Pastilhas para aumentar o levante em multivalvulas
-
gostaria de saber da possibilidade de utilização de pastilhas para
aumentar o levante do comando original… isso é possivel???
provavelmente tbm aumentaria a graduação do comando??
seria pra utilização em um cabeçote ecotec com valvulas de 32mm
o levante original é de 9,5mm que está abaixo dos 30% do diametro
da valvula.
isso pode ser feito? alguem ja fez isso??
-
algumas perguntas:
-
vc quer cal?ar seus tuchos com pastilhas, pra diminuir a folga entre comando e tucho, certo?
-
os tuchos desse cabeçote são hidr?ulicos?
-
esse levante de 9,3mm foram medidos sem folga ou considerando já alguma folga? se considerado a folga, de quantos centésimos de mm foi descontado pra medir esse levante?
bom, eu acho q essa sua idéia aí não vai funcionar não, mas antes gostaria q vc respondesse as minhas perguntas
-
-
algumas perguntas:
-
vc quer cal?ar seus tuchos com pastilhas, pra diminuir a folga entre comando e tucho, certo?
-
os tuchos desse cabeçote são hidr?ulicos?
-
esse levante de 9,3mm foram medidos sem folga ou considerando já alguma folga? se considerado a folga, de quantos centésimos de mm foi descontado pra medir esse levante?
bom, eu acho q essa sua idéia aí não vai funcionar não, mas antes gostaria q vc respondesse as minhas perguntas
[snapback]540836[/snapback]
-
sim
-
sim
-
a especificação do comando original
folga do que mo?o??? nao tem balancim, é acionamento do comando direto no
tucho, mas sem desconto algum é a diferença do lobe pro circulo base é de 9,5mm
-
-
-
-
sim
-
sim
-
a especificação do comando original
folga do que mo?o??? nao tem balancim, é acionamento do comando direto no
tucho, mas sem desconto algum é a diferença do lobe pro circulo base é de 9,5mm
[snapback]540841[/snapback]
u?, toda empresa sória (aftermarket) qdo mede duração, levante, cruzamento, etc. de um comando, quando não mede com exatid?o, mede considerando uma folga (vc já deve ter visto especificação de comando gringo com duração @ 0.50 ), como vc respondeu a pergunta, o levante medido é sem folga alguma…
e mesmo qdo se tem acionamento direto, h? uma folga entre o tucho e o comando, isso é natural....
bom, agora a minha resposta:
vamos supor 2 hipoteses, a 1a com tuchos e bomba de óleo funcionando perfeitamente e a 1a com algum problema nos tuchos ou na bomba de forma q eles não estejam enchendo como deveriam....
1a hipotese:
com o motor funcionando já quente e os tuchos cheios, as folgas estarão todas dentro do padrão de fábrica, ou seja, as hastes das válvulas já estarão com a dilatação prevista no projeto do motor e o tucho já compensou isso...nesse caso vc já terá o maior levante possível com esse comando....se vc cal?ar os tuchos nessas condições poderão ocorrer 2 coisas:
-
os tuchos trabalharão cada vez mais vazios, chegando a um ponto de trabalharem sem óleo nenhum e toda a folga necessária pras válvulas fecharem corretamente estarão sendo feitas por essas pastilhas....se vc colocar 1 pastilha a mais a partir desse ponto as válvulas não fechar?o, seu motor não terá vedação nas c?maras e ficará esquisit?o....pode chegar a um ponto das válvulas estarem tão longe das sedes q vc perder? toda a compressão e o motor não funcionar?...
-
os tuchos continuarem a trabalhar cheios e ocorrer o citado acima qto é vedação das c?maras...
2a hipotese:
caso os tuchos não estejam enchendo como deveriam, vc realmente terá uma folga maior e estará deixando de aproveitar toda a duração e levante do comando...nesse caso, usar pastilhas nos tuchos vc recuperar? o levante perdido, mas se passar do ponto, vai ocorrer o citado acima....
se vc quer mais levante, infelizmente não tem outra sa?da a não ser comprar outros comandos com mais levante...nesse caso não existe m?gica....
se eu falei alguma besteira aí acima, me corrijam por favor, mas foi o q eu pensei assim q li o proposto pelo colega...
-
-
se você reduzir o c?rculo b?sico do comando, o levante efetivo aumenta na mesma proporção, mas não espalha… rs
e tem que ver se o tucho original vai conseguir abrir o suficiente pra compensar a diferença que vai aparecer na folga...
também é bom não exagerar, pois tira material e o comando pode até quebrar...
lembre-se também que aumentando o levante das válvulas você acelera o desgaste das guias...
abs
-
? quarteto… é por ae mesmo
se você reduzir o c?rculo b?sico do comando, o levante efetivo aumenta na mesma proporção, mas não espalha… rs
e tem que ver se o tucho original vai conseguir abrir o suficiente pra compensar a diferença que vai aparecer na folga...
lembre-se também que aumentando o levante das válvulas você acelera o desgaste das guias...
abs
[snapback]540913[/snapback]
valeu tiagones agora saquei legal
se o tucho nao abrir 1mm a mais, eu ainda poderia colocar as
pastilhas o tando q eu tiver tirado do comando do circulo base?
-
abs
[snapback]540913[/snapback]
explica melhor, xar?
-
3 tentei pensar mais qse saiu fuma?a do cerebro e nao entendi
[snapback]541211[/snapback]
se eu entendi direito, se você por exemplo tornear as partes do comando que efetivamente giram encostando nos mancais, tira 1mm por exemplo, o levante vai aumentar em 1mm também. claro que precisaria alterar os mancais e as capas de mancal pré condicionar o comando de corpo mais fino .
-
assim a unica coisa q eu consegui pensar foi que se voce tornear a parte digamos q de traz do comando (oposto ao calombo hehe) voce faz com que o curso que o tuxo da aumente …
pensei errado?
hehe resolvi perguntar pq essa eh a unica conclusao q cheguei
-
pelo que eu entendi é mais ou menos assim:
o tucho hidraulico complementa a diferença da valvula e do comando,
e ao remover a parte do circulo base, o tucho vai tentar compensar
essa diferença e quando o lobe do comando passar no tucho vai
empurrar o original mais o que foi complementado que é o que foi
retirado do comando, porem o problema estaria na capacidade
do tucho complementar isso ai sem bater valvula.
pelo q eu tenho estudado, o levante tem vantagem até 30%
do valor do tamanho da valvula, acima disso nao tem ganho cfm.
e por isso eu ainda tenho mais de 1mm de levante pra buscar
sem aumentar as minhas valvulas.
-
se eu entendi direito, se você por exemplo tornear as partes do comando que efetivamente giram encostando nos mancais, tira 1mm por exemplo, o levante vai aumentar em 1mm também. claro que precisaria alterar os mancais e as capas de mancal pré condicionar o comando de corpo mais fino .
[snapback]541217[/snapback]
assim a unica coisa q eu consegui pensar foi que se voce tornear a parte digamos q de traz do comando (oposto ao calombo hehe) voce faz com que o curso que o tuxo da aumente …
pensei errado?
[snapback]541222[/snapback]
começando a possívelente, quem sabe, tentar um dia entender
-
pensei errado?
[snapback]541222[/snapback]
? isso ae
nao daniel, nada no cabeçote será alterada, apenas o(s) comando(s)
na bunda nos calombos
-
ainda não entendi como o torneamento da bunda do comando (onde não levanta a valvula) vai aumentar o levante efetivo.
tem que alterar mais alguma coisa ???
expliquem aí…..... heheheee.....
[snapback]541282[/snapback]
tiago, imagina aí…
vamos supor um comando com c?rculo-base de 40mm e 50mm medindo do topo do came até o outro lado (como se fosse o di?metro do came)
se vc fizer as contas vai ver q ele tem 10mm de levante (50mm - 40mm) , certo?
agora, vamos supor q o di?metro do c?rculo-base foi diminu?do em 1mm, passando a 39mm....se o came tb não foi usinado e vc fizer essa mesma conta, vai ver q o levante passou a ser de 10,5mm (49,5 - 39 -> não se esque?a q usinando o c?rculo-base o di?metro do came tb fica menor pela metade do q foi reduzido no di?metro do c?rculo-base)...
se eu fosse melhorzinho no paint rolava até de desenhar, mas tenta aí tra?ar 2 c?rculos conc?ntricos e o came por fora do c?rculo maior...de repente assim fica mais claro...
agora, fica a minha pergunta: fazendo essa alteração vc não ganha tb em duração da abertura de válvulas e altera bastante as rampas de subida e descida do comando?
rallye: realmente existe essa possibilidade de usinar o c?rculo-base do comando e eu não tinha pensado nisso...nesse caso, dependendo do valor da redução chega a ser necessário as pastilhas pra subir os tuchos...? o q algumas empresas q fabricam comandos especiais fazem...só q eles usinam o comando todo pra chegar no q eles querem...
-
po agora q fui parar pra pensar .. pelo q eu consegui pensar vai aumentar um pouquinho a dura?ao sim nao vai?? pq digamos q a reguylagem do tuxo vai compensar a retirada de material da parte do circulo base ou seja qnd voce tiver no local com menos material ele vai tar fexado .. ai o tuxo qnd for ateh o fim vaifazer com que a valvula fique aberta e como tem mais material pra abir a valvula q antes alem de aumentar o curso aumentaria o tempo que ela demoraria pra abir e fechar nao?
desculpa se falei besteira hehe mas meu raciocinio foi esse
-
po agora q fui parar pra pensar .. pelo q eu consegui pensar vai aumentar um pouquinho a dura?ao sim nao vai?? pq digamos q a reguylagem do tuxo vai compensar a retirada de material da parte do circulo base ou seja qnd voce tiver no local com menos material ele vai tar fexado .. ai o tuxo qnd for ateh o fim vaifazer com que a valvula fique aberta e como tem mais material pra abir a valvula q antes alem de aumentar o curso aumentaria o tempo que ela demoraria pra abir e fechar nao?
desculpa se falei besteira hehe mas meu raciocinio foi esse
[snapback]541343[/snapback]
eu pensei o mesmo….
o lance ?, se for fazer isso, fazer como os torneiros q usam um comando original e alteram o perfil dele pra ganhar mais levante e duração...usina tudo e deixa do jeito q quer...
eu particularmente não gosto dessa solução....