Preciso dimensionar o turbo do meu carro
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não será nenhum primor em termos de suavidade de funcionamento … da? a necessidade dos respectivos balanceamentos .
abraão .
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agora eu pergunto, como um golf 180cv consegue ter pegada em 1780rpm? ecu do turbo da volks?
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o turbo nesse tipo de motor é dimensionado basicamente apenas para pegada em baixa e não para potência.
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e tanto é isso q a própria central trata de abaixar a pressão de turbo é medida q a rpm sobe (depois de certo patamar de rpm)…
a idéia era fazer um carro turbo q parecesse um motor com cilindrada maior em baixa, do jeito q os ianques gostam...
da? pra isso o carro morre em alta e isso é bem nétido, ainda mais pq o sistema esquenta demais e o rendimento fica piorado...
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e eu não acredito q vc ache um turbocompressor pra conciliar pegada em 1800 rpm, rendimento decente em 6700 rpm, pressão em 1,2 bar e 300 cv em um motor grande com válvulas pequenas…nesse caso aí não tem mist?rio....ou vc tem pegada em rpm muito baixa e mata o carro de alta, ou vc tem uma turbina boa de alta, mas q com certeza não vai entrar em 1800 rpm...
e veja direito antes esse negócio de gt30 e gt28-rs ...a garrett tem 3 turbocompressores com a identificação gt2871-xx que possuem part numbers e configuração de rotor (eixo pras 3 é igual), caixa fria e quente diferentes
de gt28 tem (retirado do catélogo 2005):
gt2854r 471171-9
gt2860rs 739548-1
gt2860r 707160-5
gt2860r 707160-7
gt2871r 472560-15
gt2871r 743347-1
gt2871r 743347-2
gt2876r 705330-1
gt2876r 705330-2
de gt30:
gt3071r 700382-3
gt3071r 700382-20
gt3076r 700382-12
dependendo de qual vc tinha visto, ou vai ficar grande demais, ou pequena demais pra se aplicar ao seu motor...
essa gt2871 eu achei fera: eixo 53,8mm, rotor variando de 49,2mm; 51,2mm; 53,1mm, fora as variações de caixa quente e fria (tem as de série e algumas opcionais)...
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tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?
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nesse caso eu priorizaria o desempenho em alta , já que são 2300 cm3 de aspiração natural … já é um monstrinho por natureza .
abraços .
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tava vendo na crestana agora, que a k-27 esta por 1200 pilas, soh que naum tem configuração dos rotores e a/r s. alguem sabe? em conversa com amigo, ficou jah pre-determinado que teremos que ter rotores proximos a 62mm e a/r da turbina entre .6 e .8 e do compressor entre .5 e .7, procede?
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a? esque?a turbina vindo em 1800 rpm ou 2500 rpm, ainda mais com o tamanho dos tubos de um coletor de escape pra turbo em fusca…perde-se muita energia ali (dá pra contornar esse problema)...ali?s, esse turbo vai entrar é bem tarde, de repente vai até ficar ruim pro q vc quer, já q seu cabeçote não vai ter fluxo excepcional (a? tendo como par?metro um 16v retrabalhado e refrigerado a água, aonde nego usa eixo desse tamanho ) e girando até mais q seu motor...
eu tá achando eixo 62mm exagerado, ainda mais se for em turbina que não seja roletada...
se eu falei besteira aí me corrijam...
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beleza, temos vêrias respostas mas nenhuma conclusão.
qual turbina que teria realmente essas caracteristicas, vou modificar um pouquinho as intenções para facilitar a determinação.
tem que ser roletada
ter inicio de pegada em 2500
virar legal até 6000
motor 2300cc
potencia esperada 300cv torque 40kgfm
pressão maxima de trabalho 1,2kg
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aguardaremos os otimistas.
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vou com o quarteto…
vc tah kernendo um carro de pegada em baixa... e que nao amarre em alta... o motor a ar jah é mais limitado pra alta.. se fosse um motor menor... mas vc tem 2300cc.. em baixa jah tem torque suficiente em fase aspro... trabalhar seu motor pra trabalhar em alta ia ficar muito bom... 300cv 40kgf de torque nao é algo que se consiga com turbinas que no seu motor peguem em 2500 ou menos...
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concordo com o que foi dito, o que dificulta vc ter essa pegada em giro tão baixo e ainda continuar com o turbo progredindo até a alta é o fato de que os cabeçotes ficam muito longe da turbina.
e outra: 300cvs com 1,2 bar e ainda por cima num motor a ar, onde as perdas são maiores qdo se compara com um refrigerado é água? sinceramente isso é muito dificil heim, talvez com bastante preparação em cima do motor em só…ah claro, nada de medir nesses dinos que a galera vai nos finais de semana pra tomar cerveja
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concordo com o que foi dito, o que dificulta vc ter essa pegada em giro tão baixo e ainda continuar com o turbo progredindo até a alta é o fato de que os cabeçotes ficam muito longe da turbina.
e outra: 300cvs com 1,2 bar e ainda por cima num motor a ar, onde as perdas são maiores qdo se compara com um refrigerado é água? sinceramente isso é muito dificil heim, talvez com bastante preparação em cima do motor em só…ah claro, nada de medir nesses dinos que a galera vai nos finais de semana pra tomar cerveja
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e ponto final…
tia carol resumiu exatamente o q eu penso sobre o assunto
se vc abrir mão alguns dos requisitos (andar com mais pressão e deixar a turbina entrar mais tarde, por exemplo) aí sim vc conseguir? atingir o objetivo de 300cv...
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sem pensar mto, não levando em consideração perdas termicas no escape (até pq eu ainda não sei como usar esses dados p/ plotar:d ) e sem fazer os recalculos pela efici?ncia da compressão (aumento de calor). olhando os graficos e tomando q vc queira pegada em 2500 (não sei qtos bar s seria essa pegada) a potência de 300cv viria é 6000rpm com 1.2 bar em uma gt2860rs trabalhando num regime mto bom.
outra opção seria a gt2560r, teria otima pegada, mas vc iria trabalhar numa faixa onde ocorre um pequeno risco de overspeed ou choque.
a melhor opção seria a gt2860rs, mas com um bom acerto de ponto/alimentação/enquadramento do comando p/ tornar viavel a pegada em baixa, tralho no escape do cabeçote p/ eff proximas de 80% é recomendavel.
a k16 daria uma pegada melhor ainda, mas vc iria tabalhar bem fora da faixa de efici?ncia dela, onde num carro em que a instalação de um intercooler é complidaca, não é recomendavel.
ps. citei a gt28 pois vc disse q tem meios para trazer equipamentos importados.