Ponto final das i.es. 1avp e 1avb
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na minha saveiro 2002/2002, 1avp, vem 26 de ponto final com 10 de taxa no 1.8 mi gasolina. acho relativamente pouco, pois já andei com 15 no distribuidor (somando os 6 graus iniciais que botei no distribuidor) vem 32 de ponto final e nunca grilou…talvez venha menos ponto final por ser carro de carga e etc, que caso quando esteja carregado até o talo e a plena carga pré não grilar de jeito nenhum. atualmente estou usando os 26 graus de ponto final com 8,8 de taxa e 0,8 bar de pressão de turbo.
e vocês, alguém tem informações de outras 1avb/1avp e que ponto final vem nesses motores é chips originais, claro. e o que o povo usa de taxa/pressão quando usa o ponto original ?
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como vc leu isso, daniel? ligou um scaner e deu um rol? no carro? se sim, sabe me dizer qual era o modelo do scaner?
[]?s
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coloquei o scanner no modo de leitura e sa? andar com o carro… aí você consegue ler o avanço... agora não lembro a marca do scanner, sei lá se era kaptor ou tecnomotor
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eu andava com 8:1 de taxa, 2.2kg e 15 de ponto inicial. não lembro quanto vinha de ponto final, o distibuidor não era mexido.
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distribuidor do injetado mesmo é então vinha o ponto final do chip + 6 graus.
como destaxou o motor, zoega ?
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pois é daniel, passei por problemas assim. a central original do meu gol vinha 35 de ponto a 6500rpm aspirado original. mais a mardita teu problema, troquei por uma de parati 2002, e esta só vem 18 a 20 e é de 1.8 gas, abri pra ver e o chip tudo indica ser original. agora troquei por uma de 1.6 alcool e vou ver como fica.
antes com a central da parati 2002 vinha muito pouco ponto, a ponto do carro estar rendendo com 1kilo menos do que rendia antes com 0.6 e a centrla original do gol com o meg atrazando ao vir pressão.
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1av eu já vi de 16 a 38? de ponto final… dependendo do ano, modelo..e as vezes 2 carros do mesmo ano e modelo, mas um com ac e outro naum vem com programas diferentes e acertos diferentes... sem falar que depende muito da temperatura porque a curva de correção é diferente em cada central...
por exemplo a admissão a 40?c num carro vc tem digamos 25? de ponto e no outro 30?
a? vc aumenta a temperatura de admissão (por causa da pressão) pra digamos 90? e o primeiro vai pra 24? e o outro pra 20?... pode acontecer...
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ponto inicial de todos os mi deve ser 9.
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9? apms com short plug desligado, motor quente
sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.
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9? apms com short plug desligado, motor quente
sim , já tinha lhe dito isso… pode colocar 1avp funciona com qualquer chip de 1avp... só o acerto é que pode ou não ser o melhor pra cada caso... especificamente pra vc que usava esse setup do chip anterior, deve voltar a ser o que ?ra antes.
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over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.
por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma n
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over, mesmo motores a alcool o ponto inicial é o mesmo? pois essa central era de uma saveiro 1.6 ano 2002 a alcool.
por que tanta diferença entre os mapas over? tipo, meu gol é 2000/2001 ap 1.8 gasolina, dava 35 de final, essa da parati 2002 1.8 gasolina dá só 18 de final, só pelo peso do carro? nem tem tanta diferença en peso, e a taxa é pra ser a mesma né?
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sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…
a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...
saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar ponto final e tirar por temperatura...
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sim, o ponto inicial serve para que a central faça a fase de injeção, por isso bato na tecla de que não pode ficar colocando muito ponto no distribuidor…
a diferença é pura e simplesmente por acerto mesmo... por exemplo carros mais pesados, com maior capacidade de carga, ac (? uma carga no motor) e cambio mais longo tendem a apresentar detonação antes então uma parati com ac ligado e com carga total fica bem mais pesada que um gol, e tem tend?ncia a detonar antes mesmo... mas não é uma regra...depende do acerto... marelli é bagun?ado nisso mesmo...
saveiro tem umas que vem apenas uns 16? de ponto final...a? tem que aumentar ponto final e tirar por temperatura...
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mais ai q vem a questáo, uma diferença tão grande de ponto é tão pouco significante?
por que de 35 pra 16 por ej, é muita coisa, a diferença en rendimento teria q ser enorme, e não ?, dá pra notar é claro, mais pouca coisa apenas.
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as fabricas determinam como alvo potência, torque e temperatura no escape…o jeito que vc atinge estas metas é responsabilidade do afinador ... ou seja é acerto mesmo... e dizem as mês linguas que se vc pegar carros assim com programação diferente e medir dá alguma diferença de potência, algo abaixo ou na média do que se tem de ganho chipando.
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over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..
me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o
abra?
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não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...
o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...
ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..
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over, tem alguma solução pra acabar com esse problema de aumento de temperatura do ar e retardo de ponto nos mi? eu sei q o sesnsor de temperatura do ar é um daqueles 4 fios do map… queria saber se n daria p cortar um daqueles fios e conectar um sensor de temperatura externo (um sensor de outro veículo) e colocá-lo numa parte fria do cofre..
me dá uma luz aí.. o problema da pressão positiva/retardo de ponro eu já vou resolver com um clamper... agora o temperatura do ar/reterdo de ponto eu ainda tá perdid?o
abração
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eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.
intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.
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não é um problema… toda vez que a temperatura do ar aumenta vc tem que obrigatériamente diminuir ponto... o problema é acerto, vc quer que com pressão de turbo o ponto fique numa determinada condição (temperatura do ar, rpm, etc) então precisa mapear...
o que eu faão aqui é ver que temperatura o ar entra e acertar o ponto desejado pra essa condição...se esquentar mais que isso (digamos um dia muito mais quente do que o que eu testei) naturalmente vai abaixar o ponto porque precisa ou pode ter detonação...
ou tem carro que simplesmente mato as curvas de correção de ponto... fica apenas e tão somente por carga e rpm...mas não sou muito fã disso..
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digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..
over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?
eu baixaria a temperatura en vez de tentar enganar a central, oque ela faz é o q muita gente quer, ter correção de ponto. a mi atraza o ponto como o over mencionou tempo atraz, quando a temperatura passa do patamar estipulado nela digamos assim, conforme a temperatura vai subindo ela vai baixando o ponto, mais si esquentar demais, vai pra un valor seguro, fique abaixo desse valor.
intercooler, tomada de ar frio, isolar escape e turbina e coletor, e assim por diante. ah, e o principal, turbina certa pra pressão e motor certo.
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vou tentar baixar a temperatura, m?rcio.. o problema é que meu cabeçote é cross flow e eu cortei o coletor de um modo que o tbi ficou a 10cm da boca da turbina.. n tem presurizção.. a prioridade é rosqueada na própria tempa fria d turbina… n queria acabar com esse esquema p tacar um intercooler
tá pensndo em colocar um bico pequeno no rotor frio da turba ou na sua própria tampa fria pra soltar uns spray de álcool e dar uma resfriada no conjunto... vc tem alguma sugestão fora intercooler??
abra
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digo que é um problema pq carro turbo (e com coletor no farol, principalmente)esquenta demais, msm enchendo tudo de amianto… meu chip já é remapeado, mas n tenho a menor idéia (comprei usado) o q o cara (powertrain) fez pra n permitir que esse retardo de ponto prejudique a performance..
over, haveria possibilidade de eliminar (até mecanicamente) essa correção de ponto por temperatura? quais os riscos de andar assim?
abraço
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o ednilson faz o mesmo que eu faria nesse caso, mata a curva pra temperaturas acima da considerada refer?ncia… digamos que seja 20? a 40?c na admissão (temperatura padrão desse motor digamos)... pras temperaturas acima de 40?c mata a curva de correção, num tira ponto.. é muito simples...
só que o risco é subir temperatura muito alta (digamos subir mais calor por usar mais pressão e num dia mega quente) e o ponto nessa condição de admissão ser suficiente pra quebrar canaleta...
eu costumo não matar essa curva a menos que o dono peça especificamente e assuma todo e qualquer risco de quebra... e ele precisa me convencer de que realmente quer fazer isso (e porquê) ou num fa?o... se não qdo quebra é meu nome que as pessoas dizem de quem fez o acerto que quebrou o carro ...
num esquece de que a perda de performance tbm é fruto do ar estar mais quente e ter menos mol?culas no mesmo volume... pra isso existe o intercooler...resolve os 2 problemas da forma correta...
(não lembro o valor com certeza) mas lá fora se diz que jamais a temperatura de admissão deve passar dos 150~160?f (uns 65~70?c) e com mais de uns 0,6 ou 0,7bar mesmo numa turbina grande já é facil atingir isso... claro que pra alcool pode até usar um pouco mais