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Motores fiasa

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • B Offline
    B Offline
    Betinho
    escreveu em última edição por
    #1

    alguem saberia me dizer onde posso encontrar as especificações técnicas dos motores dos fiat uno?

    1 Resposta Última resposta
    • J Offline
      J Offline
      JESUS
      escreveu em última edição por
      #2

      que tipo de especificação técnica?

      abraços

      1 Resposta Última resposta
      • B Offline
        B Offline
        Betinho
        escreveu em última edição por
        #3

        as especificações basicas…. medidas de pistões... bielas... virabrequim.... comando dos modelos injetados...

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Rix
          escreveu em última edição por
          #4

          hmmm… essas informações me interessam... inclusive as medidas do comando de válvulas do uno 1.0 mpi álcool e do uno 1.3 carb álcool....

          ando tendo idéias estranhas com o uno da minha m?e....

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            Betinho
            escreveu em última edição por
            #5

            acho q vc anda tendo o mesmo tipo d ideias q eu…hahahahahahahah

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #6

              tem gente ai com mês intenções hehehe esses motorzinhos são muito ninja…

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rix
                escreveu em última edição por
                #7

                esse motorzinho gira muito… pelamordedeus...

                são leeentos em baixa rpm... mas bem acertadinhos ficam encapetados....

                []s

                1 Resposta Última resposta
                • G Offline
                  G Offline
                  Glauco
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  opa tambem to com planos pra esse motor :serio:

                  fiasa vai dominar o mundo :hauhau: …..heheheheh

                  nem tanto...........

                  e tem gente q critica esse motor....

                  1 Resposta Última resposta
                  • B Offline
                    B Offline
                    Bruno
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    minha vê tem um premio 89, com motor 1.5, no clube do uno, falaram que era fiasa, se for:

                    1300cc gasolina

                    diametro x curso:

                    76x71,5

                    cilindrada:

                    1297,4 cm?

                    taxa de compressão:

                    8:1

                    potencia (abnt):

                    58,2 cv @ 5200 rpm

                    torque (abnt):

                    10,0 kgm @ 3000 rpm

                    1300cc alcool

                    diametro x curso:

                    76x71,5

                    cilindrada:

                    1297,4 cm?

                    taxa de compressão:

                    10,5:1

                    potencia (abnt):

                    59,7 cv @ 5200 rpm

                    torque (abnt):

                    10,0 kgm @ 3000 rpm

                    1500cc gasolina

                    diametro x curso:

                    86,4x63,9

                    cilindrada:

                    1498,6 cm?

                    taxa de compressão:

                    8,3:1

                    potencia (abnt):

                    82 cv @ 5500 rpm

                    torque (abnt):

                    12,8 kgm @ 3500 rpm

                    1500cc alcool

                    diametro x curso:

                    86,4x63,9

                    cilindrada:

                    1498,6 cm?

                    taxa de compressão:

                    11,5:1

                    potencia (abnt):

                    82 cv @ 5500 rpm

                    torque (abnt):

                    12,8 kgm @ 3500 rpm

                    alimentação:

                    com bomva mecanica a diafragma. filtro de ar a seco com elemento de papel. controle automatico da temperatua do ar admitido nos motores a alcool. marcha lenta de 750 a 850 rpm. emissão de monoxido de carbono: 1,0 - 2,5 % em marcha lenta.

                    carburador monocorpo (dupli nos motores 1.500cc) com bomba de aceleração, afogador de acionamento manual e desafogador a vacuo.

                    weber do brasil tipo:

                    1300cc gasolina: 32 icev - 190065

                    1300cc alcool: 34 icev - 76 190076

                    1500cc gasolina: 32 dmtb - 460.108

                    1500cc alcool: 30/34 dmtb - 460.107

                    distribuição:

                    com arvore de comando das valvulas no cabeçote, acionada por correia dentada. a folga entre os pratos de regulagem e a arvore de comnado das valvulas é de 0,40 +/- 0,05 mm para as valvulas de admissao e de 0,50 +/- 0,05 mm para as de escape (com o motor frio).

                    ignição:

                    ordem de ignição: 1-3-4-2

                    avanços:

                    1300cc gasolina:

                    -inicial: 5?

                    -mecanico: 28? +/- 2?

                    -pneumatico: 18? +/- 2?

                    1300cc alcool:

                    -inicial: 10?

                    -mecanico: 21? +/- 2?

                    -pneumatico: n/d

                    1500cc gasolina:

                    -inicial: 8?

                    -mecanico: 27? +/- 2?

                    -pneumatico: 16? +/- 2?

                    1500cc alcool:

                    -inicial: 12?

                    -mecanico: 12? +/- 2?

                    -pneumatico: 9? +/- 1?

                    velas de ignição tipo:

                    1300cc gasolina: ngk bp5es

                    1300cc alcool: ngk bp7es

                    1500cc gasolina: ngk bp6es

                    1500cc alcool: ngk bp7es

                    abertura entre eletrodos de 0,60 a 0,70 mm

                    lubrificação:

                    ? pressão, ativada por bomba, com valvula limitadora de pressão.

                    pressão normal de lubrificação: 3,4 a 4,9 bar (3,5 a 5,0 kg/cm?)

                    dispositivo de recirculação dos gases e vapores de oleo (blow-by).

                    filtragem total do fluxo de oleo, mediante filtro de cartucho.

                    arrefecimento:

                    circulação de agua atraves de bomba centrifuga, com reservatorio de expansão em plastico translucido.

                    termostato de passagem regulavel no conduto de saida de agua do motor ao radiador.

                    eletroventilador de 4 pos, comandado por um interruptor termostatico na saida de agua do radiador.

                    transmissão:

                    embreagem:

                    monodisco a seco, com comando mecanico, sem curso morto do pedal.

                    curso total do pedal: 141 +/- 5 mm

                    caixa de mudanças:

                    quatro ou cinco marchas sincronizadas a frente e uma a r?.

                    relação de transmissão:

                    1300cc 4 marchas:

                    1?: 4,091

                    2?: 2,235

                    3?: 1,469

                    4?: 0,959

                    r?: 3,714

                    1300cc 5 marchas:

                    1?: 4,091

                    2?: 2,235

                    3?: 1,469

                    4?: 1,043

                    5?: 0,863

                    r?: 3,714

                    1500cc 5 marchas:

                    1?: 4,091

                    2?: 2,235

                    3?: 1,469

                    4?: 1,043

                    5?: 0,811

                    r?: 3,714

                    diferencial:

                    incorporado a caixa de mudanças.

                    coroa e pinhao cilindricos com dentes helicoidais

                    redução: 3,765 (64/17)

                    tração dianteira atravṍs de semi-arvores ligadas ao diferencial mediante juntas tripoides e as rodas por juntas homocineticas de esferas.

                    e acabou-se…ufa...digitei tudo agora... :serio:

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      se eu não me engano, o premio 89 1.5 usa motor sevel argentino. excelente motor. parece q os de a partir de 92 vinham com fiasa 1.5.

                      os valores passados dos 1500 aki são os sevel, pq os fiasa sempre tem pistão 76mm, enquanto os pistões dos sevel são maiores.

                      fussando num site de carros italianos do passado, descobri que, o fiasa, originalmente desenvolvido pela lancia (??? que chique ) tinha uma versão acho q de 1050 ou 1300 cc, não me lembro ao certo agora, que era turbinado, e rendia oitenta e poucos cavalos. tenho quase certeza que era o 1050.

                      mas é isso.

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        esse 1500 com turbo…cara...sai da frente anda muito

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          Betinho
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          vlw bruno… com essas informações ja da pra começar a bolar alguma coisa... c vc ou outra pessoa acharem alguma coisa a respeito dos comandos das versões injetadas posta ae pra gente conferir...

                          abraão a todos

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            Pix
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            opa tambem to com planos pra esse motor  :serio:

                            fiasa vai dominar o mundo :hauhau: …..heheheheh

                            nem tanto...........

                            e tem gente q critica esse motor....

                            [snapback]229428[/snapback]

                            quem critica esse motor se baseia somente num motivo: fiat

                            com certeza o cara nunca viu esse motor bem feito… é um capetinha mesmo.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Glauco
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              também tem gente q fala mal por quebrar a correia dentada, mas o meu fiat 147 rallye e ano 1980, mesmo ano q nasci e nunca quebrou a correia, se tiver manuten?ao não quebra não, agora tem uns babacas me desculpe a expressão, q não sabem nada e nunca tiveram um motor desse por isso criticam, e muito facil criticar o q não conhece, e fala q só ap presta…pq tem um conhecimento de ouvi falar :serio:

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
                                G Offline
                                Glauco
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                também tem gente q fala mal por quebrar a correia dentada, mas o meu fiat 147 rallye e ano 1980, mesmo ano q nasci e nunca quebrou a correia, se tiver manuten?ao não quebra não, agora tem uns babacas me desculpe a expressão, q não sabem nada e nunca tiveram um motor desse por isso criticam, e muito facil criticar o q não conhece, e fala q só ap presta…pq tem um conhecimento de ouvi falar   :serio:

                                [snapback]229486[/snapback]

                                antes q me perguntem eu sei q nunca quebrou pois esse carro foi adquirido zero km, pelo meu avṍ :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  Rix
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  eu já quebrei correia de fiat, dum fiasa 1.5. desmontei o cabeçote, troquei todas as válvulas e recalibrei a abertura mediante troca das pastilhas dos tuchos. com as ferramentas certas, não é nada de outro mundo. desmontei, troquei e remontei numa tarde, no quintal de casa.

                                  ? um motor valente. a correia foi arrebentar com 83000 km originais. num é tão fraquinha como dizem.

                                  troquei todas as válvulas porque quis, já quie amassar, amassaram 2, uma de admissão e uma de escape, do quarto cilindro. foi remontar e sair andando.

                                  já a minha idéia com o fiasa 1.0 é colocar o comando de válvulas ou do uno 1300cc ou do palio 1500cc, o que for mais alto, já que esse motor gosta mesmo é de girar. aí, é partir pra reconfiguração da injeção.

                                  []s

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                                  • J Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    os fiasa 1.0 tám apenas 54,8mm de curso no virabrequim, snme é o mesmo virabrequim dos antigos fiasa 1050.

                                    um amigo meu me disse (leiam-se: pode ser mentira) que nos anos 70 um conhecido dele corria com um fiat 1050 em provas de turismo e o comando de válvulas tinha a mesma geometria do comando de uma kawasaki kz1000.

                                    como o curso é curto, a velocidade média do pistão é baix?ssima e rotações na casa dos 8000 nem fazem c?cegas nesse motor. esse mesmo amigo disse que o fiat quase batia nos 10.000 rpm, mas como eu mesmo disse, pode ser mentira… mas ele disse que o som era mêsica pra quem gosta de motor girador.

                                    na minha opinião os melhores são os fiasa 1300, se for a álcool, dá pra fazer um verdadeiro aspro ca?ador de aps sem muita dificuldade, aproveitando o baixo peso e boa estabilidade dos fiats. as receitas estão todas prontinhas na argentina.

                                    como o di?metro do pistão é o mesmo para todos os fiasas (76mm), a única variável em cilindrada é mesmo o curso do virabrequim, que no 1.5 passa para 82,5mm. neste caso, o motor fica muito ?spero por causa das bielas curtas, limitando o bom funcionamento em altas rotações. mas funciona bem com turbos de baixa inercia.

                                    entre os principais defeitos do fiasa podemos citar o tensor da correia montado em seu ponto tenso, o que causa sobrecarga na mesma, além de impedir reajustes de tensão, sendo possível ajustar a correia apenas na hora da montagem; e o exagerado consumo de óleo, causado pela ovalização precoce dos cilindros e algumas falhas crúnicas no sistema de vedação.

                                    o fiasa foi projetado pelo engenheiro aeron?utico aurelio lampredi, que começou sua carreira na piaggio (aquela que fabricava lambrettas). projetou alguns motores aeron?uticos para aplicação na ii guerra mundial e logo em seguida foi trabalhar na isotta-fraschini, indo parar na ferrari em 1946, onde projetou o clássico motor v12 de 4500cc que equipava as ferrari 275s a partir de 1950. permaneceu na ferrari até 1955, depois foi trabalhar para a fiat, projetando motores até 1977. durante 9 anos (1973-1982) foi diretor da abarth, a divisão esportiva da fiat.

                                    abraços

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                                      #18

                                      com carburação, bomba de óleo retrabalhada, comando e molas adequadas já vê 1.3 destes fiasa virando 8.500 configuração de carro de rua…isso em meados de 90... o carro dava sabugão em gol gts e gti

                                      pra um uso mais agressivo (competição) não duvido que vire quase 10.000 o curso é praticamente igual a muita moto de cilindrada maior...hehehehehe.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        #19

                                        já andei de 1.6r carburada e adorei o carrinho, em subidas é meio xoxo , mas nas curvas é muito bom pra um carro da sua categoria e preço. duvido os outros da mesma época o acompanhem nas curvas como xr3,gs,gts…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          #20

                                          o virabrequim dos 1000 cc ( que na verdade são 996cc) é de curso um pouco menor que o 1050, mas poquinhas coisa meesmo

                                          meu velho montou um fiasa 1300 que o conta giros do cs que ele usava ia até o fim da escala (8000rpm)…

                                          mas vou repetir.... esse motor é de projeto lancia e tinha dele turbinado original

                                          []s

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