Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Shift-light

Shift-light

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
68 Posts 21 Posters 10.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • K Offline
    K Offline
    Ktulu
    escreveu em última edição por

roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:

p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?

r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...

então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...

1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      Stefan

mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

• S Offline
        S Offline
        Snake

mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

já já o piu aparece e explica como que funciona esse negócio certinho…

pra dar calão tem que imundar o pistao de combustivel... só nao sei sobre a combustão expontanea...

*Felipe*

acho q isso não eh facil assim..

se vc corta a ignição, encharca,

se vc corta o combustivel, ponto quente…

• ? Offline
            ? Offline
            Visitante

nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

ktulu,

vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

poderia me ajudar?

valeu

• ? Offline
              ? Offline
              Visitante

o esquema de regular o giro no potenciometro já está no projeto ou tenho que adaptar?

• K Offline
                K Offline
                Ktulu

ktulu,

vou tentar montar este sozinho e que ria que vc me tirasse umas dúvidas.

o que eu preciso fazer pra trocar essa lampada automotiva da ponta por um led grande de alto brilho?

não entendi como é feita a ligação no carro. nem identifiquei na placa de onde puxo os fios.

poderia me ajudar?

valeu

é só colocar o led com um resistor de 280ohms no lugar da lampada.

pra ver aonde saem os fios, acha lá na placa onde tá escrito +, - e b. + liga no positivo da bateria, - no negativo da bateria e b na bobina, no negativo dela.

• P Offline
                  P Offline
                  Piu

cada montadora usa seu próprio método pra cortar o motor por excesso de rotação.

nos carros carburados, simplesmente a ignição pora de mandar os pulsos pra bobina, já que não tem como cortar o combustável.

um limitador de rpm pra carburado poderia ser feito por um rel? interrompendo os pulsos que vão pro módulo de ignição. dessa forma não é necessário que o rel? trabalhe com as correntes elevadas da bobina.

pros eletrúnicos de plant?o: é necessário que o limitador seja sincronizado com a ignição, ou seja, ele deve interromper o pulso de ignição apenas no momento imediatamente após a fa?sca ser dada. se por um motivo qualquer ele interromper durante o dwell time da bobina (período de carga), pode acontecer da bobina soltar a fa?sca na hora errada e a mistura explodir com as vêlvuvas de admissão abertas, dando retrocesso no coletor e carburador.

? imperativo que o circuito espere o ciclo anterior se completar para só então cortar, ou melhor interromper os pulsos para o sistema de ignição.

pra quem mexe com microprocessadores ou pics, isso é tetinha de fazer.

quanto aos sistemas limitadores de carros injetados, o que se faz atualmente é cortar o combustável interrompendo os pulsos dos bicos injetores.

tem marca que corta os 4 injetores duma vez e tem marca que corta de apenas 2 cilindros, para o carro não dar aqueles trancos de falta instantanea. claro que isso pra carros multiponto. pra carros mono, só tem um bico mesmo pra cortar e esse alimenta todos os cilindros de uma vez.

pra se fazer um limitador pra injetado, basta colocar o rel? que cortaria os bicos na linha de 12v deles. cortando de uma vez, não tem problema de mistura pobre.

*Felipe*

ah soh…

grande piu

• G Offline
                      G Offline
                      gardenal

err… q complica?ao...

monta um ai q eu testo na saverex... :humpft:

*Felipe*

pode deixar…

• K Offline
                          K Offline
                          Ktulu

montei aqui no protoboard e testei

o circuito funcionou, só que tive que tirar o capacitor da entrada da bobina (c6). e a lampada antes de acender fica piscando…. ai eu coloquei um pequeno capacitor com um lado na junção de d1 e r2 e o outro lado pro terra. usei o capacitor c6 que tava na mao. desse jeito a lampada parou de piscar antes de acender, porem ela acende e mesmo depois que o giro cai ainda fica acesa por um tempinho. (menos de 1 segundo). o capacitor tá segurando a lampada acesa. mas é só colocar um capacitor de valor mais baixo pra corrigir isso.

e outra coisa, na pagina tem 2 desenhos de placa. o primeiro desenho tá faltando a ligação do pino do meio do regulador pro terra. no segundo desenho isso já tá corrigido.

outra coisa que nao gostei é que o potenciometro tá muito sensável, voce regula o giro numa pequena faixa (uns 20? do potenciometro). qualquer hora eu calculo o valor da resistencia pra colocar junto pra aproveitar todo o potenciometro na faixa de rotacao do carro, assim conseguindo um ajuste mais preciso.

• S Offline
                            S Offline
                            Stefan

valeu ktulu

vou ver se desenho o circuito já com as tuas sugestáes…

• A Offline
                              A Offline
                              APz

o limitador de giros q todas fabricas usam atualmente é cortar a injeção, pq não joga combustivel não queimado pro escape, o q vai danificando o catalizador com o tempo. isso não vai causar detonação de jeito algum, pois o motor só vai aspirar ar, como na condição de freio motor (cut-off).

injeções mais antigas, sem catalizador as vezes cortavam a ignição, o caso da le-jetronic. é uma forma pior de limitar o giro, pois tem um pequeno desperd?cio. mas na f1 é muito comum os sistemas de controle de tração cortarem a ignição quando é necessária uma rápida e violenta redução de potência gerada pelo motor. esses sistemas tb podem cortar injeção, fechar a entrada de ar, além de controlar o acoplamento da embreagem na hora da largada. cada equipe desenvolve seus programas q calculam o q fazer com esses artif?cios para as rodas não destracionarem e cada artif?cio tem um efeito diferente.

• I Offline
                                I Offline
                                Inssurection

orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

• S Offline
                                  S Offline
                                  Snake

orra maluco eu vou kerer fazer um desses mais n sei se eu tenho capacidade pra isso. que que eu fa?o? c eu levar em uma loja de eltrúnicas eles montam pra mim??

tipo passa ai certinho a img da placa jah toda certinha pq dai posso montar com mais facilidade.

só tentando mesmo, tem o desenho da placa no link do primeiro post.

• F Offline
                                    F Offline
                                    Fernando-GTi

eu to doidinho pra fazer esse shift ai e pelo q tava vendo eh bem facil de fazer, no caso do regulador q tá muito sensivel depois do um olhadinha aki e como ktulo disse eh só botar um resistor lah mas ainda naum sei o valor, apesar disso eu tenhu uma cruel dúvida, quero ligar o shift na fiorino 94 ie que tenho, mas é o seguinte tem 2 bobinas(uma pra duas velas) da? qro saber se tem algum problema se eu ligar em uma só, ou devo fazer um chicote e ligar com o outro negativo da outra? bom aguardo respostas estou precisando dessa resposta urgente pois qro vender alguns, to precisando de grana aki q tah fod#$#%@%^$a.

• F Offline
                                      F Offline
                                      Fernando-GTi

ai galera, fiz o shift-light, mas ainda naum testei, e otra achei um erro no p2 q falta o terra mas na verdade se repararem na foto onde está pronto a plaquinha vcs irão ver q tah certo, está ligado no terra, ainda não testei pq minha fiola eh uma 94 ie, o baguio tem duas bobinas, e cada uma tem dois fios, um vermelho e um otro vermelho com uma faxa preta, suponho q essa com a faixa seja o negativo, estava dando uma olhada na net e achei um otro forum q fala do shift tb inclusive v q conseguiram ligar esse feito do site argentino, mas não usaram o 2917 usaram outro pq naum acendia com esse e colocaram dois diodos e tiraram um capacitor ceramico, bom, alguem pode me ajudar???? alguem aki fez e deu certo?

alguem tem outra forma de fazer esse shift sem usar os programaveis( gravados pelos pics)

me ajudemmmmmmm por favor….. :( :p

*Felipe*

eh… um circuito mais facil seria uma boa ideia...

• ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante

pessoal vi vcs comentando como fazer o limitador de giro….

outro dia um invento eu atropelei esse corte nativo da injecao do corsa....

acabei com o corte, meu medo é usar essa droga ja q o comando desses carrinhos sao uma beleza pra comer original sem lubrificacao.....

até qnts rpms acham q da pra segurar um motir 1.0 familia 1 da gm? 7k? ou vou pelo meter qnd comecar a cair a mistura é hora

o problema desse shift nao achei onde ligar no corsa, sou meio burrao pra ligacao..sei la...olhei olhei...achei melhor deixar queto do q estragar alguma coisa mais seria...

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários