Alivio do motor
-
balanceamento com certeza vai ser feito.
com as bielas normais tava com 10 e poko de taxa… com as de kombi vou deixar perto de 8. a cilindrada eh 1.9 mesmo...
então juliano, pq não vai usar o volante com 5 k? foi o q o cara da retifica falo pra mim q deixava...
[snapback]585654[/snapback]
com torque em abund?ncia vai voar tudo
? muito leve e perde a resist?ncia
não seria mais interessante só zerar o vira e tirar do volante??
e pq não deixar o volante com 4kg? fica pouco p rua??
[snapback]585820[/snapback]
zerar o vira e tirar do volante para mim é a melhor opção
4kg só se vc quizer que ele voe e corte o tunel pra não dizer que pode cortar outras coisas
-
com torque em abund?ncia vai voar tudo
? muito leve e perde a resist?ncia
zerar o vira e tirar do volante para mim é a melhor opção
4kg só se vc quizer que ele voe e corte o tunel pra não dizer que pode cortar outras coisas
[snapback]586045[/snapback]
sempre alivie tb vira, assim não precisa tirar tanto material só do volante. sei que as funções de ambos são distintas, mas ambos (no caso) são considerados como massa rotante inercial.
-
estas fotos ficaram meia boca mas da pra ver.
http://img145.imageshack.us/img145/2171/volante25li.jpg
aqui da pra ver onde tirei 900g na parte traseira do volante, o novo balanceamento e o diametro externo, onde fica a marcação do ponto no ap fui até 1.5mm no raio dos parafusos do plato (400g)
http://img292.imageshack.us/img292/1596/volante17uc.jpg
o espaço entre o encosto do plato e o disco de embreagem tambem fiz um al?vio (300g), nesta foto da pra ver como o diametro externo ficou próximo dos parafusos.
quanto a tirar mais pra rua não vejo problema nenhum, acho até que ficaria melhor, só tem que ficar meio ligado pra não fragilizar, apesar que pra chegar no ponto de quebrar ainda tem muuuito aão pra tirar.
abraço,
[snapback]586037[/snapback]
legal as fotos, deu pra entender perfeitamente o q vc havia falado no outro post
-
bom deixei hoje o vira e o volante la na retifica…
vai aliviar 1 k no vira deixando em formato de faca, e 1,5 k no volante comendo atraz dele no calombo q tem la...
a bomba... o vira vai ter q ir pra 0,25 e ele reclamo de eu usar assim com turbo, pq segundo ele eh normal dar 1 a 2 decimos de diferença nos mancais... fiquei na duvida agora... to começando a achar q o cara não eh tão bom assim
na retifica ele tem 3 viras preparados e ta mexendo em um v8 de arrancada...
segundo ele esses decimos podem fazer uma biela ir um pouco mais pra cima, e outras um pouco mais pra baixo...
no fundo acho q ele quer me mandar um vira novo, maaaas...
-
bom deixei hoje o vira e o volante la na retifica…
vai aliviar 1 k no vira deixando em formato de faca, e 1,5 k no volante comendo atraz dele no calombo q tem la...
a bomba... o vira vai ter q ir pra 0,25 e ele reclamo de eu usar assim com turbo, pq segundo ele eh normal dar 1 a 2 decimos de diferença nos mancais... fiquei na duvida agora... to começando a achar q o cara não eh tão bom assim
na retifica ele tem 3 viras preparados e ta mexendo em um v8 de arrancada...
segundo ele esses decimos podem fazer uma biela ir um pouco mais pra cima, e outras um pouco mais pra baixo...
no fundo acho q ele quer me mandar um vira novo, maaaas...
[snapback]586524[/snapback]
? relativo, praticamente todos motores turbo q vejo teve o vb retificado…e nenhum deu problemas por causa disso.
-
o foda que diferença de altura, logo de taxa, entre os cilindros tira muita potencia em alta, em aspirado este tipo de coisa mata o motor normalmente eu acerto usinando o pistão e combinando as bielas, mas o que encontro é diferenças de centesimos, décimo é fundo de escala
se esta retifica esta falando que vai ficar diferença na casa de décimo não deixe lá de forma alguma
abraço,
-
o foda que diferença de altura, logo de taxa, entre os cilindros tira muita potencia em alta, em aspirado este tipo de coisa mata o motor normalmente eu acerto usinando o pistão e combinando as bielas, mas o que encontro é diferenças de centesimos, décimo é fundo de escala
se esta retifica esta falando que vai ficar diferença na casa de décimo não deixe lá de forma alguma
abraço,
[snapback]586788[/snapback]
-
só pra poluir um pouco mais o forum rs
http://img292.imageshack.us/img292/2925/dsc04423rz5.jpg
no chevas o vira já tinha passado por vaarias retíficas e ainda assim a diferença não chegou a um décimo no vira, apesar de ter chegado beem perto.rsrs mas já que era pra rua e só pra servir de aprendizado… ainda assim quase consegui zerar tirando dos pistões.
abraço,
-
pra ilustrar mais um poko…
http://www.youtube.com/watch?v=w5oro_e56tw&nr
axo que nao tem motor que mais sofra aíao do peso do volante que um wankel… entao...
-
acho que ate std vem com diferenca, acho impossivel sair tudo zerado de fabrica….
com relacao a abrir pra 0,25 vai tranquilo como a carol falou.
minha finada tava tudo na ultima retifica e ainda tinha a carca?a enjaquetada e mesmo assim rodou mais de ano, bati e o motor continuava forte e firme.
abracos
wagner luis
-
acho que ate std vem com diferenca, acho impossivel sair tudo zerado de fabrica….
com relacao a abrir pra 0,25 vai tranquilo como a carol falou.
minha finada tava tudo na ultima retifica e ainda tinha a carca?a enjaquetada e mesmo assim rodou mais de ano, bati e o motor continuava forte e firme.
abracos
wagner luis
[snapback]586997[/snapback]
aquela famosa summer verde daqui de santos andava com virabrequim 0.50, mais de 3 bar de pressão dando picos a 10.000 rpm e o vira não tava nem ai, tanto que desceu os mancais do bloco, e só ai aposentaram o vira pq ele foi parar no carter e empenou mto.
-
opa blz galera?
vou começar a mexer no miolo do meu motor, e vou fazer um alivio no vira e no volante.
a minha duvida, eh quanto de peso tirar? vou usar o vira de 1.8 , bielas de kd, e pistões originais de 2.0.
carro pra uso em rua.
e ai alguem da uma luz de quanto tirar do vira e do volante(volante de carburado com 5 kg)?
valew
adriano nogueira
[snapback]585627[/snapback]
eu tirei 800 gramas do volante, não lembro quanto foi do vira.
ficou bom. não falta torque, é só dar pedal que vem motor.
-
balanceamento com certeza vai ser feito.
com as bielas normais tava com 10 e poko de taxa… com as de kombi vou deixar perto de 8. a cilindrada eh 1.9 mesmo...
então juliano, pq não vai usar o volante com 5 k? foi o q o cara da retifica falo pra mim q deixava...
[snapback]585654[/snapback]
velho, biela de kombi é contra evolução do universo ehehhehe
.a idéia é manter uma r/l boa para girar, se você usar biela curta vc vai ter mais inclinação da mesma em rel?ção ao curso do virabrequim e com isso gerar? mais atrito e muito mais vibração em altos rpm, ainda mais se usar vira de 2.0.. nossa dai sim,, fica pior q motor de vecra q sai de fábrica no limite aceitável de 0.33. sem falar que as bielas de kombi são muito pesadas . se você for montar um vira 2.0 + biela de kombi,, vai dar quase r/l de 0.34 , indo contra ao conceito de motor girador. pra vc ter uma idéia estou montando um motor com biela de golf + vira de 1.8 que dá 0,27 de r/l. se você pesquisar sobre um motor do gol gti16v você ir? descobrir que ele é cohecido como um motor girador, e que possui a r/l de 0.29, e possui a famosa biela longa 159mm. veja agora um motor vw 2.0 com biela 144mm e o mesmo virabrequim de 92.8mm sua r/l fica em 32 e não possui fama de motor girador.
espero ter ajudado, e não complicado.. flw
-
velho, biela de kombi é contra evolução do universo ehehhehe
.a idéia é manter uma r/l boa para girar, se você usar biela curta vc vai ter mais inclinação da mesma em rel?ção ao curso do virabrequim e com isso gerar? mais atrito e muito mais vibração em altos rpm, ainda mais se usar vira de 2.0.. nossa dai sim,, fica pior q motor de vecra q sai de fábrica no limite aceitável de 0.33. sem falar que as bielas de kombi são muito pesadas . se você for montar um vira 2.0 + biela de kombi,, vai dar quase r/l de 0.34 , indo contra ao conceito de motor girador. pra vc ter uma idéia estou montando um motor com biela de golf + vira de 1.8 que dá 0,27 de r/l. se você pesquisar sobre um motor do gol gti16v você ir? descobrir que ele é cohecido como um motor girador, e que possui a r/l de 0.29, e possui a famosa biela longa 159mm. veja agora um motor vw 2.0 com biela 144mm e o mesmo virabrequim de 92.8mm sua r/l fica em 32 e não possui fama de motor girador.
espero ter ajudado, e não complicado.. flw
[snapback]587084[/snapback]
a gente aqui ja leu sobre isso e ja colocamos essa teoria por agua abaixo varias vzs em varios carros.
inclusive pesando bielas de kd foi constatado q pesam bem menos q as crower e apenas pouco mais q as originais.
esse lance de ficar encanando com r/l x.xx é outra coisa q ja foi pro ralo tb - pelo menos aqui nesse forum.
nem todo mundo vai jogar um motor no lixo só pq ele tem r/l mais alta do q a teoria dita ser o correto - teoria essa q data de vêrias dácadas atras, deveras ultrapassada. muitos conceitos ja estão ultrapassados…
cada um se vira com o q tem a disposição, bastando pra isso se ter um preparador competente e bem disposto.
tenho um motor 2.0 com bielas de kombi e ele gira tão liso (até perto de 8000 rpm) qto um 1.8. tudo é questão de saber usar os recusros disponiveis, como alivios e balanceamentos.
uma coisa é vc ter a disposição um 2.0 de golf e um 2.0 de santana pra escolher, ai sim é desvantagem escolher o de santana. fora isso, a solução é trabalhar com o q se tem na mão e com o q seu dinheiro pode comprar.
ir contra a evolução é fechar a mente e não enxergar que existem soluções para muitos e muitos problemas q podem ser contornados com um pouco de conhecimento sobre preparação refinada e um pouco mais de mão de obra em cima do equipamento q o cliente dispoe.
-
falou tudo carol
bom acredito q eu tenha me enganado nas numerações…
acho q o cara falou centesimo, e eu confundi com decimo... ehhehehhe
qual a medida do micrometro? pq quando ele tava mediando os colos, ele viu q tinha um colo com 3 xx de folga, e outro com 4 xx de folga, ai ele falo q teria q passar pra 0,25. e foi quando recomendo usar outro vira...
o q me fez pensar mt foi o fato de ele não ter falado mal daquele pistão q ta meio zuadim, e falar mal do vira...
loko o vidim... sempre quiz ter um wankel, mas o custo mesmo no japão era alto ai fui pros rb :devil: ehehehe