Cabeçote
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o barulho eh biela mesmo, mas como andei com o carro um tempo, antes de parar e abrir, risco os mancais/comando no cabeçote…
agora não sei exatamente onde começou o problema, c foi no cabeçote ou no vira... mas so percebi o problema quando começou a bater biela.
ai a duvida eh, no cabeçote agora, c da pra salvar ele, ou c condeno logo, pq o comando ja condenei, ta mt riscado...
o vira num tirei ainda, mas as bronzinas de biela não tem risco somente desgaste, e uma leve ovalização, q provavelmente eh a causa da batida... tenho q pegar a girafa pra tirar o bloco fora, e sacar o vira e medir pra ver c era std mesmo... provavelmente esse vira era 0,25 nas bielas ( e o cara da retifica me vendeu como std )...
mas e ai vc acha q fazer esse trampo no cabeçote (rebaixar mancais e mandrilhar) fica bom, ou condeno logo ele???
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pergunta de leigo:
porque se um vira tiver folga, não sobe o óleo direito, ou melhor, a pressão do óleo no cabeçote é menor ?
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pq o oleo escorre pela folga maior do vira, e não chega com pressão ideal no cabeçote…
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pergunta de leigo:
porque se um vira tiver folga, não sobe o óleo direito, ou melhor, a pressão do óleo no cabeçote é menor ?
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imagine que você tenha duas bombas com capacidade de bombear 10 litros por minuto.
na primeira bomba você conecta uma mangueira de 10mm e na segunda bomba você conecta uma mangueira de 50mm.
se o volume for o mesmo, em qual mangueira o liquido será bombeado com maior pressão é ? claro que na de 10mm certo é pois você bombear? o mesmo volume por uma área de passagem muito menor.
com o motor é a mesma coisa, quando possuimos folgas maiores do que as originais, a quantidade de óleo que essa folga é capaz de absorver é a maior que a original. sendo assim, o sistema como um todo perde pressão (? como se trabalhasse com a mangueira de 50mm). como o sistema trabalha com uma pressão menor, o óleo não tem pressão suficiente para atingir as partes mais altas do motor, ou seja, o cabeçote.
basicamente é isso…....abraço.
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então, quanto a verificação eu ja estou fazendo pra saber a causa do problema…
o que eu realmente queria saber, eh c tem como salvar o meu cabeçote, ou c vou ter q comprar outro mesmo ...
pq sei q da pra comer um pouco dos mancais, e depois passar a ferramenta e mandrilhar os mancais, e voltar ele é medida original...
so q com isso o comando ficaria levemente mais pra baixo...
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só uma pergunta…....o desgaste foi tão violento a ponto de comer a bronzina e desgastar o mancal ?
eu acredito que fazendo isso você vê ganhar em lift . porque na verdade você está deslocando o centro do furo para baixo. a não ser que existe alguma outra técnica que desconhe
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sim os riscos tão bem fundos, tipo c passar a unha, ela entra legal dentro dos riscos…
então eu tb pensei nisso, vou ganhar em levante, mas sera q eh so isso, ou pelo fato de o comando estar mais baixo...
mas isso tb iria mudar a entrada do comando não? (não to sabendo explicar isso, tipo a hora q o comando vai abrir as valvulas, vai adiantar tb... certo?)
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sim os riscos tão bem fundos, tipo c passar a unha, ela entra legal dentro dos riscos…
então eu tb pensei nisso, vou ganhar em levante, mas sera q eh so isso, ou pelo fato de o comando estar mais baixo...
mas isso tb iria mudar a entrada do comando não? (não to sabendo explicar isso, tipo a hora q o comando vai abrir as valvulas, vai adiantar tb... certo?)
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a parte de baixo dos mancais que fica no cabeçote, onde tem as saidas de oleo e onde o comando fica apoiado, também desgastou?? nunca vi gastar nessa parte nao, só na capa dos mancais e no comando mesmo.
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a parte de baixo dos mancais que fica no cabeçote, onde tem as saidas de oleo e onde o comando fica apoiado, também desgastou?? nunca vi gastar nessa parte nao, só na capa dos mancais e no comando mesmo.
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também acho muito pouco provóvel ter desgastado a parte de baixo dos mancais. visto que o comando sempre está sendo forçado contra a capa do mancal.
eu acredito que tenha danificado somente a capa do mancal, mas ele quer mandrilhar o conjunto pq se der um passe somente na capa, o conjunto ficará ovalizado ( o furo do mancal em forma de ovo) fazendo com que a folga radial não seja constante em toda a circunfer?ncia.
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também acho muito pouco provóvel ter desgastado a parte de baixo dos mancais. visto que o comando sempre está sendo forçado contra a capa do mancal.
eu acredito que tenha danificado somente a capa do mancal, mas ele quer mandrilhar o conjunto pq se der um passe somente na capa, o conjunto ficará ovalizado ( o furo do mancal em forma de ovo) fazendo com que a folga radial não seja constante em toda a circunfer?ncia.
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exatamente, parte de baixo nunca vi gastar pq o comando é empurrado pra cima. o que fiz uma vez num caso parecido foi pegar outros mancais de um outro cabeçote, sei que tem diferenças mas no olho e no dedo tudo casou certinho, usei um bom tempo assim e nao riscou nada, depois vendi o cabeçote com o comando.
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pois eh a parte de baixo tb riscou, pouco mas riscou. agora as capas e o comando sim estão bem riscados… ainda não tirei o cabeçote do carro, pra levar na retifica pra eles falarem o q mais pode ser feito, mas acredito q vão mandrilhar tudo pra ficar com o diametro correto em tudo.
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pois eh a parte de baixo tb riscou, pouco mas riscou. agora as capas e o comando sim estão bem riscados… ainda não tirei o cabeçote do carro, pra levar na retifica pra eles falarem o q mais pode ser feito, mas acredito q vão mandrilhar tudo pra ficar com o diametro correto em tudo.
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vc vai abrir o motor de qualquer forma né?? acho que ja seria melhor arrumar outro cabeçote entao, pois depois se vc quiser colocar outro comando nesse cabeçote aí acho que nao vai dar certo.
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adriano, não se apavore. se o cabeçote tiver mesmo sido danificado ali onde o comando se apoia, procure uma boa retífica, que manda preencher o espaço desgastado e depois refaz o assentamento pro comando ficar certinho ali em cima
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oi tia q bom q vc voltou
então sobre o cabeçote…
tava pensando em não enxer os mancais de solda, na verdade tava pensando em somente rebaixar as capas dele, e mandrilhar para ficar na medida certa, e sem riscos... pelo q tava pensando, eu ganharia com isso em levante, mas não sei quais seriam os pontos negativos em c fazer isso...
abraço
ps. seja bem vinda de novo
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oi tia q bom q vc voltou
então sobre o cabeçote…
tava pensando em não enxer os mancais de solda, na verdade tava pensando em somente rebaixar as capas dele, e mandrilhar para ficar na medida certa, e sem riscos... pelo q tava pensando, eu ganharia com isso em levante, mas não sei quais seriam os pontos negativos em c fazer isso...
abraço
ps. seja bem vinda de novo
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entendi seu racioc?nio e teoricamente vc vai mesmo aproveitar mais o comando quanto ao levante desde que não aconte?a de as molas fecharem (tocar elo com elo) por excesso de levante. quanto que vai ser rebaixado o comando?
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mas não continuaria o mesmo levante? a folga em relação a parte baixa ( não ao lobulo do comando ) deveria ser respeitada não???
ps: minhas boas vindas de volta a carol
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mas não continuaria o mesmo levante? a folga em relação a parte baixa ( não ao lobulo do comando ) deveria ser respeitada não???
ps: minhas boas vindas de volta a carol
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pensei em que jah ki o comando esta mais baixo… teria ki rebaixar os mancais que seguram o comando nos encaixes dos parafusos..
se conseguisse-mos dados sobre isso seria interessante como dado (quanto pode rebaixar, aonde acontece o fexamento das molas... trocando molas conseguiriamos mais rebaixe?) pra preparar cabeçotes jah que daria pra conseguir um pouco mais de levante com o mesmo comando usado seja ele qualquer..
um 0.27 com mais levante seria interessante
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mas pq daria mais levante? se baixar o comando e só vai acabar prendendo as valvulas, deixando elas abertas direto. não sei se entendem meu raciocinio. comando mais baixo vai obrigar a usar pastilhas de regulagem mais finas, nao vai mudar nada.
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mas não continuaria o mesmo levante? a folga em relação a parte baixa ( não ao lobulo do comando ) deveria ser respeitada não???
ps: minhas boas vindas de volta a carol
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então fabio, coloquei teoricamente pq na pratica o levante é o mesmo pq não se mudou o comando e nem a folga das valvulas, mas por outro lado, o comando estando mais pra dentro poderia (ainda teoricamente - não tenho certeza absoluta) forçar as valvulas mais pra dentro.
tenho dúvidas nessa parte.
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mas pq daria mais levante? se baixar o comando e só vai acabar prendendo as valvulas, deixando elas abertas direto. não sei se entendem meu raciocinio.
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? bem por ai o q imaginei, seria algo meio forçado, tanto que tem q ver o quanto q o comando dele vai ser rebaixado a ponto de não condenar o cabeçote ou ter q partir pra um enxerto e por o comando no local std.
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mas pq daria mais levante? se baixar o comando e só vai acabar prendendo as valvulas, deixando elas abertas direto. não sei se entendem meu raciocinio. comando mais baixo vai obrigar a usar pastilhas de regulagem mais finas, nao vai mudar nada.
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eu tava aki na cabeça com o cabeçote hidraulico…
e pensei assim... a distancia entre a parte off do comando ate o tucho é ate grandinha... se vc baixar o comando ele ia continuar ate longinho e nao ia deixar a valvula aberta... mas quando começa o ciclo do comando ele estaria mais proximo dando mais levante... e dando mais velocidade angular... a valvula ia abrir e fexar mais rapidamente tambem... tudo ia acontecer mais rapido..
me corrijam pooor favor se estiver falando bobeira...
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mas pq daria mais levante? se baixar o comando e só vai acabar prendendo as valvulas, deixando elas abertas direto. não sei se entendem meu raciocinio. comando mais baixo vai obrigar a usar pastilhas de regulagem mais finas, nao vai mudar nada.
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na minha opnião, aumentaria o levante porque você está deslocando o centro do furo do mancal pra baixo.
precisaria ver quanto de deslocamento a retifica necessita fazer no furo e calcular o novo levante do comando.