Motores fiasa
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os fiasa 1.0 tám apenas 54,8mm de curso no virabrequim, snme é o mesmo virabrequim dos antigos fiasa 1050.
um amigo meu me disse (leiam-se: pode ser mentira) que nos anos 70 um conhecido dele corria com um fiat 1050 em provas de turismo e o comando de válvulas tinha a mesma geometria do comando de uma kawasaki kz1000.
como o curso é curto, a velocidade média do pistão é baix?ssima e rotações na casa dos 8000 nem fazem c?cegas nesse motor. esse mesmo amigo disse que o fiat quase batia nos 10.000 rpm, mas como eu mesmo disse, pode ser mentira… mas ele disse que o som era mêsica pra quem gosta de motor girador.
na minha opinião os melhores são os fiasa 1300, se for a álcool, dá pra fazer um verdadeiro aspro ca?ador de aps sem muita dificuldade, aproveitando o baixo peso e boa estabilidade dos fiats. as receitas estão todas prontinhas na argentina.
como o di?metro do pistão é o mesmo para todos os fiasas (76mm), a única variável em cilindrada é mesmo o curso do virabrequim, que no 1.5 passa para 82,5mm. neste caso, o motor fica muito ?spero por causa das bielas curtas, limitando o bom funcionamento em altas rotações. mas funciona bem com turbos de baixa inercia.
entre os principais defeitos do fiasa podemos citar o tensor da correia montado em seu ponto tenso, o que causa sobrecarga na mesma, além de impedir reajustes de tensão, sendo possível ajustar a correia apenas na hora da montagem; e o exagerado consumo de óleo, causado pela ovalização precoce dos cilindros e algumas falhas crúnicas no sistema de vedação.
o fiasa foi projetado pelo engenheiro aeron?utico aurelio lampredi, que começou sua carreira na piaggio (aquela que fabricava lambrettas). projetou alguns motores aeron?uticos para aplicação na ii guerra mundial e logo em seguida foi trabalhar na isotta-fraschini, indo parar na ferrari em 1946, onde projetou o clássico motor v12 de 4500cc que equipava as ferrari 275s a partir de 1950. permaneceu na ferrari até 1955, depois foi trabalhar para a fiat, projetando motores até 1977. durante 9 anos (1973-1982) foi diretor da abarth, a divisão esportiva da fiat.
abraços
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com carburação, bomba de óleo retrabalhada, comando e molas adequadas já vê 1.3 destes fiasa virando 8.500 configuração de carro de rua…isso em meados de 90... o carro dava sabugão em gol gts e gti
pra um uso mais agressivo (competição) não duvido que vire quase 10.000 o curso é praticamente igual a muita moto de cilindrada maior...hehehehehe.
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o virabrequim dos 1000 cc ( que na verdade são 996cc) é de curso um pouco menor que o 1050, mas poquinhas coisa meesmo
meu velho montou um fiasa 1300 que o conta giros do cs que ele usava ia até o fim da escala (8000rpm)…
mas vou repetir.... esse motor é de projeto lancia e tinha dele turbinado original
[]s
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aff.. e fica bom um fiatzinho fu?ado tinha um tipo 1.6 ie (act argentino) carcado de taxa com borboleta maior e 4x1.. nossssssssssaaa, fazia milhagres com o dito cujo… os caras pediam p/ abrir pq achavam q era um 2.0... aliaz, coitado dos tipos 2.0 8v.. dava buracos neles.. tenho uma necessidade de fazer um mille 2005 com motor do palio 1.6 16v mas a alcool que só eu sei.. ia cagar os vw a pau até por dentro dos olhos....hehehe coisa boa
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unica coisa q dobra mais q uno pra mim é um peugeot 206.. nossa aquilo vem nos trilhos… tu veste o carrinho... mas uno tambem é bom quando vem em tr?s perninhas na esquina de casa.. afff.. vem escorregando a barata... muito andei num q insistia em levantar a patinha, acho q era p/ mijar... hahahahaha
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o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época
o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores
sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar
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sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?
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não , porque nesse caso o problema é o bloco …
abraços ...
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tive um uno 1.6 mpi q só me deu alegrias…num tinha gts, xr 3, saveiro 1.8 e o escambau q andava junto...
ker muitas dicas sobre fiaté entra em dois foruns argentinos...os caras são muito receptivos e tiram qq dúvida..mas é bom ter noção de espanhol ok?
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quando diz ks vc se refere ao que ??? e que ano é o palio ???
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só mais uma curiosidade entre fiat/lancia … o fiat uno , na verdade é o lancia 144 ... a fiat precisava de um carro para ser lançado em grande escala e se apropriou desse projeto da lancia ...
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nisso eu nãoposso te ajudar … deve ser componente de injeção , e de injeção eu não manjo nada ...
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ks eh o knock sensor. palio 2000, fiasa.
na verdade é pra um uno, que usa motor e ie de palio.
[]s
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bom , ja disse anteriormente que não sei bulhufas sobre injeção … mas em se tratando de motor fiasa de palio , a injeção deve ser aquela mpi ...
embaixo do coletor de admissão , existe um sensor onde é ligado um pequeno chicote , imagino que seja este o tal ks ... esse ks não seria o sensor de detonação ???
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sevel é tão bom quanto os fiasa??? digo, em resistencia e facilidade de giro???
tenho um palio 1.3 16v (1.25), totalmente original, anda muuito bem e gira muito. esse motor é evolução dos fiasa, certo?