Dicas de preparação para o c20le
-
lobe center é o cruzamento das valvulas de admissao e escape.
olhando o eixo do comando, vc percebe que os cames formam um v. uma ponta do v corresponde ao came de admissao e o outro ao escape. o angulo formado pelo ponto superior do came de admissao e pelo ponto superior do came de escape nos da o que chamamos de center lobe. quanto mais fechado for esse v, menor sera o angulo do center lobe. quanto menor o center lobe, mais tempo as valvulas de admissao e escape passam abertas ao mesmo tempo. quanto mais tempo as valvulas de admissao e escape estao abertar simultaneamente, dizemos que mais o comando lava o cilindro. quanto mais ele lava o cilindro (isso significa que sai mistura nao queimada pelo escape), mais tendencia o motor tem a ser manco em baixa rotacao e forte nas altas. isso acontece pq como tem gas saindo pelo escape cria uma zona de baixa pressao proximo a valvula de escape. essa baixa pressao, puxa a mistura que esta na valvula do lado. entao, esse processo, repetitivo, em altas rotacoes principalmente, faz com que os cilindros tenham maior enchimento de mistura. quanto mais mistura, mais forca.
em geral, comandos de valvulas originais tem center lobe 112 ou 114. o 49g da vw, usando nos motores ap, tem center lobe 108, o que favorece torque em rotacoes mais altas.
comando para motores aspirados, preparados, em geral possuem center lobe 108 graus, mas é comum encontrar comandos de 107, 106 e 105 graus. nunca vi menor que 105 graus.
para motores turbo, é preferivel o inverso. pouco cruzamento de valvulas. a engle fabrica os comandos pra turbo com center lobe 112 graus, que é o caso da serie tcs-x0. eu andava com um w-110 e turbo. depois troquei por um tcs-20. a diferenca entre um comando e outro foi mais torque em baixa rotacao, devido a reducao do center lobe e a um ligeiro aumento do tempo de permanencia da valvula de admissao e o melhor, turbina cheia com 500 rpm a menos.
existem comandos de valvulas para turbo com center lobe de 114 graus. nunca vi maior que isso, mas acredito que existam.
antes que perguntem, como pode um motor turbo com comando 114 graus de center lobe girar tanto quanto um aspro de center lobe 105. é simples, a valvula de escape nao precisa ajudar a puxar a mistura para dentro do cilindro, pois a turbina se encarrega de socar tudo lá pra dentro, independente do center lobe.
não lembro quem escreveu esse texto, mas acho que é do fuscafloripa. espero que dá pra entender.
[snapback]576388[/snapback]
tem informação cruzada aí…...cruzamento de válvulas é overlap, e não lobe...
lobe é a dist?ncia, em graus, entre as pontas dos cames de admissão e escape...o lobe não leva em conta a duração do comando...
-
e os pistões do astra flex?
chegou a coisa de 11.7:1 agora se é só no pistão que chegou a isso…
[snapback]577130[/snapback]
pistao standard de flex em cabeçote stock e junta original chega a 11:1 cravado
da pra chegar mais plainando, é reto, mas tem a altura de compressão menor em
relação aos pistões a gasolina que passam um pouco do bloco, a diferença de taxa fica na piscina de algo proximo a 18cc.
pistao de monza chega aos 12:1 só no pistao, pois eles tem a altura de
compressão igual aos dos gasolina, e são retos + um calombinho..
-
+ou- isso mesm… agora pensa isso num turbo girador...
[snapback]577249[/snapback]
tem um corsa 2.0 de kadett com cambio de monza dos mais longos (quinta 0,71)que o mano montou já a um tempoo… mediu 230cv (a uns 5.300 rpm) com 0,8bar...o troão passa dos 220km/h empurrando ainda... segundo o dono ainda tá a uns 5.000 a essa rotação... ele num vai mais porque o fiof? dele fecha exponencialmente com isso já...
-
pense em 10:1 de taxa (gasolina e comando 276? e civilizados 110? de lobe), e só faça o chip depois de todas as outras modificações, ai sim terá um ajuste personalizado para o seu motor. vc sai sentir o motor muito mais elastico e solto de média p/ alta rotação. só não abuse muito do giro, sabe q gm adooora desgastar o comando por causa de lubrificação ineficiente em alta no cabeçote.
espere um leve aumento de consumo, mas nada de assustar.
[snapback]576330[/snapback]
isso ocorre nos 16v também?
eu sonho com um girador aspiradinho
-
nops… 16v com comando original vc passa dos 7.500 rpm sem ter problema na parte de cima (parte de baixo precisa de algumas modificações pra chegar e passar disso com confian?a)
[snapback]577841[/snapback]
over vc saberia explicar este trabalho na parte debaixo ??
-
pessoal, descobri hoje que o colega qie instalou os pistões de monza 2.0 é álcool no seu daewoo espero não ficou satisfeito, pois o carro não consegue dar acerto no ponto. ele bate pino em todas as marchas. sendo assim, darei um tempo nesse projeto, deixando o motor original mesmo.
se algum entendedor souber de alguma solução para o colega…
agradeão a todos
-
já me disseram a mesma coisa. usar pistões de monza ou ?mega a álcool.
[snapback]577004[/snapback]
só para efeito informativo, o pistão do monza 2.0 alcool acima de 87 é o mesmo usado no omega 2.0 alcool, sem nenhum rebaixamento no cabeçote a taxa é de 12:1 é o pistão codigo p1618 ou e14250
pessoal, descobri hoje que o colega qie instalou os pistões de monza 2.0 é álcool no seu daewoo espero não ficou satisfeito, pois o carro não consegue dar acerto no ponto. ele bate pino em todas as marchas. sendo assim, darei um tempo nesse projeto, deixando o motor original mesmo.
agradeão a todos
[snapback]616122[/snapback]
bom, entendedor não sou, mais acho que o problema do colega foi o mesmo que causou um prejuizo de um jogo de pistões quebrados para mim, o motor do espero snme é igual ao meu c20ne, então se botar os pistões de alcool e manter a ignição de gasolina dá batida de pino nervosa mesmo, a solução é remapear o chip pois taxa de 12:1 no alcool não é para bater pino, a não ser ponto alto. no meu caso o mapeamento original a gasolina tinha mais ponto que o ideal para alcool, talvez esse seja o problema dele.
-
agradeão a todos
[snapback]616122[/snapback]
bom, entendedor não sou, mais acho que o problema do colega foi o mesmo que causou um prejuizo de um jogo de pistões quebrados para mim, o motor do espero snme é igual ao meu c20ne, então se botar os pistões de alcool e manter a ignição de gasolina dá batida de pino nervosa mesmo, a solução é remapear o chip pois taxa de 12:1 no alcool não é para bater pino, a não ser ponto alto. no meu caso o mapeamento original a gasolina tinha mais ponto que o ideal para alcool, talvez esse seja o problema dele.
[snapback]616150[/snapback]
mas o motor é o c20le, ele tem 8.8:1 de taxa original.
[snapback]616178[/snapback]
o descrito acima seria pra tentar resolver o problema do seu colega entende
-
estou pensando no seguinte: pistões retos de monza ou ?mega álcool pra chegar nos 12:1 de taxa, manter o coletor de escape original e fazer a parte de tras do escape em 2 polegadas, refazer chip já passando pro álcool, bicos dos gm flex, comando 276? e kit de partida a frio.
acham que daria uma diferença legal na potência original do motor?
um abraço
-
estou pensando no seguinte: pistões retos de monza ou ?mega álcool pra chegar nos 12:1 de taxa, manter o coletor de escape original e fazer a parte de tras do escape em 2 polegadas, refazer chip já passando pro álcool, bicos dos gm flex, comando 276? e kit de partida a frio.
um abraço
[snapback]640040[/snapback]
pode pensar em mais de 140cv nisso… o motor a alcool, original de tudo tem 127cv (igual os flex) comando vai dar lá uns 10~15% a mais...
-
um abraço
[snapback]640040[/snapback]
o meu está com um setup bem proximo disso, pistões de omega alcool, polimento nos dutos, bicos de astra flex, chip, coletor de escape original sem catalizador e um silenciador e uma ponteira com jk no final, anda muito mais que original a gasolina isso é certeza, potencia não tenho id?io de quanto tem. só que meu cambio é bem curta a relação então ele ficou bem ligeiro. agora se colocar um comando mais agressivo deve ficar show.
-
desculpe a ignorancia… mas todo cabe?cote gm é hidraulico neh?
nao comporta um 288 ou um comando com cruzamento e lobe mais agressivo?
[snapback]640746[/snapback]
não sei se todos os cabeçotes gm são hidr?licos, mas o que está no meu carro é sim eu prefiro um 276, pois não vai embaralhar tanto em marcha lenta. vejamos o que os que entendem dizem a respeito.