Futura injecao eletronica
-
lost, perguntei do auto mapeamento pq mtos controladores de sondas wide hoje em dia possuem uma saida analogica 0-5v, como a injeção já reconhece 0-1v acho que não existiria grande dificuldade em fazer esta alteração.
-
lost, perguntei do auto mapeamento pq mtos controladores de sondas wide hoje em dia possuem uma saida analogica 0-5v, como a injeção já reconhece 0-1v acho que não existiria grande dificuldade em fazer esta alteração.
[snapback]676319[/snapback]
mas concorda que é besteira fazer vc comprar um controlador sendo que pode ser integrado no sistema e custar muito menos?
minha ideia é criar um equipamento funcional, que tenha tudo aquilo que eu gostaria de ter, e que nao pude ou por nao achar equipamento que tivesse as caracteristicas que eu queria ou por achar mas ser caro demais.
nao quero fazer ninguem ficar comprando hallmeter separado, leitor de sonda wide separado, controlador de boost separado, controlador de injetores separado, controlador de ignicao separado, que somando tudo, custa uma fortuna, e o pior, um não conversa com o outro e nao se aproveita o que teria de bom se eles conversassem. ao inves disso, quero integrar tudo, pra que a gente possa aproveitar o maximo possivel de cada dado.
seja pra pesquisar e embutir o gerenciador de sonda wide dentro da propria fuelbox, ou usar um gerenciador de mercado que tenha saida analogica, terei que fazer pesquisas e testes, entao prefiro ja trabalhar em embutir no sistema.
pra ler o sinal analogico de 0 a 5v é facil, posso colocar um parametro onde vc escolhe se o que esta ligado no canal da sonda é uma sonda narrow ou um controlador de sonda wide, mas preciso da funcao de transferencia do sinal analogico pra fator lambda, vc tem isso? se tiver, me passe que eu faco essa alteracao o mais breve possivel. o problema é que eu nao tenho um gerenciador de sonda wide, entao nao vou ter como testar na pratica entende? nao pretendo comprar um tambem pq custa muito caro…
abraco
-
ontem implementei na fuelbox a correção por tensao da bateria.
a correção é aplicada diretamente e apenas no tempo morto. é uma tabela com 5 linhas 2 colunas, uma é a tensao e a outra o fator a ser aplicado.
por exemplo, pois pode ser regulado de qualquer maneira:
8.0v = +25%
10.0v = +15%
12.0v = +5%
13.5v = 0%
15.0v = -10%
como a correção é aplicada apenas no tempo morto, a relacao entre tempo de injecao e volume de combustivel que efetivamente chega ao motor, é mantida.
ex: em marcha lenta, meu carro está usando 0.42ms de combustivel, quando quente, e mantendo a sonda lambda em 815mv. quando ligo o farol e farol alto, piso no freio, ligo o ventilador interno e aciono os vidros eletricos, a tensao chega a cair para 11.8v. com essa regulagem que fiz, a sonda se mantem entre 805 e 815. sem essa correcao, quando acionava as luzes, a mistura ja ficava pobre, com a sonda baixando pra 100mv.
depois vou ver se faco um video.
sobre a sonda wide, estou pesquisando e pretendo integrar o controlador, no modulo o mais rapido possivel. assim que tiver novidades sobre esse assunto eu aviso.
abraco
-
novos videos
confirmação pela sonda narrow, que o sistema é preciso e faz de verdade o que é parametrizado. alterando o tempo de injecao de 1 em 1 ponto, a mistura chega a baixar, estavel, antes de alternar para mistura pobre
http://www.youtube.com/watch?v=spirbk_ckg0
teste da injecao rapida de combustivel. da pra ver como o combustivel é aumentado(linha verde) quando o acelerador é movimentado(linha amarela)
http://www.youtube.com/watch?v=a5rpa0o2yio
teste de mudança de mapa de injeção com o motor funcionando. no primeiro mapa, o tempo de injecao em marcha lenta é de 0.42ms, no segundo, é de 0.30ms. aos 0.37ms aproximadamente, a sonda muda de mistura rica pra pobre. isso mostra a precisao do sistema em controlar o tempo de injecao com precisao de interpolacao de 0.001ms
bom, é isso ai, um abraço
-
ops, faltou o ultimo video…
-
mas concorda que é besteira fazer vc comprar um controlador sendo que pode ser integrado no sistema e custar muito menos?
minha ideia é criar um equipamento funcional, que tenha tudo aquilo que eu gostaria de ter, e que nao pude ou por nao achar equipamento que tivesse as caracteristicas que eu queria ou por achar mas ser caro demais.
nao quero fazer ninguem ficar comprando hallmeter separado, leitor de sonda wide separado, controlador de boost separado, controlador de injetores separado, controlador de ignicao separado, que somando tudo, custa uma fortuna, e o pior, um não conversa com o outro e nao se aproveita o que teria de bom se eles conversassem. ao inves disso, quero integrar tudo, pra que a gente possa aproveitar o maximo possivel de cada dado.
seja pra pesquisar e embutir o gerenciador de sonda wide dentro da propria fuelbox, ou usar um gerenciador de mercado que tenha saida analogica, terei que fazer pesquisas e testes, entao prefiro ja trabalhar em embutir no sistema.
pra ler o sinal analogico de 0 a 5v é facil, posso colocar um parametro onde vc escolhe se o que esta ligado no canal da sonda é uma sonda narrow ou um controlador de sonda wide, mas preciso da funcao de transferencia do sinal analogico pra fator lambda, vc tem isso? se tiver, me passe que eu faco essa alteracao o mais breve possivel. o problema é que eu nao tenho um gerenciador de sonda wide, entao nao vou ter como testar na pratica entende? nao pretendo comprar um tambem pq custa muito caro…
abraco
[snapback]676323[/snapback]
desculpe aignorancia, mas sonda wid band não precisa fazer uma correção pela temperatura dela?
-
desculpe aignorancia, mas sonda wid band não precisa fazer uma correção pela temperatura dela?
[snapback]676793[/snapback]
precisa sim. por isso e outras coisas como a bomba de oxigenio, a sonda wideband não pode ser lida por um simples multimetro.
pra trabalhar com sonda wide, precisa de um controlador de sonda wide , esse controlador faz tudo, inclusive a correcao por temperatura. o sinal de saida do controlador, já tem todas as correcoes pra que a leitura feita pelo equipamento seja precisa e real.
existem cis para controle de sonda wide. estou trabalhando pra colocar esse ci ja direto dentro da fuelbox.
abraço
-
busco noticias a respeito da fuelbox que equipar? meu maverick…
-
opa, hoje aparentemente consegui calibrar os parametros da resposta a aceleradas rapidas aparentemente ficou igual original…
vamo ve na volta pra casa como se comporta no transito.
nao basta criar o sistema e os parametros... ainda tem que calibrar
apareça quinta hein
-
[snapback]676323[/snapback]
fecha a conta e passa a rágua….
pra mim, vc está pensando da maneira mais correta possível pra desenvolver seu produto
-
valeu ae quartetao
só pra nao ficar em aberto, realmente o ajuste que fiz ontem ficou 100%. o carro ta com resposta de carro de fabrica
era só uma questao de parametrizar, e nao se os parametros e a maneira como eles funcionam dariam conta…
ainda tem essa, alem de criar o parametro e a logica, momento em que é aplicado e tudo mais, ainda tenho que ajustar e tentar tirar a reacao esperada, pra ai ver se preciso mexer no sistema ou nao...
bom, ta indo muito bem... esse fds vou ver se consigo os conectores pra testar a ignicao... quando a ignicao tiver no mesmo nivel da alimentacao, ai o foco será finalmente por no mercado.
quem quiser conhecer o sistema, manda uma mp ae vamo combinar de se encontrar na band.
abraco
fecha a conta e passa a rágua….
pra mim, vc está pensando da maneira mais correta possível pra desenvolver seu produto
[snapback]677248[/snapback]
-
os bicos de injecao doados pela pap injetores pra testar a fuelbox trabalhando com injetores de grande volume acabaram de chegar
hoje vou instala-los e desativar o suplementar, calibrando a fuelbox pra alimentar o motor nas fases aspirada e turbo usando apenas os 4 bicos da flauta.
abraco
-
ai sim
tomara que final de semana de pra descer o motor do spazio e eu consiga instalar a roda fúnica e sensor de rota?
-
na av. bandeirantes aki em sa paulo??
se num tava mais longe naum??
me avisa quando vc for pra la ki eu vou com certeza
abraaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss
[snapback]677340[/snapback]
mais um frequentando o local…
se ver um corsa vinho antigo com amassado no capo dá um toque que sou eu
-
na av. bandeirantes aki em sa paulo??
se num tava mais longe naum??
me avisa quando vc for pra la ki eu vou com certeza
abraaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss
[snapback]677340[/snapback]
exatamente, vou passar la acho que depois da meia noite, pq vou parar no shell da sena madureira pra trocar os bicos de injecao…
mais um frequentando o local…
se ver um corsa vinho antigo com amassado no capo dá um toque que sou eu
[snapback]677346[/snapback]
opa, qqr coisa me liga oras, vc tem meu tel…
-
troquei os bicos ontem.
copiei o mapa de injecao que etava usando no dia a dia, que era o mapa 1, para o mapa 2 usando a funcao de copia de mapas, entao apliquei o fator de 50% em todo o mapa utilizando a nova funcao que inseri no programa ontem.
bati na chave e o carro pegou e deu marcha lenta. fiz um acerto fino na marcha lenta, e estava o carro andando com os bicos novos.
agora tenho que afinar legal, pq ta meio de qualquer jeito denovo. tem area que ta sobrando, area que ta faltando…
mas em resumo, é totalmente viavel trabalhar com a fuelbox gerenciando tanto fase aspirada quanto turbo, apenas com os 4 bicos da flauta.
ah, com os outros bicos, para manter a marcha lenta, eram necessarios 0,42ms por pulso, o que da um total de 0.84ms de combustivel por ciclo de admissao.
agora pra dar marcha lenta, foram necessarios 0.15ms por pulso, ou seja, os bicos tem mais do dobro da vazao.
suplementar, nunca mais
abraco
-
troquei os bicos ontem.
copiei o mapa de injecao que etava usando no dia a dia, que era o mapa 1, para o mapa 2 usando a funcao de copia de mapas, entao apliquei o fator de 50% em todo o mapa utilizando a nova funcao que inseri no programa ontem.
bati na chave e o carro pegou e deu marcha lenta. fiz um acerto fino na marcha lenta, e estava o carro andando com os bicos novos.
agora tenho que afinar legal, pq ta meio de qualquer jeito denovo. tem area que ta sobrando, area que ta faltando…
mas em resumo, é totalmente viavel trabalhar com a fuelbox gerenciando tanto fase aspirada quanto turbo, apenas com os 4 bicos da flauta.
ah, com os outros bicos, para manter a marcha lenta, eram necessarios 0,42ms por pulso, o que da um total de 0.84ms de combustivel por ciclo de admissao.
agora pra dar marcha lenta, foram necessarios 0.15ms por pulso, ou seja, os bicos tem mais do dobro da vazao.
suplementar, nunca mais
abraco
[snapback]677493[/snapback]
isso ai, quando vem o controle de ignição?
-
isso ai, quando vem o controle de ignição?
[snapback]677574[/snapback]
o mais rapido, possível…
esse fds deixei uma bobina do meu carro como amostra pra ver se consigo os conectores.
só pra lembrar, a ignicao ta mais ou menos na metade, tudo vai depender dos primeiros testes. se o que ja ta feito, estiver funcionando direito, ta mais perto do que parece... mas se o que ta feito tiver que ser melhorado, ai vai demorar mais... por isso preciso desses conectores, pra poder testar no meu carro, que é o unico que tenho...
um abraco e valeu ae o apoio