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    Mecânica e Preparação
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    • M
      Marc última edição por

      oi?s….....

      tá querendo trocar o recipiente da água do radiador, pq a minha já tá mto. velha e escura....

      conversando c/ um mecânico, ele disse q/ o ideal é trocar a água, andar um pouco, trocar a água novamente e andar mais um pouco.... fazer isso até a água parar de sair barrenta ... aí sim, trocar o recipiente e meter fluido....

      mas, p/ agilizar isso.... h? algum mal se eu deixar uma mangueira de água ( tipo de jardim ), ligada, despejando água dentro do recipiente do radiador, c/ o motor ligado, até a água começar a sair normal ??

      ok, vai fazer uma melequeira no motor... mas estou p/ lavar o motor logo mais... rs....

      tem algum problema em fazer isso ??? pq. uma vez me falaram q/ não é bom fazer isso... mas não souberam me explicar o pq. ... rs...

      perguntinha idiota, né ?? :)

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • I
        Inssurection última edição por

        olha eu não recomendo, pois pode ser que entre bolhas de ar no caminho que a água faz pelo motor fazendo com que a termost?tica não funcione direito.

        bom é isso que eu acho, vamos esperar alguém se pronunciar.

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • ?
          Visitante última edição por

          o q faão é isso q seu mecânico recomendou. porem, talvez tirando a valvula termostatica de pra fzr como vc esta querendo.

          e depois de tudo limpinho ai vc coloca a valvula no lugar.

          aproveita e usa água desmineralizada junto com o aditivo.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • A
            ALEXANDRE BH MINAS última edição por

            oi?s….....

            tá querendo trocar o recipiente da água do radiador, pq a minha já tá mto. velha e escura....

            conversando c/ um mecânico, ele disse q/ o ideal é trocar a água, andar um pouco, trocar a água novamente e andar mais um pouco.... fazer isso até a água parar de sair barrenta ... aí sim, trocar o recipiente e meter fluido....

            mas, p/ agilizar isso.... h? algum mal se eu deixar uma mangueira de água ( tipo de jardim ), ligada, despejando água dentro do recipiente do radiador, c/ o motor ligado, até a água começar a sair normal ??

            ok, vai fazer uma melequeira no motor... mas estou p/ lavar o motor logo mais... rs....

            tem algum problema em fazer isso ??? pq. uma vez me falaram q/ não é bom fazer isso... mas não souberam me explicar o pq. ... rs...

            perguntinha idiota, né ??  :)

            [snapback]525478[/snapback]

            não adianta enfiar a mangueira e deixar, a valvula termostatica vai manter a agua dentro do bloco e essa só sai depois que aquecer.

            o melhor a fazer é procurar uma oficina equipada com uma maquina de lavagem, ela permiti que o motor funcione e troque a agua por varias vezes até ficar limpinha.

            essa é a que tenho em minha oficina e é muito legal.

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • M
              Marc última edição por

              alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

              vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

              inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

              ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

              valeu pelas dicas, galerinha

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • S
                SemControle última edição por

                sei uma oficina em santo andre no abc q tem um lance de fazer limpeza no sistema de arrefecimento, nao sei se tem esse maquinario

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • G
                  gts turbo última edição por

                  aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

                  engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • A
                    ALEXANDRE BH MINAS última edição por

                    aproveitando o assunto como tenho aquele probliminha do motor levantar e aproveitando que meu carro está sem caixa retirei o meu capo e levei num lanterneiro em petropolis para afzer a bolha do gti ontem é noite. tá é na serra do rio na volta a temperartura do motor ficou travada lá em baixo, aí eu já naum entendi o porque da temp. ficar baixa se a valvula deveria estar fechada.

                    engrassado né tipo a valvula fechou entauma aagua naum deveria circular e deixar sempre no normal, quando acabou a serra a temp. voltou ao normal. será que o vento era taum frio que até o motor ficou gelado?

                    [snapback]525719[/snapback]

                    sua valvula tá travada aberta.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • A
                      ALEXANDRE BH MINAS última edição por

                      alexandre, chique esse negócio, hein ??? nunca tinha visto

                      vou dar uma olhada p/ ver se encontro alguém q/ tenha isso….

                      inssurection, até pensei nessa coisa de bolha... mas, na minha cabeça, a água sempre circulava, independente da temperatura.... rs.... outra q/ aprendi... rs...

                      ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                      valeu pelas dicas, galerinha

                      [snapback]525537[/snapback]

                      hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :)

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • ?
                        Visitante última edição por

                        ka, e se colocar só aditivo, s/ nada de água ?? dá problema ??

                        [snapback]525537[/snapback]

                        q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • L
                          LeonardoZ última edição por

                          o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • F
                            Fahrell última edição por

                            q eu saiba, a agua é mais eficiente pra fzr a troca de calor do q qualquer aditivo.

                            [snapback]525876[/snapback]

                            exato… tanto que se usa muito na gringol?ndia um segundo aditivo chamado water wetter, que diminui a tensão superficial da agua + aditivo ou do aditivo puro... aproximando da água pura...

                            no meu computador quando usava watercooler, usava aditivo pra não ficar suja a água de lodo e não oxidar o sistema e perdia eficiencia quando colocava muito aditivo... aí, quando botava umas 3 gotinhas de detergente, o negócio melhorava e muito a troca de calor... pena que não dá pra usar o detergente no carro :)

                            alias... o water wetter é exatamente isso... um detergente que não faz espuma...

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • A
                              ALEXANDRE BH MINAS última edição por

                              o aditivo é somente para nao deixar oxidar… a agua fara melhor a transferencia de calor... so o aditivo vai ferrar seu sistema todo... impraticavel ... depois de seco ele forma uma pelicula... tipo uma mancha com uma casquinha... ele é so um anti oxidante

                              [snapback]526060[/snapback]

                              o melhor é usar o aditivo diluido na propor?ao recomendada pelo fabricante, hoje em dia existem aditivos diluidos em agua desmineralizada.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • F
                                fusca84 última edição por

                                e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • S
                                  SemControle última edição por

                                  e óleo solável?? resolve alguma coisa?

                                  [snapback]526200[/snapback]

                                  a ideia seria trocar a agua por oleo fazendo virar um sistema de radiador de oleo?

                                  se for isso acho q as mangueiras sofreram um grande desgaste

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • A
                                    amarchetti última edição por

                                    eu sempre tive o h?bito de lavar meu radiador….

                                    solto a mangueira inferior do radiador e fico com a mangueira deixando circular água pra ir limpando as cracas (não use prerssão)..

                                    só q como bem lembraram.....não vai lavar a água do bloco...a termost?tica vai manter a água do bloco isolada ( a não ser q vc não tenha termost?tica)

                                    no final da contas vai ficar alguma coisa lá dentro....

                                    as m?quinas fazem bem o trabalho, mas não dão a lavada q a água corrente faz....

                                    não use aqueles bardahl rad clean q aquelas tralhas só servem pra ferrar selo do motor (flush de radiador)....

                                    use água desmineralizada q é melhor pq não atrapalha a leitura do sensor de temo da água (não é um term?metro, é uma resist?ncia)

                                    a josta é q hoje eu estou com água de torneira mesmo no sistema...e depois de trocentos anos eu pedá pra trocarem minha termost?tica pq pra soltar a da minha bomba de água é uma verdadeira luta...

                                    e logo logo vou ter q trocar água do sistema tudo de novo pq eu tenho uma mangueira barriguda q não vai demorar muito tempo pra rachar

                                    se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente...depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                    dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                    aditivo em excesso é igual veneno, ataca selo e cabeçote, principalmente se for de alumínio

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • M
                                      Marc última edição por

                                      se vc tiver a possibilidade de trocar em casa, fz o esquema de soltar a mangueira do radiador e ir lavando com água corrente…depois vc deixar misturar com a do bloco quando a termost?tica abrir e dá uma 2a lavada...3a lavada até q tenha só água limpinha no sistema...

                                      dai vc escorre tudo e coloca água desmineralizada e aditivo..ou faz este servião final em oficina

                                      [snapback]526234[/snapback]

                                      uhnnn….

                                      solto a mangueira, deixo o motor trabalhando.... qdo. fizer o rod?zio da água, solta a mangueira de novo e repete tudo...

                                      ? isso ???

                                      q/ coisa chata de se fazer... hahahahahahahahaha...

                                      valeu todo mundo

                                      ah... esse negócio de água desmineralizada... onde encontro isso ???

                                      o meu só anda c/ água de torneira... nunca me deu problemas, é não ser a água ficar barrenta....

                                      será q/ o interior do motor tá todo enferrujado ???

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • R
                                        ricardo tb última edição por

                                        hehehe, minha oficina é pequena e simples na aparencia, mas invisto muito em equipamentos e conhecimento, isso ajuda muito no dia a dia. :^^:

                                        [snapback]525738[/snapback]

                                        e por um acaso a sua oficina e a high torque?

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • E
                                          edsonmassao última edição por

                                          senhores, fui fazer o procedimento de limpeza no radiador do citroen zx e acho q estou com problemas, pois meu ar condicionado parou de gelar e o ar quente tb não esquenta, sem falar na temp q antes era de metade da escala e agora chega a 3/4 da escala :olhos:

                                          o q fiz foi simplesmente soltar a mangueira q vem do cabeçote e vai pro radiador, soltei na parte onde ela é fixada no radiador, na img abaixo é o ponto 3 é direita:

                                          http://img135.imageshack.us/my.phpoimage=sangriauq9.jpg

                                          nos outros pontos nem mexi, com o motor ligado, mangueira solta e tampa do radiador idem fui jogando água da torneira no radiador, e depois de mais ou menos meia hora parei tudo, montei a mangueira de volta e completei o nivel com 2 litros de aditivo…

                                          agora o carro trabalha a 3/4 da escala (metade da escala 90 graus e fim de escala 120 graus), com ac sem gelar e ar quente sem esquentar :(

                                          será q deu entrada de ar no sistema? como posso eliminar isso?

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • A
                                            ALEXANDRE BH MINAS última edição por

                                            e  por um acaso a sua oficina  e a high  torque?

                                            [snapback]527358[/snapback]

                                            isso garoto, high torque mesmo.

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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