçote 1.8 com 1mm rebaixado + uma 3e.

                gostaria de saber se é possivel com esse cabeçote roda com um 1.9 com a taxa entre 7 e 8 e qual pistão seria necessario para essa taxa entre 7 e 8. (com pistão de 2.0 a alcool a taxa ficaria na casa dos 9 certo?)

                1 Resposta Última resposta
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                  #26

                  bom, as peças que eu estava pensando em pegar para montar o 2.0 acabaram não dando negocio. agora estou negociando um bloco 1.8 aberto para 92,5 com vira de 1.8  e um cabeçote 1.8 com 1mm rebaixado + uma 3e.

                  gostaria de saber se é possivel com esse cabeçote roda com um 1.9 com a taxa entre 7 e 8 e qual pistão seria necessario para essa taxa entre 7 e 8. (com pistão de 2.0 a alcool a taxa ficaria na casa dos 9 certo?)

                  [snapback]529491[/snapback]

                  pistão de 2.0a com vb de 1.8 + bloco sem rebaixar? duvido q chegue sequer a 8 de taxa.

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                    #27

                    pistão de 2.0a com vb de 1.8 + bloco sem rebaixar? duvido q chegue sequer a 8 de taxa.

                    [snapback]529535[/snapback]

                    isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..

                    tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..

                    1 Resposta Última resposta
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                      #28

                      isso, seria pistão de 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar + cabeçote rebaixado 1mm..

                      tava lendo um topico antigo e la dizia q o motor com pistão 2.0a + vb 1.8 + bloco sem rebaixar ficava por volta de 8:4:1 de taxa..

                      [snapback]529557[/snapback]

                      pode me passar o link desse tópico?

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                        #29

                        pode me passar o link desse tópico?

                        [snapback]529561[/snapback]

                        ta ai http://www.preparados.com.br/forum/index.p…ndpost&p=360732

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                          #30

                          o pistão de 2.0 alcool não tem cabeça plana, então não da pra aplicar f?rmula de cálculo de área nesse caso.

                          tenta conversar com o vences sobre isso, quem sabe ele te de uma luz mais específica.

                          pra mim, em casos assim (pistão com superf?cie irregular e ainda por cima com degrau na borda) só da pra saber a taxa real cubicando.

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                          • V Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #31

                            vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                            –--------------------------------------------------------------------------------------------

                            ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                            primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                            ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                            imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                            na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ? pense bem.


                            veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                            ap 2.0 álcool:

                            12,5:1 de taxa

                            82,5 de di?metro

                            92,8 de curso

                            1984,297392 cm^3

                            cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                            cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                            porque 11,5 ?

                            taxa ?: (v1 + v2) / v2

                            se taxa é 12,5, então:

                            12,5 = (v1 + v2) / v2

                            12,5 v2 = (v1 + v2)

                            12,5 v2 - v2 = v1

                            11,5 v2 = v1

                            v2 = v1 / 11,5


                            ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                            volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                            43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                            esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                            nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                            nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                            nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                            tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                            leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                            mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                            [] s

                            1 Resposta Última resposta
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                              #32

                              vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                              –--------------------------------------------------------------------------------------------

                              ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                              primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                              ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                              imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                              na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ?   pense bem.


                              veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                              ap 2.0 álcool:

                              12,5:1 de taxa

                              82,5 de di?metro

                              92,8 de curso

                              1984,297392 cm^3

                              cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                              cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                              porque 11,5 ?

                              taxa ?: (v1 + v2) / v2

                              se taxa é 12,5, então:

                              12,5 = (v1 + v2) / v2

                              12,5 v2 =  (v1 + v2)

                              12,5 v2 - v2 = v1

                              11,5 v2 = v1

                              v2 = v1 / 11,5


                              ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                              volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                              43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                              esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                              nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                              nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                              nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                              tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                              leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                              mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                              [] s

                              [snapback]529588[/snapback]

                              mesmo sendo uma teoria, ja deu uma boooa clareada com essa explicação detalhada :olhos:

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                                #33

                                vou tentar ser um pouco mais preciso. ao vivo é fácil. escrevendo sem ajuda de figuras é osso.

                                –--------------------------------------------------------------------------------------------

                                ? possível calcular a taxa do milinove com exatid?o.

                                primeiro tenha em mente que a altura dos blocos 1.6, 1.8 e 2.0 são idênticas. correto ?

                                ao imaginar seu 1,9 não tente adivinhar a taxa colocando pistões do 2.0. por essa abordagem só dá pra calcular como a ka disse. cubicando.

                                imagine sim vc trocando o virabrequim do seu motor 2.0 por um virabrequim do 1.8.

                                na prática, para cálculos de taxa dá no mesmo... correto ?   pense bem.


                                veja como calcular a taxa de um motor 2.0 com 12,5:1 de taxa com um virabrequim de curso menor sabendo-se o novo curso e di?metro de pistão:

                                ap 2.0 álcool:

                                12,5:1 de taxa

                                82,5 de di?metro

                                92,8 de curso

                                1984,297392 cm^3

                                cilindrada por cilindro: 496,074348 cm^3

                                cilindrada da c?mara de combustão (volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão): 496,074348 dividido por 11,5 (isso mesmo 11,5) é igual a 43,1369 cm^3


                                porque 11,5 ?

                                taxa ?: (v1 + v2) / v2

                                se taxa é 12,5, então:

                                12,5 = (v1 + v2) / v2

                                12,5 v2 =  (v1 + v2)

                                12,5 v2 - v2 = v1

                                11,5 v2 = v1

                                v2 = v1 / 11,5


                                ap 1.9 (pistão de 2.0 álcool):

                                volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento = 43,1369 + 17,1060 = 60,2429 cm^3

                                esse 82,5 por 3,2 significa o volume que vc ganhou na c?mara de combustão ao abaixar o topo do pistão com um virabrequim de curso menor. esse volume é 17,1060 cm^3.

                                nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                nova taxa: ( 461,862324 + 60,2429 ) dividido por 60,2429 = 8,666668:1 que é aproximadamente 8,7:1

                                tenha em mente que c?mara de combustão é o volume do cabeçote, da junta, da luz, e da cabeça do pistão (seja ela plana, c?ncava ou cabe?uda).

                                leva-se em conta que todo bloco baixo de ap tem a mesma altura e que os cabeçotes são idênticos.

                                mas... lembre tb que isso é teoria. pelo que sei encontra-se muita disparidade em altura de bloco e cabeçote de motores de fábrica...

                                [] s

                                [snapback]529588[/snapback]

                                muito legal.. fico bem claro agora.

                                mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                                obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #34

                                  muito legal.. fico bem claro agora.

                                  mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                                  obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                                  [snapback]529615[/snapback]

                                  da uma olhada no topico q tem as medidas entre pino e topo dos pistões vw, ai da pra ter uma ideia e talvez ajudar mais ainda.

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                                    #35

                                    muito legal.. fico bem claro agora.

                                    mais deu uma diferença, consegi conversar com a pessoa que está me vendendo o bloco e ela me disse que quando montaram o motor dela fizeram o seguinte, vira 1.8 + bielas do 1.8 + bloco do 1.8 aberto para 82,5 + pistões de 82,5 a alcool e teve que rebaixar um pouco o bloco para aumentar a taxa, com isso a taxa fico em 7:5 com o cabeçote std. dai fico com uma dúvida, como deu essa diferença absurda para a formula?

                                    obs: to pensando seriamente em deixa esse cabeçote rebaixado de lado já que o fabio lima com 0,8 mm aumentou quase 2 pontos a taxa, vou atrás de um cabeçote std mesmo e fica com os 7:5 de taxa.

                                    [snapback]529615[/snapback]

                                    eu confio nos meus números.

                                    essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...

                                    diferença/versões de pistões 2.0 álcool...

                                    um monte de coisa.

                                    pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.

                                    bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco. nem é pau né ? só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.

                                    vamos lá:

                                    volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                    43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3

                                    nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                    nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                    nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1

                                    aumentou 0,5 de taxa.

                                    mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.

                                    0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.

                                    então:

                                    43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3

                                    ( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1

                                    aumentou 0,3 de taxa

                                    []?s

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #36

                                      da uma olhada no topico q tem as medidas entre pino e topo dos pistões vw, ai da pra ter uma ideia e talvez ajudar mais ainda.

                                      [snapback]529623[/snapback]

                                      vc tem o link desse topico?

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                                        #37

                                        eu confio nos meus números.

                                        essa taxa que calcularam… como foi é foi calculada com todo o preciosismo do mundo é se calcularam com o motor fechado (tira-se a vela e enche de óleo) vai saber se fizeram direito. podem ter colocado fluido demais... pode ter vazado pela folga do pistão / camisa / anéis enquanto se enchia... talvez não estivesse em pms... usaram 475 cm^3 pra calcular depois a taxa (475 x 4 = 1900)...

                                        diferença/versões de pistões 2.0 álcool...

                                        um monte de coisa.

                                        pense agora nesse dado: 0,8 de rebaixamento adiciona quase 2 de taxa.

                                        bom, sendo muito otimista, vamos considerar que esse 0,8 a menos no cabeçote equivale a 0,8 a menos no bloco.  nem é pau né ?   só se fosse em um hemi de dragster, rsrsrs. e olhe lá, continuaria a ser aproximação.

                                        vamos lá:

                                        volume da nova c?mara de comustão (virabrequim de 86,4 mm ; a luz do pistão vai aumentar 3,2 mm pois 92,8 - 86,4 = 6,4 (pra cima e pra baixo) ; pra cima = 3,2 mm; menos 0,8 mm do bloco ; volume do cabeçote, da junta e da cabeça do pistão continuam iguais)

                                        43,1369 + 82,5 mm por 3,2 mm de deslocamento - 82,5 mm por 0,8 mm de deslocamento do bloco = 82,5 por 2,4 mm = 43,1369 + 12,829509 = 55,966409 cm^3

                                        nova cilindrada (82,5 x 86,4): 1847,449296 cm^3

                                        nova cilindrada por cilindro: 461,862324 cm^3

                                        nova taxa: ( 461,862324 + 55,966409 ) dividido por 55,966409 = 9,2525:1 que é aproximadamente 9,2:1

                                        aumentou 0,5 de taxa.

                                        mas, eu não exagero se a área tirada no passe do cabeçote for só 80% da área do cilindro.

                                        0,8 x 80% = 0,64 mm equivalente no cilindro.

                                        então:

                                        43,1369 + 13,6848096 = 56,8217 cm^3

                                        ( 461,862324 + 56,8217 ) dividido por 56,8217 = 9,1283:1

                                        aumentou 0,3 de taxa

                                        []?s

                                        [snapback]529648[/snapback]

                                        vences, eu não desconfio dos seus numero, só estou falando o q me passaram, vou tentar ir no mecanico do rapaz que monto o motor e tentar descobrir mais coisas e depois faão um post aqui.

                                        o tópico que o fabio lima abriu e falo que com 0.8mm aumentou quase 2 pontos é esse aqui http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26578

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #38

                                          não frequento muito o fórum. mas se não me engano o fabio lima tá de aspirado. me corrijam se estiver errado.

                                          0,8 mm a menos no aspirado é muito diferente desse destaxado que fiz as contas.

                                          por isso para ele tenha aumentado tanto a taxa com tão pouco rebaixamento.

                                          []?s

                                          1 Resposta Última resposta

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