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Futura injecao eletronica

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    16volts
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    #1648

    eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

    tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

    só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

    então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

    na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

    trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

    mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

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    • G Offline
      G Offline
      G u s t a v o
      escreveu em última edição por
      #1649

      eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

      tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

      só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

      então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

      na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

      trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

      mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

      **eu usava dta fast p80, atualmente uso fueltech e detesto o comportamento do carro é bom, mas a oscilação da sonda me irrita, eu arrumo e ela fica ruim de novo.

      no corsinha é mbe 9a4, um mapa só.**

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      • X Offline
        X Offline
        xtreme
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        #1650

        mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

        hummm…me deu uma idéia... um netbook ta uma merreca mesmo… de repente ja deixa incorporado no car... com o botão motherfucker piscando....rsrsrs

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
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          G u s t a v o
          escreveu em última edição por
          #1651

          mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

          hummm…me deu uma idéia... um netbook ta uma merreca mesmo… de repente ja deixa incorporado no car... com o botão motherfucker piscando....rsrsrs

          brian earl spillner mode on

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          • M Offline
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            menegotto
            escreveu em última edição por
            #1652

            tem gente que viu muito velozes e furiosos…

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            • L Offline
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              Lost
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              #1653

              eu não concordo com essa coisa de um mapa só pra qualquer condição. e digo isso por experiência própria.

              tem situações com giro mais baixo que mesmo com 50-60% de tps você já chega na pressão atmosférica, ou muito próximo dela.

              só que com um mapa só você ou vai andar com lambda 1.0 - ou até mais pobre - nessa situação (que não vai derreter seu motor), ou você acaba andando um pouco mais rico pra privilegiar o torque.

              então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

              na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

              trocar de mapa com botãozinho, eu só faria se quisesse o carro pra andar num circuito. aí acho que o que se privilegia é sempre a maior potência disponível, não importando a posição do acelerador, pra ganhar nos décimos e centésimos de segundo hehe…

              mas até aí, se você tem uma injeção programável é só espetar um notebook e carregar uma calibração trackday . na rua, se você for acelerar com alguém, pouco importa pq é basicamente pé no fundo direto.

              mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

              nao é necessario trocar de mapa, pois por ser map x rpm automaticamente em cada area de rpm vc tem possibilidades diferentes de acerto por map. voce teria essa necessidade em um sistema que nao cruza de verdade rpm e map.

              sim, na fuelbox ainda existe correção por tps, mas eu mesmo nao uso no meu carro por simplesmente nao existir necessidade.

              posso andar com lambda 1,05 até por exemplo 4000 rpm x pressao atmosferica, e trabalhar mais rico caso venha pressao nessa rotacao, ou tenha mais rotacao, tudo isso sem precisar corrigir por tps simplesmente por trabalhar rpm x map, daí nao existe necessidade de troca de mapa.

              voce só vai precisar trocar de mapa, se quiser por exemplo uma calibração que trbalhe com 0,90 de sonda a 1 bar e rpm > que 4000 e com isso tem uma calibração com uma quantidade de ponto, ai tem outra calibração que trabalha com 0,80 e mais avanço por exemplo, ai sim vai ser necessario trocar de mapa pra ter um comportamento diferente na mesma faixa que voce tinha outro comportamento no outro mapa.

              . tambem nessa outra calibração pode ter outra calibração de pressao da turbina, liberando mais pressao desde rpms mais baixas até la em cima, mudanto totalmente a caracteristica do carro e realmente liberando mais cvs. tudo bem que os cvs voce controla no acelerador, mas todo mundo sabe que se ta disponivel voce acaba usando sempre. se puder manter o carro em uma calibração que limita mais a pressao e trabalha com lambda mais pobre e ponto mais tranquilo mesmo com pressao e tal, e trocar pra uma calibração que libera mais pressao na turbina, mais mistura e ponto, é legal sim. o problema vai ser manter o carro na calibração mais mansa, pq o natural vai ser querer andar só na mais forte sempre né :pix:

              acho que ta meio confuso pra entender… qqr coisa pergunta ai que eu tento melhorar a explicação... escrever é uma porcaria...

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                16volts
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                #1654

                mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. É como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

                a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

                não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

                pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

                abs

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                  escreveu em última edição por
                  #1655

                  mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                  pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

                  a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

                  não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

                  pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

                  abs

                  a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.

                  entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i. :d

                  totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.

                  voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…

                  nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar :)

                  na fuelbox é assim:

                  map x rpm x t.i.

                  % tps x rpm x % correção sobre t.i.

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                  • G Offline
                    G Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #1656

                    mas o mapa sendo 3d, você consegue acertar o carro por map e rpm, o que naturalmente ja vai estar levando em consideração o tps. uma x posicao de tps em uma determinada rpm te da um certo valor de map. é como uma regra de 3 onde tendo 2 dos valores se tem o terceiro.

                    pois é, o problema é que não se trata de uma regra de 3… talvez em rpms mais altos dê pra assumir isso, mas em baixa, não.

                    a partir de uma determinada abertura de tps, a pressão do coletor já vai ser máxima praquela condição, não sendo esse valor de tps necessariamente igual a 100%. a 1500 rpm, depois de sei lá, 50% de tps seu valor de map não muda. só que se você engordar um pouquinho a mistura vai ter mais torque nessa situação. só que com 50% de tps você quer todo o torque do mundo é não. então vai andar com 1.0-1.05 de lambda... aí se você precisar de mais um gás, com mais tps a mistura vai engordar pra 0.86-0.90 (onde a maioria dos motores acaba tendo torque máximo).

                    não é à toa que as injeções originais tem outro mapa depois que o tps passa de um valor x que acaba sendo mais rico.

                    pra ilustrar, eu me refiro às faixas que deixei destacado no meu mapa de combustível. os valores do eixo y são a pressão do coletor em kpa :

                    abs

                    a regra de 3 que eu disse funciona sim, e se assume em qualquer condição, porem, se mantendo o mesmo lambda. no seu exemplo, voce inseriu uma quarta variavel aí que é o tps com a intenção de modificar o lambda mesmo estando em uma mesma situação de map. entao no seu exemplo, é como se fosse 4d e não 3d.

                    entendi melhor a sua posição, é que é uma calibração um tanto avançada para a maioria do pessoal que mexe com sistemas programáveis onde nao se tem nem acerto por rpm x map x t.i. quanto mais rpm x map x tps x t.i. :d

                    totalmente valida a sua colocação, porem, mesmo assim, nao é necessario mudar de mapa. basta uma tabela de correção por tps x rpm. onde por rpm se conhece o valor de map para cada situação de tps, e pode-se prever que terá pressao atmosferica acima de x% de tps em uma determinada rpm e entao pode-se alterar a mistura propositalmente em função do tps mesmo com o mesmo valor de map.

                    voce só vai precisar mudar de mapa, se pra mesma situação de rpm x map e rpm x tps quiser outro lambda por exemplo…

                    nas marelli de competição, se tem diversos mapas de rpm x map, um pra cada situação de tps. entao ao mudar o tps ele muda de conjunto de mapas. um inferno pra calibrar, entao preferi na fuelbox implementar o mapa de correção por rpm x tps que da o mesmo efeito e é mais simples de ajustar :)

                    **zézão que o diga.

                    digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
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                      escreveu em última edição por
                      #1657

                      **zézão que o diga.

                      digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

                      porque falta?

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                      • G Offline
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                        #1658

                        **zézão que o diga.

                        digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.**

                        porque falta?

                        toca 10 bicosó 5 de alta impedância e 5 de baixa impedância? lâmbda ativo tem tb? sério, quero acertar o carro e não mexer mais controle de pressão e afins

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                        • L Offline
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                          #1659

                          a fuelbox tem 6 saidas individuais pra controle de injetores/boost/nitro. cada saída pode ser configurada individualmente com relação ao que ela faz, por exemplo, se é injetor primeira bancada, segunda bancada, boost ou nitro.

                          pra sua configuração, poderia usar 5 saidas nos bicos de alta impedancia (baixa vazao ou primeira bancada) pra trabalhar semi-sequencial e ter dirigibilidade original, e usar a saída 6 pra tocar os 5 bicos de baixa impedancia (baixa impedancia se usa peak and hold).

                          porem, o controle de pressão de turbo é feito através dos mesmos canais de controle dos injetores, entao dessa forma, já estaria utilizando os 6 canais e nao sobraria pra controlar a pressao de turbo.

                          eu sugiro montar com apenas 5 bicos bons (deka, bosch ou até trickflow) trabalhando semi-sequencial (gastando 5 saidas com os injetores) e a sexta saída utilizar para o controle de pressao.

                          estamos montando um marea assim.

                          sim, tem lambda ativo…

                          sim, se nao tem algo hoje, amanha pode ter :d

                          po, da uma lida na documentação... eita povo preguiçoso...

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            G u s t a v o
                            escreveu em última edição por
                            #1660

                            **lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.

                            eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**

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                              16volts
                              escreveu em última edição por
                              #1661

                              então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

                              na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

                              tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.

                              infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.

                              jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #1662

                                zézão que o diga.

                                digo pelo meu caso no marea com 10 bicos, falta uma ie pra fazer isso.

                                faltar nao falta. o equipamento que voce usa é que nao faz.

                                **lost, eu já sabia disso o lance é que eu rodo já com fueltech e toda a adaptação feita, uso 5 siemens de alta impedancia de 80lb e + 5 trickflow de 120lb de baixa impedância.

                                eu tenho já o visor da fueltech de sonda wideband e tenho o booster controller da fueltech tb. ando todo dia com o carro e já subiu aqui em brasília 660cv na roda.**

                                que lance? nao entendi.

                                poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…

                                se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)

                                desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.

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                                  #1663

                                  então acima de um x de tps, eu acho interessante chamar outra tabela de combustível ligeiramente mais rica, e eventualmente uma de ponto também. daí você pode andar com 60% de tps mais pobre e pé no fundo mais rico mantendo a economia no dia-a-dia, quando não é necessário gastar combustível.

                                  na injeção do lost tem a correção de combustível por tps, então é fácil de fazer. na motec (você usa motec né jakka?) há de ter também.

                                  tanto é que antes de postar isso aí pra cima dei uma pesquisada sobre a fb gostei muito da ideia.

                                  infelizmente na megasquirt eu não tenho acesso a isso, então uso o table switching , que pra cima de 85% de tps o mapa é trocado por outro pouco mais rico nessa faixa.

                                  jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

                                  entao concorda que dessa forma, no caso da fuelbox, nao é necessaria a troca de mapa?

                                  no seu caso, voce troca o mapa em 85% em qualquer situação de rpm. no caso da fuelbox, consegue trabalhar de formas diferentes e gradualmente (transição suave) entre uma situação de tps e outra…

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                                    #1664

                                    sim, concordava e continuo concordando :d

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #1665

                                      jakka, pq não usar 5 bicos no marea com injeção sequencial ?

                                      qual? vc está em sp onde tudo é mais fácil.

                                      que lance? nao entendi.poderia usar só 6 bicos bosch de 160 ou 220lbs…se vc nao mexer na instalação, nao vai resolver o problema(foi voce quem disse que tem problema, que nao está 100% satisfeito)desculpe se me fiz entender errado, mas este tópico nao é um classificados e o intuito não é vender nada mas sim discutir questões técnicas claro, relacionadas a fuelbox afinal é o assunto do tópico.

                                      **o problema são 2. toda a instalação ter de ser refeita, e a segunda o acerto. tipo se der uma zica depois de uns 5 meses eu fico a pé . quanto tempo leva pra fabricar um chicote desses no carro?

                                      sei do intuito lost, relaxa.**

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #1666

                                        toca 10 bicosó 5 de alta impedância e 5 de baixa impedância? lâmbda ativo tem tb? sério, quero acertar o carro e não mexer mais controle de pressão e afins

                                        toca 10 bicos sim, 5 de alta e 5 de baixa. tem lambda ativo tambem, sério sim. tem controle de pressao e afins tb.

                                        se vc acertar o carro, nao tem porque mexer denovo. apenas respondendo as suas colocações.

                                        **o problema são 2. toda a instalação ter de ser refeita, e a segunda o acerto. tipo se der uma zica depois de uns 5 meses eu fico a pé . quanto tempo leva pra fabricar um chicote desses no carro?

                                        sei do intuito lost, relaxa.**

                                        o problema que me referi foi quanto a voce hoje acertar o carro e ter que ficar mexendo, que foi o que deu a entender no primeiro quote.

                                        fabricar um chicote leva uns 2 ou 3 dias no maximo.

                                        se der uma zica , depende muito da zica , e esse perigo vc tem mesmo em carro original. na fuelbox adotamos padroes que atendem a montadora pra diminuir o risco de zica .

                                        tem só um detalhe que eu acho o principal: a fuelbox gerencia tambem a ignicao mesmo no 5 cilindros, coisa que voce nao está tendo. é um sistema de injeção eletronica de verdade :d

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                                          #1667

                                          muito bom, gostei do padrão vw.

                                          também estou entrando no time que odeia a fueltech. não serve pra uso urbano, o que o jakka disse é correto, valor de lambda varia muito, uma hora acerta, logo após tá variando denovo.

                                          previsão de venda? sou forte candidato a ter uma dessa.

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