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Preciso dimensionar o turbo do meu carro

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    daniel
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    #5

    agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

    [snapback]564386[/snapback]

    turbina minuscula

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      SemControle
      escreveu em última edição por
      #6

      um coletor reduzido quem sabe ajuda legal

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
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        Raptor2k5
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        #7

        acho que nao vale a pena pegar uma turba tao pequena, pegue uma que encha um pouco dps, mas que tenha boa eficiencia em alta e médias rotações…

        1 Resposta Última resposta
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          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #8

          agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm?

          [snapback]564386[/snapback]

          o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
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            DuKa
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            #9

            o problema do fusca é a distancia dos dutos do cabecote ate a turbina… vc perde muito calor nesse espaco...

            recomendo tubos de inox de no minimo 3mm de parede e muita termotape...

            ja de turbina, eu iria de k24 com caixa quente a testar...

            o fusca de pista da dnt usa uma hx40 se nao me engano....

            1 Resposta Última resposta
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              FabioRR
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              #10

              opa … tudo bem ?

              vamos por partes:

              1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

              2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

              3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

              4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

              com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

              []?s

              fabio

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                Fusca95
                escreveu em última edição por
                #11

                opa … tudo bem ?

                vamos por partes:

                1. uma turbina para pegar em 1.800 rpm com certeza vai te matar em alta. 2300 é muita cilindrada para um fusca ... pode acreditar.

                2. fazer um carro com motor a ar e com um vira de curso desses (82mm), girar na casa que vc quer, será complicado hein ? a não ser que vc use os virabrequins gringos ...

                3. você tem ciencia de que este é um comando para motores aspirados né ? com isso vc ja perde o tão desejado torque. se quer algo que te de torque e gire bem neste motor, pense em um tcs-20.

                4. resumindo a ?pera ... vê de hx-40 e seja feliz :todoido:

                com essa cavalaria toda ... pode começar a pensar em pontas de eixo especiais e tome muito cuidado para não torcer o vira, a não ser que ele seja forjado ok?

                []?s

                fabio

                [snapback]564427[/snapback]

                1 - fabio, pode ficar tranquilo sobre a cilindrada do motor, estamos bastante acostumados a executar essa configuração aqui. mesmo que ele naum pegue a 1800, que venha a 2300~2500, ainda estará de bom tamanho.

                2 - sempre utilizo viras da scat ou cb, nesse caso cb 4340. sempre com bielas gringas tb.

                3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.

                4 - pontas de eixo, reforão nas suspensão, travas e outros afins saum defaut.

                vou procurar saber mais sobre hx40

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                  Fusca95
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                  #12

                  ontem pesquisei no site da garret e percebi que a gt30r ou gt 28rs encaixariam perfeitamente no que quero, mas…. existem variações de trim nela que naum consigo compreender. preciso de ajuda dos universitarios..hhehehe.

                  1 Resposta Última resposta
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                    Fiasa Power
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                    #13

                    1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

                    2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

                    300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

                    abraão .

                    1 Resposta Última resposta
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                      Fiasa Power
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                      #14

                      se bem que nesse caso , as vibrações serão um problema mais prejudicial do que o calor em só . balanceamento e acerto perfeito são as palavras-chave .

                      de resto , eu não entendo bulhufas de turbinas .

                      abraão .

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                        fusca84
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        3 - sei que esse comando eh para aspirado leve, os tcs s matam muiiiiito o motor em alta (acima de 5000) segurando a pressão nos cilindros. jah tivemos experiencia com tcs s e não foram positivas.[snapback]564440[/snapback]

                        eu virava 7200 rpm com tcs-20 andando com 0.6 bar de pressao

                        com 1,3 bar virava os mesmo 7200 rpm.

                        []s

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                          Fusca95
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          1 é - w110 não é drama pra um motor desses … é um comando até bem suave . dá pra usar até com carburação simples bem acertado e redondo . um comando desse com turbo vai dar uma boa combinação a meu ver , já de w120 pra cima é estupidez desnecessária .

                          2 é - esse limite de giro está totalmente dentro da realidade , por questáes de confiabilidade eu limitaria em 6k ou até 6.2krpm . a não ser que você passe a config do arrefecimento e os cabeçotes a serem utilizados . tudo vai depender do arrefecimento nesse caso .

                          300 cv modesto ??? realmente esse negócio de potencia ficou banalizado :todoido: ...

                          abraão .

                          [snapback]564483[/snapback]

                          fiasa power, qdo vc diz que 300cv modesto tah me tirando ou elogiando..hahahhahhah. porque muita gente monta motores e consegue valores ultra-maiores e eu acho que esse valor eh bem condizente, pois um 2.3 rendendo aspirado 60cv/l + 1,2kg de pressão chega nesses 300cv. num acha?

                          e outra, se a pot. maxima vier em torno de 6000 rpm tb pode ser um outro fator de confiabilidade, o fato de ter que rodar uma ou outra vez a 6500 eh para arredondar o escalonamento…...hehehhe..

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
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                            Fiasa Power
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            eu to elogiando , mas achando um valor alt?ssimo para ser considerado modesto . quero dizer que hoje virou meio carne de vaca fala em 300 , 400 , 500 cv e por aí vai .

                            com esse comando e turbo empurrando a tendencia vai ser virar bem mais que isso , terá que ser limitado via ignição .

                            abraão .

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fiasa Power
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              não será nenhum primor em termos de suavidade de funcionamento … da? a necessidade dos respectivos balanceamentos .

                              abraão .

                              1 Resposta Última resposta
                              • Q Offline
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                                quarteto
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                                #19

                                agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?

                                [snapback]564386[/snapback]

                                o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.

                                [snapback]564405[/snapback]

                                e tanto é isso q a própria central trata de abaixar a pressão de turbo é medida q a rpm sobe (depois de certo patamar de rpm)…

                                a idéia era fazer um carro turbo q parecesse um motor com cilindrada maior em baixa, do jeito q os ianques gostam...

                                da? pra isso o carro morre em alta e isso é bem nétido, ainda mais pq o sistema esquenta demais e o rendimento fica piorado...

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
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                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  e eu não acredito q vc ache um turbocompressor pra conciliar pegada em 1800 rpm, rendimento decente em 6700 rpm, pressão em 1,2 bar e 300 cv em um motor grande com válvulas pequenas…nesse caso aí não tem mist?rio....ou vc tem pegada em rpm muito baixa e mata o carro de alta, ou vc tem uma turbina boa de alta, mas q com certeza não vai entrar em 1800 rpm...

                                  e veja direito antes esse negócio de gt30 e gt28-rs ...a garrett tem 3 turbocompressores com a identificação gt2871-xx que possuem part numbers e configuração de rotor (eixo pras 3 é igual), caixa fria e quente diferentes

                                  de gt28 tem (retirado do catélogo 2005):

                                  gt2854r 471171-9

                                  gt2860rs 739548-1

                                  gt2860r 707160-5

                                  gt2860r 707160-7

                                  gt2871r 472560-15

                                  gt2871r 743347-1

                                  gt2871r 743347-2

                                  gt2876r 705330-1

                                  gt2876r 705330-2

                                  de gt30:

                                  gt3071r 700382-3

                                  gt3071r 700382-20

                                  gt3076r 700382-12

                                  dependendo de qual vc tinha visto, ou vai ficar grande demais, ou pequena demais pra se aplicar ao seu motor...

                                  essa gt2871 eu achei fera: eixo 53,8mm, rotor variando de 49,2mm; 51,2mm; 53,1mm, fora as variações de caixa quente e fria (tem as de série e algumas opcionais)...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #21

                                    tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #22

                                      nesse caso eu priorizaria o desempenho em alta , já que são 2300 cm3 de aspiração natural … já é um monstrinho por natureza .

                                      abraços .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Q Offline
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                                        #23

                                        tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?

                                        [snapback]564593[/snapback]

                                        a? esque?a turbina vindo em 1800 rpm ou 2500 rpm, ainda mais com o tamanho dos tubos de um coletor de escape pra turbo em fusca…perde-se muita energia ali (dá pra contornar esse problema)...ali?s, esse turbo vai entrar é bem tarde, de repente vai até ficar ruim pro q vc quer, já q seu cabeçote não vai ter fluxo excepcional (a? tendo como par?metro um 16v retrabalhado e refrigerado a água, aonde nego usa eixo desse tamanho :todoido: ) e girando até mais q seu motor...

                                        eu tá achando eixo 62mm exagerado, ainda mais se for em turbina que não seja roletada...

                                        se eu falei besteira aí me corrijam...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fusca95
                                          escreveu em última edição por
                                          #24

                                          mas as k-27 naum saum roletadasó alguem sabe as especificações dessa mo?a?

                                          1 Resposta Última resposta

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