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Motores fiasa

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  • J Offline
    J Offline
    JESUS
    escreveu em última edição por
    #17

    os fiasa 1.0 tám apenas 54,8mm de curso no virabrequim, snme é o mesmo virabrequim dos antigos fiasa 1050.

    um amigo meu me disse (leiam-se: pode ser mentira) que nos anos 70 um conhecido dele corria com um fiat 1050 em provas de turismo e o comando de válvulas tinha a mesma geometria do comando de uma kawasaki kz1000.

    como o curso é curto, a velocidade média do pistão é baix?ssima e rotações na casa dos 8000 nem fazem c?cegas nesse motor. esse mesmo amigo disse que o fiat quase batia nos 10.000 rpm, mas como eu mesmo disse, pode ser mentira… mas ele disse que o som era mêsica pra quem gosta de motor girador.

    na minha opinião os melhores são os fiasa 1300, se for a álcool, dá pra fazer um verdadeiro aspro ca?ador de aps sem muita dificuldade, aproveitando o baixo peso e boa estabilidade dos fiats. as receitas estão todas prontinhas na argentina.

    como o di?metro do pistão é o mesmo para todos os fiasas (76mm), a única variável em cilindrada é mesmo o curso do virabrequim, que no 1.5 passa para 82,5mm. neste caso, o motor fica muito ?spero por causa das bielas curtas, limitando o bom funcionamento em altas rotações. mas funciona bem com turbos de baixa inercia.

    entre os principais defeitos do fiasa podemos citar o tensor da correia montado em seu ponto tenso, o que causa sobrecarga na mesma, além de impedir reajustes de tensão, sendo possível ajustar a correia apenas na hora da montagem; e o exagerado consumo de óleo, causado pela ovalização precoce dos cilindros e algumas falhas crúnicas no sistema de vedação.

    o fiasa foi projetado pelo engenheiro aeron?utico aurelio lampredi, que começou sua carreira na piaggio (aquela que fabricava lambrettas). projetou alguns motores aeron?uticos para aplicação na ii guerra mundial e logo em seguida foi trabalhar na isotta-fraschini, indo parar na ferrari em 1946, onde projetou o clássico motor v12 de 4500cc que equipava as ferrari 275s a partir de 1950. permaneceu na ferrari até 1955, depois foi trabalhar para a fiat, projetando motores até 1977. durante 9 anos (1973-1982) foi diretor da abarth, a divisão esportiva da fiat.

    abraços

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #18

      com carburação, bomba de óleo retrabalhada, comando e molas adequadas já vê 1.3 destes fiasa virando 8.500 configuração de carro de rua…isso em meados de 90... o carro dava sabugão em gol gts e gti

      pra um uso mais agressivo (competição) não duvido que vire quase 10.000 o curso é praticamente igual a muita moto de cilindrada maior...hehehehehe.

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      • M Offline
        M Offline
        MadMaxRJ
        escreveu em última edição por
        #19

        já andei de 1.6r carburada e adorei o carrinho, em subidas é meio xoxo , mas nas curvas é muito bom pra um carro da sua categoria e preço. duvido os outros da mesma época o acompanhem nas curvas como xr3,gs,gts…

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Rix
          escreveu em última edição por
          #20

          o virabrequim dos 1000 cc ( que na verdade são 996cc) é de curso um pouco menor que o 1050, mas poquinhas coisa meesmo

          meu velho montou um fiasa 1300 que o conta giros do cs que ele usava ia até o fim da escala (8000rpm)…

          mas vou repetir.... esse motor é de projeto lancia e tinha dele turbinado original

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            JESUS
            escreveu em última edição por
            #21

            a fiat comprou a lancia em 1969, então é meio relativo dizer que é projeto lancia.

            pra todos os efeitos é um fiat leg?timo.

            abraços

            ? de projeto lancia e tinha dele turbinado original

            []s

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            • B Offline
              B Offline
              Betinho
              escreveu em última edição por
              #22

              sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Alexpaz
                escreveu em última edição por
                #23

                aff.. e fica bom um fiatzinho fu?ado tinha um tipo 1.6 ie (act argentino) carcado de taxa com borboleta maior e 4x1.. nossssssssssaaa, fazia milhagres com o dito cujo… os caras pediam p/ abrir pq achavam q era um 2.0... aliaz, coitado dos tipos 2.0 8v.. dava buracos neles.. tenho uma necessidade de fazer um mille 2005 com motor do palio 1.6 16v mas a alcool que só eu sei.. ia cagar os vw a pau até por dentro dos olhos....hehehe coisa boa

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Alexpaz
                  escreveu em última edição por
                  #24

                  unica coisa q dobra mais q uno pra mim é um peugeot 206.. nossa aquilo vem nos trilhos… tu veste o carrinho... mas uno tambem é bom quando vem em tr?s perninhas na esquina de casa.. afff.. vem escorregando a barata... muito andei num q insistia em levantar a patinha, acho q era p/ mijar... hahahahaha

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fiasa Power
                    escreveu em última edição por
                    #25

                    o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época

                    o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores

                    sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fiasa Power
                      escreveu em última edição por
                      #26

                      sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?

                      [snapback]229913[/snapback]

                      não , porque nesse caso o problema é o bloco …

                      abraços ...

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pisca
                        escreveu em última edição por
                        #27

                        tive um uno 1.6 mpi q só me deu alegrias…num tinha gts, xr 3, saveiro 1.8 e o escambau q andava junto...

                        ker muitas dicas sobre fiaté entra em dois foruns argentinos...os caras são muito receptivos e tiram qq dúvida..mas é bom ter noção de espanhol ok?

                        http://foro.enfierrados.com/

                        http://www.clubdelfiat.com.ar/foro/index.p…efef5ca096ce601

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Rix
                          escreveu em última edição por
                          #28

                          falando nisso… alguém sabe me indicar onde está o ks no caso do motor de um palio 1.0 fiasa?

                          essa informacão é de grande valia para mim...

                          []s a todos

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #29

                            quando diz ks vc se refere ao que ??? e que ano é o palio ???

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #30

                              só mais uma curiosidade entre fiat/lancia … o fiat uno , na verdade é o lancia 144 ... a fiat precisava de um carro para ser lançado em grande escala e se apropriou desse projeto da lancia ...

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
                                R Offline
                                Rix
                                escreveu em última edição por
                                #31

                                ks eh o knock sensor. palio 2000, fiasa.

                                na verdade é pra um uno, que usa motor e ie de palio.

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  Fiasa Power
                                  escreveu em última edição por
                                  #32

                                  nisso eu nãoposso te ajudar … deve ser componente de injeção , e de injeção eu não manjo nada ...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    Rix
                                    escreveu em última edição por
                                    #33

                                    sim, é componente de injeção.

                                    tá desconfiado que esse sensor no meu motor está ligado errado. aí, eu queria resolver isso. muito obrigado, fiasa power, por dispor atenção a isso :ppteam:

                                    mais alguém tem uma luz?

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fiasa Power
                                      escreveu em última edição por
                                      #34

                                      ks eh o knock sensor. palio 2000, fiasa.

                                      na verdade é pra um uno, que usa motor e ie de palio.

                                      []s

                                      [snapback]316705[/snapback]

                                      bom , ja disse anteriormente que não sei bulhufas sobre injeção … mas em se tratando de motor fiasa de palio , a injeção deve ser aquela mpi ...

                                      embaixo do coletor de admissão , existe um sensor onde é ligado um pequeno chicote , imagino que seja este o tal ks ... esse ks não seria o sensor de detonação ???

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
                                        P Offline
                                        Paulo Marcelo
                                        escreveu em última edição por
                                        #35

                                        sevel é tão bom quanto os fiasa??? digo, em resistencia e facilidade de giro???

                                        tenho um palio 1.3 16v (1.25), totalmente original, anda muuito bem e gira muito. esse motor é evolução dos fiasa, certo?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
                                          G Offline
                                          guauad
                                          escreveu em última edição por
                                          #36

                                          tenho um mille ep e o sensor de detonação fica próximo a vela do primeiro cilindro .

                                          sds

                                          gustavo

                                          1 Resposta Última resposta

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