Pistoes iasa, recomendações, relatos, utiliza?
-
um amigo me pediu hoje pra ver pistão forjado pro corsa dele. 1.6
achei pistão na medida do carro dele numa loja aqui da cidade, pistão iasa. tambem ficaria agradecido pela opinião de quem já usou ou conhe?e a marca.
[]?s
-
a iasa fornece pra tc 2000, inclusive pro berta…
[snapback]544532[/snapback]
a sportsystem, entre outras grandes equipes da arrancada nacional utlizam produtos da marca, e nunca ouvi reclamações. acredito que sejam iguais (ou quem sabe até superiores) aos iapel, mas o marketing dessa é mais forte. alguém tem uma média de preços dos iasa? é mais caro ou mais barato que os iapel?
-
depende, os iasa de modo geral estão pau a pau com iapel pra ap em questio preço, variações pequenas de 20 dinheiros mais ou menos.
quanto ao pistão, ouvi dizer que o iasa bate, inclusive em outro forum um parceiro daqui de gyn usa num ap 1.8 turbo, e disse que bate, mas bate menos que os pwt rsrs e q ele vai colocar iapel agora.
mas tirando a bateção, ele aguenta o tranco legal.
-
depende, os iasa de modo geral estão pau a pau com iapel pra ap em questio preço, variações pequenas de 20 dinheiros mais ou menos.
quanto ao pistão, ouvi dizer que o iasa bate, inclusive em outro forum um parceiro daqui de gyn usa num ap 1.8 turbo, e disse que bate, mas bate menos que os pwt rsrs e q ele vai colocar iapel agora.
[snapback]544579[/snapback]
o zaza utiliza pistao iapel na medida std no astra dele e me falou que batia frio…
mas a folga dele deve ser grande por causa do tempo de utilização do carro,
ele nao mandou abrir o bloco pois na hora q ele quiser voltar original é só remontar os pistoes originais.
entao vai depender muito da folga e da margem de quem montou utilizou no
projeto. tenho um colega aki de brasilia que montou os iasa com 8 de folga
e dizia que nao batia nada, nem frio.. e rodava com 1,5kg de pressão,
mas pelo que eu sei rodou durante pouco tempo.
quando chegarem eu vou tentar colocar no forno pra ver o qto eles dilatam e
fazer uma medida de cilindro especifico pra cada pistao e depois retorno com
os resultados.
-
peguei em outro forum algo que o evandro disse sobre pistoes forjados, espero que seja de utilidade:
1 - folga não desqualifica um pistão, se fosse assim os pistões feitos pela je , wiseco, venolia indicados para potencias superiores a 800hp não teriam entre 0,11 a 0,17 de folga. nem os top fuel de 6000hp andariam com pistões com 0,18 a 0,20 de folga. o que determina a folga é o tipo de liga x pressão utilizada x (temperatura), nada a ver com a qualidade dos pistões. o pistão original do vectra possui entre 0,05 e 0,06 de folga, e é uma verdadeira merda, para falar a verdade é o pior pistão em termos de resist?ncia original e o que utiliza a menor folga lateral.
2 - ja peguei je e ross sem os furos laterais, pinos tortos, rachados, com cavas erradas etc…isso no começo, hoje é muito difácil. assim como os pwt, que hoje vendo e não tenho problemas a mais de 1 ano, e vendo uns 12 jogos por mês.
3 - uso no meu carro, com 12 de folga, não bate nada. ja montei inumeros motores e tem gente aqui que já viu e sabe que não bate e dura bastante. o segredo disso é tão simples e poucos mecanicos utilizam, basta um torque plate e medir a dilatação do pistão, calcular a folga e pronto, pistões sem barulho.
4 - o uso de ferramentas apropriadas, e a verificação antes da montagem faz com que o trabalho seja de muito maior qualidade, menor a dor de cabeça e os problemas são evitados.
5 - o alexandre é o dono da pwt, uma vez eu perguntei a ele porque ele comprava o material dos pistões com liga de silicio alta (exige maior dilatação) e fazia os pistões com muito mais material que os importados, e ele sabiamente me respondeu;
estamos no brasil, tem gente que monta isso aqui no machado, não sabe metrologia, nao tem ferramentas corretas para montagem e acerto do carro, nem sequer sabe medir o bloco quando chega da retifica. aplicamos uma folga alta para termos mais segurança na montagem e utilização para a maioria dos clientes. temos um pistão mais pesado (da para aliviar), com mais folga, mas muito mais resistente aos abusos dos quem não montam direito . para aqueles que querem um pistão específico, podemos fazer a hora que ele desejar, e com a folga de até 0,06, mas o custo é outro. por um jogo de pistões de 600 mangos (ap basico), que aguenta mais de 750hp, tá muito bem pago. ou comprar um jogo de importados, pagar entre 1700 a 2500 contos, e se tiver um problema ir solucionar lá na terra do tio sam, ou falar com os argentinos.... esperar 3 mêses para receber um fax da garantia negada por mal uso .
eu utilizo, vendo e gosto do produto, não posso falar mal porque não tenho motivos, pelo menos até agora. mas não deve nada aos argentinos não, aos americanos com modelos top de linha sim, mas para os argentinos nunca. mas cada um tem a sua opinião, e respeito isso.
-
muito bonitinha a resposta do alexandre da pwt em parece ate que eles são muito rapidos e solucionam na hora o problema dos clientes…
eu mesmo fiquei esperando 2 meses para conseguir receber um pistão que comprei avulso e ainda paguei 280 reais no fdp povo da pwt não mostra o menor respeito ao cliente, já mandei ate email pra lá falando que eles deveriam mudar isso para tentar melhorar a imagem deles aqui.
e se ele é tão esperto e quer garantir o pistão dele mandando o povo montar com uma folga errada (pq é isso mesmo q acontece), não seria mais honesto e simples ele meter a folga correta já no pistão, como faz a iapel?
-
obrigado magoo, sei que os powertechs seguram a onda..
mas é exatamente por causa da folga do motor diesel que
nao quero usar no meu carro, que vai ser de uso civil e di?rio.
notei que algumas casos as pessoas que tem carro com sensor de
detonação estavam tento problemas com a central que pegava
a batida de saia como detonação e entrava em modo recovery..
voce tem noticia disso?
-
[snapback]544579[/snapback]
meio estranho isso, porque os iasa usam exatamente a mesma folga dos iapel, 0,08mm…
essas coisas geralmente acontecem porque ninguém mede nada, manda pra retífica, e do jeito que volta, monta... aí se teve erro da retífica (muito mais comum do que se imagina), fica-se pensando que é culpa dos pistões...
-
meio estranho isso, porque os iasa usam exatamente a mesma folga dos iapel, 0,08mm…
essas coisas geralmente acontecem porque ninguém mede nada, manda pra retífica, e do jeito que volta, monta… a? se teve erro da retífica (muito mais comum do que se imagina), fica-se pensando que é culpa dos pistões…
[snapback]545347[/snapback]
eu por exemplo… agora vo ter q fazer todo o motor de novo pq não medi nada...
mas vo brigar por garantia
quanto aos pistões, conheão quem usa e não reclama de nada, bem montado num da problema não.
-
essas coisas geralmente acontecem porque ninguém mede nada, manda pra retífica, e do jeito que volta, monta... aí se teve erro da retífica (muito mais comum do que se imagina), fica-se pensando que é culpa dos pistões...
uai.. realmente agora vc me apertou, voce diz qto se utilizam de folga
ou o que vem no pistão?? pois os iasa é certeza que vem com 0,10
de folga no pistao… os 86,00 vem 85,90. os iapel eu liguei em sp
a mulher que me atendeu disse q tinha 0,10 de folga ou era pra usar
com isso, mas ia confirmar com o sergio porque sempre escuto que
iapel vem com 0,06 no pistao.
os meus 87 chegaram ontem, segunda vou na retifica
medir pra ver qto dá realmente.. mas nao vou montar
esse mes que a verba acabou.
-
não seriam 0,06mm é
essas coisas geralmente acontecem porque **ninguém mede nada, manda pra retífica, e do jeito que volta, monta…
falou tudo.
aí se teve erro da retífica (muito mais comum do que se imagina), fica-se pensando que é culpa dos pistões…**
assino em baixo.
obs.: (to aprendendo com seu aluno ).
-
uai.. realmente agora vc me apertou, voce diz qto se utilizam de folga
ou o que vem no pistão?? pois os iasa é certeza que vem com 0,10
de folga no pistao… os 86,00 vem 85,90. os iapel eu liguei em sp
a mulher que me atendeu disse q tinha 0,10 de folga ou era pra usar
com isso, mas ia confirmar com o sergio porque sempre escuto que
iapel vem com 0,06 no pistao.
os meus 87 chegaram ontem, segunda vou na retifica
medir pra ver qto dá realmente.. mas nao vou montar
esse mes que a verba acabou.
[snapback]545737[/snapback]
serio isso??? q eu saiba, só os iapel que vem com a folga no pistão, os outros não, tem q abrir é no bloco mesmo. amigo meu acabou de montar o motor dele com iasa e montou usando 0,6, mas no bloco, se já tivesse essa folga toda no pistão (e não tinha pq a gente mede tudo antes de ir e depois q volta da retifica) ia ter 16 decimos de folga, ai sim ia bater tudo
-
serio isso??? q eu saiba, só os iapel que vem com a folga no pistão, os outros não, tem q abrir é no bloco mesmo. amigo meu acabou de montar o motor dele com iasa e montou usando 0,6, mas no bloco, se já tivesse essa folga toda no pistão (e não tinha pq a gente mede tudo antes de ir e depois q volta da retifica) ia ter 16 decimos de folga, ai sim ia bater tudo
[snapback]549901[/snapback]
confirmei hoje na retifica.. mas a folga nao era 10
e sim entre 7 e 8 já no pistao.
-
…povo da pwt não mostra o menor respeito ao cliente...
isso vem desde sempre, magrelo…h? mais de 10 anos atrás, já era assim. eu mesmo levei uma patada do alexandre qdo estive (ainda na pista antiga) pra ver arrancada em 94/95...
-
confirmei hoje na retifica.. mas a folga nao era 10
e sim entre 7 e 8 já no pistao.
[snapback]549940[/snapback]
eles disseram ou ainda estão com os pistões em mãos para medir??? estamos falando de iasa né? ainda estou achando estranho, mas essa semana vou medir um jogo que tem na oficina e posto aqui.
-
eles disseram ou ainda estão com os pistões em mãos para medir??? estamos falando de iasa né? ainda estou achando estranho, mas essa semana vou medir um jogo que tem na oficina e posto aqui.
[snapback]549976[/snapback]
disseram nao, eu vi com o micrometro nao mão…
isso foi hoje de manhã e os pistoes ainda estão na m
-
para quem quiser saber, medi os pistões hoje, são 87,00 e eles tem 86,92
a 86,93mm ou seja.. a folga está em algo proximo de 0,08.. quero medir
a dilatação com eles aquecidos pra ver se esses 0,08 são suficientes.
[snapback]549857[/snapback]
chegou a medir a dilatação?? vc comprou iapel?