Futura injecao eletronica
-
a ignicao já está no carro.
agora tenho a fuelbox controlando combustivel e ignicao, e a i.e. original ainda cuidando de abrir a borboleta eletrica, ligar a bomba de combustivel e acionar a ventoinha. ligar a bomba eletrica e a ventoinha a fuelbox faz, só ainda nao desenvolvi o acionamento da borboleta eletrica. mas como agora consegui ligar em paralelo a fuelbox e a i.e. original no sensor de rotacao, vou deixar o acelerador eletronico pra depois.
em resumo, ja temos ignicao deverdade.
hoje se der vou colocar ele no dinamometro, pq o ponto ta regulado de qualquer jeito só pra dar pra andar.
-
ignicao a 9500 rpm
sinal gerado pelo pc a 9500hz (frequencia correspondente ao sinal da roda fonica de 60 dentes a 9500 rpm)
tempo de inducao de 3ms como se ve no osciloscopio (cada quadrado do osciloscopio corresponde a 5ms
a precisao absoluta que o motor merece ( pelo menos o meu )
-
animal cara desculpe não falar contigo hoje direito, é que tá tudo conturbado aqui…. mas parabens... ficou muito feliz por isso, e quero contar com orgulho que tem um amigo que fez uma iee digna de aplusos
relaxa velho muito obrigado pelos aplausos
ontem dei a primeira passada no dinamometro só pra brincar. em resumo, com a felbox com ponto de 6 a 18 graus de avanco(que é pouco), em 0,8 de pressao de 0 a 6600 rpm (puxamos até 5200 só, o que significa uns 14 graus de ponto nessa situacai de 5200rpm@0,8) consegui 10cv a mais do que com a i.e. original. tirando 4 graus de ponto final, perdi 8cv.
ainda vou brincar muito mais, foi mais um teste da precisao do sistema, nao foi pra tirar potencia do motor.
da pra ver pelo grafico que a fuelbox é perfeita, o grafico chega a ser mais retinho do que o original durante a subida. ficou com um pouquinho menos de potencia na subida, pq ta com pouco ponto, como eu disse, nao foi uma regulagem pra extrair potencia, era mais pra ver se tinha algum bico na puxada que significasse algum erro do sistema. foi uma surpresa tirar 10 cv a mais sem regular nada, com um ponto totalmente chutado.
em azul está com a ignicao original
em amarelo está com a fuelbox com 18 graus finais
em vermelho está com a fuelbox com 14 graus finais
a mudança na subida da potencia, na verdade estabilizada na potencia proximo aos 4000 rpm aconteceu por causa do mapeamento, que derrubou o ponto ao entrar pressao. depois posto os dados coletados pelo datalog da fuelbox durante as puxadas.
este video não é da puxada do grafico. puxamos 10x no dia.
http://www.youtube.com/watch?v=hmetnkh2574
conforme forem acontecendo os testes eu postarei mais.
um abraço
-
putz, sem comentários
-
putz, sem comentários
puxa, comente alguma coisa, pergunte alguma coisa… nenhuma curiosidade?
foram 176cv com 0,8, num motorzinho que tem 80cv de fabrica... ta bao né? ainda vou tentar tirar mais... vamo ve se sai alguma coisa dai...
o que acha do ponto? o dadinho (dono da oficina, tanto ele como a oficina sao nota 1000) disse que usa 21 graus pra 1k, o que acha?
-
tá ai o datalog. é da ultima puxada, em vermelho.
tá ruim de saber os valores exatos por causa da escala de 0 a 100%. vou melhorar isso…
mas da pra ver que a baixada no ponto quando entra a pressao foi o que interrompeu a subida da potencia.
um abraco
-
vc consegue fazer um by pass na sua ie para a original ou a puxada da original é antiga???
muito bom saber que está rendendo mais que a original…
-
vc consegue fazer um by pass na sua ie para a original ou a puxada da original é antiga???
muito bom saber que está rendendo mais que a original…
as puxadas foram em seguida. a primeira, com o carro mais frio ainda, foi com a i.e. original. em todas as puxadas, a fuelbox estava controlando a alimentacao pois nao tenho mais como voltar pra alimentacao antiga depois que troquei os bicos.
depois, foi a em amarelo, com a fuelbox controlando a ignicao, com 18 graus de avanco final em 0.8
depois foi a vermelha, com 14 graus.
pra trocar a ignicao da fuelbox pra original, só desconecto uma da bobina e conecto a outra. lembra daquele conector que eu fiquei um tempao pra arrumar? entao, nao arrumei, mas arrumei outro e fiz um adaptador, cortando o chicote do carro… mas ficou bem feito e nao da nem pra ver...
mas eh resumo é isso, foi feito bypass e as puxadas sao em seguida, questao de minutos...
abraco
-
as puxadas foram em seguida. a primeira, com o carro mais frio ainda, foi com a i.e. original. em todas as puxadas, a fuelbox estava controlando a alimentacao pois nao tenho mais como voltar pra alimentacao antiga depois que troquei os bicos.
depois, foi a em amarelo, com a fuelbox controlando a ignicao, com 18 graus de avanco final em 0.8
depois foi a vermelha, com 14 graus.
pra trocar a ignicao da fuelbox pra original, só desconecto uma da bobina e conecto a outra. lembra daquele conector que eu fiquei um tempao pra arrumar? entao, nao arrumei, mas arrumei outro e fiz um adaptador, cortando o chicote do carro… mas ficou bem feito e nao da nem pra ver...
mas eh resumo é isso, foi feito bypass e as puxadas sao em seguida, questao de minutos...
abraco
show…
jah q nas duas a fuelbox estava alimentando...dah para perceber bem a diferenca q dah um ponto bem acertado...
-
show…
jah q nas duas a fuelbox estava alimentando...dah para perceber bem a diferenca q dah um ponto bem acertado...
rapaz, nem foi bem acertado… foi meio de qualquer jeito mas dentro do que é coerente pra um carro turbo. eu acredito que a ignicao original avance d+ o ponto, e por isso comeca a perder performance e ainda quebra o motor. proxima vez vou acompanhar no scanner o que a ignicao original estaria fazendo.
agora quero ver quando for pra acertar de verdade, pq sexta foi só uma primeira passada mesmo pra ver se a fuelbox é na pratica o que eu quis que fosse. e foi simplesmente perfeita. quando for pra acertar, estará com sonda wide e leitura de ks. aí sim vou tentar tirar uns hps a mais do coitado, sem quebra-lo de preferencia. mas acho que isso nao acontece mais com o ponto dentro desses valores mais normais pra um turbinado.
um abraco
-
show de bola
não dá para colocar no mesmo gráfico o ksó ia ser uma mão na massa para acertar ponto…
estou um pouco mais folgado de tempo... qdo tiver uma beta me dá um toque
abs
vou por no mesmo grafico o ks sim kra, pode deixar…
vc podia primeiro conhecer né? nem quis ver o prototipo rodando ainda...
abraco
-
vou por no mesmo grafico o ks sim kra, pode deixar…
vc podia primeiro conhecer né? nem quis ver o prototipo rodando ainda...
abraco
opa
eu ví ele funcionando só com alimentação e uma placa solta no banco do passageiro (vulgo versão alpha, hahaha).
e depois quero conversar contigo sobre o acerto de ponto… como isto evoluiu, etc... tenho várias dúvidas...
-
opa
eu ví ele funcionando só com alimentação e uma placa solta no banco do passageiro (vulgo versão alpha, hahaha).
e depois quero conversar contigo sobre o acerto de ponto… como isto evoluiu, etc... tenho várias dúvidas...
pergunta ae kra será um prazer responder
abraco
-
ta caminhando.
hj chegaram as placas de circuito impresso. agora estou motando o primeiro prototipo ja no padrao final
a caixa é só pra ir montando o prototipo. o modelo final vai ser industrializado. essa foi feita a mao só pra dar uma forca nesse momento final de desenvolvimento.